A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NEEMIAS, INTEGRIDADE E CORAGEM EM TEMPOS DE CRISE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NEEMIAS, INTEGRIDADE E CORAGEM EM TEMPOS DE CRISE."— Transcrição da apresentação:

1 NEEMIAS, INTEGRIDADE E CORAGEM EM TEMPOS DE CRISE

2 TEXTO ÁUREO: Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer; porque cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco? Neemias 6.3b.

3 Contexto Histórico: Esdras havia voltado e reconstruído o Altar e o Templo (Ed 3.1-7). (Oração e Adoração) A narração do início do capítulo 6, mostra-nos que os muros haviam sido construídos, mas faltavam as portas e os portais. Eles reconstruíram os muros pois uma cidade sem muros representa um alvo fácil. Após a reconstrução destes, era necessário tapar as únicas portas de entrada pelas quais os inimigos teriam entrada na cidade.

4

5 1 - As portas permitem a entrada e a saída de pessoas e/ou objetos. 2 - As portas representam controle.

6 Apesar de estarem prontos o altar, o Templo e os muros, se as portas não estivessem fechadas, ainda existiriam brechas que poderiam trazer prejuízos. As brechas (Ez 22.30): Através delas o inimigo vislumbra o nosso território e consegue penetrar em nossa cidade.

7 Neste contexto, os inimigos de Jerusalém lançam o seu último grande ataque. Este ataque nos mostra que o inimigo de nossas almas (Satanás) trabalha de várias maneiras visando nos derrotar (1 Pe 5.8). A tentação de Jesus (Mt : Necessidades Básicas, Desobediência, Poder e Glória) Precisamos ter discernimento e observar que o nosso inimigo não se limita aos homens, mas aos principados e potestades (Ef 6.14, 1 Jo 5.19).

8 Tobias, Gesém e Sambalate sabiam que se os muros fossem realmente terminados, ficaria muito difícil pelejar contra aquele povo e, sendo assim, ele começa outra campanha. 1 – Armadilhas (Ne 6.1,2): Fizeram um convite a Neemias para deixar o que ele estava fazendo e ir ao encontro deles.

9 As mentiras (Ne 6.6-9): O conceito de mentira é: engano propositado ou FALSIDADE. História falsa ou aquilo que engana ou ilude, FANTASIA, ILUSÃO. As mentiras trazem grande prejuízo às pessoas envolvidas. Precisamos vigiar para não sermos usados pelo inimigo de nossas almas que é o pai da mentira (Jo 8.44). As calúnias são acusações falsas que ferem a honra ou a reputação. É o mesmo que mentira, invenção ou embuste.

10 O que encobre o ódio tem lábios falsos e o que espalha a calúnia é um insensato. Provérbios 10.18

11 Os inimigos de Neemias contrataram os serviços de um falso profeta chamado Semaías (Ne ). Os falsos profetas estão no meio do povo de Deus, disfarçados de ovelhas, mas na verdade são lobos devoradores (1 Jo 4.1).

12 ESTOU FAZENDO UMA GRANDE OBRA! 1 – Apesar das dificuldades e da pressão, Neemias manteve firmemente a sua posição de servo de Deus, pois ele tinha discernimento de espíritos. a) Ele não perdeu o foco: O foco é o nosso alvo, o objetivo. (Lc ). b) Quando estamos com os olhos fixados em nosso alvo, não olhamos para a direita e nem para a esquerda. c) A necessidade de terminar o muro era maior. d) O Senhor de alguma forma o fez enxergar a astúcia daqueles homens.

13 Vivemos em um mundo que nos apresenta inúmeras atrações e, algumas destas, não correspondem aos preceitos do Senhor. Parafraseando, Neemias disse: Não vou me sujeitar a estas coisas, pois o que eu estou fazendo é muito mais importante. Precisamos pensar nas coisas que são do alto (Cl 3.1,2). Não precisamos nos rebaixar para as coisas do mundo. Lembremo-nos que as coisas físicas são temporais, mas as coisas espirituais são eternas.

14 Só não teremos sucesso de desistirmos (2 Tm 4.7). O nosso caminho terminará no céu (Pv 4.18). Precisamos ser firmes e constantes até o fim (1 Co 15.58; Ap 2.10).


Carregar ppt "NEEMIAS, INTEGRIDADE E CORAGEM EM TEMPOS DE CRISE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google