A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bruno Pinto Hilber Silva Renan Gomes. O que é internet das coisas? Componentes Básicos Aplicações Atuais Possíveis Aplicações Futuras Vantagens dessa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bruno Pinto Hilber Silva Renan Gomes. O que é internet das coisas? Componentes Básicos Aplicações Atuais Possíveis Aplicações Futuras Vantagens dessa."— Transcrição da apresentação:

1 Bruno Pinto Hilber Silva Renan Gomes

2 O que é internet das coisas? Componentes Básicos Aplicações Atuais Possíveis Aplicações Futuras Vantagens dessa tecnologia para a sociedade Desvantagens e Limitações Conclusão

3 Um mundo onde objetos físicos estão perfeitamente integrados a uma rede de informações e poderão torna-se participantes ativos na rede. Serviços estarão disponíveis para interagir com esses objetos inteligentes podendo consultar e alterar estados e qualquer informação que lhe estão associadas, levando sempre em conta a segurança e privacidade.

4

5 Pontos interessantes: Objetos físicos ligados a internet Cada objeto possui sua identificação única, logo, a internet das coisas requer a mudança do protocolo de internet para a versão IPv6 Sensores obterão dados do mundo físico

6 Pontos interessantes: Reúne diversas tecnologias que têm se desenvolvido nos últimos anos Comunicação padronizada entre objetos Grupos de objetos poderão atuar como um sistema autônomo

7 Identificadores: permitem distinguir um objeto do outro. Ex: chip RFID. Sensores: permitem adquirir dados do mundo físico. Ex: termômetros Atuadores: permitem modificar o mundo físico. Ex: motores Protocolo: estabelecem as regras de comunicação entre estes elementos. Ex: TCP/IP

8 É um método de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de dispositivos denominados etiquetas RFID. Pode ser colocado em uma pessoa, animal, equipamento, embalagem ou produto.

9 Contém chips de silício e antenas que lhe permite responder aos sinais de rádio enviados por uma base transmissora

10

11 Objetos inteligentes Projeto Hydra

12 Parece um coelhinho de brinquedo. Dependendo da cor que ele assumir, ele comunica a chegada de novos s, informa a previsão do tempo, a situação das estradas e até o comportamento das bolsas de valores, tudo em tempo real.

13 É o seu companheiro inteligente e totalmente programável, perfeito para te deixar por dentro de tudo que está acontecendo na sua vida on-line! Além disso, a TuxDroid tem sua própria personalidade: ele dança com a chegada de e- mails, lê eles para você, repete chamadas VoIP e ainda é um controlo remoto.

14 Uma camada intermediária de software e hardware - um middleware - que permite que sensores e equipamentos de diversos fabricantes troquem dados e funcionem de forma cooperativa.

15 Os aparelhos atuais podem ser adaptados incluindo os medidores de eletricidade, água ou gás Fornece acesso padronizado a todos os sensores e dispositivos embarcados Pode ser usado em diversas áreas, desde a agropecuária a área da saúde.

16 Supermercado inteligente Geladeira Inteligente Casa do Futuro Outras Aplicações

17 Recomendação de produtos enviadas pelo telefone celular Histórico de compras anteriores Seleção de faixas de preço dos produtos Sensores que permitirão que as compras passem pelo caixa sem precisarem ser retiradas do carrinho,

18 As etiquetas RFID permitirão ainda que o cliente, ao se aproximar de um produto, não tenha apenas a informação do preço, mas também da tabela nutricional dos alimentos, dados técnicos de aparelhos eletrônicos e uma infinidade de outras informações, como o local onde o produto foi fabricado e até o rastro de carbono que ela deixa na natureza.

19 Capaz de identificar a falta de alimentos no estoque, buscar receitas em sites especializados e acrescentar produtos à lista de compras do supermercado, aprovada e confirmada pela internet com um clique pelo usuário Samsung RF4289

20

21 Rede de sensores ambientais instalados em uma cidade inteligente A rede de sensores poderá ser usada simultaneamente pela infra-estrutura de controle da cidade, por órgãos ambientais localizados fora da cidade, por agências de notícias ou por institutos de pesquisa no país ou no exterior.

22 Roupas inteligentes Sistema de transporte público melhorado Sistemas de gerenciamento de energia mais eficientes

23

24

25

26 A interconexão permitirá uma operação em conjunto que aumentará o conforto e o bem- estar da população Da cozinha ao banheiro, aos poucos toda a casa passará a contar com aparelhos inteligentes, permitindo ajustar o consumo de energia e acompanhamento à distância.

27 Padronização obrigatória Riscos de segurança ou quebra de privacidade Alto tráfego de rede Implantar as tecnologias imaginadas nem sempre é fácil

28 A idéia de conectar virtualmente qualquer aparelho à internet facilitará não apenas o projeto dos edifícios inteligentes, como também tornará possível o monitoramento remoto de um número gigantesco de outros dispositivos, desde medidores de água e energia e sensores ambientais, até implantes médicos.


Carregar ppt "Bruno Pinto Hilber Silva Renan Gomes. O que é internet das coisas? Componentes Básicos Aplicações Atuais Possíveis Aplicações Futuras Vantagens dessa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google