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REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO *Fonte: IBGE, Contagem da População 2007 39 municípios 8.051 km 2 19,3 milhões de habitantes 1 de cada 10 brasileiros.

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2 REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO *Fonte: IBGE, Contagem da População municípios km 2 19,3 milhões de habitantes 1 de cada 10 brasileiros moram aqui A cada hora a região incorpora 30 novos moradores

3 37,6 milhões de viagens por dia 25,0 milhões de viagens motorizadas 12,6 milhões de viagens não motorizadas 13,8 milhões de viagens por transporte coletivo 11,2 milhões de viagens por veículos particulares 12,3 milhões de viagens a pé 0,3 milhões de viagens de bicicleta DIVISÃO MODAL DAS VIAGENS DIÁRIAS NA RMSP Fonte: Pesquisa Origem-Destino 2007

4 DIVISÃO MODAL DAS VIAGENS DIÁRIAS NA RMSP TRANSPORTE PÚBLICO PARTICIPAÇÃO MODAL

5 MAPA DA REDE DE TRANSPORTES METROPOLITANOS

6 4 linhas 62,3 km de extensão 56 estações 101 segundos de intervalo nos picos 828 carros motorizados 112,4 milhões carros.km/ano milhões passageiros transportados ¹ /ano milhões de entradas de passageiros/ano 2 15,0% das viagens da RMSP METRÔ DE SÃO PAULO ¹ Corresponde à soma das entradas com as transferências entre linhas nas Estações Sé, Paraíso e Ana Rosa 2 Dados de 2009 LINHAS EM SERVIÇO

7 DEMANDA DE PASSAGEIROS NA REDE MÉDIA DOS DIAS ÚTEIS DEMANDA DE PASSAGEIROS - METRÔ DE SÃO PAULO EntradasPassageiros transportados milhares ABR/ mil entradas / mil passageiros transportados RECORDES mil entradas (07/05/10) / mil passageiros transportados (07/05/10)

8 DEMANDA CARREGAMENTO NA LINHA 3 - VERMELHA DIAS ÚTEIS – PICO DA MANHÃ (07h h30)

9 CARREGAMENTO NA LINHA 1 - AZUL DIAS ÚTEIS – PICO DA TARDE (18h h30) DEMANDA

10 INTERVALOS - METRÔ DE SÃO PAULO HEADWAY (programado) 90s METROS: MOSCOU 95s 101s PARIS SÃO PAULO 110s CARACAS PRAGA 110s 112s T Ó QUIO HONG KONG 115s 130s MEXICO NOVA IORQUE

11 A EXPANSÃO SÃO PAULO NO METRÔ

12 Implantação da expansão da Linha 2 - Verde, trecho Alto do Ipiranga / Vila Prudente Implantação do prolongamento da Linha 2 - Verde, trecho Vila Prudente / Cidade Tiradentes, em monotrilho Implantação da Linha 4 - Amarela - Luz / Vila Sônia Implantação da expansão da Linha 5 - Lilás, trecho Largo Treze / Chácara Klabin Implantação da Linha 6 - Laranja - São Joaquim / Brasilândia Implantação da Linha 15 - Branca - Vila Prudente / Ticoatira Implantação da Linha 16 - Prata - Lapa / Cachoeirinha, em monotrilho Implantação da Linha 17 - Ouro - Jabaquara / Congonhas / Morumbi, em monotrilho EXPANSÃO SÃO PAULO

13 EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS Trecho em constru ç ão 3,0 km Trecho em opera ç ão

14 EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS Inovações tecnológicas Portas de plataforma Bloqueios de acesso com porta de vidro Escadas rolantes inteligentes Ventilação baseada em névoa úmida CBTC Colocação em operação de 16 novos trens: maio de 2010 Operar as estações Tamanduateí e Vila Prudente: julho de 2010 IMPLANTAÇÃO DO TRECHO SACOMÃ / VILA PRUDENTE DA LINHA 2 - VERDE

15 EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS Estação Sacomã IMPLANTAÇÃO DO TRECHO SACOMÃ / VILA PRUDENTE DA LINHA 2 - VERDE

16 EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS

17 Inovações tecnológicas Operação driverless CBTC Portas de plataforma Bloqueios de acesso com porta de vidro Escadas rolantes inteligentes Esteiras rolantes IMPLANTAÇÃO DA LINHA 4 AMARELA - LUZ/ VILA SÔNIA EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS

