A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Valorização do Património Bibliográfico Nacional na Internet

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Valorização do Património Bibliográfico Nacional na Internet"— Transcrição da apresentação:

1 Valorização do Património Bibliográfico Nacional na Internet

2 Objectivos do projecto:
Organização de um Registo Nacional de Livro Antigo, continuando o Inventário do Património Móvel que, entre 1991 e 2000, permitiu à Biblioteca Nacional e a outras instituições proceder à inventariação dos bens bibliográficos (Incunábulos e Livros Portugueses do século XVI). Estabelecer parcerias com mais instituições e criar uma base de dados própria que incluirá o máximo de informação possível sobre Livro Antigo ( ) existente em Portugal.

3 Objectivos do projecto:
Incluir imagem digital das páginas de título das obras e quatro centenas de obras digitalizadas na íntegra. Desenvolver a plataforma PORBASE VIRTUAL, onde estejam disponíveis novos serviços de pesquisa, acesso e interoperabilidade que permitam uma melhor cooperação directamente com a PORBASE (e actualização da base PATRIMONIA) e a reutilização de registos por toda a comunidade.

4 Visão estratégica: Promover a rede de cooperação PORBASE, no domínio dos conteúdos patrimoniais. Aumentar, em quantidade e qualidade, a disponibilização de conteúdos em português na Internet. Criar uma ferramenta de trabalho de utilidade para bibliotecários, comunidade académica e público em geral, proporcionando um conhecimento exaustivo do nosso património bibliográfico.

5 Critérios de selecção para digitalização integral:
Obras individuais ou colecções temáticas de especial relevância, em termos de conteúdo, para a história, cultura e ciência em Portugal. Exemplares muito raros ou únicos (publicados em Portugal ou no estrangeiro) Obras de difícil acessibilidade.

6 Objectivos da digitalização:
Maximizar o uso das colecções patrimoniais, facilitando o seu acesso remoto através da Internet e providenciando as funcionalidades intrínsecas aos recursos digitais. Reflectir prioridades e estratégias nacionais e internacionais relativas ao acesso alargado à informação para fins educativos, culturais e científicos e de fruição do património bibliográfico. Contribuir para a conservação dos materiais originais substituindo-os por suportes digitais.

7 Origem dos recursos a digitalizar:
Colecções da Biblioteca Nacional. Obras depositadas na Biblioteca Nacional. Colecções e/ou obras avulsas de bibliotecas e outras instituições portuguesas e estrangeiras (quando se trate de exemplares únicos ou de grande raridade)

8 Princípios metodológicos / Boas práticas:
Solicitar a responsabilidade da escolha para digitalização a especialistas, sempre que necessário. Evitar duplicação de catalogação de obras. Evitar duplicação de digitalização de obras. Pesquisar bases de dados nacionais e estrangeiras para correcta reutilização de registos bibliográficos e/ou indicação de endereço do recurso digitalizado.

9 Princípios metodológicos / Boas práticas:
Normalizar e uniformizar critérios de catalogação através da edição de Princípios orientadores para a catalogação do Livro Antigo. Estabelecer um conjunto expressivo de pontos de acesso a fim de possibilitar ao investigador o máximo de informação sobre as colecções de Livro Antigo existentes em Portugal (autores, títulos, títulos uniformes, editores/impressores, locais de edição, data e proveniência).

10 Estado-da-arte: Projecto co-financiado pelo POC – Programa Operacional da Cultura. Concurso para digitalização em vias de adjudicação. Concurso para catalogação e normalização de registos já existentes – a lançar muito brevemente. Projecto a decorrer até 2007.

11  Estado-da-arte: Resultados esperados:
registos bibliográficos - 400 obras digitalizadas na íntegra - sítio Internet dedicado ao projecto PATRIMONIA Edição dos Princípios orientadores para a catalogação do Livro Antigo. Plataforma tecnológica PORBASE VIRTUAL. Seminário internacional sobre Livro Antigo, no final do projecto.

12 Enquadramento internacional:
Ligação à base de dados HPB – Hand Press Book database, coordenada pelo CERL – Consortium of European Research Libraries, que elenca as existências de Livro Antigo em dezenas de bibliotecas europeias. Integração da PATRIMONIA nas colecções acessíveis no serviço TEL – The European Library, portal para as colecções das bibliotecas nacionais da Europa.

13

14

15

16

17

18

19

20

21 Fernanda Maria Campos Correio electrónico:


Carregar ppt "Valorização do Património Bibliográfico Nacional na Internet"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google