A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO PROFISSIONAL INTERDISCIPLINAR. Regras gerais para elaboração do relatório/plano de negócio: Siga o sumário indicado pelo professor articulador.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO PROFISSIONAL INTERDISCIPLINAR. Regras gerais para elaboração do relatório/plano de negócio: Siga o sumário indicado pelo professor articulador."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO PROFISSIONAL INTERDISCIPLINAR

2 Regras gerais para elaboração do relatório/plano de negócio: Siga o sumário indicado pelo professor articulador do PPI de seu semestre

3 Cada novo capítulo deve ser iniciado em uma página diferente Onde – pronome relativo, usado como termo conectivo. Refere-se a lugar... e só a lugar; Atenção à formatação de figuras, quadros e tabelas. Atenção às margens quando os inserir; Atenção à omissão de fontes (citações imprescindíveis). Exemplo: dados históricos e/ou econômicos, etc

4 Não se usa primeira pessoa tempo verbal em trabalhos científicos. Ex: Nossa política de RH é frágil (INCORRETO). Entendemos que a ausência de um planejamento [...] (ERRADO). Atenção ao excesso de citações longas Atenção ao desenvolvimento teórico sem apoio de referência bibliográfica, sem as fontes. Consulte fontes confiáveis (o Google está cheio delas!) Evite fontes informais (o Google também está cheio delas!)

5 Citação direta simples (até 3 linhas) Assim, nos últimos anos, o conceito de turismo sustentável ganhou o centro das atenções (SWARBROOKE, 2000, p.1). Segundo Teixeira (1998, p.5), melhor aproveitam os resultados desta atividade aqueles que mais cedo despertam para sua importância e souberam explorar de forma mais conveniente. Segundo Duarte (1996), os agentes de viagem são conhecidos internacionalmente por majoristas e têm como objetivo principal de sua atividade: organizar, distribuir e divulgar pacotes turísticos, [...] oferecendo facilidade, tais como pontualidade, conforto, segurança somados aos atrativos turísticos que o cliente deseja(p.22:23).

6 Direta com mais de 3 linhas: Segundo Swarbrooke (2000, p.1): Nos últimos anos, o conceito de turismo sustentável ganhou o centro das atenções no mundo do turismo e estimulou inúmeras conferências, livros acadêmicos e relatórios empresariais. A importância das agencias de viagens e turismo pode ser inferida inclusive por responder, em grande parte, pela combinação dos serviços que compõem o tripé do produto turístico – transportadora, meios de hospedagem e serviços complementares receptivos (FOSTER, 1992, p. 84-5).

7 Citação Indireta: Segundo Swarbrooke (2000), atualmente o conceito de turismo sustentável, vem tendo mais atenção no meio acadêmico através da publicação de um número crescente de livros na área. Castelli (1998) identifica que, manter e melhorar a qualidade no fornecimento dos serviços de turismo, tornou- se um desafio permanente e uma arma estratégica para as empresas do setor.

8 Mais de uma Citação Indireta: Campos (1992) define qualidade relacionada à satisfação de quatro importantes grupos para a sobrevivência de uma organização: clientes, funcionários, acionistas e sociedade em geral. Sobre outro prisma, Paladini (1994), identifica a qualidade, como sendo um atributo dos produtos e serviços, que pode contribuir para a satisfação do cliente. A satisfação no trabalho pode ser definida como o estado emocional que traz prazer e que é resultante da apreciação do trabalho de alguém, como tendo atingido ou facilitado a obtenção dos valores do trabalho (LOCKE, (1969); KOTLER, (2002); BRUM (2007)).

9 Devemos usar palavras como: Segundo, de acordo, como afirma, fulano acredita, fulano confirma, fulano chama a atenção para o fato de que... Análise entre as citações Cuidado com os plágios, pois ele reprova!

10 Redigir com o verbo na forma impessoal Redação cientifica Evitar construções ou períodos longos Evitar repetições de palavras em uma mesma construção Evitar expressões vulgares ou coloquiais Palavras em outro idioma devem vir em itálico. Onde procurar as referências bibliográficas Sites na internet Livros e periódicos na biblioteca PPIs na biblioteca

11

12 Como fazer a referência bibliográfica? De livros, revistas e jornais: SWARBROOKE, John. Turismo sustentável: setor público e cenários geográficos. V.3, São Paulo: Aleph, BENTO, Ricardo Ferreira; CASTILHO, Arthur Menino. A arte e os relacionamento. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Era, MAIA, Katlin Darlen. O critério da educação. Veja, Rio de Janeiro, ano 34, n.36, p , 12 set, O CRITÉRIO da educação. Veja, Rio de Janeiro, ano 34, n.36, p , 12 set, BUENO, Wilson. História da índia. Jornal do Commércio, Recife, 30 jul Caderno C, p.2. HISTÓRIA da índia. Jornal do Commércio, Recife, 30 jul Caderno C, p.2.

13 De sites: GARDIM, Claudine; SILVA, Teodomiro Fernandes - Um atendimento diferenciado à melhor idade. Disponível em Acesso em: 16. Abr UM ATENDIMENTO diferenciado à melhor idade. Disponível em Acesso em: 16. Abr.2006.

14 De sites institucionais: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. UFPE –Universidade Federal de Pernambuco. Pernambuco, Disponível em Acesso em: 16. Abr COCA COLA. A importância do marketing. Disponível em. Acesso em: 20. MAR.2009.

15 De PPIS: SOUTO, Christiane de M.R; CARLINI, Reginaldo José; OLIVEIRA, Sandro S. Empresa Ecolito f. Projeto Profissional Interdisciplinar (Gestão de Marketing) – Espaço Executivo, Faculdade Boa Viagem, Recife, 2007.

16 Ordenação das referencias: Sistema alfabético Quando tivermos dois autores iguais seqüenciados, a segunda referencia é substituída por um traço. ANDRADE, Maria Margarida de. Como preparar trabalhos científicos. 4 ed. São Paulo: Atlas, __________________________. Introdução a metodologia. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1994.

17 A ABNT define normas para tabelas e figuras através das normas NBR 6029 e NBR Nestas normas, há uma distinção entre tabelas e quadros. As tabelas apresentam informações tratadas estatisticamente e os quadros contêm informações textuais agrupadas em colunas. As tabelas e os quadros devem ser numeradas sequencialmente com números arábicos e listadas no pré-texto. O título das tabelas deve ser objetivo. A inclusão do ano e do local no título da tabela não é obrigatória e só deve ser feita quando for necessário à compreensão dos dados tabulados. Não devem ser usadas linhas verticais e as linhas horizontais devem se limitar ao cabeçalho e ao rodapé da tabela. As tabelas são abertas nas laterais e os quadros são fechados. O TÍTULO da tabela fica na parte SUPERIOR com a FONTE na parte INFERIOR.

18

19

20 Segundo a ABNT, gráficos, diagramas, desenhos, fotografias, mapas, etc., devem ser tratados pela designação Figura. As figuras devem ser numeradas sequencialmente com números arábicos e listadas no pré-texto. O título da FIGURA deve ser colocada na sua parte INFERIOR. O título da figura vem na parte INFERIOR assim como a FONTE.

21

22 OBRIGADO!


Carregar ppt "PROJETO PROFISSIONAL INTERDISCIPLINAR. Regras gerais para elaboração do relatório/plano de negócio: Siga o sumário indicado pelo professor articulador."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google