A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Português Professora Deise. CONCORDÂNCIA 1 - As normas de concordância verbal estão plenamente observadas na frase: a)Há frases que se repete à exaustão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Português Professora Deise. CONCORDÂNCIA 1 - As normas de concordância verbal estão plenamente observadas na frase: a)Há frases que se repete à exaustão."— Transcrição da apresentação:

1 Português Professora Deise

2 CONCORDÂNCIA 1 - As normas de concordância verbal estão plenamente observadas na frase: a)Há frases que se repete à exaustão e que, exatamente por isso, passam a soar como se constituíssem cada uma delas uma verdade incontestável. b)Frases sempre haverão que, à força de se repetirem ao longo do tempo, acabam sendo tomadas como verdades absolutas. c)Quando a muitas pessoas interessam dar créditos a frases feitas e lugares-comuns, há o risco de se cristalizar falsos juízos. d)A qualidade das receitas dos grandes cozinheiros sempre dependerão de quem de fato as venham executar. e)Atribui-se aos brinquedos eletrônicos de hoje um tipo de sedução que os jogos antigos estavam longe de poder oferecer.

3 2 -Substituindo-se os segmentos grifados pelas expressões entre parênteses subsequentes, o verbo deverá permanecer no singular em: a)O heroísmo (Atos de heroísmo) é um dos últimos enigmas do comportamento humano. b)... já descobrimos o (as razões) que os torna perigosos. c)Já o heroísmo extremo (os heroísmos extremos) é de difícil explicação científica. d)Trata-se de um impulso ilógico (impulsos ilógicos). e)Só existirá esperança (esperanças) para alguns.

4 3- O verbo indicado entre parênteses deverá adotar uma forma do plural para preencher corretamente a lacuna da seguinte frase: a)Por que não se..... (admitir) que as aulas de uma professora substituta possam ser excelentes? b)As operações de que..... (cuidar) a LRF trarão maior disciplina e serenidade na gestão das verbas públicas. c)Muitos prefeitos entendem que não..... (dever) caber a eles empenhar verbas para o ensino fundamental e o atendimento básico de saúde. d) (atingir) a quem quer que descumpra a LRF rigorosas sanções, inclusive a da perda de liberdade. e)O estabelecimento de normas e de prazos para a divulgação das contas públicas..... (favorecer) a fiscalização popular.

5 ANÁLISE SINTÁTICA DOS TERMOS 4)... mas nem todos entendem seu real significado. A frase cujo verbo exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima é: a)A manifestação de emoções positivas é geralmente bem aceita. b)Estudos recentes aludem à importância das emoções. c)O local de trabalho nem sempre se torna propício à manifestação das emoções. d)Pesquisadores revelam a existência de preconceitos enraizados contra a manifestação de emoções. e)A pesquisa tratava da valorização de sentimentos vistos como negativos.

6 VOZES VERBAIS 5)A frase que admite transposição para a voz passiva é: a)O cúmulo da ilusão é também o cúmulo do sagrado. b)O conceito de espetáculo unifica e explica uma grande diversidade de fenômenos. c)As imagens fluem desligadas de cada aspecto da vida (...). d)Existem várias hipóteses para o fato. e)Novas descobertas dependem, muitas vezes, de pesados investimentos.

7 6)Transpondo-se para a voz passiva a frase: Ela já está configurando os paradigmas de uma nova época, a forma verbal resultante será a)configuraram-se. b)estão sendo configurados. c)têm sido configurados. d)está sendo configurada. e)foram configurados.

8 7) Os países de renda baixa serão afetados, de acordo com o relatório, por uma combinação de desastres. Transpondo corretamente a forma verbal sublinhada para a voz ativa, tem-se: a)afetará. b)afetarão. c)teriam afetado. d)seria afetado. e)terá sido afetado.

9 8) O poder econômico expansivo dos meios de comunicação aboliu as manifestações da cultura popular e as reduziu a folclore para turistas. Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, as formas verbais resultantes serão: a)aboliram-se e têm sido reduzidas. b)têm sido abolidas e reduziram-se. c)vêm abolindo-as e vêm reduzindo-as. d)estão abolindo e estão reduzindo. e)foram abolidas e foram reduzidas.

