A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sobre a Igreja Mateus 16:13-19. Que dizem de mim? Mt 16:13 E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sobre a Igreja Mateus 16:13-19. Que dizem de mim? Mt 16:13 E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo:"— Transcrição da apresentação:

1 Sobre a Igreja Mateus 16:13-19

2 Que dizem de mim? Mt 16:13 E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que Eu, o Filho do homem, sou? Mt 16:14 E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas. Mt 16:15 Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?

3 A confissão de Pedro Mt 16:16 E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

4 Cristo CRISTOCRISTO = MESSIAS = UNGIDO Aponta para a missão de Jesus como Homem

5 Cristo Is 61:1 O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; At 10:38 Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele. Mt 12:28 Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus. Lc 10:9 E curai os enfermos que nela houver, e dizei- lhes: É chegado a vós o reino de Deus.

6 O testemunho de Davi At 2:29 Homens irmãos, seja-me lícito dizer-vos livremente acerca do patriarca Davi, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura. At 2:30 Sendo, pois, ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para o assentar sobre o seu trono, At 2:31 Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção.

7 A reação de Jesus Mt 16:17 E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem- aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não te revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus..

8 Quem era Simão Jo 1:41 Este [André] achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo).Cristo Jo 1:42 E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).

9 A Rocha Mt 16:18 Pois também eu te digo que tu és Pedro [pedaço de rocha], e sobre esta pedra [rocha- solidez] edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

10 Jesus é a Rocha 1Co 10:4 E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra [ROCHA] era Cristo. At 8:37 E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.

11 Jesus é a Rocha Is 28:16 Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse.

12 Eu edificarei Mt 16:18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

13 Deus, o Pai, é o Arquiteto Heb 11:10 Porque esperava [Abraão] a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice [artesão] e construtor é Deus.

14 Edificação Envolve uma planta, planejamento Por Ele mesmo, Sobre Ele mesmo, quem Ele é e sobre seus ensinos. Com a cooperação do homem.

15 Edificação Envolve uma planta, planejamento Por Ele mesmo, Sobre Ele mesmo, quem Ele é e sobre seus ensinos. Com a cooperação do homem. 1Co 3:10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto [construtor principal], o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. 1Co 3:11 Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.

16 Uma Assembleia de filhos Ef 2:19 Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;

17 Família de Deus Ef 2:19 Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Não apenas assembleia, cidadãos, mas filhos. Como podemos entrar na Igreja? Pelo novo Nascimento.

18 Família de Deus Ef 2:19 Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Não apenas assembleia, cidadãos, mas filhos. Como podemos entrar na Igreja? Pelo novo Nascimento. Jo 1:12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Jo 1:13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

19 Família que expressa o Reino Como podemos entrar no Reino? Também pelo novo o Nascimento. Jo 3:3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Jo 3:5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

20 Família em crescimento Nascer de Novo é o começo. A Igreja tem que ser edificada, tem que ser feita como Eva, ou ela não existirá.

21 Família em crescimento Nascer de Novo é o começo. A Igreja tem que ser edificada, tem que ser feita como Eva, ou ela não existirá. Edificados juntos, sem individualismo, como uma unidade, como um corpo.

22 A Igreja como edifício Ef 2:20 EDIFICADOS sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; Ef 2:21 No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. Ef 2:22 No qual também vós juntamente SOIS EDIFICADOS para morada de Deus em Espírito.

23 A Igreja de pedras vivas 1Pd 2:4 E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, 1Pd 2:5 Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo Sl 127:1 Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

24 A Igreja, a casa de Deus 1Tm 3:15 Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade. Tt 1:7 Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;

25 A Igreja, propriedade de Deus Mt 16:18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; 1Co 11:22 Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo. Gl 1:13 Porque já ouvistes qual foi antigamente a minha conduta no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava.

26 Igreja - Ekkle ̄ sai Igreja - Ekkle ̄ sai – Chamados para fora de. Vem de Ek-Kaleo usado para convocação de um exército para reunir-se. Ek = para fora de; Kaleo = chamar; Klesis = chamamento. Na antiguidade significava a assembleia popular dos cidadãos de uma cidade No NT era um fenômeno politico com regras e deveres visando tomar decisões. At 19:33.

27 Igreja - Ekkle ̄ sai Sinagoga = juntar. (Mt 9x, Mc 8x, Lc 15 x e Jo 2x). Lugar das reuniões dos Judeus. Igreja = uma assembleia. Os chamados para fora do império das trevas, do mundo.

