A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Globalização Comunicação e Mundo Contemporâneo Professora Sabine Mendes, Dn. 2/2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Globalização Comunicação e Mundo Contemporâneo Professora Sabine Mendes, Dn. 2/2012."— Transcrição da apresentação:

1 Globalização Comunicação e Mundo Contemporâneo Professora Sabine Mendes, Dn. 2/2012

2

3

4 Sevcenko (2001) Abandono do padrão-ouro (lastro) pelos Estados Unidos (década de 70 – crise do petróleo) Liberalização dos controles cambiais Capital financeiro especulativo (oscilação entre moedas fortes). Fixação de taxas de câmbio em relação ao dólar norte-americano.

5 Sevcenko (2001)

6 Multipolarização (desenvolvimento e subdesenvolvimento)

7 FORA DA ORDEM Vapor barato, um mero serviçal do narcotráfico Foi encontrado na ruína de uma escola em construção Aqui tudo parece que é ainda construção e já é ruína Tudo é menino e menina no olho da rua O asfalto, a ponte o viaduto ganindo pra lua Nada continua E o cano da pistola que as crianças mordem Reflete todas as cores da paisagem da cidade que é muito Mais bonita e Muito mais intensa do que no cartão postal Alguma coisa está fora da ordem Fora da nova ordem mundial...

8 Escuras coxas duras tuas duas de acrobata mulata Tua batata da perna moderna, a trupe intrépida em que fluis Te encontro em Sampa de onde mal se vê quem sobe ou desce a rampa Alguma coisa em nossa transa é quase luz forte demais Parece pôr tudo à prova, parece fogo, parece, parece paz Parece paz Pletora de alegria, um show de Jorge Benjor dentro de nós É muito, é grande, é total Alguma coisa está fora da ordem Fora da nova ordem mundial...

9 Meu canto esconde-se como um bando de Ianomâmis na floresta Na minha testa caem, vêm colocar-se plumas de um velho cocar Estou de pé em cima do monte de imundo lixo baiano Cuspo chicletes do ódio no esgoto exposto do Leblon Mas retribuo a piscadela do garoto de frete do Trianon Eu sei o que é bom Eu não espero pelo dia em que todos os homens concordem Apenas sei de diversas harmonias bonitas possíveis sem juízo final Alguma coisa está fora da ordem Fora da nova ordem mundial... Caetano Veloso (1991)

10

11 Sevcenko (2001) Neoliberalismo e a desmontagem do Estado de bem-estar social. A Corporação (Mark Achbar e Jennifer Abbott) – maçãs podres (?)

12 BLOCOS ECONÔMICOS

13 Classificação : Zona de livre comércio; União Aduaneira; Mercado Comum; União Econômica e Monetária.

14 UNIÃO EUROPÉIA: Em 1951 Alemanha Ocidental, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Holanda criam a CECA; Em 1957 os mesmos países criam a CEE; Em 1991, tratado de Maastricht, (Tratado da UE), entra em vigor em 1993;

15 Livre circulação de bens, serviços e capital; União Política e União Monetária e Econômica; Após 2004: 25 países (leste europeu); Moeda única: euro; Não-membros: Noruega e Suíça.

16 UNIÃO EUROPÉIA

17 Novos Membros da UE (2004)

18 Países que não adotaram o euro: Inglaterra, Suécia e Dinamarca; Países da UE que não assinaram a constituição européia: França e Holanda; Países da UE com maior crescimento econômico e menor índice de desemprego: Inglaterra, Suécia e Dinamarca.

19 NAFTA (acordo de livre comércio da América do Norte/North American Free Trade Agreement): EUA, Canadá e México; Enfrentar a concorrência da UE; Em vigor desde 1994; Prazo de quinze anos para total eliminação de barreiras alfandegárias entre os 3 países.