18 BLOQUEIOS DE ACESSO COM PORTAS DE VIDRO Controle para evitar fraudes e transgressões Segurança do usuário Alto fluxo de passageiros Monitoração à distância EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS

19 ESCADAS ROLANTES Menor consumo de energia Maior velocidade Redução de velocidade quando não utilizada EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS

20 PORTAS DE PLATAFORMA Nova organização do espaço da plataforma Redimensionamento da iluminação e ventilação Redução do nível de ruído nas plataformas Maior segurança e conforto para o usuário Facilidade de monitoração e controle de fluxo de usuários Eliminação de acidentes com usuários na via Eliminação da queda de objetos/lixo na via Baixo custo de limpeza da via Possibilidade de operação de trens totalmente automática - driverless EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS

21 VENTILAÇÃO BASEADA EM NÉVOA ÚMIDA Motores reversíveis (insuflamento e exaustão) Resfriador evaporativo (melhoria do conforto térmico) Telecomando pelo CCO Suporta até 250ºC por duas horas (incêndio) EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS

22 ESTEIRAS ROLANTES Maior velocidade de fluxo Maior conforto aos usuários EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS

23 BLOCO FIXO Maior quantidade de equipamentos e ajustes em campo Códigos de velocidade discretos dependentes de circuitos de via Tolerância de aprox. 300m BLOCO MÓVEL CBTC Permite maior aproximação dos trens 87 km/h 62 km/h 10 km/h 0 km/h 92 km/h EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS

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28 MAPA EM PREPARAÇÃO EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS

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30 TRENS RECEBIDOS LINHA 1 - AZUL: 1 LINHA 2 - VERDE: 16 LINHA 3 - VERMELHA: 4 LINHA 4 - AMARELA: 8 47 novos trens Metrô 07 para a Linha 1 - Azul 16 para a Linha 2 - Verde 10 para a Linha 3 - Vermelha 14 para a Linha 4 - Amarela EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS

31 Reforma e modernização das frotas de trens das Linhas 1 - Azul e 3 - Vermelha Substituição do sistema de sinalização das Linhas 1 - Azul, 2 - Verde e 3 - Vermelha Modernização dos sistemas de telecomunicações das Linhas 1 - Azul, 2 - Verde e 3 - Vermelha Adequação do sistema de alimentação elétrica das Linhas 1 - Azul e 3 - Vermelha Complementação do sistema de monitoração eletrônica das Linhas 1 - Azul, 2 - Verde, 3 - Vermelha e 5 - Lilás Complementação dos recursos de acessibilidade nas Linhas 1 - Azul, 2 - Verde, 3 - Vermelha e 5 - Lilás REFORMA E MODERNIZAÇÃO DOS ATIVOS EXISTENTES

32 LINHA 1 - AZUL: 51 LINHA 3 - VERMELHA: 47 8 TRENS EM 2010 REFORMA E MODERNIZAÇÃO DOS TRENS DO METRÔ EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS

33 ACESSIBILIDADE Metrô acessível a todos cidadãos Elevadores para pessoas com deficiência Rampas para cadeirantes Espaço reservado nos trens Piso tátil Banco para obesos Sinalização tátil Mapa tátil Comunicação visual Sanitários acessíveis EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS

34 COMUNICAÇÃO VISUAL Comunicação visual em português e inglês EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS

35 COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA Audição pública, painéis fixos, painéis multimídia para informar as horas e informações operacionais e institucionais Totens multimídia para fornecer informações gerais (mapa de arredores, linhas de ônibus, pontos notáveis etc.) Áudio: voz e música Vídeo: texto, hora e imagens gráficas Multimídia: áudio e vídeo Mensagens de voz ao vivo e pré-gravadas EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS

36 COMUNICAÇÃO DE EMERGÊNCIA RETRO ILUMINADA Alimentada por bateria (saída e sinalização de borda de passarela de emergência) Alimentada pelo Grupo Gerador Diesel (hidrante e extintores) EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS

37 MONITORAMENTO Monitoramento visual no Centro de Controle Operacional, Salas de controle das estações e Centro de Controle de Segurança Câmeras de vídeo em todos os elevadores Câmeras de vídeo especiais focalizando em áreas de baixa luminosidade ou com presença de fumaça a serem instaladas nas saídas de emergência dos túneis Cobertura de todas as áreas operacionais, pátios, estações e via permanente, para as necessidades de segurança operacional e patrimonial EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS

38 OBRIGADO - GRACIAS JOSÉ JORGE FAGALI Presidente do Metrô de São Paulo


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