A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dia Mundial Da Árvore ou Dia Mundial Da Floresta 21/3 Incêndios Florestais Realizado por: Ana Domingos nº 153 Cristina Martins nº 27 Joana Lopes nº 280.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dia Mundial Da Árvore ou Dia Mundial Da Floresta 21/3 Incêndios Florestais Realizado por: Ana Domingos nº 153 Cristina Martins nº 27 Joana Lopes nº 280."— Transcrição da apresentação:

1 Dia Mundial Da Árvore ou Dia Mundial Da Floresta 21/3 Incêndios Florestais Realizado por: Ana Domingos nº 153 Cristina Martins nº 27 Joana Lopes nº 280 Tiago Ferreira nº 180

2 Introdução Este trabalho é no âmbito do Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta que se festeja-se em 21 de Março. A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.Nos EUA, é comemorado no dia 23 de Setembro, junto do aniversário de Julius Sterling Morton, morador da Nebrasca, que incentivou o plantio de árvores naquele estado. O subtema escolhido foi : Incêndios Florestais em Portugal! Iremos falar das suas causas, medidas de prevenção e atitudes a tomar no caso de incêndio!

3 Condições de Propagação de um Incêndio Além da fonte de calor um incêndio só se propaga em algumas condições : - vento intenso; - baixa humidade relativa no ar; - temperaturas elevadas; - e/ou ocorrência de trovoadas. - vento intenso; - baixa humidade relativa no ar; - temperaturas elevadas; - e/ou ocorrência de trovoadas.Ou: - existência de combustíveis mortos com baixos níveis de humidade; - existência de uma fonte de ignição (inflamação ). - existência de combustíveis mortos com baixos níveis de humidade; - existência de uma fonte de ignição (inflamação ).

4 Toma atenção e … - Não faça fogueiras em zonas florestais de alto risco, especialmente no Verão ; -Não deixe em lugar nenhum pontas de cigarro acesas ; -Não deite foguetes em locais expostos à propagação do fogo ; -Não abandone lixo ou desperdícios que possam favorecer a propagação do fogo ; -Não tente chegar a todo o lado de carro: o contacto do tubo de escape com a folhagem seca pode iniciar um incêndio. Não seja passivo ante as responsabilidades dos outros. Se as pessoas irresponsáveis persistirem, denuncie-as às autoridades

5 Em caso de incêndio nunca entres em pânico - Mantenha a calma e actue com normalmente; - Chama os Bombeiros e para isso usa o telefone marcando o 112 ou 117; - Não te aproximes do local do fogo ; - Abandona a zona ajudando, caso te seja possível, outros mais novos ou assustados ; - Se o fumo for muito gatinha até à saída mais próxima ; - Se possível improvisa uma máscara, utilizando um lenço molhado;

6 - Fecha as portas ao sair ; - Se o fogo pegar à tua roupa, atira-te para o chão e rola sobre ti mesmo; - Nunca voltes atrás mesmo que tenhas esquecido alguma coisa ; - Facilita o trabalho dos Bombeiros. Avisa um adulto para que … - Tente extinguir o fogo, se o tamanho e intensidade do mesmo o permitirem. Atire água para a base das chamas e para as suas imediações. - Utilize rama verde para golpear as chamas e cubra-as com terra

7 Quais serão os motivos que levam algumas pessoas a provocar um incêndio? Interesse económico pessoal Interesse económico pessoal Queima-se a propriedade do vizinho para proteger a própria propriedade. Queima-se a propriedade do vizinho para proteger a própria propriedade. Queima-se porque alguém pagou para isso. Queima-se porque alguém pagou para isso. Queima-se para melhorar as pastagens e coutadas. Queima-se para melhorar as pastagens e coutadas.

8 Interesse económico indirecto Interesse económico indirecto Para obrigar a população a vender madeira. Para obrigar a população a vender madeira. Para destruir pragas. Para destruir pragas. Para obter trabalho no local. Para obter trabalho no local. Para desvalorização de um terreno. Para desvalorização de um terreno. Quais serão os motivos que levam algumas pessoas a provocar um incêndio?

9 Objectivo ou satisfação pessoal Objectivo ou satisfação pessoal Por desrespeito ou inveja em relação a outros proprietários. Por desrespeito ou inveja em relação a outros proprietários. Por conflitos com os vizinhos. Por conflitos com os vizinhos. Pela convicção de que é bom que as matas ardam. Pela convicção de que é bom que as matas ardam. Impulsos pessoais e embriaguez. Impulsos pessoais e embriaguez. Quais serão os motivos que levam algumas pessoas a provocar um incêndio?

10 Perturbações mentais e imaturidade Perturbações mentais e imaturidade Piromaníacos (ou incendiários). Piromaníacos (ou incendiários). Diminuídos mentais. Diminuídos mentais. Crianças Crianças Quais serão os motivos que levam algumas pessoas a provocar um incêndio?

11 Mapa das áreas ardidas entre 1990 e 1996

12 Área ardida em 2003 e 2007

13 Causas de incêndios em Portugal

14 Medidas propostas pelo Governo: -dar um subsídio às famílias que perderam as suas fontes de rendimentos, equivalente a um salário mínimo nacional por cada elemento do agregado familiar, numa única prestação; -apoiar as actividades agrícolas e florestais nas regiões mais atingidas pelo flagelo dos incêndios; -apoiar a reflorestação urgente das áreas ardidas; - fazer a inventariação exacta de todos os prejuízos, áreas afectadas, situações a resolver, entre outros.

15 Conclusão Com este trabalho aprendemos algumas atitudes para por em prática em caso de incêndio, na sua prevenção e expandi-las pelos nossos amigos e família, criando melhores cidadãos. Com este trabalho aprendemos algumas atitudes para por em prática em caso de incêndio, na sua prevenção e expandi-las pelos nossos amigos e família, criando melhores cidadãos. Também nos levou a compreender o motivo que leva alguém a simular um incêndio e que na nossa opinião nenhum deles é válido, pois Portugal é um país rico em zonas verdes, que devemos preservar. Também nos levou a compreender o motivo que leva alguém a simular um incêndio e que na nossa opinião nenhum deles é válido, pois Portugal é um país rico em zonas verdes, que devemos preservar.

16 Bibliografia m m 04/meteorologia/incendios.htm 04/meteorologia/incendios.htm s/ConsNatureza/documentos/doc39.hm s/ConsNatureza/documentos/doc39.hm 3%81rvore 3%81rvore

17


Carregar ppt "Dia Mundial Da Árvore ou Dia Mundial Da Floresta 21/3 Incêndios Florestais Realizado por: Ana Domingos nº 153 Cristina Martins nº 27 Joana Lopes nº 280."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google