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2 REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO
39 municípios 8.051 km2 19,3 milhões de habitantes 1 de cada 10 brasileiros moram aqui A cada hora a região incorpora 30 novos moradores *Fonte: IBGE, Contagem da População 2007 2

3 13,8 milhões de viagens por transporte coletivo
DIVISÃO MODAL DAS VIAGENS DIÁRIAS NA RMSP 13,8 milhões de viagens por transporte coletivo 25,0 milhões de viagens motorizadas 11,2 milhões de viagens por veículos particulares 37,6 milhões de viagens por dia 12,3 milhões de viagens a pé 12,6 milhões de viagens não motorizadas 0,3 milhões de viagens de bicicleta Fonte: Pesquisa Origem-Destino 2007

4 TRANSPORTE PÚBLICO PARTICIPAÇÃO MODAL
DIVISÃO MODAL DAS VIAGENS DIÁRIAS NA RMSP TRANSPORTE PÚBLICO PARTICIPAÇÃO MODAL 19,7 20,4 16,9 68,0 65,3 70,7 76,4 13,4 13,8 15,0 20,3 14,3 12,5 12,6 12,3 12,4 10,2 10,6 11,2 11,9 72,5 75,6 74,5 73,1 67,1 0,0 20,0 40,0 60,0 80,0 100,0 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 % METRÔ TREM METROPOLITANO ÔNIBUS

5 MAPA DA REDE DE TRANSPORTES METROPOLITANOS

6 LINHAS EM SERVIÇO 4 linhas 62,3 km de extensão 56 estações
METRÔ DE SÃO PAULO LINHAS EM SERVIÇO 4 linhas 62,3 km de extensão 56 estações 101 segundos de intervalo nos picos 828 carros motorizados 112,4 milhões carros.km/ano2 975 milhões passageiros transportados¹/ano2 706 milhões de entradas de passageiros/ano2 15,0% das viagens da RMSP ¹ Corresponde à soma das entradas com as transferências entre linhas nas Estações Sé, Paraíso e Ana Rosa 2 Dados de 2009

7 DEMANDA DE PASSAGEIROS NA REDE
DEMANDA DE PASSAGEIROS - METRÔ DE SÃO PAULO DEMANDA DE PASSAGEIROS NA REDE MÉDIA DOS DIAS ÚTEIS milhares 3500 3000 3322 3198 2917 2500 2664 2495 2478 2440 2398 2417 2000 2366 1500 2311 2400 2110 1000 1936 1665 1741 1760 1734 1712 1745 500 00 01 02 03 04 05 06 07 08 09 Entradas Passageiros transportados ABR/ mil entradas / mil passageiros transportados RECORDES mil entradas (07/05/10) / mil passageiros transportados (07/05/10)

8 CARREGAMENTO NA LINHA 3 - VERMELHA
DEMANDA CARREGAMENTO NA LINHA 3 - VERMELHA DIAS ÚTEIS – PICO DA MANHÃ (07h h30)

9 CARREGAMENTO NA LINHA 1 - AZUL
DEMANDA CARREGAMENTO NA LINHA 1 - AZUL DIAS ÚTEIS – PICO DA TARDE (18h h30)

10 INTERVALOS - METRÔ DE SÃO PAULO
HEADWAY (programado) 90s METROS: MOSCOU 95s 101s PARIS SÃO PAULO 110s CARACAS PRAGA 112s TÓQUIO HONG KONG 115s 130s MEXICO NOVA IORQUE

11 A EXPANSÃO SÃO PAULO NO METRÔ

12 Implantação da Linha 4 - Amarela - Luz / Vila Sônia
EXPANSÃO SÃO PAULO Implantação da expansão da Linha 2 - Verde, trecho Alto do Ipiranga / Vila Prudente Implantação do prolongamento da Linha 2 - Verde, trecho Vila Prudente / Cidade Tiradentes, em monotrilho Implantação da Linha 4 - Amarela - Luz / Vila Sônia Implantação da expansão da Linha 5 - Lilás, trecho Largo Treze / Chácara Klabin Implantação da Linha 6 - Laranja - São Joaquim / Brasilândia Implantação da Linha 15 - Branca - Vila Prudente / Ticoatira Implantação da Linha 16 - Prata - Lapa / Cachoeirinha, em monotrilho Implantação da Linha 17 - Ouro - Jabaquara / Congonhas / Morumbi, em monotrilho 12

13 EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS
Trecho em construção 3,0 km operação 13

14 IMPLANTAÇÃO DO TRECHO SACOMÃ / VILA PRUDENTE DA LINHA 2 - VERDE
EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS IMPLANTAÇÃO DO TRECHO SACOMÃ / VILA PRUDENTE DA LINHA 2 - VERDE Inovações tecnológicas Portas de plataforma Bloqueios de acesso com porta de vidro Escadas rolantes inteligentes Ventilação baseada em névoa úmida CBTC Colocação em operação de 16 novos trens: maio de 2010 Operar as estações Tamanduateí e Vila Prudente: julho de 2010

15 IMPLANTAÇÃO DO TRECHO SACOMÃ / VILA PRUDENTE DA LINHA 2 - VERDE
EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS IMPLANTAÇÃO DO TRECHO SACOMÃ / VILA PRUDENTE DA LINHA 2 - VERDE Estação Sacomã

16 EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS

17 IMPLANTAÇÃO DA LINHA 4 AMARELA - LUZ/ VILA SÔNIA
EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS IMPLANTAÇÃO DA LINHA 4 AMARELA - LUZ/ VILA SÔNIA Inovações tecnológicas Operação driverless CBTC Portas de plataforma Bloqueios de acesso com porta de vidro Escadas rolantes inteligentes Esteiras rolantes