28 Chamados para fora de onde? 1Pd 2:9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 1Pd 2:10 Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.

29 A Igreja ilustrada no VT At 7:36 Foi este que os conduziu para fora, fazendo prodígios e sinais na terra do Egito, e no Mar Vermelho, e no deserto, por quarenta anos. At 7:38 Este é o que esteve entre a congregação [Eklesia- Igreja] no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu as palavras de vida para no-las dar.

30 Assembleia em Mateus 18 Mt 18:15 Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão.... Mt 18:17 E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano. Mt 18:18 Em verdade vos digo que tudo o que ligardes [plural, não somente Pedro] na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Mt 18:20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.

31 Assembleia em Mateus 18 Chamados para fora do mundo Reunidos no nome do Senhor e em torno dEle Para tratar dos Seus negócios

32 Reino dos céus Mt 16:19 E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

33 Reino dos céus Soberano Governo do Universo

34 Reino dos céus Soberano Governo do Universo De Eternidade a eternidade

35 Reino dos céus Soberano Governo do Universo De Eternidade a eternidade Não é geográfico nem político

36 Reino dos céus Soberano Governo do Universo De Eternidade a eternidade Não é geográfico nem político Tem relação com a pessoa do Rei

37 Reino dos céus Soberano Governo do Universo De Eternidade a eternidade Não é geográfico nem político Tem relação com a pessoa do Rei Reino = Rei

38 Reino dos céus Soberano Governo do Universo De Eternidade a eternidade Não é geográfico nem político Tem relação com a pessoa do Rei Reino = Rei Reino implica o caráter do Rei sobre o domínio Onde o Reino está, seu caráter é visto e vice-versa:

39 Reino dos céus Soberano Governo do Universo De Eternidade a eternidade Não é geográfico nem político Tem relação com a pessoa do Rei Reino = Rei Reino implica o caráter do Rei sobre o domínio Onde o Reino está, seu caráter é visto e vice-versa: Sl 19:1 Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Sl 97:6 Os céus anunciam a sua justiça, e todos os povos vêem a sua glória.

40 Rebelião e consequências Rebelião nos céus e Rebelião na terra.

41 Rebelião e consequências Rebelião nos céus e Rebelião na terra. A autoridade de Deus ainda está sobre Lúcifer e o homem caído.

42 Rebelião e consequências Rebelião nos céus e Rebelião na terra. A autoridade de Deus ainda está sobre Lúcifer e o homem caído. O que mudou com a rebelião? A submissão não é absoluta.

43 Rebelião e consequências Rebelião nos céus e Rebelião na terra. A autoridade de Deus ainda está sobre Lúcifer e o homem caído. O que mudou com a rebelião? A submissão não é absoluta. Consequência: o caráter de Deus já não mais sobre Lúcifer. Seu próprio caráter sobre o mundo. Mentira, morte, destruição, roubo, violência...

44 Rebelião e consequências Consequência: a imagem de Deus sobre o homem foi mudada. Agora toma a imagem de Adão Na verdadeira conversão: voluntariamente e desejosamente nos sujeitamos de forma absoluta ao Seu governo. Aí Deus pode colocar o Seu caráter sobre nós tal que expressemos Deus e Sua Glória.

45 Reino dos céus Este é o trabalho de restauração que Deus está fazendo. O Reino de Deus nos céus é perfeito. Satanás está fora. O problema está na terra. Por isso Deus está trazendo o Seu reino à terra. Venha o Teu Reino, faça a Tua vontade assim na terra como no céu.

46 O Reino no coração do Pai Deus tinha em mente um Reino para si mesmo prometendo a terra a Abraão.

47 O Reino no coração do Pai Deus tinha em mente um Reino para si mesmo prometendo a terra a Abraão Saída do Egito, mar vermelho, cântico de vitória com Deus no meio. Exodo 15. O Senhor como Rei.

48 O Reino no coração do Pai Deus tinha em mente um Reino para si mesmo prometendo a terra a Abraão Saída do Egito, mar vermelho, cântico de vitória com Deus no meio. Exodo 15. O Senhor como Rei. Ex 15:16 Espanto e pavor caiu sobre eles; pela grandeza do teu braço mudeceram como pedra; até que o teu povo houvesse passado, ó SENHOR, até que passasse este povo que adquiriste.

