A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEMANDA. ANALISE DA DEMANDA DE BENS E SERVIÇOS A UTILIDADE representa o grau de satisfação que os consumidores atribuem aos bens e serviços que podem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEMANDA. ANALISE DA DEMANDA DE BENS E SERVIÇOS A UTILIDADE representa o grau de satisfação que os consumidores atribuem aos bens e serviços que podem."— Transcrição da apresentação:

1 DEMANDA

2 ANALISE DA DEMANDA DE BENS E SERVIÇOS A UTILIDADE representa o grau de satisfação que os consumidores atribuem aos bens e serviços que podem ser adquiridos no mercado.

3 DEMANDA ANALISE DA DEMANDA DE BENS E SERVIÇOS bens econômicos A UTILIDADE é a qualidade que os bens econômicos possuem de satisfazer as necessidades humanas. POR SER BASEADA EM ASPECTOS PSICOLÓGICOS OU PREFERÊNCIAS, A UTILIDADE DIFERE DE CONSUMIDOR PARA CONSUMIDOR.

4 DEMANDA A TEORIA DO VALOR-UTILIDADE Pressupõe que o valor de um BEM se forma por sua DEMANDA, isto é, pela SATISFAÇÃO que o BEM representa para o consumidor. Contrapõe-se à chamada TEORIA DO VALOR-TRABALHO

5 DEMANDA TEORIA DO VALOR-TRABALHO Considera que o valor de um BEM se forma do lado da OFERTA, por meio dos custos do trabalho incorporados ao BEM.

6 DEMANDA VALOR DE USO E VALOR DE TROCA Valor de USO Valor de USO é a utilidade que ele representa para o consumidor. Valor de TROCA Valor de TROCA se forma pelo preço no mercado, pelo encontro da OFERTA e da DEMANDA do BEM.

7 DEMANDA DE OFERTA Os termos DEMANDA e OFERTA referem-se ao comportamento das pessoas enquanto interagem uma com as outras nos mercados;

8 DEMANDA DE MERCADO MERCADOS COMPETITIVOS MERCADOS COMPETITIVOS Existe vários compradores e vendedores e o preço é determinado pelo mercado (demanda x oferta); MONOPÓLIO é um mercados que tem um só vendedor, (o preço determinado pelo vendedor);

9 DEMANDA DE MERCADO MERCADO OLIGOPOLIO E FORMADO POR POUCAS (grandes) EMPRESAS, QUE DOMINAM O MERCADO.

10 DEMANDA DE MERCADO CONCEITO demanda ou procura A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo.

11 DEMANDA CONCEITO QUANTIDADE DEMANDADA – a quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar.

12 Determinantes da Demanda Que fatores determinam a quantidade de sorvete que você quer comprar?

13 DETERMINANTES DA DEMANDA Preço de mercado; Renda do indivíduo; Preço de produtos similares; Gosto; Expectativa; Número de consumidores.

14 Esquema de Demanda PreçoQuantidade $ $ $ $ $ $ 3.000

15 Curva da Demanda por Sorvete $ Preço 0 Quantidade Quantidade Demanda

16 Determinantes da Demanda Preço de Mercado Preço de Mercado: Existe uma relação inversa entre preço e quantidade demandada (Lei da Demanda) P Q

17 Mudança na Quantidade Demandada $ Preço Quantidade

18 Mudança na Quantidade Demandada $ $ Preço Quantidade

19 Determinantes da Demanda Renda Renda: aumento de renda aumenta a demanda por um bem normal P Q

20 MUDANÇA NA DEMANDA (efeito renda) $ Preço Quantidade

21 DETERMINANTES DA DEMANDA Renda Renda: aumento de renda diminui a demanda por um bem inferior P Q Bens Inferiores

22 DETERMINANTES DA DEMANDA BENS INFERIORES A demanda varia em sentido inverso às variações da renda. Ex. Se o consumidor ficar mais rico, diminirá o consumo de carne de segunda.

23 DETERMINANTES DA DEMANDA Bens de Consumo Saciado Bens de Consumo Saciado Quando a demanda do bem não é influenciada pela renda dos consumidores. Ex. arroz, farinha, sal.

24 DETERMINANTES DA DEMANDA Preços de Bens Substitutos Preços de Bens Substitutos Quando a queda de preço de um bem reduz a demanda por outro, os bens são chamados de substitutos. Ex. Aumento no preço da carne, eleva a demanda de peixe.

25 Determinantes da Demanda Bens Complementares Bens Complementares Quando a queda de preço de um bem aumenta a demanda por outro, os bens são chamados de complementares. Ex. Qtdade automóveis verso gasolina.

26 Relação Entre Quantidade Demandada e Número de Consumidores Pode ser influenciada pela idade de uma população; Exemplo: Quem compra ingressos para assistir uma seresta; Outro público vai a um rock...

27 Quantidade Demandada e Demanda VARIÁVELUMA MUDANÇA NA VARIÁVEL CAUSA UM(A)... PreçoMovimento ao longo da curva da demanda RendaDeslocamento da curva Preço de bem relacionado Deslocamento da curva GostosDeslocamento da curva ExpectativaDeslocamento da curva Número de Compradores Deslocamento da curva

28 Derivando a Demanda de Mercado Indivíduo 1 Indivíduo 2 Demanda do Mercado P1P1 Q8Q8 Q10 Q 18 Dm = Q 8 + Q 10 Preço do sovete Quantidade

29 Conclusão A oferta e a demanda são as rédeas de uma economia de mercado; A oferta e a demanda, em conjunto, determinam o preço dos diferentes bens e serviços de uma economia; Preços são o sinal que determina a quantidade alocada de recursos na produção de bens.

30 Resumo Economistas utilizam o modelo de oferta e demanda para analisar mercados competitivos; A curva de demanda mostra como a quantidade demandada de um bem depende do seu preço.

31 Resumo De acordo com a lei de demanda, quando o preço de um produto sobe a quantidade demandada cai; Além do preço, a renda, os gostos, as expectativas e os preços de outros produtos (substitutos ou complementares) podem também determinar a quantidade demandada de um produto.


Carregar ppt "DEMANDA. ANALISE DA DEMANDA DE BENS E SERVIÇOS A UTILIDADE representa o grau de satisfação que os consumidores atribuem aos bens e serviços que podem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google