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SEMESP Força do ensino superior no mercado de trabalho

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Apresentação em tema: "SEMESP Força do ensino superior no mercado de trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 SEMESP Força do ensino superior no mercado de trabalho

2 Hipótese Hipótese a ser testada Realização INTRODUÇÃO
Mais estudo leva a melhores oportunidades e melhores colocações profissionais Hipótese a ser testada Semesp contrata uma pesquisa junto a jovens profissionais, de grandes e importantes empresas, para levantar a influência do estudo universitário na atividade profissional De janeiro a março de 2008 Realização Por Franceschini Análises de Mercado

3 Amostra por status profissional
INTRODUÇÃO Além dos jovens profissionais, a pesquisa também incluiu o alto e o médio escalão das empresa totalizando 1431 entrevistas  Amostra por status profissional Entrevistas Recém formados ( até 4 anos) 286 Analistas, Assistentes e Técnicos 446 Gerentes e supervisores 400 Diretores 199 Presidentes e Superintendentes 100 Total da amostra 1431 Jovens profissionais

4 Amostra por segmento de atuação
INTRODUÇÃO Entrevistados trabalham em grandes empresas localizadas no Estado de SP e que atuam em importantes setores econômicos  Amostra por segmento de atuação Entrevistas Indústria em geral 208 Comércio (Grandes redes / supermercados / magazines) 200 Construção civil (Empresas de projeto / Urbanismo) 195 Financeiro (Bancos / Investidoras / Seguradoras / Corretoras) Saúde (Hospitais / Clínicos / Centros de diagnóstico) 201 Serviços de Consultoria (Empresas de Advocacia / Consultorias adm, financ, etc/ Auditorias / Pesquisa / Propaganda) 213 Turismo (Operadoras / Agências de turismo / Hotéis) 214 Total da amostra 1431 Fontes de listagem  Entrevistas Maiores & Melhores Revista Exame 724 Empresas de Turismo da Revista Exame 197 Maiores bancos e seguradoras da Revista Exame 124 Hospitais, laboratórios 196 Agências de propaganda APP 164 Escritórios de advocacia 26 Total de casos 1431 Pesquisadas 238 empresas diferentes

5 FORÇA DE ENSINO SUPERIOR
Curso superior é efetivamente um forte alavancador no inicio da carreira profissional Importância do estudo “Quando terminou o seu curso superior, ou no ano seguinte você ?” Mudou de empresa Mudou de cargo Mudou de empresa ou de cargo Sim Não Não trabalhava Base: 724 recém-formados e profissionais técnicos

6 FORÇA DE ENSINO SUPERIOR Impactos na remuneração
Ensino superior propicia uma elevação salarial média de 55% em ¾ dos jovens profissionais Impactos na remuneração “Quando terminou o seu curso superior , ou no ano seguinte você ?” Evolução média salarial em % ( Entre quem teve aumento) Teve alteração salarial Média de 55% Base: 724 recém-formados e profissionais técnicos Base: 418 que declaram valor da variação

7 FORÇA DE ENSINO EM GERAL Quem estuda mais ganha mais*
Benefícios do ensino também são comprovados pela FGV Curso superior multiplica o salário em 4,5 vezes Quem estuda mais ganha mais* Quanto rende investir tempo e dinheiro em estudo e qualificação Tempo de estudo Chance de estar empregado - em % Salário – em R$ 2 anos 84,0 584,1 4 anos 84,5 696,0 6 anos 84,2 778,3 8 anos 85,9 885,1 10 anos 85,7 971,2 12 anos 89,3 1.658,9 14 anos 92,0 1.860,5 16 anos 95,1 3.249,0 18 anos 97,2 4.757,4 *Simulação feita com homem branco, 35 anos, na região metropolitana de São Paulo Fonte : FGV - Equidade e Eficiência na Educação

8 Ensino Particular FORÇA DE ENSINO PARTICULAR
É o principal responsável pela formação universitária da maioria dos quadros de funcionários das grandes organizações do Estado de SP Ensino Particular “A escola em que você se graduou era pública ou particular ?” Inclui jovens profissionais e alto / médio escalão Base: 1431 entrevistados

9 Por Idade Quanto mais jovem, maior é a força do ensino particular
FORÇA DE ENSINO PARTICULAR Quanto mais jovem, maior é a força do ensino particular Por Idade Provável resultado do maior crescimento de vagas nas escolas particulares associada ao reconhecimento da qualidade do seu ensino Base: 1431 entrevistados

10 Por Nível Hierárquico FORÇA DE ENSINO PARTICULAR
Força do ensino particular se manifesta em todos os níveis e é mais forte junto aos profissionais que estão no inicio de carreira ou ocupam cargos técnicos e de analistas Por Nível Hierárquico São os profissionais que ocuparão cargos de alto escalão no futuro Base: entrevistados

11 Cenário Brasileiro em 2006 CENARIO DE ENSINO SUPERIOR
Brasil dobra o nº de estudantes universitários nos últimos 7 anos Evolução no nº de matrículas em cursos presenciais (em milhões) Inclui ensino público e particular Fonte: INEP – Censo do Ensino Superior Min.Educação

