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Malha Rodoviária do Estado de São Paulo

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Apresentação em tema: "Malha Rodoviária do Estado de São Paulo"— Transcrição da apresentação:

1 Ações do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo para Atendimento aos Usuários

2 Malha Rodoviária do Estado de São Paulo
Data Base: 31/10/2006

3 Divisões Regionais do DER/SP
Sede: Gabinete da Superintendência Diretoria de Administração Diretoria de Engenharia Diretoria de Obras Diretoria de Planejamento Diretoria Financeira Coordenadoria de Operações

4 Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias
Rodovias Concedidas no Estado de São Paulo Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias

5 Matriz de Transportes do Estado de São Paulo
Modal Participação Rodoviário 93,1% Ferroviário 5,2% Hidroviário 0,5% Dutoviário 0,8% Aéreo 0,3%

6 Plano Diretor de Desenvolvimento dos Transportes
PDDT – Vivo Plano Diretor de Desenvolvimento dos Transportes Horizonte até 2020

7 Mapa de Acessibilidade do Estado de SP

8 Malha Rodoviária do Estado de São Paulo

9 Mudança do Foco Rodovia dinâmica operacional Monitorada e gerenciada
Elemento físico, estático Padrões de Construção Á disposição do usuário Rodovia dinâmica operacional Monitorada e gerenciada Padrões de desempenho Rodovia Serviços de gestão Apoio ao usuário

10 Reestruturação do DER/SP
Regional UBA Operações Engenharia Administração Obras Planejamento Finanças Usuário R.C. R.O.

11 Unidade Básica de Atendimento
Previsão de instalação – 57 UBAs UBA em Atividade: 33 O objetivo das Unidades é dar ao usuário rodovias mais seguras e confortáveis através da prestação de serviços gratuitos. O projeto visa, também, montar uma UBA volante, sediada na capital, equipada com 2 viaturas e 3 técnicos para auxiliar o acompanhamento de eventos especiais em todo o Estado. Toda essa estrutura não seria eficiente se não contasse com profissionais treinados e qualificados para atuarem em situação de emergência. O treinamento é desenvolvido na teoria – com temas como Atendimento ao Usuário, Noções de Mecânica, Comunicação Via Rádio e outros – e na prática – colocando o profissional em contato direto com a rodovia. Nessas UBA´s implantadas o DER está oferecendo aos usuários maior segurança, melhor fluidez, mais conforto e economicidade através dos serviços de Inspeção Rodoviária, Guincho, Apoio à Operação e Comunicação, tudo durante as 24 (vinte e quatro) horas do dia ininterruptamente durante os sete dias da semana, inclusive feriados. Tais serviços estão sendo prestados por empresas contratadas pelo DER, e as despesas oneraram os itens de operação rodoviária. Embora seja um programa de extremo sucesso, com resultados gratificantes, o Departamento viu-se obrigado a adequar a forma de atuação das UBA’s à sua realidade orçamentária. Para isso, classificou-se as rodovias que compõem a malha das UBA’s utilizando-se a curva ABC, usando-se como parâmetro de classificação o Volume Diário Médio – VDM – da rodovia, refletindo a dificuldade de controle e o impacto da ocorrência de um evento na fluidez do tráfego em geral. Essa classificação é atualizada periodicamente, levando-se em consideração aspectos sazonais e características típicas das regiões. Assim, embora a malha das UBA’s seja de km, operamos rotineiramente em torno de km. Salientamos, porém, que o atendimento a acidentes não responde a esse critério de VDM. Nos momentos em que há um acréscimo significativo de usuários nas estradas, como Natal, Carnaval ou verão, a área operacional do DER implanta as chamadas Operações Especiais, como a que estamos implantando agora, a “Operação Inverno”, que estabelece procedimentos e rotinas especiais para atender ao aumento de fluxo na região de Campos do Jordão.

12 Unidade Básica de Atendimento
Atendimentos 2001 2002 2003 2004 2005 Total de Atendimentos A acidentes 11.027 11.733 13.532 13.172 17.066 Veículos com defeito Interferências na Pista

13 Unidade Básica de Atendimento

14 Centro de Operações e Informações - COI
Os operadores do COI monitoram através de imagens em tempo real, as condições de tráfego nestas rodovias auxiliando o pessoal de campo, das UBA´s, nas ações preventivas ou corretivas a serem tomadas. Os painéis instalados nas rodovias SP 055 e SP 098, são acessados remotamente pela COI, possibilitando maior agilidade na atualização das informações fornecidas aos usuários. Em breve os demais equipamentos deverão ser acessados da mesma forma. Atendimento 2001 2002 2003 2004 2005 Procura Via 08000

