A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pr. Paul David Cull Ministério Avivamento Já www.avivamentoja.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pr. Paul David Cull Ministério Avivamento Já www.avivamentoja.com."— Transcrição da apresentação:

1 Pr. Paul David Cull Ministério Avivamento Já

2 Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele. - Provérbios 22:6 O meu povo é destruído porque lhe falta o conhecimento - Oseías 4:6 Hoje nós vemos uma geração literalmente sendo destruída por falta de conhecer o Senhor Jesus e Seus caminhos, os princípios do Seu Reino. De quem, então, é a responsabilidade da educação espiritual dos filhos e como isso pode ser feito?

3 A Bíblia não fala muito sobre o ministério infantil - principalmente porque a responsabilidade para a formação dos filhos nos caminhos do Senhor é dos pais.

4 Gravai estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, atai-as por sinal nas vossas mãos, e ponde-as como faixas entre os vossos olhos. Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado na vossa casa, andando pelo caminho, deitando-vos e levantando-vos. Escrevei-as nos umbrais de vossa casa, e nas vossas portas, para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar a vossos pais, como numerosos são os dias em que o céu permanecer sobre a terra. - Deuteronômio 11:18-21 Acabando Moisés de falar todas estas palavras a todo o Israel, disse-lhes: Aplicai o vosso coração a todas as palavras que hoje vos proclamo, e ensinai-as a vossos filhos, para que tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei. Ela não é para vós uma palavra vã; antes é a vossa vida. Cumprindo-a, prolongareis os dias na terra que, passando o Jordão, ides a possuir. - Deuteronômio 32:45-47

5 E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na disciplina e instrução do Senhor. – Efésios 6:4 Aqui nós vemos que os pais têm o papel de ensinar os filhos tanto na disciplina quanto na instrução do Senhor.

6 A disciplina (doutrina) - Grego paideia - significa o treinamento e educação da criança (pedagogia). Também encontramos a instruir (2 Timóteo 3:16), a correção (Hebreus 12:5), a disciplina (Hebreus 12:8). É a formação do caráter, a imposição de limites, o ensino sobre o certo e o errado, sobre as ações e escolhas e suas conseqüências. Não retires a disciplina da criança; porque, se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno. - Provérbios 23:13-14 É natural que as crianças façam tolices, mas a correção as ensinará a se comportarem. - Provérbios 22:15 NTLH

7 A instrução (admoestação) - Grego nouthesia - significa aviso, ensino, colocar na mente. A disciplina significar primeiramente treinar pela ação enquanto a instrução é treinar pela palavra. Ambas as formas de treinamento podem e devem ser utilizadas pelos pais.

8 Nosso papel, no ministério infantil, é principalmente para apoiar e fortalecer os pais em seu ministério para com seus filhos, porém, pela freqüente omissão dessa ministração e a desestruturação da família, muitas vezes acabamos exercendo mais do papel ministerial que pertence aos pais. Nosso papel é principalmente a instrução e não a disciplina (devido à autoridade espiritual e legal que temos na vida da criança, que é de ministro e não de pai).

9 Olhai por vós, e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue. - Atos 20:28 Bispo - Grego episkopos - supervisor. Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente, não por torpe ganância, mas de boa vontade; não como dominadores dos que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho. - 1 Pedro 5:2-3

10 Veio a mim a palavra do Senhor: Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas? Comeis a gordura, vestis-vos de lã, e degolais o cevado, mas não apascentais as ovelhas. A fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não ligastes, a desgarrada não tornastes a trazer e a perdida não buscastes, mas dominais sobre elas com rigor e dureza. Assim se espalharam, por não haver pastor, e ficaram para pasto de todos os animais do campo, porque se espalharam. As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes, e por todo alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andam espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem as procure, nem quem as busque. - Ezequiel 34, versos 1 a 6

11 Neste trecho nós podemos ver o que é a função pastoral: Fortalecer a fraca Curar a doente Ligar (sarar) a quebrada Trazer a desgarrada Buscar a perdida Podemos acrescentar o mandamento do Senhor Jesus ao Apóstolo Pedro, citado em 1 Pedro 5:2, de apascentar (alimentar) minhas ovelhas (João 21:15-17).

12 O verdadeiro ministério pastoral, tanto para com adultos quanto no ministério infanto-juvenil, é de apascentar com a palavra de Deus (Mateus 4:4), fortalecer os fracos (Isaías 42:3), curar os doentes e quebrantados, restaurar os desviados, e buscar os perdidos (evangelização). O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar aos pobres. Enviou-me para apregoar liberdade aos cativos, dar vista aos cegos, pôr em liberdade os oprimidos, e anunciar o ano aceitável do Senhor. - Lucas 4:18-19 Isso é o ministério da Igreja, o ministério do Senhor Jesus!

13 Em Lucas capítulo 2 nós temos duas listas de áreas de crescimento na vida do Senhor Jesus, antes e depois da sua ida ao templo aos 12 anos de idade. Podemos dizer que essas listas mostram o desenvolvimento do Senhor Jesus enquanto criança e junior / pré-adolescente.

14 E o menino crescia, e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele. Podemos ressaltar que as prioridades dessa essa faixa etária são: Crescia e se fortalecia: a saúde física (alimentação, exercício, saúde), Enchendo-se de sabedoria: o ensino (escola e também o ensino sobre a Palavra de Deus) A Graça de Deus estava sobre ele: o crescimento na graça de Deus (a graça salvadora de Cristo, ex. Efésios 2:5, e a graça que capacita e transforma, ex. 1 Coríntios 15:10)

15 E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça para com Deus e os homens. Aqui nós vemos as áreas de crescimento do junior Jesus, sendo: Sabedoria: o crescimento intelectual (conhecimento e sabedoria) Estatura: crescimento físico (alimentação, exercício, saúde) Graça com Deus: crescimento espiritual Graça com os homens: crescimento social

16 Quando nós estamos tentando suprir a falta de atenção da família às necessidades naturais e espirituais os seus filhos, e mais ainda quando estamos ministrando para crianças e juniores em situações de risco, precisamos focalizar nossos esforços para alcançar todas as áreas de crescimento e não somente a área espiritual, na medida do possível. Por exemplo: A provisão de cesta básica, lanche ou encaminhamento aos serviços sociais Atividades desportivas, passeios, etc. Atividades em grupo, jogos, gincanas, acampamentos, etc. Reforço escolar, aulas de informática, artesanato, oficinas, música, etc. Ministração da Palavra e no Espírito Santo


Carregar ppt "Pr. Paul David Cull Ministério Avivamento Já www.avivamentoja.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google