A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AUTO–ESTIMA NA APOSENTADORIA PSICÓLOGA Bárbara Yara Santana Marquês de Aquino de Menezes Mestre em Ciências da Saúde – Área de Reabilitação pela UNIFESP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AUTO–ESTIMA NA APOSENTADORIA PSICÓLOGA Bárbara Yara Santana Marquês de Aquino de Menezes Mestre em Ciências da Saúde – Área de Reabilitação pela UNIFESP."— Transcrição da apresentação:

1

2 AUTO–ESTIMA NA APOSENTADORIA PSICÓLOGA Bárbara Yara Santana Marquês de Aquino de Menezes Mestre em Ciências da Saúde – Área de Reabilitação pela UNIFESP -EPM "FICAR VELHO É OBRIGATÓRIO, CRESCER OU PERMANECER É OPCIONAL. Não há truques nem mágica Quem envelhece ativo, Envelhece mais tarde (Enriqueta Brieba)

3 AUTO–ESTIMA NA APOSENTADORIA NAP – Núcleo de Atenção aos Aposentados. Nós temos papéis na sociedade e tentamos viver as partes que gostaríamos que fossem reais, principalmente aquelas que exploramos na adolescência. Roupas e maquiagens algumas vezes podem ser convincentes, mas ao longo prazo ter um sentimento genuíno de quem nós somos é o que nos mantêm com os pés no chão e nossas cabeças erguidas a tal ponto que possamos ver onde estamos, o que somos e o que sustentamos. (Erik Erikson, )

4 AUTO-ESTIMA DEFINIÇÃO DEFINIÇÃO Vivencia interior. Vivencia interior. O que pensamos e Sentimos a nosso respeito e não o que alguém sente ou pensa de você. O que pensamos e Sentimos a nosso respeito e não o que alguém sente ou pensa de você. É um ato de AMOR PRÓPRIO e CONFIANÇA consigo mesmo. É um ato de AMOR PRÓPRIO e CONFIANÇA consigo mesmo. Capacidade para se amar, respeitar, confiar e se gostar. Capacidade para se amar, respeitar, confiar e se gostar.

5 FORMAÇÃO DA AUTO - ESTIMA NA INFÂNCIA A partir de como as outras pessoas nos tratam. Quando criança pode-se alimentar ou destruir a autoconfiança. Auto-estima baixa geralmente está relacionada a falsos valores. Crença que é necessária aprovação da mãe ou pai.

6 AUTO-ESTIMA É A OPINIÃO E O SENTIMENTO QUE CADA PESSOA TEM DE SIM MESMO. É SER CAPAZ DE RESPEITAR, CONFIAR E GOSTAR DE SI MESMO

7 Auto-estima Avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma, como sendo intrinsecamente positiva ou negativa. Descritivo (autoimagem) ou valorativo Autoestima,autoconfiança auto aceitação Estão intimamente ligadas e se influenciam mutuamente.

8 AUTO ACEITAÇÃO POSTURA POSITIVA COM RELAÇÃO A SI MESMO COMO PESSOA ACEITAÇÃO PROFUNDA DE SI MESMO, DAS PRÓPRIAS FRAQUEZAS E ERROS AUTOCONFIANÇA POSTURA POSITIVA COM RELAÇÃO ÀS PRÓPRIAS CAPACIDADES E DESEMPENHO CONVICÇÃO QUE UMA PESSOA TEM DE SENTIR-SE CAPAZ DE FAZER E REALIZARAUTOESTIMA DIMENSÃO INTRAPESSOAL DIMENSÃO INTRAPESSOAL

9 CAMINHO ENTENDER APOSENTADORIA: AUTO CONHECIMENTO AUTO CONHECIMENTO AUTO RESPEITO AUTO ESTIMA AUTO CONFIANÇA AMOR PRÓPRIO DIÁLOGO INTERNO

10 AUTO-ESTIMA NA APOSENTADORIA

11 SOB O PONTO PSICOLÓGICO E SOCIAL A APOSENTADORIA É UM POUCO ASSUSTADORA, AO MESMO TEMPO EM QUE SE TEM UMA SENSAÇÃO DE LIBERDADE HÁ TAMBÉM UM SENTIMENTO DE EXCLUSÃO, QUE PODE SE LEVAR A DEPRESSÃO E OUTROS MALEFÍCIOS. AUTO-ESTIMA NA APOSENTADORIA

12 COMO VEMOS A APOSENTADORIA? A aceitação natural da aposentadoria tem muito a ver com o estado de adaptação íntima de cada um, facilitado pela sua história de vida, por todas as experiências cultivadas.

