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ECONOMIA – Micro e Macro 1. 2 Fundamentos de Microeconomia Análise da Demanda de Mercado Análise da Oferta de Mercado O Equilíbrio de Mercado Capítulo.

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1 ECONOMIA – Micro e Macro 1

2 2 Fundamentos de Microeconomia Análise da Demanda de Mercado Análise da Oferta de Mercado O Equilíbrio de Mercado Capítulo 2: Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.

3 ECONOMIA – Micro e Macro 3 Fundamentos de Microeconomia Microeconomia (Teoria de Preços) – estuda o comportamento das famílias e (Consumidores) das empresas e (Firmas) os mercados nos quais operam. (Mercados específicos)

4 ECONOMIA – Micro e Macro 4 Fundamentos de Microeconomia Microeconomia analisa a formação de preços no mercado. Os preços formam-se com base em dois mercados: mercado de bens e serviços Mercado dos serviços dos fatores de produção preços dos bens e serviços salários, juros, aluguéis e lucros Remuneração

5 ECONOMIA – Micro e Macro 5 Fundamentos de Microeconomia coeteris Paribus Expressão latina traduzida como outras coisas sendo iguais, é usada para lembrar que todas as variáveis, que não aquela que está sendo estudada, são mantidas constantes. - tudo o mais constante.

6 ECONOMIA – Micro e Macro 6 Fundamentos de Microeconomia coeteris Paribus Analisar um mercado isoladamente Supor todos os demais mercados constantes - O mercado em estudo não afeta e não é afetado pelos demais. Verifica o efeito de variáveis isoladas, independentemente dos efeitos de outras variáveis. Ex.: Preço sobre a procura de determinado bem Independente Outras variáveis: renda do consumidor, gostos, preferências, etc.

7 ECONOMIA – Micro e Macro 7 Demanda (ou procura) é a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, num dado período. A Demanda não representa a compra efetiva, mas a intenção de comprar, a dados preços. A escala de demanda indica quanto (quantidade) o consumidor pode adquirir, dadas várias alternativas de preços de um bem ou serviço. Análise da Demanda de Mercado

8 ECONOMIA – Micro e Macro 8 Fundamentos da Teoria da Demanda Baseia-se na teoria do Valor Utilidade. Dada uma Renda Dados os preços de mercado Consumidor Ao demandar um bem ou serviço Maximizando a utilidade (satisfação) que atribui ao bem ou serviço. Análise da Demanda de Mercado

9 ECONOMIA – Micro e Macro 9 Utilidade Total e Utilidade Marginal Aumenta quanto maior a quantidade consumida do bem Satisfação adicional (na margem) obtida pelo consumo de mais uma unidade do bem É decrescente porque o consumidor vai saturando-se desse bem, quanto mais o consome. Análise da Demanda de Mercado

10 ECONOMIA – Micro e Macro 10 Quantidade que o consumidor deseja consumir. Utilidade Total e Utilidade Marginal Análise da Demanda de Mercado

11 ECONOMIA – Micro e Macro 11 Paradoxo da Água e do Diamante Por que a água, sendo mais necessária, é tão barata, e o diamante supérfluo, tem preço tão elevado ? Ex: Utilidade Marginal Água Grande Utilidade Total Baixa Utilidade Marginal (encontrada em abundância) Diamante Grande Utilidade Marginal (escasso) Análise da Demanda de Mercado

12 ECONOMIA – Micro e Macro 12 Variáveis que afetam a Demanda: Riqueza (e sua distribuição) Renda (e sua distribuição) Preço do bem Preço dos outros bens Fatores climáticos e sazonais Propaganda Hábitos, gostos, preferências dos consumidores Expectativas sobre o futuro Facilidades de crédito (disponibilidade, taxa de juros, prazos) Análise da Demanda de Mercado

13 ECONOMIA – Micro e Macro 13 Variáveis que afetam a Demanda q d i = f( p i, p s, p c, R, G): Função Geral da Demanda q d i = quantidade procurada (demandada) do bem i p i = preço do bem i p s = preço dos bens substitutos ou concorrentes p c = preço dos bens complementares R = renda do consumidor G = gostos, hábitos e preferências do consumidor Obs.: Para estudar o efeito de cada uma das variáveis, deve-se recorrer à hipótese coeteris paribus. Análise da Demanda de Mercado

14 ECONOMIA – Micro e Macro 14 Relação entre a quantidade demandada e o preço do próprio bem Supondo p s, p c, R e G constantes Função Convencional Lei Geral da Demanda Tudo o mais constante (coeteris paribus), a quantidade demandada de um bem ou serviço varia na relação inversa de seu preço. Análise da Demanda de Mercado

15 ECONOMIA – Micro e Macro 15 Relação entre a quantidade demandada e o preço do próprio bem. Efeito preço total: Efeito substituição Efeito renda O bem fica mais barato relativamente aos concorrentes, fazendo com que a qtd. demandada aumente. Com a queda do preço, o poder aquisitivo do consumidor aumenta, e a qtd. demandada do bem deve aumentar. Análise da Demanda de Mercado

