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RESUMÃO Metodologia do Trabalho Acadêmico Unidade 2.

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1 RESUMÃO Metodologia do Trabalho Acadêmico Unidade 2

2 Educação a Distância – EaD Professor: Flávio Brustoloni Metodologia do Trabalho Acadêmico

3 Cronograma: Turma EMD 0168 Metodologia DataAtividade 12/07 2º Encontro 1ª Avaliação Disciplina 05/07 1º Encontro 19/07 3º Encontro 2ª Avaliação Disciplina 26/07 4º Encontro 3ª Avaliação Disciplina (FINAL) 05/07 1º Encontro

4 1/83 Objetivos da Unidade: Descrever, caracterizar e discutir as formas de pensamento científico; Contribuir para fazer ciência, descrevendo os caminhos necessários para o desenvolvimento da pesquisa a partir do rigor metodológico; Reconhecer os diversos tipos de trabalhos acadêmicos e suas funções; Elaborar os elementos constitutivos de trabalhos acadêmicos; Configurar graficamente um trabalho acadêmico;

5 Unidade 2 O PENSAMENTO CIENTÍFICO E OS TRABALHOS ACADÊMICOS 2/83

6 TÓPICO 1 O Pensamento Científico: uma Visão Geral 3/83

7 2. A Origem da verdade: o senso crítico e o senso comum O senso comum talvez seja uma das primeiras formas de tentar entender ou explicar algum fato ou a realidade, sofrendo influências da intuição, da tradição e do bom senso. (Estamos na página 111 da apostila) 4/83 Tópico 1

8 2. A Origem da verdade: o senso crítico e o senso comum Podemos fazer afirmações baseadas em nosso conhecimento prévio, mas somente através de métodos científicos podemos encontrar a origem real de qualquer fenômeno. Assim, o conhecimento vulgar ou senso comum é a maneira de conhecer de forma superficial (por informações ou experiência casual). (Estamos na página 111 da apostila) 5/83 Tópico 1

9 2. A Origem da verdade: o senso crítico e o senso comum O conhecimento vulgar ou senso comum é desenvolvido principalmente por intermédio dos sentidos, e não é profundo, sistemático e infalível. Exemplo: manga com leite. (Estamos na página 111 da apostila) 6/83 Tópico 1

10 2. A Origem da verdade: o senso crítico e o senso comum Características do conhecimento popular: - Superficial: vai atrás dos outros; - Sensitivo: refere-se às vivências; - Subjetivo: o sujeito que as administra; - Assistemático: sem validade. (Estamos na página 113 da apostila) 7/83 Tópico 1

11 2. A Origem da verdade: o senso crítico e o senso comum 2.1 Métodos importantes para aplicação prática Método: processo racional que se segue para chegar a um fim, um modo ordenado de proceder ou conjunto de procedimentos técnicos e científicos. (Estamos na página 115 da apostila) 8/83 Tópico 1

12 2.1 Métodos importantes para aplicação prática Método histórico Leva em conta o passado. (Estamos na página 115 da apostila) 9/83 Tópico 1

13 2.1 Métodos importantes para aplicação prática Método comparativo Compara vários tipos de grupos, comunidades, instituições e fenômenos sociais com o objetivo de reconhecer semelhanças ou diferenças nos procedimentos. (Estamos na página 116 da apostila) 10/83 Tópico 1

14 2.1 Métodos importantes para aplicação prática Método do estudo de caso Estudo profundo e exaustivo (intensivo) de um ou poucos objetos de maneira a permitir seu amplo e detalhado conhecimento. (Estamos na página 117 da apostila) 11/83 Tópico 1

15 2.1 Métodos importantes para aplicação prática Método do estudo de caso - Deve ser significativo e completo; relevante; - Considerar perspectivas diferentes; - Apresentar evidências suficientes; - Elaborado de maneira atraente, escrito com clareza e seduzir o leitor até o final. (Estamos na página 119 da apostila) 12/83 Tópico 1