49 O Reino no coração do Pai Deus tinha em mente um Reino para si mesmo prometendo a terra a Abraão Saída do Egito, mar vermelho, cântico de vitória com Deus no meio. Exodo 15. O Senhor como Rei. Ex 15:16 Espanto e pavor caiu sobre eles; pela grandeza do teu braço mudeceram como pedra; até que o teu povo houvesse passado, ó SENHOR, até que passasse este povo que adquiriste. Ex 15:17 Tu os introduzirás, e os plantarás no monte da tua herança, no lugar que tu, ó SENHOR, aparelhaste para a tua habitação, no santuário, ó Senhor, que as tuas mãos estabeleceram.

50 O Reino no coração do Pai Deus tinha em mente um Reino para si mesmo prometendo a terra a Abraão Saída do Egito, mar vermelho, cântico de vitória com Deus no meio. Exodo 15. O Senhor como Rei. Ex 15:16 Espanto e pavor caiu sobre eles; pela grandeza do teu braço mudeceram como pedra; até que o teu povo houvesse passado, ó SENHOR, até que passasse este povo que adquiriste. Ex 15:17 Tu os introduzirás, e os plantarás no monte da tua herança, no lugar que tu, ó SENHOR, aparelhaste para a tua habitação, no santuário, ó Senhor, que as tuas mãos estabeleceram. Ex 15:18 O SENHOR reinará eterna e perpetuamente;

51 O Reino no coração do Pai No Monte Sinai promete um Reino de Sacerdotes se eles obedecessem e guardassem a aliança (Ex 19:5-6). Queria um Reino na terra que o representasse.

52 O Reino no coração do Pai No Monte Sinai promete um Reino de Sacerdotes se eles obedecessem e guardassem a aliança (Ex 19:5-6). Queria um Reino na terra que o representasse. Ex 19:5 Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.

53 O Reino no coração do Pai No Monte Sinai promete um Reino de Sacerdotes se eles obedecessem e guardassem a aliança (Ex 19:5-6). Queria um Reino na terra que o representasse. Ex 19:5 Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.

54 O Reino no coração do Pai Ex 19:5 Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. Exo 19:6 E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.

55 O Reino no coração do Pai Depois do tempo dos juízes o povo pede um rei como as nações. Deus lhes dá Saul. Por quarenta anos tiveram que aprender o que são os reis da terra.

56 O Reino no coração do Pai Depois do tempo dos juízes o povo pede um rei como as nações. Deus lhes dá Saul. Por quarenta anos tiveram que aprender o que são os reis da terra. Deus reprova Saul e acha Davi um homem segundo o Seu coração de Deus, que conhecia a Sua autoridade de Deus e que faria toda a sua vontade. Agora Deus Reinaria através de Davi.

57 O Reino no coração do Pai Depois do tempo dos juízes o povo pede um rei como as nações. Deus lhes dá Saul. Por quarenta anos tiveram que aprender o que são os reis da terra. Deus reprova Saul e acha Davi um homem segundo o Seu coração de Deus, que conhecia a Sua autoridade de Deus e que faria toda a sua vontade. Agora Deus Reinaria através de Davi. Mas Deus não tinha ainda o Seu Reino na terra, como Ele pretendia. O Reino de Davi era uma sombra.

58 Reino dos céus A realidade só quando Jesus nasceu. Uma pessoa onde o Governo Absoluto de Deus se manifestou. Jesus expressou absoluta obediência e sujeição.

59 Reino dos céus A realidade só quando Jesus nasceu. Uma pessoa onde o Governo Absoluto de Deus se manifestou. Jesus expressou absoluta obediência e sujeição. Em Cristo o caráter de Deus foi completamente manifesto. Quem vê a mim, vê ao Pai.

60 Reino dos céus A realidade só quando Jesus nasceu. Uma pessoa onde o Governo Absoluto de Deus se manifestou. Jesus expressou absoluta obediência e sujeição. Em Cristo o caráter de Deus foi completamente manifesto. Quem vê a mim, vê ao Pai. Mas Jesus veio para estabelecer [não apenas salvar uns poucos] o Reino de Deus na terra com um povo que chamaria do mundo, libertando este povo do império das trevas.

61 A promessa do Reino Dn 2:44 Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre,

62 A promessa do Reino Dn 2:44 Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre, Dn 2:45 Da maneira que viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro; o grande Deus fez saber ao rei o que há de ser depois disto. Certo é o sonho, e fiel a sua interpretação.