10 PRONOMES OBLÍQUOS E COLOCAÇÃO PRONOMINAL 9)Crônicas? Muita gente está habituada a ler crônicas, mas nem todos concedem às crônicas um valor equivalente ao de outros gêneros; alegam faltar às crônicas a altitude de um romance, e deixam de reconhecer as crônicas como vias de acesso imediato à poesia do dia-a-dia. Evitam-se as viciosas repetições do texto acima substituindo- se os segmentos sublinhados, na ordem dada, por: a)as ler / concedem-lhes / lhes faltar / reconhecer-lhes b)as ler / lhes concedem / faltar-lhes /lhes reconhecer c)lê-las / lhes concedem / faltar-lhes / reconhecê-las d)ler a elas / as concedem / lhes faltar / reconhecê-las e)lê-las / concedem-nas / faltar a elas / as reconhecer

11 REGÊNCIA E PRONOME RELATIVO 10) A expressão de que preenche corretamente a lacuna da frase: a)A compaixão humana é um sentimento..... o cronista deseja dividir com o leitor. b)A compaixão humana é um sentimento..... o cronista recusa a se distanciar. c)O sentimento de compaixão é uma virtude humana..... o cronista não se furta a valorizar. d)A compaixão humana é um sentimento..... o cronista não se esquiva de enaltecer. e)O sentimento de compaixão humana é uma virtude humana..... o cronista sabe valorizar.

12 11) Na frese Por que chamar de invisível ou fantástico a esse mundo de que faz parte a caneta esferográfica (...)?, o elemento sublinhado pode ser corretamente substituído por: a)a que participa. b)a cujo existe. c)aonde tem função. d)em que se inclui. e)com cujo interage.

13 12) Está correto o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase: a)Otário é você, que confia de que Obama faça um governo competente, de cujo não há ainda qualquer indício. b)Preferia morar em Beverly Hills do que morar em Darfur, a esta região falta tudo o que aquela não falta. c)Alguns educadores consideram que um computador, de cujo emprego pouca gente dispensa, leva a uma facilitação onde o aluno se prejudica. d)É como se a barbárie, à qual esses doutores assistem com indiferença fosse fenômeno cujo horror devesse ser naturalizado. e)O autor está convicto que tais doutores representam um radical pessimismo, de cujo parecem orgulhar-se de ostentar.

14 FLEXÃO VERBAL 13)A frase em que a flexão verbal e a flexão nominal estão em total concordância com o padrão culto é: a)Sei que ele remoe a ideia de que sua cônjuge possa ter dificuldades durante sua ausência, por isso ele proviu a família do necessário antes de viajar. b)O interviu de tal forma em nossa vida que ninguém imagina viver sem se valer dele. c)Isto constitue verdade inconteste: ele sempre atrapalha as negociações, mesmo quando se desenvolvem apoiadas em abaixo-assinados. d)Peça-lhe que remedie a falta de conforto que gerou ao distribuir os salvo-condutos disponíveis. e)Se ele antevir os problemas que possam decorrer de sua ousadia, ou se reouver o juízo, não será uma vítima do próprio atrevimento.

15 14) Ambos os verbos grifados estão corretamente flexionados na frase: a)Do impacto da crise que se abateu sobre vários países, sobreviu o pânico, com a queda no valor de seus investimentos. b)Um dos analistas políticos, que se deteu na análise dos problemas decorrentes da crise, receia ainda a gravidade do seu desdobramento. c)Em vários países governantes se dispuseram a liberar enormes quantias para empresas refazerem o capital necessário à produção. d)Foram vários os fatores que comporam o cenário em que se delineou a crise econômica mundial. e)Os ventos favoráveis da economia mundial alimentaram a circulação de instrumentos financeiros, sem que se prevessem os perigos subjacentes.

16 15) O Ministério também lançará um livro que reúna dados sobre espécies invasoras marinhas. O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima está na frase: a)... isso se dá no momento... b)Queremos que sirva como critério para barrar sua entrada e seu plantio... c)... e hoje ocupa o lugar de espécies nativas nos parques do Rio... d)... o homem, desavisado do estrago que pode provocar no ambiente... e)... mas que agora começa a ser revista.