16 2.1 Métodos importantes para aplicação prática Método estatístico ou matemático Reúne procedimentos estatísticos ou matemáticos para medir o objetivo pesquisado. Conhecido também como quantitativo. Característica principal: frieza e credibilidade dos números. Não apto a lidar com problemas humanos, pela imprevisibilidade dos resultados. Exemplo: pesquisas políticas (preferência de voto e voto propriamente dito). (Estamos na página 120 da apostila) 13/83 Tópico 1

17 2.1 Métodos importantes para aplicação prática Etnografia Estudo das pessoas e de grupos, em primeira mão, por um período de tempo utilizando a convivência ou entrevistas para desvendar o comportamento social. (Estamos na página 120 da apostila) 14/83 Tópico 1

18 TÓPICO 2 A Diversidade dos Trabalhos Acadêmicos 15/83

19 2. Tipos de Trabalhos Acadêmicos Trabalhos de Graduação Trabalhos de Final de Curso Monografia Dissertação Tese Artigos Periódicos e Eventos Científicos Comunicação Científica (Estamos na página 123 da apostila) 16/83 Tópico 2

20 2.1 Trabalhos de Graduação Trabalhos de iniciação científica, apresentados dentro de uma sistemática e organização que estimulem o raciocínio científico. Uma revisão bibliográfica ou literária é tida como suficiente. (Estamos na página 124 da apostila) 17/83 Tópico 2

21 2.2 Trabalhos de Final de Curso Tido como monografia sobre um assunto específico. Tem como objetivo levar o aluno a refletir sobre temas determinados e transpor suas idéias para o papel na forma de pesquisa ou relatório. (Estamos na página 124 da apostila) 18/83 Tópico 2

22 2.3 Monografia (Especialização) Para cursos de pós-graduação lato-sensu, é parecida com trabalho de final de curso na graduação. Apenas o estudo precisa ser mais completo em relação ao tema escolhido para a pesquisa. (Estamos na página 124 da apostila) 19/83 Tópico 2

23 2.4 Dissertações Reflexão sobre determinado tema ou problema com idéias fundamentadas. Estudo completo sobre um tema, no qual sua parte mais importante é a fundamentação teórica. (Estamos na página 125 da apostila) 20/83 Tópico 2

24 2.5 Teses Trabalho de conclusão de curso do doutorado. As teses devem tratar de algo inédito, contributivo e não trivial. (Estamos na página 125 da apostila) 21/83 Tópico 2

25 Importante: Em suma, os trabalhos sempre apresentam a mesma estrutura: a) Introdução: objetivos, problemas e delimitações; b) Desenvolvimento: dissertação sobre tema escolhido; c) Considerações Finais: conclusões a respeito da discussão ou resultados obtidos. (Estamos nas páginas 125 e 126 da apostila) 22/83 Tópico 2

26 2.6 Artigos Periódicos e Eventos Científicos Resultado de pesquisas realizadas que não são dissertações ou teses. Possui formato mais enxuto e possibilidade de maior divulgação. (Estamos na página 126 da apostila) 23/83 Tópico 2

27 2.6 Artigos Periódicos e Eventos Científicos Classificam-se em 3 tipos: a) Analítico: descreve alguma coisa; b) Classificatório: explica algo em partes classificadas e ordenadas; c) Argumentativo: argumenta sobre algo. (Estamos na página 127 da apostila) 24/83 Tópico 2

28 2.7 Comunicação Científica Relato de resultados de pesquisas com duração em média de 20 minutos em em Congressos ou Eventos Científicos. Obedece geralmente à estrutura de um artigo, porém, de forma mais sucinta. (Estamos na página 127 da apostila) 25/83 Tópico 2

29 TÓPICO 3 Elementos Constitutivos dos Trabalhos Acadêmicos 26/83

30 2. Estrutura Básica a) Elementos Pré-Textuais b) Elementos Textuais c) Elementos Pós-Textuais (Estamos na página 131 da apostila) 27/83 Tópico 3

