A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Função Social da Propriedade Intelectual Maytê Ximenes Ponte Membro do escritório Montenegro Duarte Advogados S.C., atuante nas áreas de Direito Empresarial,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Função Social da Propriedade Intelectual Maytê Ximenes Ponte Membro do escritório Montenegro Duarte Advogados S.C., atuante nas áreas de Direito Empresarial,"— Transcrição da apresentação:

1 A Função Social da Propriedade Intelectual Maytê Ximenes Ponte Membro do escritório Montenegro Duarte Advogados S.C., atuante nas áreas de Direito Empresarial, Consumidor, Propriedade Intelectual, Tecnologia e Informação. Consultora Jurídica da Câmara Setorial de Informática da Associação Comercial do Pará. Consultora Jurídica da Câmara Setorial de Educação da Associação Comercial do Pará. Consultora Jurídica da Comissão de Micro e Pequena Empresa da ACP. Consultora Jurídica do Conselho dos Jovens Empresários do Estado do Pará. Membro da Comissão de Fortalecimento da Arbitragem do Centro de Arbitragem e Mediação do Pará. Colaboradora da Sociedades dos Usuários de Informática e Telecomunicações do Estado do Pará (SUCESU-PA).

2 122 Não há nada mais difícil de se conseguir, mais perigoso de se conduzir ou de êxito mais incerto do que liderar a introdução de uma nova ordem de coisas. Maquiavel

3 123 A importância do tema As novas aspirações e revoluções reascendem as acirradas discussões sobre o valor de se conceder propriedade exclusiva sobre um bem intelectual. Há uma superafetação na busca de uma solução. O ânimo norteador é mal interpretado. Sem a aplicação de um instrumento de harmonização, o interesse é segregado em dois grupos.

4 124 O Desafio Nova ordem global: Informacionalização - fenômeno factual e fatal. O Direito deve criar elementos para melhor conduzir esse processo de desenvolvimento, e não, inutilmente, retardá-lo. Necessidade de mecanismos de mediação para promoção da harmonia, pautado na razoabilidade. Cenário Internacional. Cenário Nacional.

5 125 Perspectiva Histórica NO BRASIL: Estratégia repressiva ao desenvolvimento doméstico. Início do século XIX: Reforma Patrimonial. 1809: Alvará Régio de Dom João VI. Primeiras nações em todo o mundo a ter uma legislação sobre o tema. Tratamento diferente da matéria em cada modelo político. Governo Médice. Regime Militar. Lei n /70: função social como finalidade social. Pressões internacionais: 1975 – Assinatura das Convenções. Década de 80. EUA: maiores exportadores de bem intelectual. Constituição Federal de Compromisso social e satisfação das pressões. Função social: paradigma democrático.

6 126 Tratamento Constitucional Constituinte: Pulverização dos trabalhos em múltiplas subcomissões. Muitas contribuições. Regime Militar – Democracia:Texto analítico para garantir a segurança jurídica. Art. 5o. Inciso XXIII: a propriedade atenderá a sua função social. Prolixidade. Propriedade ordinária: conformação social. Reforma agrária. Topografia. CF/88 não falou em propriedade intelectual.

7 127 Tratamento Constitucional Art. 5o. Inciso XXIX: a lei assegurará aos autores de inventos industriais privilégio temporário para a sua utilização, bem como para a proteção às criações industriais, à propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento econômico e tecnológico do País. Inquietações x infortúnio. Ordem Econômica. Art Inciso III. Caráter patrimonial. Incertezas.

8 128 Interesse Social Valor teleológico. Rejeitá-lo é rejeitar a própria essência da Constituição. Equilíbrio entre as forças aparentemente antagônicas: racionalidade interna. Pedra angular da função social. Deve visar garantir os objetivos do art. 3o. CF/88: sociedade livre, justa e solidária, reduzindo as desigualdades sociais e regionais, promovendo o bem de todos e garantindo o desenvolvimento nacional. Princípio da Liberdade. Exercício do livre-arbítrio não absoluto do cidadão. Igualdade: redução das desigualdades. Hegemonia. Solidariedade: concretiza o progresso comum. Patrocina os direitos difusos, destinados a grupos menos definidos (mas não menos extensos) de pessoas.

9 129 Desenvolvimento [...] econômico e Tecnológico no País. Não restringe o campo de incidência da propriedade intelectual. Conceito de desenvolvimento: Final do Séc. XIX ao Final da II GM. Desenvolvimento = crescimento. Desenvolvimento integrado: política e social. Década de 70: visão local. A partir de 80: desenvolvimento sustentável. Amartya Sen: concepção (pós) moderna.

10 1210 Desenvolvimento Interpretação holística. Campo de possibilidades para ampliar as liberdades: desenvolvimento a partir da remoção dos restritores de liberdade. Juridicamente: não limitado ao Princípio da Liberdade. Interpretação lato sensu. Função Social: Interesse Social + Desenvolvimento.

11 1211 Software A Proteção Jurídica do Software - Lei 9.609/98. Conceituação de Software. Software Proprietário vs Software Livre. A Função Social da Propriedade Intelectual aplicada ao Software. Decisão da San Francisco Court of Appeals (RIAA vs. Morpheus, StreamCast e Grokster).

12 12 Maytê Ximenes Ponte Fones: (91) / Fax: (91)


Carregar ppt "A Função Social da Propriedade Intelectual Maytê Ximenes Ponte Membro do escritório Montenegro Duarte Advogados S.C., atuante nas áreas de Direito Empresarial,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google