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Networking. Para subir na escada do sucesso, você não precisa de novas técnicas e estratégias, mas apenas de novos amigos. Fazer contatos é mera questão.

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1 Networking

2 Para subir na escada do sucesso, você não precisa de novas técnicas e estratégias, mas apenas de novos amigos. Fazer contatos é mera questão e ser amigável, de ter capacidade de se entrosar e de estar disposto a dar algo de valor primeiro.

3 Pense em seus contatos mais poderosos neste momento. Faça uma lista com quatro ou cinco nomes. Junto aos nomes, escreva uma frase ou duas sobre como eles te ajudaram, e como você gostaria que continuassem a ajudá-lo. Logo abaixo, escreva uma ou duas frases sobre como você os ajudou. EXERCÍCIO PRÁTICO 01:

4 As 04 perguntas sobre contatos, que dão respostas para o crescimento e o sucesso: 1.Quem você conhece? 2.Até que ponto seus contatos são bons? 3.Você sabe fazer um contato? 4.Quem conhece você?

5 Pense nos contatos que você fez ao longo da vida. Milhares de pessoas. Uma pequena parte delas ainda está na sua vida hoje. A maioria desapareceu, por alguma razão. É importante refletir sobre quem você conhece, pois isso inclui quem você conhecia. Na verdade, você não deixou de conhecer essas pessoas. Apenas se desligou delas. 01. Quem você conhece?

6 Faça uma lista com dez de seus contatos mais poderosos, e com dez de seus contatos mais pessoais. Você conseguiria escrever ao lado, de memória, os números de telefone deles? EXERCÍCIO PRÁTICO Quem você conhece? (cont.)

7 Todo mundo tem um círculo de influência. Um grupo de amigos, colegas de trabalho, de estudo, clube, etc. Todos têm um grupo de pessoas ao qual está conectado. O objetivo de ter um círculo de influência não é simplesmente usá-lo para subir a escada. É desenvolver relacionamento com essas pessoas, para que, quando você precisar subir mais um degrau, eles estejam predispostas a ajudá-lo. 02. Até que ponto seus contatos são bons?

8 Além de seu círculo de influência você tem de contar consigo mesmo para fazer contatos. A melhor maneira é o networking. Você pode fazer um networking em toda parte. Durante um evento comercial, no teatro, numa partida de futebol, em conferências, feiras, etc. 03. Você sabe fazer um contato?

9 Não se trata de quem você conhece, mas de quem conhece você. Isso é o mais importante a ser considerado. Sua função é se expor no mercado de maneira proveitosa, de modo a gerar a lei da atração. Se você se colocar no mercado como alguém de valor, outras pessoas desejarão se conectar a você. A maioria das pessoas não tem noção dessa estratégia. É isso que a torna tão eficiente. 04. Quem conhece você?

10 Como qualquer outro processo, os contatos têm suas regras e estratégias. Você pode conhecer algumas delas, mas são muitas as chances de não conhecer todas. São estratégias e regras simples, mas não simplistas. 1.Seja amigável, e tudo entrará nos eixos; 2.Projete uma imagem pessoal que gere confiança nos outros; 3.Sua habilidade para olhar nos olhos da outra pessoa, enquanto fala com ela, é um indício revelador de seu respeito por si mesmo; As 13 Estratégias, Diretrizes e Regras para Fazer Contatos

11 4. Sua consistente atitude positiva gerará respostas e resultados positivos; 5. Nenhum contato é feito sem nenhum tipo de risco; 6. 90% do sucesso é se mostrar, estando preparado; 7. Quanto menos você se concentrar em seus motivos para o encontro, mais probabilidade de sucesso você terá; 8. Tenha um interesse sincero pelas outras pessoas, antes de querer que elas tenham um interesse verdadeiro por você; As 13 Estratégias, Diretrizes e Regras para Fazer Contatos (cont.)