63 O cumprimento Mt 3:2 E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Mt 4:17 Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus [na pessoa do Rei].

64 Permaneçam em Jerusalém Mc 9:1 Dizia-lhes também: Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte sem que vejam chegado o reino de Deus com poder. Lc 24:49 E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.

65 Em Jerusalém - Pentecostes At 1:12 Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado.

66 Em Jerusalém – nasce a Igreja At 2:1 E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; At 2:2 E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. At 2:3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. At 2:4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

67 Acrescentados à Igreja At 2:41 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram- se quase três mil almas; At 2:47 Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

68 A Igreja é Invencível Mt 16:18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

69 As chaves do Reino Mt 16:19 E eu te darei [a Pedro] as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

70 Chaves Representam autoridade: O poder para abrir, fechar e administrar Is 22:22 E porei a chave da casa de Davi sobre o seu ombro, e abrirá, e ninguém fechará; e fechará, e ninguém abrirá. Os apóstolos fizeram isto através do ensino e pregação do Reino.

71 As chaves - autoridade Mt 18:18 Em verdade vos [à Igreja] digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Mt 18:19 Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Mt 18:20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.

72 Autoridade e poder Jo 20:22 E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. Jo 20:23 Àqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos. At 1:8 Mas recebereis o poder do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

73 Pedro usa a chave com os Judeus At 2:36 Saiba, pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo [EVANGELHO DO REINO]. At 2:37 E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? At 2:38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados [Graça]; e recebereis o dom do Espírito Santo; [ Não diz para crer]

74 Pedro usa a chave com os Gentios Cornélio – Atos 10 At 10:11 E viu o céu aberto, e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra. At 10:12 No qual havia de todos os animais quadrúpedes e répteis da terra, e aves do céu. At 10:13 E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come. At 10:14 Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda. At 10:15 E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou. At 10:16 E aconteceu isto por três vezes; e o vaso tornou a recolher- se ao céu.

75 Pedro usa a chave com os Gentios At 10:28 E disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um homem judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo. At 10:42 E nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos. At 10:43 A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.

76 Igreja = Corpo – Organismo Ef 1:22 E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, Ef 1:23 Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.

77 Igreja = Corpo 1Co 12:12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. 1Co 12:13 Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. 1Co 12:14 Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.

78 Desde então … Mt 16:20 Então mandou aos seus discípulos que a ninguém dissessem que ele era Jesus o Cristo. Mt 16:21 Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia [tinha que passar pela cruz].

79 Corpo – dons/edificar 1Co 12:4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 1Co 12:5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 1Co 12:6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.

80 Corpo – dons/edificar 1Co 12:4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 1Co 12:5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 1Co 12:6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.

81 A manifestação do Espírito 1Co 12:7 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. a um... pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; a outro a operação de maravilhas; a outro a profecia; a outro o dom de discernir os espíritos; a outro a variedade de línguas; a outro a interpretação das línguas. 1Co 12:11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

82 Diversidades de Ministérios 1Co 12:12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. –Pé –Ouvido –Olho –Olfato –Mão

83 Diversidades de Operações 1Co 12:28 E a uns pós Deus na igreja primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. São todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres? Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos? 1Co 12:31 Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.

84 Funções e dons diferentes Rm 12:4 Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, Rm 12:5 Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. Rm 12:6 De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;.

85 Funções e dons diferentes Rm 12:7 Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; Rm 12:8 Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.

86 O ensino aos Efésios Ef 4:11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, Ef 4:12 QUERENDO o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, PARA EDIFICAÇÃO do corpo de Cristo; Ef 4:13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Ef 4:14 Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.

87 Objetivo 1Co 14:3 Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação. 1Co 14:4 O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. 1Co 14:12 Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja. 1Co 14:26 Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.

88 A Igreja = Novo Homem Ef 4:24 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. 2Co 5:17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. Gl 6:15 Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura. Ef 2:15 Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,

89 A Igreja = a noiva do cordeiro Ap 19:7 Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. Ap 21:2 E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. Ap 21:9 E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro. Ap 22:17 E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.

90 A Igreja = um exército Ef 6:11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Ef 6:12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Ef 6:13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.

91 A Igreja = um exército 2Co 10:3 Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. 2Co 10:4 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; 2Co 10:5 Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo; 2Co 10:6 E estando prontos para vingar toda a desobediência, quando for cumprida a vossa obediência.

92 A Igreja = lavoura de Deus 1Co 3:5 Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? 1Co 3:6 Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. 1Co 3:7 Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. 1Co 3:8 Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. 1Co 3:9 Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.

