A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Valorização do Património Bibliográfico Nacional na Internet.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Valorização do Património Bibliográfico Nacional na Internet."— Transcrição da apresentação:

1 Valorização do Património Bibliográfico Nacional na Internet

2 Organização de um Registo Nacional de Livro Antigo, continuando o Inventário do Património Móvel que, entre 1991 e 2000, permitiu à Biblioteca Nacional e a outras instituições proceder à inventariação dos bens bibliográficos (Incunábulos e Livros Portugueses do século XVI). Estabelecer parcerias com mais instituições e criar uma base de dados própria que incluirá o máximo de informação possível sobre Livro Antigo ( ) existente em Portugal. Objectivos do projecto:

3 Incluir imagem digital das páginas de título das obras e quatro centenas de obras digitalizadas na íntegra. Desenvolver a plataforma PORBASE VIRTUAL, onde estejam disponíveis novos serviços de pesquisa, acesso e interoperabilidade que permitam uma melhor cooperação directamente com a PORBASE (e actualização da base PATRIMONIA) e a reutilização de registos por toda a comunidade. Objectivos do projecto:

4 Promover a rede de cooperação PORBASE, no domínio dos conteúdos patrimoniais. Aumentar, em quantidade e qualidade, a disponibilização de conteúdos em português na Internet. Criar uma ferramenta de trabalho de utilidade para bibliotecários, comunidade académica e público em geral, proporcionando um conhecimento exaustivo do nosso património bibliográfico. Visão estratégica:

5 Obras individuais ou colecções temáticas de especial relevância, em termos de conteúdo, para a história, cultura e ciência em Portugal. Exemplares muito raros ou únicos (publicados em Portugal ou no estrangeiro) Obras de difícil acessibilidade. Critérios de selecção para digitalização integral:

6 Maximizar o uso das colecções patrimoniais, facilitando o seu acesso remoto através da Internet e providenciando as funcionalidades intrínsecas aos recursos digitais. Reflectir prioridades e estratégias nacionais e internacionais relativas ao acesso alargado à informação para fins educativos, culturais e científicos e de fruição do património bibliográfico. Contribuir para a conservação dos materiais originais substituindo-os por suportes digitais. Objectivos da digitalização:

7 Colecções da Biblioteca Nacional. Obras depositadas na Biblioteca Nacional. Colecções e/ou obras avulsas de bibliotecas e outras instituições portuguesas e estrangeiras (quando se trate de exemplares únicos ou de grande raridade) Origem dos recursos a digitalizar:

8 Solicitar a responsabilidade da escolha para digitalização a especialistas, sempre que necessário. Evitar duplicação de catalogação de obras. Evitar duplicação de digitalização de obras. Pesquisar bases de dados nacionais e estrangeiras para correcta reutilização de registos bibliográficos e/ou indicação de endereço do recurso digitalizado. Princípios metodológicos / Boas práticas:

9 Normalizar e uniformizar critérios de catalogação através da edição de Princípios orientadores para a catalogação do Livro Antigo. Estabelecer um conjunto expressivo de pontos de acesso a fim de possibilitar ao investigador o máximo de informação sobre as colecções de Livro Antigo existentes em Portugal (autores, títulos, títulos uniformes, editores/impressores, locais de edição, data e proveniência). Princípios metodológicos / Boas práticas:

10 Projecto co-financiado pelo POC – Programa Operacional da Cultura. Concurso para digitalização em vias de adjudicação. Concurso para catalogação e normalização de registos já existentes – a lançar muito brevemente. Projecto a decorrer até Estado-da-arte:

11 Resultados esperados: registos bibliográficos obras digitalizadas na íntegra - sítio Internet dedicado ao projecto PATRIMONIA Edição dos Princípios orientadores para a catalogação do Livro Antigo. Plataforma tecnológica PORBASE VIRTUAL. Seminário internacional sobre Livro Antigo, no final do projecto. Estado-da-arte:

12 Ligação à base de dados HPB – Hand Press Book database, coordenada pelo CERL – Consortium of European Research Libraries, que elenca as existências de Livro Antigo em dezenas de bibliotecas europeias. Integração da PATRIMONIA nas colecções acessíveis no serviço TEL – The European Library, portal para as colecções das bibliotecas nacionais da Europa. Enquadramento internacional:

13

14

15

16

17

18

19

20

21 Fernanda Maria Campos Correio electrónico:


Carregar ppt "Valorização do Património Bibliográfico Nacional na Internet."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google