A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEORIA DA OFERTA E DA PROCURA Prof. Me. Wesley Vieira Borges.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEORIA DA OFERTA E DA PROCURA Prof. Me. Wesley Vieira Borges."— Transcrição da apresentação:

1 TEORIA DA OFERTA E DA PROCURA Prof. Me. Wesley Vieira Borges

2

3 Teoria da Demanda (Procura) Conceito Expressa o desejo que as pessoas têm de consumir bens e serviços aos preços de mercado por unidade de tempo, mantendo-se os outros fatores constantes (coeteris paribus). Expressa a relação entre as quantidades de um determinado bem ou serviço e seus preços alternativos.

4 Demanda Fatores deslocadores da demanda: Preços de produtos substitutos (Ps); Preços de produtos complementares (Pc); Renda dos consumidores (R); Expectativas futuras quanto aos preços futuros, abastecimento (E); Condições climáticas como temperatura, precipitações (C); Mudança nas preferências dos consumidores (G); Tradições, aspectos culturais e religiosos (T); Número de compradores potenciais ou população (POP); Outros.

5 Demanda Preços dos bens substitutos: Entre peixe e frango, o aumento do preço do frango faz o consumo do peixe aumentar. Preços dos bens complementares: Entre peixe e arroz, o aumento do preço do arroz faz o consumo do peixe diminuir. R$ 4,80 R$ 15,90R$ 9,90 R$ 10,0 R$ 2,65 + R$ 10,0 + R$ 4,59

6 Demanda Renda dos consumidores: Um aumento na renda do consumidor faz o consumo de bens e serviços aumentar. Expectativas futuras: A expectativa otimista para o comportamento da economia faz os produtores aumentarem a produção.

7 Demanda Condições climáticas: Condições climáticas desfavoráveis compromete a produção e comercialização de produtos agrícolas. Gostos dos consumidores: Maior preferência por peixe faz o consumo de peixe aumentar.

8 Demanda Tradições e aspectos culturais e religiosos: Tradição cristã de comer peixe durante a Semana Santa faz o consumo de peixe aumentar no período. Número de consumidores: Aumento no número de consumidores faz aumentar o consumo de bens e serviços. BACALHAU

9 Demanda Função de demanda: Q = f (P, Pc, Ps, R, E, C,G, T, N,...) Q = f (P / Pc, Ps, R, E, C,G, T, N,...) ou

10 Demanda Representação Tabular: Quantidade (kg) Preço ($) 55,00 104,00 153,50 203,00 252,50 302,00 351,50 401,00 Fórmula Matemática : Q = a – b.P Q: quantidade por unidade de tempo; P: preço do bem

11 Demanda Representação gráfica: (kg) Curva de Demanda: Representa a relação entre os preços alternativos e quantidades demandada do bem por unidade de tempo, coeteris paribus.

12 Um aumento no preço do produto levará à redução na sua quantidade demandada, enquanto que uma queda no preço do bem causará um aumento na quantidade demandada, vice- versa. Isto ocorre por que à medida que as pessoas consomem mais de um bem, tendem a valorizar menos cada unidade adicional do produto (Princípio da Utilidade Marginal Decrescente). Lei da Demanda P  Q

13 $ Q P0P0 P1P1 Q1Q1 Q0Q0 A B DEMANDA

14 Teoria da Oferta Conceito: Representa o desejo dos produtores em produzir e colocar um produto no mercado por unidade de tempo. Expressa uma relação entre as quantidades vendidas de um determinado bem ou serviço e os preços alternativos de mercado por unidade de tempo, coeteris paribus.

15 Oferta Fatores deslocadores da oferta: Custo de produção através de mudanças no nível de preços dos fatores de produção (C); Mudança no nível tecnológico pela aplicação de uma melhor forma de combinar os fatores de produção (NT); Condições climáticas que afetem os níveis de produção (escassez de precipitações, geadas, altas ou baixas temperaturas) (CC); Os preços de produtos que concorrem pelos mesmos fatores de produção (PP); As expectativas futuras sobre as condições de mercado (oferta e demanda, preços de bens complementares e substitutos) (EF).

16 Oferta Custo de produção (C); Quanto maior o custo de produção menor será a oferta do produto; Nível tecnológico (NT); Quanto mais avançado o nível tecnológico, maior será a oferta do produto.

17 Oferta Condições climáticas (CC): Quanto mais favoráveis as condições climáticas maior será a oferta do produto; Os preços de produtos concorrentes (PP): Quanto maior for a competição pelos fatores de produção menor será a oferta de uma produto particular.

18 Oferta As expectativas futuras (EF): Quanto mais prováveis forem as expectativas futuras dos produtores quanto à elevação dos preços, maior será a oferta do produto.

19 Q = f (P / C, NT, CC, PP, EF,...) Oferta Função de Oferta: Q = f (P, C, NT, CC, PP, EF,...)

20 Oferta Representação tabular: Preços/kg (R$) Quantidade (1.000 kg) 8,0012 7,0010 6,008 5,006 4,004 3,002 2,000 Fórmula Matemática: Q = a + b.P Q: quantidade por unidade de tempo; P: preço do bem

21 Oferta Quantidade / tempo Preço OFERTA 2,00 3,00 4,00 5,00 6,00 7,00 8,00 24681012 Curva de Oferta: Representa a relação entre os preços alternativos e quantidades ofertadas do bem por unidade de tempo, coeteris paribus.

22 Oferta Lei da Oferta: Aumento no preço do produto aumenta a quantidade ofertada enquanto que, uma diminuição no preço leva à redução na quantidade ofertada, coeteris paribus. P  Q

23 Lei da Oferta Quantidade / tempo Preço OFERTA 4,00 6,00 48 A B

24 Equilíbrio de Mercado A interação das curvas de demanda e oferta determina o preço e a quantidade de equilíbrio de um bem ou serviço de um dado mercado. A lei da oferta e da procura tende ao equilíbrio Equilíbrio de Mercado se dá: OFERTA = Demanda Q 0 = Q d

25 OFERTA E DEMANDA DO BEM X Preço ($)QuantidadeSituação de mercado ProcuradaOfertada 1,0011.0001.000Excesso de procura 3,009.0003.000Excesso de procura 6,006.000 Equilíbrio de mercado 8,004.0008.000Excesso de oferta 10,002.00010.000Excesso de oferta

26 Equilíbrio de Mercado


Carregar ppt "TEORIA DA OFERTA E DA PROCURA Prof. Me. Wesley Vieira Borges."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google