A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHO de PROJECTO Maio de 2006. Trabalho de Projecto É UMA METODOLOGIA DE ENSINO CENTRADA NO ALUNO. ABERTA À REALIDADE DO MUNDO (E DO TRABALHO). QUE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHO de PROJECTO Maio de 2006. Trabalho de Projecto É UMA METODOLOGIA DE ENSINO CENTRADA NO ALUNO. ABERTA À REALIDADE DO MUNDO (E DO TRABALHO). QUE."— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO de PROJECTO Maio de 2006

2 Trabalho de Projecto É UMA METODOLOGIA DE ENSINO CENTRADA NO ALUNO. ABERTA À REALIDADE DO MUNDO (E DO TRABALHO). QUE VISA UMA APRENDIZAGEM GLOBAL. COM PROCEDIMENTOS INTERDISCIPLINARES. ONDE OS INTERVENIENTES TÊM PAPEIS DISTINTOS DOS DO ENSINO TRADICIONAL.

3 Diferenças entre Ensino Tradicional e Aprendizagem baseada em Projectos

4 Diferenças entre Ensino Tradicional e Aprendizagem baseada em Projectos (cont.)

5 FINALIDADES a atingir pelo ALUNO Do domínio do Saber Teórico e do Saber Fazer Capacidade de resolver problemas através de: -encontrar, seleccionar e tratar dados -adquirir, analisar, sintetizar, estruturar, aplicar e avaliar conhecimentos/ situações -diversificar fontes, instrumentos e técnicas, nomeadamente as TIC -produzir de forma original e criativa Do domínio do Saber Ser Autonomia e iniciativa Diálogo, respeito e aceitação do Outro Responsabilidade no cumprimento do assumido Capacidade de trabalhar em grupo e de integração Capacidade de comunicação Colaboração e partilha de funções, conhecimentos e competências vvvvvvv

6 Funções do aluno/grupo e do professor Aluno/Grupo Escolher o problema/tema Organizar/planificar o projecto, bem como as reformulações Investigar, explorar recursos Colaborar com os colegas Cumprir as tarefas a que se proponha Expôr as conclusões/produto final Avaliar-se, a si e aos outros, quanto ao processo e quanto ao produto Professor Informar problemas/temas possíveis Divulgar ou ajudar a encontrar fontes e recursos Ajudar a organizar/ planificar Esclarecer dúvidas Colaborar na busca de soluções para as dificuldades encontradas Avaliar os alunos e o processo em si

7 Etapas do Trabalho de Projecto Planificação

8 Etapas do trabalho de Projecto Concretização

9 AVALIAÇÃO

10 Instrumentos de Avaliação Do processo –Listas de verificação –Fichas de Observação –Relatórios –Fichas de avaliação intermédia (auto e hetero) Do resultado –Fichas de avaliação (auto e hetero) do produto, da apresentação do mesmo ou/e relatórios

11 BIBLIOGRAFIA ApresentaçãoApresentação da Profª Rosa Guedes, formadora. Aprendizagem baseada em Projectos, Buck Institut of Education, in Aprendizagem baseada na Resolução de Problemas, in lev2.cmf/65 Castro, Lisete e outros, Gerir o Trabalho de Projecto, Texto Editora ESE de Lisboa, Trabalho de Projecto Educativo, formação FORJA, DEF-GEP (ME) Kilpatrick, The Project Method, in Teachers Collegered Lawry, J.R., The Project Methode, in the International Encyclopedia of Curriculum Leite e outros, Projectos Curriculares de Escola e Turma, Edições ASA Leite, Elvira e outros, Trabalho de Projecto, Edições Afrontamento Monteiro, Mª Cecília, Trabalho de Projecto e Utilização das TIC, acção de formação de formadores, Projecto Minerva Ponte, J. Pedro, O Computador, um instrumento da Educação, Texto Editora Reforma do ensino secundário, documento orientador da revisão Curricular, 2003 Teodoro, Victor Duarte, Educação e Computadores, in Informática na Educação


Carregar ppt "TRABALHO de PROJECTO Maio de 2006. Trabalho de Projecto É UMA METODOLOGIA DE ENSINO CENTRADA NO ALUNO. ABERTA À REALIDADE DO MUNDO (E DO TRABALHO). QUE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google