A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL"— Transcrição da apresentação:

1

2 Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Prof. Renato A. dos Santos

3 Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado
Introdução – Breve histórico: Os fundamentos da análise da demanda ou procura estão alicerçados no conceito subjetivo de utilidade. Utilidade – é a qualidade que os bens econômicos possuem de satisfazer as necessidades humanas. Baseia-se em aspectos psicológicos ou preferências, e difere de consumidor para consumidor (uns preferem uísque, outros cerveja ...).

4 Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado
Teoria do Valor-Utilidade: Contrapõe-se à chamada Teoria do Valor-Trabalho, desenvolvida pelos economistas clássicos (Malthus, Smith, Ricardo, Marx). É formado pela sua demanda, isto é, pela satisfação que o bem representa para o consumidor. Teoria do Valor-Trabalho: É formada pelo lado da oferta, através dos custos do trabalho incorporados ao bem. É objetiva – depende de custos.

5 Teoria do Valor-Utilidade
Veio complementar a Teoria do Valor-Trabalho, pois não era mais possível predizer o comportamento dos preços. Oferta: mão-de-obra, Terra e Capital. Demanda: Padrão de gostos, hábitos e renda. Permitiu diferenciar o valor de uso do valor de troca de um bem. Valor de uso é a utilidade que ele representa para o consumidor. Valor de troca se forma pelo preço no mercado, pelo encontro da oferta e da demanda.

6 Utilidade Total e Utilidade Marginal
O chamado paradoxo da água e do diamante ilustra a importância do conceito de utilidade marginal. Por que a água, mais necessária, é tão barata, e o diamante, supérfluo, tem preço tão elevado? Ocorre que a água tem grande utilidade total, mas baixa utilidade marginal (é abundante), enquanto o diamante, por ser escasso, tem grande utilidade marginal e total.

7 Demanda do Mercado Conceito:
Demanda ou procura é a quantidade de um determinado bem ou serviço que o consumidor quer adquirir em um determinado tempo. A procura depende de variáveis que influencia o consumidor: o preço do bem ou serviço; o preço dos outros bens; a renda do consumidor; o gosto ou preferência do indivíduo.

8 Relação entre quantidade procura e preço do bem: Lei Geral da Demanda.
Inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preço do bem. Preço A 100 70 B 10 20 60 130 Quantidade

9 A curva da demanda é negativamente inclinada devido ao efeito conjunto de dois fatores:
Efeito substituição: se o bem tem um bem similar, quando o preço aumenta o consumidor passa a adquirir o bem substituto. Efeito renda: se o preço de um bem aumenta, mas todo o restante continua constante (renda do consumidor e preços de outros bens), o consumidor perde o poder aquisitivo, e a demanda por esse produto diminui.

10 Outras variáveis que afetam a demanda de um bem
A renda do consumidor aumenta e a demanda também, temos um bem normal. Existe também uma classe de bens que são chamados bens inferiores, o consumidor fica mais rico, diminuirá o consumo de carne de 2ª e aumentará o consumo de carne de 1ª. Temos ainda o caso de bens de consumo saciado, quando a renda não influencia a demanda (arroz, farinha, sal, óleo, açúcar etc).

11 Bens substitutos ou concorrentes, ou ainda sucedâneos: Por exemplo, aumenta o preço da carne deve elevar a demanda de peixe. Bens complementares: Quantidade de automóveis e preço da gasolina, quantidade de camisas sociais e preço das gravatas etc). Hábitos e preferências dos consumidores. Fatores mais específicos efeitos sazonais, localização do consumidor, ou fatores mais gerais, como condição de crédito, perspectivas da economia, congelamentos ou tabelamentos de preços e salários.

12 Distinção entre demanda e quantidade demanda
Tem significados diferentes. Quantidade Demandada: Demandada: P P1 D0 P0 D1 Q Q1 Q0 Q3 Q2

13 Oferta de Mercado Conceito: .


Carregar ppt "Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google