A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O TURNO CONVERSACIONAL ADILMA SECUNDO JAQUELINE TALITA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O TURNO CONVERSACIONAL ADILMA SECUNDO JAQUELINE TALITA."— Transcrição da apresentação:

1 O TURNO CONVERSACIONAL ADILMA SECUNDO JAQUELINE TALITA

2 CONVERSAÇÃO SIMÉTRICA AMBOS INTERLOCUTORES CONTRIBUEM EFETIVAMENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO DIÁLOGO.

3 CONVERSAÇÃO ASSIMÉTRICA: 0 UM DOS INTERLOCUTORES OCUPA A CENA POR MEIO DE UMA SÉRIE DE INTERVENÇÕES, ENQUANTO O OUTRO FAZ APENAS COMENTÁRIOS E INTERVENÇÕES ESPORÁDICAS.

4 TURNO: FORMA DE PARTICIPAÇÃO DE CADA INTERLOCUTOR. 0 TURNO NUCLEAR: TEM CARÁTER REFERENCIAL, INFORMACIONAL, NÍTIDO E EVIDENTE PARA O DIÁLOGO. 0 TURNO INSERIDO: NÃO TEM CARÁTER REFERENCIAL, NÃO DESENVOLVE O TÓPICO DA CONVERSAÇÃO. OS TURNOS INSERIDOS INDICAM APENAS ATENÇÃO OU CONCORDÂNCIA DO INTERLOCUTOR. (CERTO, UHN, EXATO, TUDO)

5 SUSTENTAÇÃO DO TURNO 0 OS MARCADORES DISCURSIVOS 0 - MARCADORES DE BUSCA DE APROVAÇÃO DISCURSIVA 0 - REPETIÇÕES 0 - ALONGAMENTOS 0 - ELEVAÇÃO DE VOZ

6 PASSAGEM DE TURNO - PASSAGEM REQUERIDA: ASSINALADA POR UMA PERGUNTA DIRETA OU PELA PRESENÇA DE MARCADORES QUE TESTAM A ATENÇÃO DO OUVINTE (NÉ, NÃO É?, ETC). - PASSAGEM CONSENTIDA: O OUVINTE INTERVÉM E PASSAR A DETER O TURNO, SEM QUE O CONCURSO TENHA SIDO DIRETAMENTE SOLICITADO.

7 ASSALTO AO TURNO 0 O OUVINTE INVADE O TURNO DO FALANTE FORA DE UM LUGAR RELEVANTE DE TRANSIÇÃO, O ASSALTO REPRESENTA A VIOLAÇÃO DO PRINCÍPIO BÁSICO DA CONVERSAÇÃO. 0 ASSALTO COMO DEIXA 0 O OUVINTE APROVEITA-SE DE UM MOMENTO DE HESITAÇÃO CARACTERIZADO PELA OCORRENCIA DOS SEGUINTES FENOMENOS: PAUSAS, ALONGAMENTOS, ETC.


Carregar ppt "O TURNO CONVERSACIONAL ADILMA SECUNDO JAQUELINE TALITA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google