31 2. Estrutura Básica 2.1 Parte Externa O primeiro elemento do trabalho é a capa, parte em que são apresentadas informações essenciais a sua identificação. (Estamos na página 132 da apostila) 28/83 Tópico 3

32 2.1.1 Capa a) nome da Instituição (opcional); b) título; c) subtítulo (se houver); d) nome do(s) autor(es); e) cidade; f) data (ano). Fonte: Times New Roman tamanho 12 (Negrito apenas no título) (Estamos na página 133 da apostila) 29/83 Tópico 3

33 2.2.1 Elementos Pré-Textuais Folha de Rosto a) nome do(s) autor(es); b) título; c) subtítulo (se houver); d) natureza do trabalho, objetivo e nome da instituição de ensino; e) nome do orientador e coordenador; f) cidade; g) data (ano). (Estamos na página 134 da apostila) 30/83 Tópico 3

34 Folha de Aprovação a) nome do(s) autor(es); b) título; c) subtítulo (se houver); d) natureza do trabalho, objetivo e nome da instituição de ensino; e) membros da banca examinadora; f) data de aprovação do trabalho. (Estamos na página 135 da apostila) 31/83 Tópico 3

35 Dedicatória (Opcional) Apesar de amplamente utilizada, é opcional. Nela presta-se homenagens ou dedica-se o trabalho a alguém. (Estamos na página 136 da apostila) 32/83 Tópico 3

36 Agradecimentos Utilizada para agradecer a pessoas que contribuíram direta ou indiretamente com a realização do trabalho. (Estamos na página 137 da apostila) 33/83 Tópico 3

37 Resumos Elaborado depois de concluído o trabalho, e constituí-se de uma página com breve explanação de todo o trabalho, cuja extensão não ultrapassa 500 palavras. É comum fazer o mesmo resumo em alguma língua estrangeira (inglês, francês, etc). (Estamos na página 138 da apostila) 34/83 Tópico 3

38 Listas (Ilustrações, Tabelas, Abreviaturas e Siglas) Localiza-se antes do sumário e seus itens devem estar relacionados na mesma ordem em que aparecem no trabalho. (Estamos na página 139 da apostila) 35/83 Tópico 3

39 Sumário Deve dar uma idéia geral do conteúdo do trabalho. Elementos pré-textuais não devem constar no sumário. (Estamos nas páginas 140 e 141 da apostila) 36/83 Tópico 3

40 2.2.2 Elementos Textuais Constituem o núcleo da trabalho. Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais. (Estamos na página 142 da apostila) 37/83 Tópico 3

41 Introdução Deve apresentar o tema do seu trabalho, razões da pesquisa, sua relevância e deixar claro qual o objetivo da pesquisa. Contém os seguintes parágrafos: - Apresentação do tema; - Justificativa(s) da escolha do tema; - Objetivo(s) da pesquisa. (Estamos nas páginas 142 e 143 da apostila) 38/83 Tópico 3

42 Desenvolvimento Também conhecida como Revisão de Literatura ou Fundamentação Teórica. Consiste no confronto das idéias do autor da pesquisa com a de diversos autores. Além da fundamentação teórica (obrigatória), o desenvolvimento ainda pode apresentar: (Estamos nas páginas 144 e 145 da apostila) 39/83 Tópico 3

43 a) Metodologia: como, onde, com quem, com quantos foi feita a pesquisa. Divide-se em: (Estamos na página 145 da apostila) 40/83 Tópico Desenvolvimento

44 * Tipos de Pesquisa - Quanto à natureza da pesquisa: básica ou aplicada; - Quanto à abordagem do problema: quantitativa ou qualitativa; - Quanto à realização dos objetivos: Descritiva ou Exploratória; - Quanto aos procedimentos técnicos: Bibliográfica, Documental, Levantamento, Estudo de Caso, Experimental, etc... (Estamos nas páginas 146 e 147 da apostila) 41/83 Tópico 3

45 Tipos de Pesquisa a) À natureza da pesquisa: - Básica: gera conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência porém sem aplicação prática prevista; - Aplicada: gera conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos; (Estamos na página 146 da apostila) 42/83 Tópico 3