18 BLOQUEIOS DE ACESSO COM PORTAS DE VIDRO
EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS BLOQUEIOS DE ACESSO COM PORTAS DE VIDRO Controle para evitar fraudes e transgressões Segurança do usuário Alto fluxo de passageiros Monitoração à distância

19 ESCADAS ROLANTES Menor consumo de energia Maior velocidade
EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS ESCADAS ROLANTES Menor consumo de energia Maior velocidade Redução de velocidade quando não utilizada

20 PORTAS DE PLATAFORMA Nova organização do espaço da plataforma
EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS PORTAS DE PLATAFORMA Nova organização do espaço da plataforma Redimensionamento da iluminação e ventilação Redução do nível de ruído nas plataformas Maior segurança e conforto para o usuário Facilidade de monitoração e controle de fluxo de usuários Eliminação de acidentes com usuários na via Eliminação da queda de objetos/lixo na via Baixo custo de limpeza da via Possibilidade de operação de trens totalmente automática - driverless

21 VENTILAÇÃO BASEADA EM NÉVOA ÚMIDA
EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS VENTILAÇÃO BASEADA EM NÉVOA ÚMIDA Motores reversíveis (insuflamento e exaustão) Resfriador evaporativo (melhoria do conforto térmico) Telecomando pelo CCO Suporta até 250ºC por duas horas (incêndio)

22 ESTEIRAS ROLANTES Maior velocidade de fluxo
EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS ESTEIRAS ROLANTES Maior velocidade de fluxo Maior conforto aos usuários

23 87 km/h 62 km/h 10 km/h 0 km/h 92 km/h BLOCO FIXO BLOCO MÓVEL CBTC
EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS 87 km/h BLOCO FIXO 62 km/h Maior quantidade de equipamentos e ajustes em campo 10 km/h 0 km/h Códigos de velocidade discretos dependentes de circuitos de via Tolerância de aprox. 300m BLOCO MÓVEL CBTC 92 km/h Permite maior aproximação dos trens

24 EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS
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25 EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS
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26 EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS
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27 EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS
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28 EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS
MAPA EM PREPARAÇÃO 28

29 EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS
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30 47 novos trens Metrô TRENS RECEBIDOS LINHA 1 - AZUL: 1
EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS TRENS RECEBIDOS LINHA 1 - AZUL: 1 LINHA 2 - VERDE: 16 LINHA 3 - VERMELHA: 4 LINHA 4 - AMARELA: 8 47 novos trens Metrô 07 para a Linha 1 - Azul 16 para a Linha 2 - Verde 10 para a Linha 3 - Vermelha 14 para a Linha 4 - Amarela 30

31 REFORMA E MODERNIZAÇÃO DOS ATIVOS EXISTENTES
EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS REFORMA E MODERNIZAÇÃO DOS ATIVOS EXISTENTES Reforma e modernização das frotas de trens das Linhas 1 - Azul e 3 - Vermelha Substituição do sistema de sinalização das Linhas 1 - Azul, 2 - Verde e 3 - Vermelha Modernização dos sistemas de telecomunicações das Linhas 1 - Azul, 2 - Verde e 3 - Vermelha Adequação do sistema de alimentação elétrica das Linhas 1 - Azul e 3 - Vermelha Complementação do sistema de monitoração eletrônica das Linhas 1 - Azul, 2 - Verde, 3 - Vermelha e 5 - Lilás Complementação dos recursos de acessibilidade nas Linhas 1 - Azul, 2 - Verde , 3 - Vermelha e 5 - Lilás 31

32 REFORMA E MODERNIZAÇÃO DOS TRENS DO METRÔ
EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS REFORMA E MODERNIZAÇÃO DOS TRENS DO METRÔ 8 TRENS EM 2010 LINHA 1 - AZUL: 51 LINHA 3 - VERMELHA: 47 32

33 ACESSIBILIDADE Metrô acessível a todos cidadãos
EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS ACESSIBILIDADE Metrô acessível a todos cidadãos Elevadores para pessoas com deficiência Rampas para cadeirantes Espaço reservado nos trens Piso tátil Banco para obesos Sinalização tátil Mapa tátil Comunicação visual Sanitários acessíveis

34 COMUNICAÇÃO VISUAL Comunicação visual em português e inglês
EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS COMUNICAÇÃO VISUAL Comunicação visual em português e inglês

35 COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA
EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA Audição pública, painéis fixos, painéis multimídia para informar as horas e informações operacionais e institucionais Totens multimídia para fornecer informações gerais (mapa de arredores, linhas de ônibus, pontos notáveis etc.) Áudio: voz e música Vídeo: texto, hora e imagens gráficas Multimídia: áudio e vídeo Mensagens de voz ao vivo e pré-gravadas

36 COMUNICAÇÃO DE EMERGÊNCIA RETRO ILUMINADA
EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS COMUNICAÇÃO DE EMERGÊNCIA RETRO ILUMINADA Alimentada por bateria (saída e sinalização de borda de passarela de emergência) Alimentada pelo Grupo Gerador Diesel (hidrante e extintores)

37 EXPANSÃO SÃO PAULO – PRINCIPAIS PROJETOS
MONITORAMENTO Monitoramento visual no Centro de Controle Operacional, Salas de controle das estações e Centro de Controle de Segurança Câmeras de vídeo em todos os elevadores Câmeras de vídeo especiais focalizando em áreas de baixa luminosidade ou com presença de fumaça a serem instaladas nas saídas de emergência dos túneis Cobertura de todas as áreas operacionais, pátios, estações e via permanente, para as necessidades de segurança operacional e patrimonial

38 Presidente do Metrô de São Paulo
OBRIGADO - GRACIAS JOSÉ JORGE FAGALI Presidente do Metrô de São Paulo


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