A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Impacto das TIC no Ensino Vitor Barrigão Gonçalves Dep. Tecnologia Educativa e Gestão da Informação Escola Superior de Educação Instituto Politécnico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Impacto das TIC no Ensino Vitor Barrigão Gonçalves Dep. Tecnologia Educativa e Gestão da Informação Escola Superior de Educação Instituto Politécnico."— Transcrição da apresentação:

1 O Impacto das TIC no Ensino Vitor Barrigão Gonçalves Dep. Tecnologia Educativa e Gestão da Informação Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Bragança - URLs: - Educação Multimédia para a Sociedade da Informação E-Learning e Web Semântica Seminário

2 Seminário Impacto das TICs no Ensino 2 Sumário 1. Sociedade da informação (ontem, hoje, amanhã): - Perspectivas de evolução. - Sociedade da Informação, do conhecimento, da comunicação ou da cultura? - Projectos e Medidas para o contexto educativo. 2. A Escola da(na) Sociedade da Informação: - O papel do Aluno, o papel do Professor e o papel dos Pais. - Educação Multimédia. 3. Tecnologias Educativas: - Na perspectiva do Aluno, do Professor e dos Pais ou Enc. de Educação. - Prós e contras da utilização das TICs. 4. Novas formas de aprendizagem na Internet: - A Web: uma mediateca global. - Alguns exemplos: Portal dos Catraios e Websites ou portais similares. - Interacção com os conteúdos e Interacção social. - e-Learning, m-Learning, b-Learning e outros ambientes de aprendizagem. 5. Rumo a uma Internet mais segura e inteligente: - Internet: A Caixa de Pandora. - Pesquisa de informação na Web. - Web Semântica e seu impacto nos motores de busca e no e-Learning.

3 Seminário Impacto das TICs no Ensino 3 1. Sociedade da Informação 1.1. Perspectivas de Evolução A Sociedade da Informação é a sociedade em que hoje todos vivemos. A Sociedade onde já não há longe nem distância. A Sociedade em que já nem o céu é o limite. A Sociedade que é, hoje mais do que nunca, aquilo que quisermos fazer dela. Intervenção do Primeiro-Ministro ( ) A Sociedade da Informação para todos é uma utopia! Será?! A Educação tem vindo a transformar-se…

4 Seminário Impacto das TICs no Ensino 4 1. Sociedade da Informação 1.1. Perspectivas de Evolução ( Alvin Toffler ) 1.ª VAGA Sociedade Agrícola 2.ª VAGA Sociedade Industrial 3.ª VAGA Sociedade Pós-Industrial Sociedade da Informação e do conhecimento

5 Seminário Impacto das TICs no Ensino 5 1. Sociedade da Informação 1.1. Perspectivas de Evolução Sociedade da Informação

6 Seminário Impacto das TICs no Ensino 6 Modo de desenvolvimento social e económico em que a aquisição, armazenamento, processamento, valorização, transmissão, distribuição e disseminação de informação conducente à criação de conhecimento, desempenham um papel central na actividade económica, na criação de riqueza, na definição da qualidade de vida dos cidadãos e das suas práticas culturais. In Livro Verde para a Sociedade da Informação A sociedade da Informação é: - uma sociedade para todos. - uma sociedade do primado do saber. Sociedade da Informação 1.2. O que é?

7 Seminário Impacto das TICs no Ensino 7 Corresponde a uma sociedade cujo funcionamento recorre cada vez mais a Redes Digitais de informação. Sociedade da Informação Sociedade da Comunicação Sociedade do Conhecimento 1. Sociedade da Informação A evolução da sociedade actual não será motivada pela força nem pela energia mas sim pelo domínio da informação. Sociedade Digital Sociedade Global Sociedade da Cultura 1.2. O que é? ( cada cabeça sua sentença! )

8 Seminário Impacto das TICs no Ensino 8 Sociedade da Informação 1.2. O que é? ( evolução ou revolução?! ) Tecnologias da Informação Audiovisuais Telecomunicações

9 Seminário Impacto das TICs no Ensino 9 Grandes vectores para a SI: In Livro Verde para a Sociedade da Informação Estado Aberto: Melhoria da bem-estar dos cidadãos. Saber Disponível: Saber Disponível: Acesso ao saber. Escola Informada: Escola Informada: Inovação no ensino e na formação profissional. Empresa Flexível: Desenvolvimento de novas actividades e aumento da oferta de emprego com níveis de qualificação profissionais mais elevados. 1. Sociedade da Informação Questões chave: Democraticidade. Combate à exclusão (info-alfabetização) Projectos e Medidas para o Contexto Educativo (até 2002)