46 Tipos de Pesquisa b) À abordagem do problema: - Qualitativa: não requer métodos e técnicas estatísticas pois não envolve números; - Quantitativa: mensura os fenômenos através de métodos e técnicas estatísticas; (Estamos na página 146 da apostila) 43/83 Tópico 3

47 Tipos de Pesquisa c) À realização dos objetivos: - Descritiva: descreve determinados acontecimentos. Direcionada para pesquisadores com conhecimento aprofundado do problema; - Exploratória: voltado a pesquisadores com pouco conhecimento sobre o assunto pesquisado; (Estamos na página 146 da apostila) 44/83 Tópico 3

48 Tipos de Pesquisa d) Aos procedimentos técnicos: - Bibliográfica: utiliza material publicado (livros, periódicos, internet, etc.); - Documental: utiliza material de primeira mão (documentos, reportagens, cartas, filmes, etc.); - Levantamento: interrogação direta de pessoas; - Estudo de caso: estudo profundo de algo; (Estamos na página 146 da apostila) 45/83 Tópico 3

49 Tipos de Pesquisa d) Aos procedimentos técnicos: - Participante: integração do investigador com o grupo pesquisado; - Pesquisa-ação: pesquisadores envolvidos de modo cooperativo ou participativo no problema; - Experimental: faz-se experimentos com as variáveis que influenciam o objeto de estudo; - Ex-post-facto: quando o experimento se realiza depois dos fatos. O pesquisador não controla as variáveis. (Estamos na página 147 da apostila) 46/83 Tópico 3

50 * Quanto aos Procedimentos Técnicos: - População e Amostra: população é um conjunto de membros (seres animados ou não) que possuem características em comum. A amostra é uma parte da população. - Materiais e Métodos: instrumental empregado e a descrição das técnicas adotadas e processo de experimentação com certa riqueza de detalhes. (Estamos nas páginas 148 e 149 da apostila) 47/83 Tópico 3

51 Desenvolvimento b) Análise e Discussão dos Resultados: apresentação dos resultados de forma clara, lógica e objetiva, sejam negativos ou positivos. Utilizar argumentos coerentes, fazer uso de estatísticas, tabelas, e evitar interpretações pessoais. (Estamos na página 149 da apostila) 48/83 Tópico 3

52 Conclusão ou Considerações Finais Apresentação do cumprimento do(s) objetivo(s) do trabalho de forma resumida. (Estamos na página 150 da apostila) 49/83 Tópico 3

53 2.2.3 Elementos Pós-Textuais Referências Devem ser arroladas em uma lista denominada REFERÊNCIAS, apresentando as fontes de pesquisa disponíveis. (Estamos na página 151 da apostila) 50/83 Tópico 3

54 2.2.3 Elementos Pós-Textuais Apêndices Formado por documentos auxiliares como tabelas, gráficos, mapas, etc. Todos tem de ser elaborados pelo próprio autor. (Estamos na página 151 da apostila) 51/83 Tópico 3

55 2.2.3 Elementos Pós-Textuais Anexos Documentos auxiliares não elaborados pelo autor, tais como tabelas, mapas, gráficos, etc. (Estamos na página 151 da apostila) 52/83 Tópico 3

56 TÓPICO 4 Uniformização Gráfica de Trabalhos Acadêmicos 53/83

57 1. Introdução Refere-se à disposição dos elementos básicos do trabalho. Esta estética padronizada ajuda o leitor na leitura, dando-lhe direção e facilidade no encontro da matéria. (Estamos na página 157 da apostila) 54/83 Tópico 4

58 2. Orientações - Papel A4 (29,7cm x 21cm); - Margens: 2cm LD e INF, 3cm SUP e LE; - Times New Roman tamanho 12; - Entrelinhas: 1,5 (salvo exceções); - Títulos: separados por 2 espaços do texto (exceto referências que são espaços simples); - Numeração de páginas: a partir da folha de rosto contadas sequencialmente, mas não numeradas; (Estamos nas páginas 157 e 158 da apostila) 55/83 Tópico 4