12 9. Quanto mais cedo você descobrir algo em comum com o outro, mais cedo as barreiras desaparecerão; 10. Manter o contato é mais importante e valioso do que fazê-lo; 11. Como você não sabe em que dia um poderoso contato será feito, esteja sempre preparado; 12. Sua reputação atual determina seu destino futuro; 13. Seja você mesmo. Fale a aja sendo verdadeiro. As 13 Estratégias, Diretrizes e Regras para Fazer Contatos (cont.)

13 Recurso 01

14 Pense em todas as pessoas que você conheceu ao longo da vida. Milhares. Você passou a vida inteira fazendo contatos. Agora é hora de usar o poder de sua rede pessoal para lucrar com ela e expandi-la. A melhor maneira de fazer uma lista de quem você conhece é separando por grupo: amigos, contatos comerciais, clientes, colegas de trabalho, gente importante que talvez você tenha conhecido casualmente, membros de grupo a que você pertence, e gente que você gostaria de contatar. RECURSO 01 – Quem eu conheço?

15 O maior erro na hora de fazer contatos é que as pessoas, em sua maioria, tentam fazê-los sozinhas, quando na verdade podem contatar outra pessoa capaz de realizá-lo muito melhor e de uma forma que quase garantirá um resultado de sucesso. Se você precisar fazer um contato, a melhor e mais poderosa maneira é por meio de alguém. Não se trata de quem você conhece, mas de quem, conhece você. Quando a pessoa não o conhece, a segunda melhor filosofia é: Se você não a conhece, descubra quem a conhece. RECURSO 01 – Quem eu conheço? (cont.)

16 Recurso 02

17 Se você não sabe o que quer, provavelmente não vai conseguir nada. Faça a si mesmo as seguintes perguntas: - O que eu espero do networking? - O que estou querendo ganhar com ele? - Com quem estou tentando firmar contato? - Preciso dedicar mais tempo a isso? - Quantas pessoas eu preciso encontrar por semana? - Quais foram meus resultados até agora? - Quem eu contatei e o que isso significou para mim? RECURSO 02 – O que estou querendo?

18 Fazer contatos é uma combinação entre saber o que você quer e saber com quem você quer realizar isso. EXERCÍCIO PRÁTICO 03: Faça uma lista com dez de seus contatos mais significativos. Ao lado do nome, anote quatro coisas: 1) O que vocês têm em comum; 2) O que você ganhou com o contato; 3) O que você pretende continuar ganhando com o contato; 4) O que você ofereceu para conquistar e manter esse contato. RECURSO 02 – O que estou querendo? (cont.)

19 Recurso 03

20 Aqui estão algumas senhas para lhe dar o que pensar e o levar a conquistar relacionamentos sólidos e valiosos: - Ofereça valor; - Diga a verdade; - Tenha respostas; RECURSO 03 – O que é que eu faço?

21 A regra dos 30 segundos. A chave para um comercial de 30 segundos é o envolvimento. Você consegue envolver a pessoa de tal modo que ela tenha interesse em conversar com você? Procure perguntar primeiro e fazer seu comercial depois. Saiba algo sobre a pessoa, antes de falar sobre si mesmo. As respostas dela direcionarão você sobre o que perguntar e falar depois. RECURSO 03 – O que é que eu faço? (cont.)

22 Recurso 04

23 Quanto mais devagar você avançar, mais provavelmente vencerá. Quanto mais souber sobre a outra pessoa, mais provavelmente vencerá. Quanto mais estiver preparado para falar com inteligência, mais provavelmente vencerá. Note que não foi falado nada sobre quem você é ou sobre seus produtos ou serviços. Em primeiro lugar, isso é óbvio, e em segundo, é uma coisa que ninguém vai querer ouvir. A pergunta que você deve fazer a si mesmo é: como posso fazer para que as pessoas se sintam melhores, depois de um contato comigo? RECURSO 04 – Como fazer contato?

24 Como fazer contatos em um evento de negócios? Simples. Saiba algo sobre o negócio ou sobre a indústria, que o profissional médio não sabe e comece a compartilhar essas informações, com a intenção de envolver. Inicie com uma pergunta ao invés de uma afirmação. Normalmente as pessoas gostam de dizer o que sabem ou dar opinião. RECURSO 04 – Como fazer contato? (cont.)