10 Seminário Impacto das TICs no Ensino Sociedade da Informação 1.3. Projectos e Medidas para o Contexto Educativo (até 2002) Projecto Minerva e Projectos de Telemática Educativa Servidor WWW Terravista (Ministério da Cultura) Programa Ciência Viva Programa Nónio-Século XXI Programa Internet nas Escolas (1996/97) Acesso à Internet nas Bibliotecas das Escolas 5.º - 12.º ano RCTS - Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (FCCN) – 15 PoP Infra-estrutura e serviços: equipamento multimédia e ligação RDIS à Internet via RCTS uARTE - Unidade de Apoio à Rede Telemática Educativa (MCT) Componente Educativa e de Conteúdos TIC para todos e para todos Programa FOCO (Formação Contínua de Professores)

11 Seminário Impacto das TICs no Ensino 11 Plano de Acção para a Sociedade da Informação Baseado nos Planos de Acção eEurope 2002 e eEurope 2005 estrutura-se em sete pilares de actuação: 1. Sociedade da Informação 1.3. Projectos e Medidas para o Contexto Educativo (desde 2002)

12 Seminário Impacto das TICs no Ensino 12 Plano de Acção para a Sociedade da Informação 1. Sociedade da Informação 1.3. Projectos e Medidas para o Contexto Educativo (desde 2002) 2.º Pilar Eixo 2.1 Habilitar Cedo (Ensinos Básico e Secundário) Eixo 2.2 Campus Virtuais - Programa e-U (Ensino Superior) Eixo 2.3 Aprendizagem ao longo da Vida Eixo 2.4 Novas Tecnologias para a SI Projectos relevantes: - Formação em TICs no Ensino (Disciplina TIC) - Reclamações e Pedidos de Informação on-line - Um Computador por Professor - Campus Virtuais - Sistema de Formação e Certificação em TIC (DCB) - Portal da Formação

13 Seminário Impacto das TICs no Ensino 13 Plano de Acção para a Sociedade da Informação 1. Sociedade da Informação 1.3. Projectos e Medidas para o Contexto Educativo (desde 2002) 7.º Pilar Eixo 7.1 Conteúdos Significativos para os Cidadãos Eixo 7.2 Um sector de Conteúdos Forte e Dinâmico Eixo 7.3 Património Cultural Democrático e Universal Eixo 7.4 Combate aos Conteúdos Ilegais e Nocivos Projectos relevantes: - Portal da Cultura - Portal do Conhecimento (agregar bibliotecas nacionais e estrangeiras)

14 Seminário Impacto das TICs no Ensino Sociedade da Informação 1.3. Projectos e Medidas para o Contexto Educativo (desde 2002) Programa + Programa 1000 Salas TIC + Apetrechamento Informático do 1.º Ciclo Helpdesk, CD de Reposição e sistema SIGMA (http://sigma.rcts.pt/)http://sigma.rcts.pt/ Diploma de Competências Básicas em Tecnologias de Informação Projecto Rede de Acesso Banda Larga (Internet de Banda Larga nos Ensinos Básico e Secundário até ao final de 2005) Webmail Institucional e Webmail Professores e Biblioteca do conhecimento on-line (http://www.b-on.pt) Estúdios (Video-conferência/video-difusão e sessões de Ensino à distância) e-U Campus virtual Escolas Virtuais 6 NET (projecto europeu sobre IPv6) POSI – Programa Operacional para Sociedade da Informação

15 Seminário Impacto das TICs no Ensino 15 Tecnologias (infra-estruturas e acessos) Conteúdos (aplicações multimédia Web) Motivação & Formação (Aprendizagem ao longo da vida) SI Factores críticos de sucesso 1. Sociedade da Informação 1.3. Projectos e Medidas para o Contexto Educativo

16 Seminário Impacto das TICs no Ensino A Escola da (na) SI 2.1. O papel do Aluno, do Professor e dos Pais A Escola antes da Sociedade da informação A Escola da Sociedade da informação... ?