59 2. Orientações - A numeração de páginas começa na introdução, e deve ser em algarismos arábicos, ficando a 2cm da parte superior e 2cm da borda direita da folha; - Criar seções e subseções; - Seções Primárias: 1 INTRODUÇÃO; - Seções Secundárias: 1.1 APRESENTAÇÃO; - Seções Terciárias e demais: Histórico; (Estamos nas páginas 159 a 161 da apostila) 56/83 Tópico 4

60 TÓPICO 5 O Paper 57/83

61 1. Introdução Tipo particular de artigo científico. Modelo adotado para a entrega de grande parte dos trabalhos solicitados ao longo do curso. (Estamos na página 165 da apostila) 58/83 Tópico 5

62 2. Artigo e Paper Segundo Lakatos e Marconi (1991): Artigo científico é a parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento. (ABNT, NBR 6022, 2003, p.2). (Estamos na página 165 da apostila) 59/83 Tópico 5

63 2. Artigo e Paper - Artigo original: temas ou abordagens próprias; - Artigo de revisão: resume, analisa e discute informações já publicadas. (Estamos na página 166 da apostila) 60/83 Tópico 5

64 2. Artigo e Paper Definição de Paper segundo Oliveira (2006): São pequenos estudos, porém completos, que tratam de uma questão verdadeiramente científica (OLIVEIRA NETTO, 2006, p.90). (Estamos na página 166 da apostila) 61/83 Tópico 5

65 3. O problema de pesquisa: assunto que se quer provar ou desenvolver - Uma das principais tarefas iniciais na elaboração do paper deve ser a escolha do assunto; - Toda pesquisa começa a partir de um problema; - A escolha do assunto deve fazer com que o autor se sinta realizado ao escrever sobre ele; (Estamos na página 166 da apostila) 62/83 Tópico 5

66 4. Estrutura e Apresentação do Paper - Papel A4 branco (impressão de um lado); - Fonte: Times New Roman 12 (exceto notas de rodapé e citações longas); - Espacejamento: 1,5 (salvo exceções); - Margens: todas 2cm - Páginas: canto superior direito, a primeira folha é contada mas não numerada. (Estamos na página 168 da apostila) 63/83 Tópico 5

67 4.1 Elementos Pré-textuais Cabeçalho - Título - Subtítulo - Nome do(s) autor(es) - Instituição, curso/habilitação e disciplina; - Data (Estamos na página 170 da apostila) 64/83 Tópico 5

68 4.1 Elementos Pré-textuais Resumo Redação concisa em um único parágrafo, destacando os pontos mais relevantes do trabalho. No máximo 15 linhas ou 150 palavras. (Estamos na página 172 da apostila) 65/83 Tópico 5

69 4.1 Elementos Pré-textuais Palavras-chave Representam o assunto abordado no trabalho. Escolher 3 palavras separadas entre si e finalizadas por ponto, iniciadas com letra maiúscula. (Estamos na página 174 da apostila) 66/83 Tópico 5

70 4.2 Elementos Textuais Introdução Delimitação do assunto, objetivo(s), justificativa e outros elementos (metodologia adotada) para situar o tema no artigo. Último parágrafo deve mostrar a estrutura. (Estamos na página 174 da apostila) 67/83 Tópico 5

71 Verbos usados na formulação de objetivos: Conhecimento: definir, enunciar, conceituar, nomear, relacionar... (Estamos na página 175 da apostila) 68/83 Tópico 5

72 Verbos usados na formulação de objetivos: Compreensão: identificar, descrever, distinguir, explicar, expressar, traduzir, analisar, especificar... (Estamos na página 175 da apostila) 69/83 Tópico 5

73 Verbos usados na formulação de objetivos: Aplicação: aplicar, demonstrar, empregar, manipular, usar, experimentar, solucionar, operar, calcular, construir... (Estamos na página 175 da apostila) 70/83 Tópico 5