93 A Igreja = ramos da videira Jo_15:1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Jo_15:4 Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Jo_15:5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

94 A Igreja = ramos da videira 1Co 3:5 Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? 1Co 3:6 Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. 1Co 3:7 Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. 1Co 3:8 Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. 1Co 3:9 Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.

95 O que é a Igreja? Nação Santa Povo adquirido Povo de Deus Os primogênitos escritos nos céus Os salvos O corpo de Cristo Um novo Homem Um Exército Lavoura A noiva do Cordeiro Família de Deus Santos Edifício Templo Santo Morada de Deus Pedras Vivas Casa spiritual Sacerdócio Santo Casa de Deus Assembleia Geração Eleita Sacerdócio Real

96 Complementos

97 Filho do Homem Mat_8:20 E disse Jesus: As raposas têm covis, e Mat_16:27 Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras. Mat_25:13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir. Act_7:56 E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus

98 Filho do Homem Mat_8:20 E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. Mat_12:8 Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor. Mat_12:40 Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.

99 Filho do Homem Rev_1:13 E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro. Rev_14:14 E olhei, e eis uma nuvem branca, e assentado sobre a nuvem um semelhante ao Filho do homem, que tinha sobre a sua cabeça uma coroa de ouro, e na sua mão uma foice aguda.

100 VERSÍCULOS CHAVES SOBRE A IGREJA 1Co_11:22 Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo. 1Co_12:28 E a uns pós Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. 1Co_14:4 O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.

101 VERSÍCULOS CHAVES SOBRE A IGREJA 1Co_14:5 E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação. 1Co_14:12 Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja. 1Co_14:19 Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida.

102 VERSÍCULOS CHAVES SOBRE A IGREJA 1Co_14:23 Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos? 1Co_14:28 Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus. 1Co_14:35 E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja. 1Co_15:9 Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus..

103 VERSÍCULOS CHAVES SOBRE A IGREJA Gal_1:13 Porque já ouvistes qual foi antigamente a minha conduta no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava. Eph_1:22 E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, Eph_3:10 Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, Eph_5:23 Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo..

104 VERSÍCULOS CHAVES SOBRE A IGREJA Eph_5:24 De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Eph_5:25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Eph_5:27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coIs semelhante, mas santa e irrepreensível. Eph_5:29 Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;

105 VERSÍCULOS CHAVES SOBRE A IGREJA Eph_5:32 Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. Col_1:18 E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Col_1:24 Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja; 1Ti_3:5 (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?);

106 VERSÍCULOS CHAVES SOBRE A IGREJA 1Ti_3:15 Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade. Heb_12:23 A universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;

107 VERSÍCULOS CHAVES SOBRE A IGREJA Jas_5:14 Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; 1Pe 2:4 E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, 1Pe 2:5 Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.

108 VERSÍCULOS CHAVES SOBRE A IGREJA 1Pe 2:6 Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido. 1Pe 2:7 E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina, 1Pe 2:8 E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo,

109 VERSÍCULOS CHAVES SOBRE A IGREJA 1Pe 2:9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 1Pe 2:10 Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia. 1Pe 2:11 Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma;

110 Daniel fala desta Rocha Dn 2:35 Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como pragana das eiras do estio, e o vento os levou, e não se achou lugar algum para eles; mas a pedra, que feriu a estátua, se tornou grande monte, e encheu [muitas pequenas pedras] toda a terra.

111 Os reinos deste mundo Babilonia - Nabucodonuozor Medos & Persa - Ciro Grego - Alexandre Romano – Julio Cesar

112 O que é a Igreja? Nação Santa Povo adquirido Povo de Deus Os primogênitos escritos nos céus Os salvos O corpo de Cristo Um novo Homem Um Exército Lavoura A noiva do Cordeiro Família de Deus Santos Edifício Templo Santo Morada de Deus Pedras Vivas Casa spiritual Sacerdócio Santo Casa de Deus Assembleia Geração Eleita Sacerdócio Real

113 Universal Assembleia Hb 12:22 Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos; Hb 12:23 A universal assembléia [multidão] e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;

114 A chave de Davi Is 22:22 E porei a chave da casa de Davi sobre o seu ombro, e abrirá, e ninguém fechará; e fechará, e ninguém abrirá Ap 3:7 E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:


Carregar ppt "Sobre a Igreja Mateus 16:13-19. Que dizem de mim? Mt 16:13 E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google