17 Seminário Impacto das TICs no Ensino A Escola da (na) SI 2.1. Educação Multimédia

18 Seminário Impacto das TICs no Ensino 18 A Sociedade da Informação: Precisa de mim… Precisa de si… Precisa de nós… Precisa de todos sem excepção… (alunos, professores, pais e cidadãos em geral) Porque a SI pretende ser uma Sociedade para Todos Aposte numa educação para as TICs Não se exclua… 2. A Escola da (na) SI 2.1. Educação Multimédia

19 Seminário Impacto das TICs no Ensino Tecnologias Educativas As TICs são um bem necessário, não são uma vaidadeAs TICs são um bem necessário, não são uma vaidade Quase todo o ensino é multimédiaQuase todo o ensino é multimédia O que são? Tecnologias de Informação e Comunicação que suportam directa ou indirectamente o processo de ensino-aprendizagem. A aprendizagem é mais bem sucedida quando o aprendiz participa voluntária e empenhadamente (Papert) Aprende agora… Brinca mais tarde?!?Aprende agora… Brinca mais tarde?!? Com as Tecnologias Educativas a criança aprende brincando

20 Seminário Impacto das TICs no Ensino Tecnologias Educativas Hardware (Tecnologia de Suporte) : Computador Pessoal Computador Pessoal CPU – Pentium III; 512 MB RAM; 40 GB Disco; Leitor/Gravador CD-ROM (DVD); Placa gráfica (32 MB); Placa de som; Placa de vídeo; Placa de rede Dispositivos de Entrada e Saída Teclado; rato; câmara digital; digitalizador; teclado MIDI; microfone; câmara de video; joystick, luvas para Realidade Virtual. Monitor; colunas e instrumentos MIDI; capacetes para RV displays imersivos Interfaces para Rede de Comunicações GSM – 16 Kbps; Rede telefónica - 56 Kbps; GPRS; RDIS – 64 Kbps; 3G; Netcabo – 600 Kbps; ADSL – 512 Kbps-128 Kbps ; Ethernet 10/100 Mbps Dispositivos para Realidade Virtual Luvas e capacetes para Realidade Virtual (displays imersivos) 700 a 1000

21 Seminário Impacto das TICs no Ensino 21 3.Tecnologias Educativas Software (Aplicações/conteúdos de suporte : Software (Aplicações/conteúdos de suporte) : Software Educativo local; Software Educativo local; Software Educativo em rede (Websites). Software Educativo em rede (Websites). Programas de Exercícios Repetitivos Tutoriais Convencionais (Teorias Behavioristas) Tutoriais Inteligentes (Inteligência Artificial/Cognitivismo) Simulações Jogos interactivos Linguagens de Programação (LOGO) Apresentações e outro material de apoio Produtos de Informação geral (Museus Virtuais e outros produtos culturais) 3.1. Na perspectiva do Aluno

22 Seminário Impacto das TICs no Ensino 22 Tecnologias Educativas Aplicações para gestão escolar; Websites destinados à Educação; Webquests e E-rallypappers; Apresentações Electrónicas e de Multimédia; E-learning para formação contínua; Produtos de Informação geral; E claro Software Educativo para utilização pelas crianças Na perspectiva do Professor (In)Directamente no processo de ensino/aprendizagem; Tenho ou não condições na sala de aula?

23 Seminário Impacto das TICs no Ensino Tecnologias Educativas Gestão de contas bancárias pessoais; Utilização de serviços públicos on-line; Agendas e outros planos pessoais; Organização de diversos tipos de informação; Informação cultural e didáctica; Lazer e Entretenimento: Jogos, jornais, rádios… Teletrabalho; E claro, Software Educativo para utilização pelas crianças Na perspectiva dos Pais

24 Seminário Impacto das TICs no Ensino 24...os pais devem passar menos tempo preocupados com o que os filhos fazem ou não no computador e mais tempo a encontrar interesses comuns... (Papert) Os pais não podem aprender com os seus filhos? As TICs constituem uma excelente ferramenta de coesão familiar. "Uma boa actividade paternal, na área dos filmes, consiste em vê-los, apreciá-los, falar sobre eles e criticá-los conjuntamente. (Papert) Não podemos fazer o mesmo com as TICs? Passe mais tempo com o computador do seu filho… 3.3. Na perspectiva dos Pais 3. Tecnologias Educativas

25 Seminário Impacto das TICs no Ensino Tecnologias Educativas A partir de que idade devem as crianças usar o computador ou outras TIC? As crianças têm estilos de trabalho e de aprendizagens diferentes. As estratégias não podem ser as mesmas quando se destinam a crianças diferentes. Onde, Como e Quando… Onde, como, quando e com que significado Prós e Contras da Utilização das TICs Não existe resposta absoluta… As TICs podem ser bem usadas em qualquer idade, Mas também podem ser mal usadas nessa mesma idade.