15 Equipamentos Contadores de Tráfego PMV Instalados: 08 Instalados: 05
Em Instalação: + 10 PMV Instalados: 05 Em Instalação: + 02 Além da contratação, como disse anteriormente, estamos paulatinamente ampliando esses equipamentos, estando com uma previsão de instalação, nos próximos meses, de mais 50 câmeras, dez contadores e dois painéis. Por outro lado será atendido o disposto na Lei /2005, que obriga a instalação de câmeras ou radares fotográficos, interligadas com a Secretaria de Segurança Pública, em todas as cabinas ou passagens de veículos das praças de pedágio existentes nas rodovias do Estado. CFTV Instalados: 22 Em Instalação: + 50

16 Contadores de Veículos
Os contadores de tráfego, hoje em número de oito, monitoram o tráfego 24 horas por dias, 7 dias por semana, permitindo a formação de uma série histórica, com dados do volume e natureza do tráfego, o que possibilita o planejamento da operação com antecedência e maior segurança e economicidade.

17 Câmeras On Line Temos hoje 22 câmeras implantadas nas SP 055, SP 098, SP 099, SP 123, SP 125, SP 270.

18 Câmeras On Line Investimentos em Monitoração Rodoviária no ano de 2006

19 Serviços prestados - Internet
Multas Rodovias on line Previsão do tempo Portarias Retenção e Repasse (ISSQN) Leilões de Veículos Apreendidos Solicitação de AET Pagamentos à Fornecedores Polícia Rodoviária WEB Rotas

20 Serviços prestados - Internet

21 Serviços prestados - Internet

22 Roteirização

23 Evolução da Malha com Serviços ao Usuário

24 Conservação Rodoviária
Ano R$ km 1995 ,00 4.200 1996 ,00 1997 ,00 1998 ,00 1999 ,00 3.900 2000 ,00 12.500 Ano R$ km 2001 ,00 14.000 2002 ,00 15.500 2003 ,00 2004 ,00 15.671 2005 15.972

25 Resultados Alcançados
Prêmio Volvo

26 Resultados Alcançados

27 APC – Atendimento Público Centralizado
 Consultas  2002 2003 2004 2005 Recursos de Multas 9.492 22.349 26.168 20.780 Foto / Restituição 3.240 8.982 18.287 19.770 Emissão de Guias 5.091 9.275 11.091 6.786 Com.de Registro Cadastral 346 941 837 886 Comissão Julgadora de Licitações 529 1.043 786 1.691 Retirada de Autorizações Especiais de Tráfego 4.185 7.742 8.770 11.857 Entrada de Autorizações Especiais de Tráfego 4.453 9.394 10.116 11.684 DT - Liberação de Veículos 909 1.343 900 928 DT - Protocolo 1.344 2.393 1.122 549 Liberação de BO 445 1.865 1.767 163 No prédio da Sede do DER/SP, instalou-se o Atendimento Público Centralizado – APC. Num ambiente agradável, com sistema automatizado de senhas e computadores ligados em rede, o APC centraliza todo o atendimento à população em geral. Qualquer problema ou pedido a ser feito a um dos órgãos vinculados da Secretaria dos Transportes pode ser feito no APC, como recursos de multas nas rodovias, pedidos de licença e/ou atestados, participação em licitações, etc. O APC, além da parte rodoviária que abrange DER e DERSA, atende também ao Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo – DAESP, Departamento Hidroviário – DH e Polícia Militar Rodoviária do Estado de São Paulo - PMRv.

28 Perfil do Servidor DER/SP - 1998
Faixa Etária x Nível de Escolaridade

29 Programa de Capacitação
Preocupados com a qualidade e visando formação de pessoal técnico o DER e o Governo do Estado desenvolveram em parceria com o Centro Paula Souza de Tecnologia, um curso técnico de Operação Rodoviária. E é com orgulho que digo que a primeira turma (piloto) formou-se agora em maio, qualificando mais de 70 funcionários do DER para atuarem nas rodovias do Estado. É o primeiro curso de operação rodoviária do país.

30 Comitê de Tecnologia OBJETIVO: Informar, reciclar, capacitar técnicos
Portaria SUP/DER /09/2005 Institui Comitê de Tecnologia no Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo OBJETIVO: Informar, reciclar, capacitar técnicos CONCEPÇÃO: otimização dos recursos humanos, financeiros e materiais desempenho das funções com tecnologia adequada MEIOS: Palestras, seminários, visitas técnicas Relacionamento com entidades de ensino superior

31 Diretoria de Planejamento
Avenida do Estado , 777 – 4º andar – sala 4066 Fones: / Fax:


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