74 4.2 Elementos Textuais Desenvolvimento - Fundamentação teórica; - Procedimentos metodológicos; - Resultados e discussão; - Inserir elementos de apoio ao texto. (Estamos na página 175 da apostila) 71/83 Tópico 5

75 4.2.2 Desenvolvimento Citações Informações extraídas de outras fontes. (Estamos na página 175 da apostila) 72/83 Tópico 5

76 4.2.2 Desenvolvimento Figuras Complementam ou ajudam a ilustrar alguma parte do texto. Devem estar centralizadas na página e possuir título (abaixo das mesmas) junto com a numeração. Exemplo: FIGURA 11 – AS CINCO DISFUNÇÕES DE UM TIME FONTE: ALTA Confiança. Você SA, São Paulo, ed. 104, p. 44, fev (Estamos na página 176 da apostila) 73/83 Tópico 5

77 4.2.2 Desenvolvimento Gráficos Tratamento semelhante ao das figuras. (Estamos na página 177 da apostila) 74/83 Tópico 5

78 4.2.2 Desenvolvimento Tabelas [...] representação numérica de dados quantitativos coletados por meio de instrumentos próprios para este fim. (CERVO; BERVIAN; SILVA, 2007, p. 129) (Estamos na página 178 da apostila) 75/83 Tópico 5

79 4.2.2 Desenvolvimento Tabelas Orientações: - Possuir número independente e consecutivo; - O título deve ficar acima da tabela; - A fonte fica no rodapé da tabela; - Formatação semelhante a das figuras; (Estamos na página 178 da apostila) 76/83 Tópico 5

80 4.2.2 Desenvolvimento Quadros Arranjo predominante de palavras, dispostas em linhas e colunas com ou sem indicação de dados numéricos. Apresentação não estatística de dados, apenas esquemática e descritiva. Identificação e fonte semelhante ao das figuras, também localizadas abaixo dos quadros. (Estamos na página 179 da apostila) 77/83 Tópico 5

81 4.2.2 Desenvolvimento Notas de rodapé - Indica a fonte; - Insere considerações complementares; - Reflexões e acréscimos pertinentes; - Define conceitos e termos; - Traz a versão original de citações. (Estamos na página 180 da apostila) 78/83 Tópico 5

82 4.2.2 Desenvolvimento Notas de rodapé - Indicativo numérico, na margem esquerda; - Fonte menor, tamanho 10; - Espaçamento simples; - Palavras / expressões estrangeiras ou em latim digitadas em itálico. - Pode-se utilizar o Word para confecção automática das mesmas. (Estamos nas páginas 181 e 182 da apostila) 79/83 Tópico 5

83 4.2.2 Desenvolvimento Títulos de seções - deixar 1 linha em branco após cada título de seção de qualquer ordem; - deixar 1 linha em branco entre parágrafos; - deixar 2 linhas em branco no término de uma seção ou antes da próxima seção. (Estamos nas páginas 182 e 183 da apostila) 80/83 Tópico 5

84 4.2.3 Considerações finais - retomada dos objetivos da introdução; - apresentação das conclusões; - contribuições do trabalho; - sugestões para estudos futuros; - outros enfoques. (Estamos na página 184 da apostila) 81/83 Tópico 5

85 4.3 Elementos Pós-textuais a) Referências: apresente todos os documentos consultados para elaboração do paper. b) Apêndices e anexos: materiais suplementares, que complementam a argumentação. Iniciam em folhas distintas. (Estamos na página 185 da apostila) 82/83 Tópico 5

86 5 Exemplo de Paper Como exemplo, apresentamos um exemplo de paper elaborado pelos professores autores deste caderno. (Vide página 186). (Estamos na página 186 da apostila) 83/83 Tópico 5

87 Parabéns!!! Terminamos a Unidade.

88 PRÓXIMA AULA: Metodologia 3º Encontro da Disciplina 2ª Avaliação da Disciplina (10 Questões Objetivas sem consulta)


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