26 Seminário Impacto das TICs no Ensino Tecnologias Educativas Tipos de Software Educativo: Software, ferramentas ou conteúdos educativos : - Genéricas; - Específicas Prós e Contras da Utilização das TICs Tipos de software educativo: Baseados na Metáfora Transmissiva (baseados no comportamentalismo e cognitivismo positivista) Baseados ou Centrados no Aprendiz (baseados no construtivismo pessoal) Baseados na Metáfora Participativa (baseados no construtivismo social)

27 Seminário Impacto das TICs no Ensino Tecnologias Educativas Protocolos ou Roteiros de Exploração de Software (elaborados por professores ou mesmo pelos pais) 3.4. Prós e Contras da Utilização das TICs A que nível se destina? A que tipo de software pertence? É de fácil utilização? (Onde estou? De onde venho? Para onde vou?) Como pode ser utilizado? - Individual e livremente; - Em grupo; - Individualmente ou em grupo com a orientação do Professor/educador. Permite fácil aprendizagem? Que tipo de aprendizagens proporciona? Avalia as aprendizagens? Que limitações possui?

28 Seminário Impacto das TICs no Ensino Tecnologias Educativas 3.4. Prós e Contras da Utilização das TICs è Conduzem à redução do n.º de trabalhadores?! è Conduzem à instrumentalização da sociedade?! è Limitam a capacidade de raciocínio do indivíduo?! è Contribuem para a perda de privacidade?! Não obstante, são questões importantes: Protecção da privacidade e dos dados individuais Protecção dos Direitos de Propriedade Intelectual e Direitos de Autor As Tecnologias de Informação e Comunicação:

29 Seminário Impacto das TICs no Ensino 29 Riscos físicos: Postura e uso do teclado e rato (http://www.senselang.com) Problemas de visão: Pausas regulares para aliviar olhos Scream Saver (http://www.infinn.com) Segurança Física: PC Tracker (http://www.pctracker.net)http://www.pctracker.net Contas de utilizador: Login e password Segurança Lógica: Firewall - ZoneAlarm (http://www.zonelabs.com) Spyware (cavalos de Tróia) – Ad Ware 6 (http://www.lavasoft.com) Antivírus: Antivírus actualizado, informação segura. 3. Tecnologias Educativas 3.4. Prós e Contras da Utilização das TICs

30 Seminário Impacto das TICs no Ensino Novas Formas de Aprendizagem na Internet A Internet oferece - Uma quantidade infinita de informação multimédia - Diversas oportunidades de interacção A Web: Uma mediateca global Mediateca Global

31 Seminário Impacto das TICs no Ensino Novas Formas de Aprendizagem na Internet 4.2. Alguns exemplos para miúdos e graúdos

32 Seminário Impacto das TICs no Ensino Novas Formas de Aprendizagem na Internet 4.3. Interacção com os conteúdos e interacção social Interacção com os conteúdos: Exploração e adaptação dos recursos educativos (Conteúdos Web ou materiais de estudo). Interacção social: Aplicação e utilização das TICs na relação professor/aluno(s) e aluno/Aluno(s) (Aplicações Web, correio electrónico, fóruns de discussão, chats, vídeo-conferência);

33 Seminário Impacto das TICs no Ensino Novas Formas de Aprendizagem na Internet 1.ª Geração: Ensino por correspondência 2.ª Geração: Tele-educação (Universidade Aberta) 3.ª Geração: Serviços Telemáticos - comunicações assíncronas. 4.ª Geração: E-Learning, m-Learning (UMTS), b-Learning e comunidades virtuais WebCT, TopClass, LearningSpace, Black-board, Luvit 4.4. e-Learning, m-Learning e b-Learning

34 Seminário Impacto das TICs no Ensino Novas Formas de Aprendizagem na Internet 4.4. e-Learning, m-Learning e b-Learning - Estimula a auto-aprendizagem; - Estimula a aprendizagem ao longo da vida; - Proporciona uma aprendizagem personalizada; - Permite maior disponibilidade e ritmo de estudo diferenciado; - É independente da plataforma usada para aceder à Internet; - Está integrado numa rede (Internet/Intranet/Extranet); - Derruba barreiras temporais e espaciais (anytime, anywhere); - Minimiza problemas decorrentes da impossibilidade de frequentar aulas (doença ou deficiência). Algumas Vantagens do e-Learning: Algumas Desvantagens do e-Learning: Cognitivas – Educativas - Sociais - Culturais