20 Chile convidado em 1994; Meta: eliminar barreiras alfandegárias.

21 Países que compõe o NAFTA A Bandeira do NAFTA

22 MERCOSUL : Criado em 1991, pelo tratado de Assunção; Objetivo: dinamizar a economia regional, movimentando entre si mercadorias, pessoas, força de trabalho e capitais. Prevê livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos;

23 MERCOSUL : Membros: Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Venezuela. Associados: Bolívia, Chile, Equador, Peru e Colômbia. Observador: México

24 Início: década de 1960 como estabelecimento da ALALC – Área Latino-Americana de Livre Comércio. Década de 1980: Associação Latino- Americana de Integração – ALADI. 1985: Acordo bilateral entre Argentina e Brasil (Tratado de Iguaçu). 1995: União Aduaneira. Todos os signatários poderiam cobrar as mesmas alíquotas nas importações de outros países (TEC).

25 Reunião de Chefes de Estado dos países que formam o Mercosul (julho/2006)

26 Cúpula do Mercosul Hasteamento da bandeira do Mercosul

27

28 20 anos de Mercosul: Lula e Sarney (Brasil), Kirchner e Alfonsin (Argentina)

29

30 APEC (Asia-Pacific Economic Community) – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico Área de cooperação econômica da Ásia e do Pacífico; Bloco asiático, Austrália, Nova Zelândia, EUA, Canadá, México e Chile; Integração econômica em 25 anos, a partir de 1994; Conferência de Seattle – 1993.

31 Países-membros da APEC São 22 membros: Austrália; Brunei; Canadá; Chile; China; Hong Kong; Indonésia; Japão; Coréia do Sul; Malásia; México; Nova Zelândia; Papua Nova Guiné; Peru; Filipinas; Rússia; Cingapura; China Taipei (Formosa ou Taiwan); Tailândia; Estados Unidos; Vietnã.

32 ASEAN – Associação de Nações do Sudeste Asiático A Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) é uma organização regional de estados do sudeste asiático que foi constituída em 8 de agosto de Os principais objetivos da ASEAN são acelerar o crescimento econômico e fomentar a paz e a estabilidade regionais. A ASEAN estabeleceu um fórum conjunto com o Japão, e um acordo de cooperação com a união Européia). A sede e secretariado permanente encontram-se em Jakarta. Membros: Mianmar, Camboja, Laos, Vietnã, Tailândia, Filipinas, Malásia, Brunei, Cingapura e Indonésia.

33 Países-membros da ASEAN

34 ALCA (Área de livre comércio das Américas) A ALCA seria composta por 34 países, na prática os mesmos que integram a Organização dos Estados Americanos, exceto Cuba. Sua população ficaria aproximadamente 800 milhões de habitantes e com o PIB superior a US$ 13 trilhões. Abertura dos países do continente aos produtos dos EUA; Ameaça ao Mercosul; Brasil contrário à implantação;

35

36 Área de Livre Comércio das Américas

37 TIGRES ASIÁTICOS A expressão Tigres asiáticos refere-se às economias de Hong Kong, Cingapura, Coréia do Sul, Malásia, Filipinas, Indonésia, Vietnã e Taiwan (Formosa); esses territórios e países apresentaram grandes taxas de crescimento e rápida industrialização entre as décadas de 1960 e Investimentos em educação e melhoria do sistema universitário. Abundância de mão-de-obra barata. Reforma agrária;

38 Fatores de Desenvolvimento: Investimento de capital externo (EUA e Japão – luta contra o socialismo). Exploração da força de trabalho, relativamente barata. Distribuição mais equilibrada de renda. Estados centralizadores e ditatoriais. Economias voltadas para o mercado externo. Ética confucionista (equilíbrio social, hierarquia, disciplina, consciência de grupo, nacionalismo – empresa vista como uma grande família).

39 Área de Influência dos Principais Blocos Econômicos

40 Temas para seminários Corporações e Comunicação: economia de mercado e o meio jornalístico. Corporações e Comunicação: economia de mercado e o meio publicitário. A Internet e a publicidade: a participação do consumidor e o papel do publicitário. A Internet e o jornalismo: novas tecnologias e o papel do jornalista. Jornalismo e entretenimento: formações culturais. Publicidade e entretenimento: formações culturais.


Carregar ppt "Globalização Comunicação e Mundo Contemporâneo Professora Sabine Mendes, Dn. 2/2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google