A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Novas competências para novos empregos” e a educação para a globalização. Rui Marques.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Novas competências para novos empregos” e a educação para a globalização. Rui Marques."— Transcrição da apresentação:

1 “Novas competências para novos empregos” e a educação para a globalização.
Rui Marques

2 Roteiro 1. Os países mais desenvolvidos colocam prioridade máxima na definição de estratégias que respondam às questões: que novas competências para o séc. XXI? Como ajustar melhor procura e a oferta de emprego?.... 2. A tendência da globalização é um facto incontornável que exige novas competências. 3. Os programas de mobilidade (Comenius, Erasmus, Leonardo, Grundvig) e ferramentas como o Europass são vitais no desenvolvimento duma estratégia de educação para a globalização.

3 - Consciência cultural e capacidade de expressão.
“New skills for new jobs” (EU) (competências-chave) - Comunicação na língua materna - Comunicação em línguas estrangeiras - Competência matemática e competências básicas em ciência e tecnologia. - Competência digital - Aprender a aprender - Competências cívicas e sociais - Sentido de iniciativa e empreendedorismo - Consciência cultural e capacidade de expressão.

4 “Future Work Skills 2020” (Inst. For the Future) Capacidade cognitiva
Inteligência social Pensamento adaptativo e inovador Competências multi-culturais Pensamento computacional Literacia para os novos media Transdisciplinaridade Desenho mental Gestão cognitiva Colaboração virtual

5 (Cisco / Intel / Microsoft – Univ. Merbourne)
Assessment & teaching 21th. Century skills (Cisco / Intel / Microsoft – Univ. Merbourne) Formas de pensar Criatividade e inovação Pensamento crítico, resolução de problemas, capacidade de decisão Aprender a aprender. Metacognição Formas de trabalhar Comunicação Colaboração / equipa Ferramentas para trabalhar Literacia para a informação Literacia tec. Informação Viver no mundo Cidadania local e global Vida e carreira Responsabilidade pessoal e social

6 “Partnership for 21th. Century Skills”
(EUA) Temas centrais Inglês; Línguas estrangeiras, Artes, Matemática, Economia, Ciências, Geografia, História, Educação cívica. Temas interdisciplinares a abordar nos temas centrais: Consciência global Literacia financeira, económica, empresarial e empreendedora. Literacia cívica Literacia para a saúde Literacia para o Ambiente Competências para a aprendizagem e inovação Criatividade e inovação Pensamento crítico e de resolução de problemas Comunicação e colaboração Lit. para os media, informação e tecnologia Literacia para a informação Literacia para os medi a Literacia para as TIC Literacia para a vida /carreira • Flexibilidade e adaptação • Capacidade de iniciativa e auto-determinação • Comp sociais e interculturais • Produtividade e Responsabilidade • Liderança

7 Framework for 21st Century Learning (Partnership for 21st Century Skills, 2007)

8 Competências aplicadas
O portfólio desejável Saber Saber+Fazer Saber+Ser Conhecimento Competências aplicadas Valores Básico Matemática. Português. Inglês. 2º Língua estrangeira. História. Geografia. Economia. Filosofia. Artes... Específico (formação profissional ou universitária) Resolução de problemas (+ pensamento crítico, capacidade de decisão) Foco em resultados Flexibilidade / Adaptação Criatividade / Inovação Gestão de projectos Trabalho de equipa Aprender a aprender Gestão de conflitos ….. Dever. Responsabilidade. Respeito pelo outro. Honestidade. Lealdade. Sentido de Justiça. Solidariedade.

9 Comércio internacional
Globalização Circulação capitais Comércio internacional Migrações Multinacionais Media & telecom Turismo Pandemias

10 Educação para a Globalização
A globalização redefine cidadania. As fronteiras tornam-se mais fluídas A globalização premeia competências, atitudes e conhecimentos globais. . É necessário que os jovens compreendam o processo de globalização e como ele influencia as suas vidas.

11 A Educação para a globalização compreende:
- Os conhecimentos e as competências que ajudarão os estudantes a entender o mundo “achatado” em que vivem. - Capacidade de integrar trasnversalmente conhecimentos de áreas disciplinares diferentes, de modo a compreender a dinâmica global, dando-lhes a possibilidade de agir sobre ela. - As disposições éticas e de atitude que tornam possível interagir entre seres humanos de diferentes origens geográficas e culturais, com respeito, em paz e com resultados positivos.

12 Educação para a globalização
Compreender as ligações entre local e global, principalmente a interconectivi-dade na economia global, no passado e no presente. Conhecer a geografia global e a economia global assim como as diferentes tradições culturais. Compreender o conceito de cidadania global. Compreender os efeitos das forças demográficas e geográficas nas culturas, histórias e economias globais. Reconhecer as ligações entre sociedades ao longo do tempo e ser capaz de dar exemplos de difusão cultural e tecnológica e de trocas, no passado e no presente. Desenvolver as competências práticas de um cidadão global: tratar de passaporte e de vistos, lidar com diferentes moedas, entender os fusos horários, gerir viagens de avião, ler imprensa internacional, …

13 Competências interculturais
Capacidade de entender e respeitar as outras culturas. Trabalhar efectivamente com pessoas de outros paises e culturas, com respeito, abertura de espírito e compreensão. Ter tido experiência com pessoas de outras culturas e demonstrar flexibilidade e respeito quando se trabalha em equipa. Entender as semelhanças e as diferenças entre seres humanos e as suas culturas. Auto-avaliação em relação às experiências internacionais e interculturais. Traduzir conhecimento e experiência de uma cultura para aprender sobre a outra. Reconhecer a existência e a importância da comunicação não verbal e as suas diferenças em variadas culturas.

14 Resposta a este desafio
Programas de mobilidade e cooperação transnacional (Comenius, Erasmus, Leonardo, Grundvig) Euro-pass Inov-contacto Visitas de estudo e Estágios curricula-res no estran-geiro Formação avançada (MA, MBA, Phd,..) Estudar línguas no estrangeiro / campos férias Progra-mas de intercâm-bio

15 O vosso trabalho é vital para o desenvolvimento de novas competências, que ajudem os portugueses a vencer na era da globalização

16 Educação para a globalização
Competências Competências técnicas para reforçar as capacidades dos estudantes aprenderem sobre o mundo (por exemplo, capacidades de pesquisa) Competências de pensamento crítico e comparativo, incluindo a capacidade de pensar criativamente e integrar conhecimento, mais do que aceitar conhecimento de uma forma não-critica. Atitudes Abertura a aprender e orientação positiva para novas oportunidades, ideias e formas de pensar. Tolerância à ambiguidade e à estranheza. Sensibilidade e respeito pelas diferenças culturais. Capacidade de ver as questões de múltiplas perspectivas. Auto-connhecimento e auto-estima sobre a sua propria identidade e cultura. Conhecimento Conhecimento de geografia e de história do mundo. Consciência da complexidade e interdependência. Compreensão das forças históricas que configura o sistema mundial global. Conhecimento da sua própria história e cultura. Conhecimento da comunicação eficiente, incluindo conhecimento de linguas estrangeiras,conceitos de comunicação intercultural e protocolo profissional internacional. Compreensão da diversidade de valores, crenças, ideias e visões do mundo.


Carregar ppt "“Novas competências para novos empregos” e a educação para a globalização. Rui Marques."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google