35 Seminário Impacto das TICs no Ensino Novas Formas de Aprendizagem na Internet 4.4. e-Learning, m-Learning e b-Learning - Existe resistência à mudança? - Exige conhecimentos em TICs? - Substitui o professor? Orientador/facilitador da aprendizagem - Os alunos estão motivados? Construtivismo. - A relação entre ambos (Prof./Aluno) terá que sofrer alterações? - O nível de aprendizagem é aceitável? - A transposição simples e directa dos conteúdos é solução? - O investimento inicial não será demasiado elevado? - A componente prática é possível? A simulação é viável?! Blended Learning Sessões de e-Learning complementadas com sessões presenciais Ensino presencial - apropriado e necessário para leccionar determinados conteúdos e para algumas camadas da população Algumas questões (limitações?!):

36 Seminário Impacto das TICs no Ensino Novas Formas de Aprendizagem na Internet 4.4. e-Learning, m-Learning e b-Learning Tecnologias de e-Learning (Web, FTP, , Fórum, Chat Áudio e Videoconferência) Gestão da Informação (conteúdos e Materiais de apoio) Teorias da Aprendizagem (Pedagogia e Didáctica) ALUNO

37 Seminário Impacto das TICs no Ensino 37 LOs são peças LEGO que têm o mesmo modelo. Se têm o mesmo modelo podem ser encaixadas e reutilizadas. 4. Novas Formas de Aprendizagem na Internet 4.4. e-Learning, m-Learning e b-Learning - Objectos de Aprendizagem: Learning Objects - Normas IMS (Instructional Management Systems) - Modelo SCORM (Sharable Content Object Resource Model)

38 Seminário Impacto das TICs no Ensino 38 1.º passo: Deixar de agir como ciber-avestruzes 2.º passo: Supervisionar, orientar e dialogar (proibir não é solução) 3.º passo: Bloquear/Restringir o acesso das crianças (ou não!?) "O escândalo da educação reside no facto de sempre que ensinamos algo estamos a privar a criança do prazer e do benefício da descoberta. (Papert, 1996) As vantagens são imensas, mas, pela mesma razão, os riscos são sérios. Se as crianças usam a Internet porque é que os seus professores, pais e avós não a usam? 5. Rumo a uma Web mais segura e inteligente 5.1. Internet: a Caixa de Pandora

39 Seminário Impacto das TICs no Ensino 39 Mais informação… Os jovens e a Internet Alerta para pais e professores da Polícia Judiciária MiudosSegurosNa.Net (Newsletter) Ajudar Famílias, Escolas e Comunidades a garantir a Segurança de Crianças e Jovens On-line Internet Society (http://www.info.isoc.org) Aborda assuntos como copyright e segurança, entre outros. (http://www.safer-internet.net) Minimizar os riscos da Internet e maximizar as suas potencialidades Programa para a Protecção da Infância na Internet Enquadrado no IAP (Internet Action Plan) Internet: a Caixa de Pandora 5. Rumo a uma Web mais segura e inteligente

40 Seminário Impacto das TICs no Ensino Pesquisa de Informação na Web A Web actual é uma biblioteca de documentos mundial… 5. Rumo a uma Web mais segura e inteligente Hum!... Será?!?

41 Seminário Impacto das TICs no Ensino Pesquisa de Informação na Web A Web actual não será mais parecida com… …um montão de livros, revistas e cassetes de áudio e vídeo? 5. Rumo a uma Web mais segura e inteligente

42 Seminário Impacto das TICs no Ensino 42 Directórios (por exemplo: Yahoo! e Lycos) Motores de busca (por exemplo: Google e Altavista) Será que estes mecanismos satisfazem quem procura informação? Serão eficientes e selectivos na informação que devolvem? 5.2. Pesquisa de Informação na Web 5. Rumo a uma Web mais segura e inteligente