16 ECONOMIA – Micro e Macro 16 Calcular: Calcular a quantidade demandada e montar o Gráfico. p=80 p=60 p=40 P=20 Análise da Demanda de Mercado q d i = 25 – 0,25p i q d i = a – b.p i

17 ECONOMIA – Micro e Macro 17 Representa o efeito do preço de um bem sobre a quantidade do bem que os consumidores estão dispostos a comprar e não a compra efetiva (coeteris paribus). Como o preço e a quantidade demandada têm relação negativa, a curva de demanda se inclina para baixo. Ex: Gráfico- Curva de Demanda – Função Linear Preço do Livro(R$) Qtd adquirida de livros Ex.Renda de R$ 2 mil Análise da Demanda de Mercado

18 ECONOMIA – Micro e Macro 18 Relação entre a quantidade demandada e preços de outros bens e serviços Bem substituto: o consumo de um bem substitui o consumo ou concorrente do outro. Dois bens para os quais, tudo o mais mantido constante (coeteris paribus), um aumento no preço de um deles aumenta a demanda pelo outro. Ex.: Manteiga e margarina. Supondo p i, p c, R e G constantes Análise da Demanda de Mercado

19 ECONOMIA – Micro e Macro 19 Relação entre a quantidade demandada e preços de outros bens e serviços Ex.: 1. Carne de vaca, frango e peixe. 2. Cerveja Antarctica e Brahma. 3. Coca-cola e Pepsi. Bem substituto ou concorrente Preço da Coca-cola(R$) Qtd. consumida de Coca-cola (Supondo um aumento no preço do guaraná) D0D0 D1D1 Análise da Demanda de Mercado

20 ECONOMIA – Micro e Macro 20 Relação entre a quantidade demandada e preços de outros bens e serviços Bens complementares = são bens consumidos em conjunto. q d i = f( p c ) Supondo p i, p s, R e G constantes qdiqdi pcpc < 0 Bens para os quais o aumento no preço de um dos bens leva a uma redução na demanda pelo outro bem. Ex.: Computador e software. Análise da Demanda de Mercado

21 ECONOMIA – Micro e Macro 21 Relação entre a quantidade demandada e preços de outros bens e serviços 1.Camisa social e gravata; 2.Pneu e câmara; 3.Pão e manteiga; 4.Sapato e meia; 5.Litro de gasolina e automóvel. Bens complementares: Preço do litro de gasolina (R$) Qtd. de litros de gasolina (Supondo um aumento no preço dos automóveis) D0D0 D1D1 Análise da Demanda de Mercado

22 ECONOMIA – Micro e Macro 22 Relação entre a demanda de um bem e renda do consumidor (R) q d i = f( R ) Supondo p i, p s, p c e G constantes Em relação à renda dos consumidores, há três situações distintas: qdiqdi R > 0 Bem Normal: tudo o mais constante, um aumento na renda provoca um aumento na quantidade demandada do bem. Análise da Demanda de Mercado

23 ECONOMIA – Micro e Macro 23 qdiqdi R < 0 Bem Inferior: tudo o mais constante, um aumento na renda provoca uma diminuição na quantidade demandada do bem. Ex.: Passagem de ônibus, carne de segunda. qdiqdi R = 0 Bem de consumo saciado: se aumentar a renda do consumidor, não aumentará a demanda do bem. Ex: demanda de alimentos básicos, como o açúcar, sal, arroz. Análise da Demanda de Mercado

24 ECONOMIA – Micro e Macro 24 Relação entre a demanda de um bem e renda do consumidor (R) Essa classificação depende da classe de renda dos consumidores. Para consumidores de baixa renda não existem muitos bens inferiores. Com a renda mais elevada, maior nº de produtos passa a ser classificado como bem inferior. Análise da Demanda de Mercado

25 ECONOMIA – Micro e Macro 25 Bem normal Preço da carne de 1ª (R$) Qtd. de carne de 1ª (Supondo um aumento na renda do consumidor) D0D0 D1D1 Relação entre a demanda de um bem e renda do consumidor (R) Análise da Demanda de Mercado

26 ECONOMIA – Micro e Macro 26 Bem inferior Preço da carne de 2ª (R$) Qtd. de carne de 2ª (Supondo um aumento na renda do consumidor) D1D1 D0D0 Relação entre a demanda de um bem e renda do consumidor (R) Análise da Demanda de Mercado

27 ECONOMIA – Micro e Macro 27 Preço do arroz (R$) Qtd. de arroz (Supondo um aumento na renda do consumidor) Bem saciado Relação entre a demanda de um bem e renda do consumidor (R) Análise da Demanda de Mercado

28 ECONOMIA – Micro e Macro 28 Relação entre a demanda de um bem e hábitos dos consumidores (G). q d i = f(G ) Supondo p i, p s, p c e R constantes Hábitos, preferências ou gostos (G) podem ser alterados, manipulados por propaganda e campanhas promocionais, incentivando ou reduzindo o consumo de bens. Análise da Demanda de Mercado