12 CENARIO DE ENSINO SUPERIOR
Cresce anualmente a importância do ensino particular na formação de bacharéis Últimas duas décadas Matriculas em curso superior realizadas no Brasil, por tipo de ensino Fonte: Min.Educação

13 FORÇA DE ENSINO PARTICULAR Ensino particular no Estado de SP
Região Sudeste é a responsável por metade das vagas do ensino superior particular no Brasil em 2006, mantendo o quadro de 2002 (50%) Ensino particular no Estado de SP Estado de São Paulo 28% do total de universitários do país ou 1,3 milhão estudam no ensino particular no Estado de São Paulo Representam 85% do total de alunos de ensino superior no Estado Fonte: Min.Educação

14 ENSINO PARTICULAR NA PÓS-GRADUAÇÃO Cursos de Pós-Graduação
Ensino particular também é o principal formador Cursos de Pós-Graduação “ A escola que você fez a sua Pós-Graduação é pública ou particular ?” Base: 615 possuidores de pós-graduação

15 ENSINO PARTICULAR NA PÓS-GRADUAÇÃO Futuros pós graduandos
Força das escolas particulares é mais forte, sinalizando maior sensibilidade para as atuais demandas de mercado Futuros pós graduandos “ A escola que você pretende fazer a sua Pós-Graduação é pública ou particular ?” Base: 313 profissionais que tem intenção de estudar pós e indicaram escola

16 FORÇA DO ENSINO PARTICULAR NA PÓS-GRADUAÇÃO
Preferência por escola particular é predominante em todos os níveis Futuros pós graduandos por nível hierárquico “ A escola que você pretende fazer a sua Pós-Graduação é pública ou particular ?” Base: 313 profissionais que tem intenção de estudar pós e indicaram escola

17 Conclusões

18 CONCLUSÕES Ensino em geral é efetivamente um importante instrumento para promover a melhoria na ocupação profissional da população. Ensino superior particular tem um papel preponderante no desenvolvimento da carreira profissional de ocupantes de cargos altos e médios. As escolas particulares atendem melhor às demandas atuais das grandes empresas já que a grande totalidade dos que possuem Pós-graduação se formaram nessas instituições, assim como aqueles que pretendem cursá-las também as indicam como preferenciais. Tendência de fortalecimento do papel das escolas particulares no futuro, pois : expansão de vagas, atualização de cursos / criação de novos ocorrem com maior rapidez na iniciativa particular. Jovens profissionais, egressos preponderantemente das escolas particulares, ocuparão no futuro os cargos alto escalão elevando ainda mais a preferência pelo ensino particular frente ao ensino público no mercado de trabalho.

19 ANEXO Perfil da Amostra

20 Total predomínio das grandes empresas nos três setores empresariais
PERFIL DA AMOSTRA Porte Empresarial Total predomínio das grandes empresas nos três setores empresariais Porte empresarial ( Nº de funcionários) Porte: Indústria Porte: Comércio / Serviços Base: 201 profissionais Base: 1230 profissionais

21 Atuação da organização
PERFIL DA AMOSTRA Amostra contemplou inúmeros ramos de negócios pertencentes aos 7 segmentos estudados Atuação da organização 1 Serviços : Agências de Propaganda, Consultorias empresariais 2 Escritórios de advocacia, Arquitetura, 3 Hospital 4 Laboratórios e clinicas médicas 5 Comércio Varejista 6 Serviços de Transporte 7 Construção Civil 8 Bancos 9 Automotivo 10 Atacado e Com. Exterior 11 Energia 12 Comunicações 13 Serviços Públicos 14 Química e Petroquímica 15 Farmacêutico 16 Alimentos e bebidas 17 Higiene e Limpeza 18 Papel e Celulose 19 Mecânica 20 Tecnologia e Computação 21 Confecções e Têxteis 22 Mineração 23 Eletroeletrônico 24 Agropecuária 25 Plásticos e Borracha 26 Siderurgia e Metalurgia 27 Hotelaria 28 Agências de viagens Base: empresas pesquisadas

22 Atuação Profissional PERFIL DO PROFISSIONAL
Amostra altamente diversificada e representativa das grandes empresas Atuação Profissional Contempla principais profissionais e áreas de uma empresa Nível Hierárquico Área de atuação 21% alto escalão Variáveis controladas Base: 1431 profissionais

23 Perfil Demográfico Sexo Idade
PERFIL DO PROFISSIONAL Forte presença de mulheres igualando-se com a dos homens Perfil Demográfico Resultante da inclusão de : Cargos técnicos e dos recém formados Setor de serviços onde há maior presença de mulheres que nas indústrias Sexo Idade 56 e mais Também reproduz a maior presença da mulher no mercado de trabalho 46 a 55 anos Feminino 36 a 45 anos 26 a 35 anos Masculino Até 25 anos Base: 1431 profissionais

24 Formação acadêmica dos executivos e profissionais das grandes empresas
PERFIL DO PROFISSINAL Executivos e técnicos apresentam formações diversificadas, com destaque para administração Formação acadêmica dos executivos e profissionais das grandes empresas Base: 1431 profissionais


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