Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Economia Aula 09 a
2
Sistemas Econômicos - Elementos Básicos
Estoque de recursos ou fatores de produção. Complexo das unidades de produção. Conjunto de instituições.
3
Sistemas Econômicos - Classificação
Capitalista - economia de mercado. Socialista - economia centralizada - economia planificada.
4
BENS E SERVIÇOS - Conceito
É tudo aquilo que satisfaz direta ou indiretamente os desejos e necessidades dos seres humanos.
5
BENS E SERVIÇOS - Tipos de Bens
Bens Livres: São aqueles que existem em quantidades ilimitadas, são abundantes, satisfazem necessidades, e podem ser obtidos com pouco ou nenhum esforço humano. Ex: ????
6
BENS E SERVIÇOS - Tipos de Bens
Bens Econômicos: são relativamente escassos e supõem a ocorrência de esforço humano na sua obtenção. BENS ECONÔMICOS TANGÍVEIS BENS MATERIAIS
7
BENS E SERVIÇOS - Tipos de Bens
BENS DE CONSUMO: são aqueles que não precisam de mais nenhuma transformação e que já estão prontos para serem consumidos. - Não Duráveis: satisfazem necessidades imediatas. Ex. alimentos. - Duráveis: satisfazem necessidades indiretas. Ex: eletrodomésticos, máquinas.
8
BENS E SERVIÇOS - Tipos de Bens
BENS DE CAPITAL: são aqueles que se destinam à fabricação de novos bens. São conhecidos também como bens de produção.
9
BENS E SERVIÇOS - Tipos de Bens
Bens Intangíveis: São aquelas atividades que, sem criar objetos materiais, se destinam direta ou indiretamente a satisfazer necessidades humanas.
10
Gráfico da Curva de Possibilidade
11
A curva das possibilidades de produção representa assim, para cada nível de produção de um produto a quantidade máxima do outro. Esta curva é côncava em relação à origem, traduzindo o fato de à medida que aumentamos a quantidade de um produto (por exemplo de trigo) maior quantidade de batata temos que deixar de produzir por cada unidade de trigo adicional que pretendemos - ou seja - a substituição entre os dois produtos não se faz sempre na mesma proporção.
12
Deslocamento da Curva de Possibilidade
13
Fluxo Real da Economia
14
Fluxo Circular da Renda
15
Demanda e Oferta * Oferta e demanda são forças que movem as economias de mercado, determinam a quantidade produzida e o preço pelo qual será vendido. * Os preços são responsáveis pela alocação de recursos escassos na economia.
16
Demanda e Oferta Mercados: Grupos de compradores e vendedores de um dado bem ou serviço. Mercados competitivos: É um mercado em que há muitos compradores e muitos vendedores de forma que cada um deles exerce um impacto negligenciável sobre os preços de mercado.
17
Demanda e Oferta A oferta e a demanda referem-se a comércio. Os compradores adquirem bens com o dinheiro e os vendedores ganham dinheiro vendendo bens.
18
Demanda e Oferta Demandantes Demandantes são os compradores.
Ofertantes Ofertantes são os vendedores.
19
Demanda e Oferta A quantidade realmente adquirida ou vendida de um produto não tem que ser necessariamente iguais a quantidade demandada ou ofertada. Quantidade demandada refere-se a quantidade que os compradores estariam dispostos a pagar para adquirir um determinado bem. Quantidade ofertada refere-se a quantidade que os vendedores estariam dispostos a vender por vários preços.
20
Lei da Demanda A Lei da Demanda afirma que quando o preço aumenta, a quantidade demandada diminui, supondo-se tudo o mais permaneça constante. Esse tudo o mais são os determinantes da demanda, com exceção do preço, incluindo fatores como renda e preferência do consumidor.
21
Lei da Demanda Com tudo o mais constante dizemos que a quantidade demandada e o preço tem uma relação inversa (ou negativa). Se o preço aumenta a quantidade demandada caí, e quando o preço diminui a quantidade demandada aumenta.
22
Por que a Lei da Demanda se mantém?
Efeito do comprador adicional Efeito renda Efeito substituição
23
Lei da Oferta Lei da Oferta: A Lei da Oferta afirma que quando o preço aumenta, a quantidade ofertada aumenta, supondo-se tudo o mais permaneça constante.
24
Outros Elementos Os desejos e necessidades das pessoas;
O poder de compra; A disponibilidade dos serviços; A capacidade das empresas de produzirem determinadas mercadorias com o nível tecnológico desejado.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.