29 ECONOMIA – Micro e Macro 29 Campanha do tipo beba mais leite Preço do Bem (R$) Quantidade adquirida do bem Redução Aumento D 1 -Cigarro D0D0 D 1 -Leite Campanha do tipo o fumo é prejudicial à saúde Desloca p/ direita Desloca p/ esquerda Relação entre a demanda de um bem e hábitos dos consumidores (G). Análise da Demanda de Mercado

30 ECONOMIA – Micro e Macro 30 Curva de Demanda de Mercado de um Bem ou Serviço A demanda de Mercado é igual ao somatório das demandas individuais. A cada preço, a demanda de mercado é a soma das demandas dos consumidores individuais. Análise da Demanda de Mercado

31 ECONOMIA – Micro e Macro Preço do Bem (R$) Qtd - Consumidor A Preço do Bem R$) Qtd - Consumidor B Curva de Demanda de Mercado de um Bem ou Serviço Análise da Demanda de Mercado

32 ECONOMIA – Micro e Macro 32 Curva de Demanda de Mercado de um Bem ou Serviço Preço do Bem R$) Total do Mercado Análise da Demanda de Mercado

33 ECONOMIA – Micro e Macro 33 Importante: variações na demanda variações na quantidade demandada Variações na demanda: dizem respeito ao deslocamento da curva da demanda, em virtude de alterações em p s, p c, R, G (ou seja, mudança na condição coeteris paribus). Variações na quantidade demandada: refere-se ao movimento ao longo da própria curva de demanda, em virtude da variação do preço do próprio bem p i, mantendo as demais variáveis constantes (coeteris paribus). Análise da Demanda de Mercado

34 ECONOMIA – Micro e Macro 34 Renda Preços de bens relacionados Gostos Expectativas Número de compradores Desloca a curva de demanda Variações na Quantidade Demandada Preço do próprio bem Movimento ao longo da curva de demanda Variações na Demanda Análise da Demanda de Mercado

35 ECONOMIA – Micro e Macro 35 Movimento ao longo da curva Deslocamento da curva Variação na quantidade demandada Preço do Cigarro (R$) No. Cigarros fumados/dia. Ex.: Imposto que aumenta o preço do cigarro. D Preço do Cigarro (R$) No. Cigarros fumados/dia. Ex.: Política de combate ao fumo. DD Análise da Demanda de Mercado Variação na Demanda

36 ECONOMIA – Micro e Macro 36 Excedente do consumidor: bem-estar gerado pela diferença entre a disposição máxima a pagar (preço de reserva) e o preço efetivamente efetivamente pago por um bem ou serviço. Preço Análise da Demanda de Mercado D P E quantidade q E. C.

37 ECONOMIA – Micro e Macro 37 Paradoxo (Bem) de Giffen: é uma exceção à Lei Geral da Demanda, em que a curva é positivamente inclinada (relação direta) entre a quantidade demandada e o preço do bem. Análise da Demanda de Mercado Preço da batata (R$) Quantidade demandada de batata

38 ECONOMIA – Micro e Macro 38 Paradoxo (Bem) de Giffen Comunidade Inglesa muito pobre. Ocorreu uma queda no preço da Batata. Como a população gastava a maior parte da renda com esse produto, o seu poder aquisitivo aumentou e como estavam saturados de batata, passaram a gas- tar com outros produtos. O preço da Batata caiu, bem como a quantidade demandada (curva positivamente inclinada). Análise da Demanda de Mercado

39 ECONOMIA – Micro e Macro 39 Formato da Curva de Demanda Calculada estatisticamente e empiricamente, através de modelos econométricos. Funções: Tipo linear, potência, hiperbólica, etc. q d i = 3 – 0,5.p i + 0,2.p s – 0,1.p c + 0,9.R Coeficientes em relação a q d i 0 0 Obs: a variável Gosto não é observável empiricamente. Análise da Demanda de Mercado

40 ECONOMIA – Micro e Macro 40 Exercícios sobre a demanda de mercado q d x = 3 – 0,5.p x – 0,2.p y + 5.R 1- Dados: Pede-se: 1.O Bem y é complementar ou substituto a x ? Por que ? 2.O bem x é normal ou inferior? Por que? 3.Supondo (p x = 1, p y = 2, R = 100) qual a quantidade procurada de x ? Análise da Demanda de Mercado

41 ECONOMIA – Micro e Macro 41 Exercícios sobre a demanda de mercado q d x = 500 – 1,5.p x + 0,2.p y – 5.R 2- Dados: Pede-se: 1.O bem x é normal ou inferior? Por que? 2.O bem y é complementar ou substituto a x ? Por que ? 3.O bem x seria um bem de Giffen ? Por que ? 4.Supondo ( p x = 1, p y = 2, R = 40 ) qual a quantidade demandada de x ? 5.Se a renda aumentar 50%, coeteris paribus, qual a quantidade demandada de x ? Análise da Demanda de Mercado


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