43 Seminário Impacto das TICs no Ensino 43 Web Semântica: Motivação Pesquisa 1: Medalhas obtidas por Rosa Mota. Resultados: diversas páginas Web acerca de: - cores (cor-de-rosa), flores (estudo ou venda de rosas), - postais electrónicos com rosas, - Banda de Música Pop-Rock Rosa Mota - Cidade de Santa Rosa (Califórnia) - Condado de Santa Rosa (Flórida) - poetas António Ramos Rosa ou Rosa Alice Branco, - para além de muitas páginas onde aparecem os termos Atleta Rosa Mota ou Pavilhão Rosa Mota, entre muitas outras respostas sobre rosas, motas e medalhas que não são o sonho cor-de-rosa pretendido. Ou seja: centenas de páginas, tornando difícil separar o trigo do joio. Pesquisa 2: livros acerca de José Saramago Resultados: surgem mais de 580 hipóteses no Google: 5. Rumo a uma Web mais segura e inteligente Pesquisa 2: livros acerca de José Saramago Resultados: surgem mais de 1140 hipóteses no Google: Muitas páginas de livros escritos pelo autor Em vez de livros que falem sobre o autor.

44 Seminário Impacto das TICs no Ensino 44 Web Semântica: Motivação Agentes de software não distinguem os poetas dos atletas, as cores das flores ou os nomes comuns dos nomes próprios. O Google apresenta resultados satisfatórios na procura de um conceito. Mas, Não lida com a relação entre dois conceitos. Não procura informação em Base de Dados (Deep Web). Não devolve conhecimento implícito. Porquê? Conteúdos orientados para serem lidos por pessoas E não por máquinas (agentes de software). 5. Rumo a uma Web mais segura e inteligente EU ENTENDO-TE uma solução: usar metadados para descrever os dados existentes na Web

45 Seminário Impacto das TICs no Ensino 45 Rumo à Web Semântica A Web Semântica não é uma nova Web ou uma Web à parte, É uma extensão da actual em que a informação tem um significado bem definido, possibilitando aos computadores e às pessoas trabalharem em cooperação. Com a Web Semântica, os agentes serão suficientemente inteligentes para decifrar o sentido da palavra acerca que os conduzirá a procurar livros sobre o autor e não livros escritos pelo autor. Primeira geração (ênfase na infra-estrutura tecnológica da Internet) Segunda geração (ênfase nas aplicações Web) Terceira geração (ênfase na semântica dos dados – Semantic Web) 5. Rumo a uma Web mais segura e inteligente

46 Seminário Impacto das TICs no Ensino 46 Web Semântica: The big picture 5. Rumo a uma Web mais segura e inteligente

47 Seminário Impacto das TICs no Ensino 47 Web Semântica: Ontologias Quem são os netos de José Saramago?; Quem é o genro de José Saramago?; Qual a nacionalidade da sua actual mulher? Qual a sua relação com o compositor italiano Azio Corghi? 5. Rumo a uma Web mais segura e inteligente

48 Seminário Impacto das TICs no Ensino 48 Web Semântica: Infra-estrutura de camadas Alguns projectos: Project Halo: Digital Aristotle (livro inteligente) ELENA – Creating smart space for learning Semantic Search Engine (Real Instituto Elcano) Getsee (Account Agregator) Isoco Getsee Projeto Exploora busca Projecto Indexa 5. Rumo a uma Web mais segura e inteligente

49 Seminário Impacto das TICs no Ensino 49 Considerações finais Num futuro muito próximo, passaremos mais tempo a ler, ver e ouvir material didáctico multimédia e muito menos tempo a filtrar essa informação. Mas, ainda há muito trabalho para fazer: - Aplicar a Web Semântica às Intranets (educativas); - Aplicar a Web Semântica às Extranet (entre instituições); - Aplicar a Web Semântica à Web actual. Os metadados, ontologias e agentes são vitais… 5. Rumo a uma Web mais segura e inteligente

50 Seminário Impacto das TICs no Ensino 50 Considerações finais A Web semântica é o instrumento necessário ao desenvolvimento da inteligência colectiva (Pierre Lévy, 2003). Logo, constitui uma peça crucial no desenvolvimento da actual Sociedade da Informação e do Conhecimento. 5. Rumo a uma Web mais segura e inteligente

51 Seminário Impacto das TICs no Ensino 51 Vitor Barrigão Gonçalves Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Bragança - URLs: -


Carregar ppt "O Impacto das TIC no Ensino Vitor Barrigão Gonçalves Dep. Tecnologia Educativa e Gestão da Informação Escola Superior de Educação Instituto Politécnico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google