25 Como fazer contatos em um evento social? Pouca gente vai a um evento social para fazer negócios, portanto, vá devagar. A melhor coisa a ser feita é tentar fazer amigos, mesmo que momentaneamente. Se estiver tentando fazer um contato, ofereça um cartão de visita. Na maioria das vezes, as pessoas oferecerão em troca. RECURSO 04 – Como fazer contato? (cont.)

26 Como fazer contatos em uma palestra? Se você estiver em uma palestra, seu principal objetivo é aprender algo novo. O mesmo vai acontecer com todas as outras pessoas presentes. Logo, estão dispostas a conhecer pessoas que compartilham seu modo de pensar. Nos seminários todos têm em comum o apresentador e o assunto a ser tratado. Explore-os ao máximo. Se for a uma palestra com alguém, procure não ficar só com ela. Não perca a oportunidade de conhecer novas pessoas e fazer novos contatos. RECURSO 04 – Como fazer contato? (cont.)

27 Recurso 05

28 Ser bem conhecido, ou pelo menos bem conhecido entre seus clientes, ou possíveis clientes, é o elemento mais valioso em todo o desenrolar dos contatos. Você pode começar a escrever, discursar, fazer apresentações, ter seu próprio blog, unir-se a organizações, etc. Quando você começa a proporcionar valor ao mundo, as pessoas que você afeta encontram um meio de lhe dizer isso. Mesmo que leve alguns anos. RECURSO 05 – Quem conhece você?

29 Domine alguns elementos de posicionamento: 1)Ser impresso; 2)Ser publicado; 3)Falar em público; 4)Usar a internet para transmitir valor; RECURSO 05 – Quem conhece você? (cont.)

30 Recurso 06

31 Qualquer pessoa que você encontre é um contato. O desafio para você é determinar como cada pessoa se encaixa em sua base de ativos de capital humano. O problema com as pessoas é que elas tendem a prejulgar os outros. Elas vêem primeiro o negativo. Unir-se a organizações não é uma opção, é um imperativo, se você estiver tentando fazer contatos poderosos. RECURSO 06 – O poder secreto dos contatos

32 O que você diz aos outros é um reflexo de quem eles acham que você é. Enquanto você fala, eles estão pensando e tirando conclusões sobre quem você é, se gostam de você e se querem dar o passo seguinte com você. Quando foi a última vez que alguém disse UAU para você? Um UAU resulta em lealdade, indicações e propaganda boca a boca. Gera reputação da maneira mais positiva, e dá a possíveis clientes a expectativa de ganhar um UAU. RECURSO 06 – O poder secreto dos contatos (cont.)

33 Recurso 07

34 Seu novo tipo sanguíneo: N+ (Networking positivo). O fluído vital dos contatos e do cultivo de relacionamentos brota do networking. O networking é a combinação de suas habilidades sociais e vitais com suas habilidades para os negócios. Para ter sucesso no networking, vá a lugares freqüentados pelos seus clientes e possíveis clientes. RECURSO 07 – O valor dos contatos

35 Responda as seguintes perguntas: 1)Você conhecido pelo quê? 2)Você é conhecido como o quê? 3)Qual é a sua tripla reputação (empresa e clientes, comunidade, amigos e familiares)? Só há duas grandes decisões na vida: o lugar para onde você está indo, e quem você está levando para lá. Você sabe? RECURSO 07 – O valor dos contatos (cont.)

36 Atualmente uma forma muito comum de networking é o networking online no qual não é mais preciso conhecer pessoalmente seus contatos, e o relacionamento e as interações se dão através dos meios de comunicação online, como programas de mensagem instantânea, e- mail, redes de relacionamento, blogs, etc. Networking Online Vantagens: - Facilidade de contato com outras pessoas; - Facilidade de meios para contato; - Rapidez com que os contatos se dão, praticamente de forma gratuita.

37 Contatos twitter.com/uauswww.achavagas.com.br


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