17 CRASE 16) Uma floresta secundária apresenta biodiversidade semelhante..... da floresta original, embora haja especialistas que contestam o fato de que as matas de segunda geração evoluam de modo.... garantir as condições ideais de sobrevivência..... cada uma das espécies. As lacunas da frase acima estarão corretamente preenchidas, respectivamente, por: a)a – à – à b)à – a – à c)à – a – a d)a – à – a e)à – à – a

18 17) A frase inteiramente correta, quanto ao sinal de crase, é: a)Brigas entre torcidas de times rivais se iniciam com provocações de parte à parte, à qualquer momento. b)O respeito as medidas de segurança tomadas em um evento garante a alegria do espetáculo. c)Uma multidão polarizada pode ser induzida à atitudes hostis, tomadas em oposição às medidas adotadas. d)Com a invasão às sedes de clubes, os dirigentes passaram a monitorar a presença de torcedores, até mesmo nos treinos. e)As pessoas, enfurecidas, iam em direção à um dos dirigentes, quando os policiais conseguiram controlar a multidão.

19 CORRELAÇÃO VERBAL 18) Está plenamente adequada a correlação entre tempos e modos verbais na frase: a)Se separássemos o visível do invisível, o efeito de beleza das obras de arte pode reduzir-se. b)Diante do frêmito que notou na relva, o autor compusera um verso que havia transcrito nesse texto. c)Caso os preconceitos fossem combatidos, muitos sofrimentos inúteis haverão de ser evitados. d)Ao abrir uma perspectiva generosa para a antropologia, ele deixou um legado de que as novas gerações se beneficiassem. e)A caneta esferográfica de onde saírem as mágicas imagens de um escritor é a mesma que repousará sobre a cômoda, depois de o haver servido.

20 PONTUAÇÃO 19)Está inteiramente correta a pontuação da frase: a)Podem os espíritos ser nobres mas, se a carne é fraca, aquela nobreza sem dúvida, deixará de ter consequências práticas. b)Já que nada volta para a gente não adianta mesmo pagar; eis a conclusão a que chegou, o motorista, com quem conversava o autor do texto. c)Sonegadores e corruptos são, não há o que discutir, inimigos do povo brasileiro, pois só pensam em seus interesses particulares. d)São vultosos os prejuízos, que causam os sonegadores, e os corruptos ao povo brasileiro, com os quais, se indigna o motorista. e)Embora concorde em parte, com o motorista, o autor não deixa de notar que este age em contradição com o que fala.

21 NEXOS 20) Considere os seguintes fatos: I- Ela partiu já há duas semanas. II- Até agora ela não me deu notícias. III- Confesso que começo a ficar preocupado. O período em que os fatos acima estão articulados de modo lógico, com redação correta, é: a)Confesso que começo a me preocupar, pois ela ainda não me deu qualquer notícia, apesar de já fazer duas semanas que partiu. b)Já fazem duas semanas e eis que ela ainda não me deu notícias, muito embora eu confesse que começo a me preocupar. c)Como até agora ela não me deu nenhuma notícia, confesso que começo a me preocupar pelo fato de já haver partido fazem duas semanas d)Já fez duas semanas de sua partida e até agora ela não me deu alguma notícia, posto que, confesso, começo a ficar preocupado. e)Desde que ela não me deu qualquer notícia, visto que fazem duas semanas que partiu, confesso que começo a preocupar-me.

22 21) Considerando-se o contexto da frase dada, tem sentido causal o segmento sublinhado em: a)É natural que o cidadão, acuado pela violência que o cerca concorde com tudo que soe como solução drástica para o problema. b)A participação de um menor no delito torna o caso ainda mais drástico. c)Que isso seja assim não justifica o abandono do princípio. d)Nada impedirá que os bandidos passem a recrutar um contingente mais jovem. e)Mesmo porque não será reduzindo a maioridade penal que o envolvimento de jovens em crimes deixará de existir.

23 CLAREZA E CORREÇÃO 22) A frase clara e correta é: a)Participou do grupo que fez o relatório, que estava sempre próximo devido aos horários de reunião coincidirem com suas folgas, que, aliás, não estão nada esparças. b)O meio de transporte que usavam era com canos sobre o riacho barrento, às quais eles mesmos fabricavam, ou à cavalo ou de carro de bois. c)Não deixa de ser estranha, a meu ver, a trajetória desses artesãos que, desde o início da minha pesquisa, já mostravam de modo flagrante seu desprezo por regras. d)O público alvo para o qual o programa se direciona admite em entrevistas que não dispõe dos recursos financeiros suficiente para o desenvolvimento de suas atividades. e)Trabalhava com muitos imigrantes ilegais franco-canadenses, onde a maioria não se aceitava ou se via com tal, rejeitando as formas de descriminação.


Carregar ppt "Português Professora Deise. CONCORDÂNCIA 1 - As normas de concordância verbal estão plenamente observadas na frase: a)Há frases que se repete à exaustão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google