13 AUTO–ESTIMA NA APOSENTADORIA TRABALHOSignificado: BASE PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE BASE PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ALCANCE DA AUTONOMIA ALCANCE DA AUTONOMIA ATENDIMENTO DE SUAS NECESSIDADES ATENDIMENTO DE SUAS NECESSIDADES MEIO DE GANHAR DINHEIRO MEIO DE GANHAR DINHEIRO MODO DE PRODUÇÃO (CAPITALISMO) MODO DE PRODUÇÃO (CAPITALISMO) SOFRIMENTO/FADIGA SOFRIMENTO/FADIGA APOSENTADORIA APOSENTADORIASignificado: Dever cumprido Encerramento da carreira Perda de identidade??? Desinformação??? Instabilidade econômica Instabilidade econômica

14 ASPECTOS QUE PREOCUPAM OS QUE ESTÃO PARA SEAPOSENTAR: Receio de estar despreparado/insegurança. Como ocupar o tempo livre. Dicas. Diversificar atividades. Tomar coragem. Receber orientações para se aposentar bem. Meus direitos e deveres/Como ficará meu salário. Saúde financeira. Medo da depressão

15 ENVELHE...SER 1. Capacidade de dar sentido à existência 2. Resignificação das perdas normais de cada fase. 3. Conjunto de significados construídos ao longo da existência. 4. Processo de interiorização do envelhecimento como algo negativo. Imagens, a princípio distantes da realidade, passam a ser auto-imagens negativas quando se envelhece. Imagens, a princípio distantes da realidade, passam a ser auto-imagens negativas quando se envelhece.

16 CARACTERÍSTICAS DA BAIXA AUTO-ESTIMA NA APOSENTADORIA Insegurança - Inadequação - Perfeccionismo - Dúvidas constantes - Incerto do que se é - Sentimento vago de não ser capaz de realizar nada depressão - Não se permite errar - Necessidade de: agradar de aprovação e reconhecimento

17 O QUE DIMINUI A AUTO-ESTIMA? críticas e autocríticas - Culpa / Abandono / Rejeição - Carência - Frustração - Vergonha / Timidez - Inveja - Insegurança / Medo - Humilhação - Raiva - Perdas e Dependência (financeira e emocional)

18 INDICADORES NEGATIVOS DA AUTO - ESTIMA PROGRESSIVO DO ENFEAMENTO O enfeamento é um processo lento e sutil Ninguém adormece muito bonito para no dia seguinte acordar muito feio.

19 COMO MELHORAR SUA AUTO-ESTIMA NA APOSENTADORIA Livrar-se de conceitos negativos e derrotista Livrar-se de conceitos negativos e derrotista Ser autênticos nos relacionamentos. Ser autênticos nos relacionamentos. Assumir responsabilidade pela própria felicidade e parar de culpar os outros Assumir responsabilidade pela própria felicidade e parar de culpar os outros Viver de modo ativo e não passivo. Viver de modo ativo e não passivo. SE AMAR E SABER QUE TEM O DIREITO DE FAZER ISTO E SER FELIZ. SE AMAR E SABER QUE TEM O DIREITO DE FAZER ISTO E SER FELIZ.

20 INDICADORES NEGATIVOS DA AUTO - ESTIMA Autoconhecimento - MANTER-SE EM FORMA FÍSICA (GOSTAR DA IMAGEM REFLETIDA NO ESPELHO) - IDENTIFICAR AS QUALIDADES E NÃO SÓ OS DEFEITOS - APRENDER COM A EXPERIÊNCIA PASSADA - TRATAR-SE COM AMOR E CARINHO - OUVIR A INTUIÇÃO (O QUE AUMENTA A AUTOCONFIANÇA) - MANTER DIÁLOGO INTERNO - ACREDITAR QUE MERECE SER AMADO(A) E É ESPECIAL - FAZER TODO DIA ALGO QUE O DEIXE FELIZ. PODER FAZER COISAS SIMPLES COMO DANÇAR, LER, DESCANSAR, OUVIR MÚSICA, CAMINHAR.

21 INDICADORES NEGATIVOS DA AUTO-ESTIMA Alterações no processo de comunicação Diminuição e afastamento dos contatos sociais. O telefone antes em comunicação, passa chamar com freqüência cada vez menor. Convites para diferentes acontecimentos sociais a rarear.

22 RESULTADOS DA AUTO-ESTIMA ELEVADA Aumento da vontade em oferecer e receber elogios, - sentimentos de ansiedade e Insegurança diminuem - Harmonia entre o que sente e o que diz - necessidade de aprovação diminui - Maior flexibilidade aos fatos - Autoconfiança elevada - Amor-próprio aumenta / Satisfação pessoal - Maior desempenho profissional - Relações saudáveis - paz interior

23 CONSIDERAÇÕES FINAIS Ter auto-respeito é acreditar que você tem valor, pode fazer amigos, ser amado e estar feliz. É reconhecer que você merece o respeito dos outros e que deve buscar o bem-estar. Ambos são necessários para manter a auto-estima. Independente de outras realizações, se não se valorizar e exigir o respeito dos outros, você não tem auto-estima. Entretanto, a auto-estima não pode ser analisada isoladamente, pois está relacionada a fatores sociais, psicológicos, físicos e econômicos.

24 AUTO – ESTIMA NA APOSENTADORIA AMOR RESPEITO CONFIANÇA. PERDÃO

25 VIVER E NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ! CANTAR, CANTAR E CANTAR A BELEZA DE SER UM ETERNO APRENDIZ. EU SEI, EU SEI QUE A VIDA DEVIA SER BEM MELHOR E SERÁ, MAS ISSO NÃO IMPEDE QUE EU REPITA É BONITA, É BONITA E É BONITA! AUTO–ESTIMA NA APOSENTADORIA


Carregar ppt "AUTO–ESTIMA NA APOSENTADORIA PSICÓLOGA Bárbara Yara Santana Marquês de Aquino de Menezes Mestre em Ciências da Saúde – Área de Reabilitação pela UNIFESP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google