A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TELECOMUNICAÇÕES E REDES Profª Maria Alessandra. CONCEITOS DE COMUNICAÇÕES As comunicações podem ser definidas como as transmissões de um sinal através.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TELECOMUNICAÇÕES E REDES Profª Maria Alessandra. CONCEITOS DE COMUNICAÇÕES As comunicações podem ser definidas como as transmissões de um sinal através."— Transcrição da apresentação:

1 TELECOMUNICAÇÕES E REDES Profª Maria Alessandra

2 CONCEITOS DE COMUNICAÇÕES As comunicações podem ser definidas como as transmissões de um sinal através de um meio, de um emissor para um receptor. As comunicações podem ser definidas como as transmissões de um sinal através de um meio, de um emissor para um receptor.

3 As comunicação de dados é a coleção eletrônica, o processamento e a distribuição de dados e informação através de algum meio para os dispositivos de hardware e de volta para eles. As comunicação de dados é a coleção eletrônica, o processamento e a distribuição de dados e informação através de algum meio para os dispositivos de hardware e de volta para eles. As telecomunicações se referem à transmissão eletrônica de sinais para comunicações, incluindo meios como telefone, rádio, televisão. As telecomunicações se referem à transmissão eletrônica de sinais para comunicações, incluindo meios como telefone, rádio, televisão.

4 O meio de telecomunicação é qualquer entidade que carregue um sinal eletrônico e sirva de interface entre dispositivos transmissores e receptores. O meio de telecomunicação é qualquer entidade que carregue um sinal eletrônico e sirva de interface entre dispositivos transmissores e receptores. Dispositivo de telecomunicações é um componente de hardware que permite que a comunicação de dados ocorra com mais eficiência. Dispositivo de telecomunicações é um componente de hardware que permite que a comunicação de dados ocorra com mais eficiência. Velocidade de transmissão – característica importante. Velocidade de transmissão – característica importante.

5 Características das Telecomunicações – Características das Telecomunicações – Reduzem o tempo entre os pontos de decisão. Reduzem o tempo entre os pontos de decisão. coordenação de atividades empresariais e integra vários departamentos (+ eficiência). coordenação de atividades empresariais e integra vários departamentos (+ eficiência). Rede de computadores – são os meios de comunicação, dispositivos e software necessários para a conexão de dois ou mais sistemas computacionais e/ou dispositivos. Rede de computadores – são os meios de comunicação, dispositivos e software necessários para a conexão de dois ou mais sistemas computacionais e/ou dispositivos.

6 MODOS DE TRANSMISSÃO – CANAL DE COMUNICAÇÃO Os dados podem fluir entre os dispositivos de telecomunicações de três formas: simplex, half- duplex e full-duplex. Canal Simplex - os dados podem fluir em apenas uma direção. Ex.: Rádio, TV.

7 Canal Half-Duplex – os dados podem fluir em ambas as direções, mas em apenas uma direção por vez. Ex.: Walk Talk, Rádio Amador. Canal Full-Duplex – os dados podem fluir em ambas as direções ao mesmo tempo. Ex.: transmissão por telefone.

8 Largura de banda de um canal e capacidade de transporte da informação A velocidade de um canal depende da largura da banda. Largura da Banda – é o espectro de freqüência que um sinal ocupa em um dado meio de transmissão. Largura da Banda – é o espectro de freqüência que um sinal ocupa em um dado meio de transmissão. A lei fundamental da teoria da informação de Shannon – afirma que a capacidade de transporte de informação de um canal é diretamente proporcional à sua largura de banda – quanto maior a largura da banda, maior a quantidade de informação que o canal pode transmitir. A lei fundamental da teoria da informação de Shannon – afirma que a capacidade de transporte de informação de um canal é diretamente proporcional à sua largura de banda – quanto maior a largura da banda, maior a quantidade de informação que o canal pode transmitir.

9 Banda Larga – canais de comunicação que contam com uma ampla gama de freqüências para a transmissão de informações, permitindo que uma maior quantidade seja transmitida por período de tempo. Banda Larga – canais de comunicação que contam com uma ampla gama de freqüências para a transmissão de informações, permitindo que uma maior quantidade seja transmitida por período de tempo.

10 TIPOS DE MEIOS DE COMUNICAÇÕES Os meios de comunicações são as conexões físicas entre as estações de uma rede. Qualquer meio capaz de transportar informações eletromagnéticas pode ser usado em redes locais, os mais utilizados são:os cabos de par trançado, coaxial e cabo de fibra ótica. Em circunstâncias especiais, radiodifusão, infravermelho, microondas, celular também são escolhas possíveis.

11 * PAR TRANÇADO – dois fios são enrolados em espiral de forma a reduzir o ruído e manter constante as propriedades elétricas do meio por intermédio de todo seu comprimento. Cabo sem blindagem (UTP, Unshielded Twisted Pair) e com blindagem (STP, Shielded Twisted Pair). UTP STP

12 O par trançado só permite a conexão de dois pontos da rede, precisando a utilização de outros dispositivos como Hub ou Switch para um maior alcance. O par trançado só permite a conexão de dois pontos da rede, precisando a utilização de outros dispositivos como Hub ou Switch para um maior alcance. * CABO COAXIAL – é uma forma de linha de transmissão que possui um condutor interno circundado por um condutor externo, tendo entre eles um dielétrico que os separa. * CABO COAXIAL – é uma forma de linha de transmissão que possui um condutor interno circundado por um condutor externo, tendo entre eles um dielétrico que os separa.

13 Os cabos coaxiais de mais qualidade não são maleáveis, são difíceis de instalar. O cabo coaxial mantém uma capacitância constante e baixa independência do comprimento do cabo, evitando assim vários problemas técnicos. Oferecerá velocidades de ordem de 10 Megabits p/ segundo.

14 * FIBRAS ÓTICAS – a transmissão da fibra ótica é realizada pelo envio de um sinal de luz codificado, dentre um domínio de freqüência do infravermelho, 10^14 a 10^15 Hz, por meio de um cabo ótico. A fibra ótica é imune a interferência eletromagnética e a ruídos. Ex.: Testes que transmitiram 3,2 terabits por segundo a distâncias de até 308km.

15 VANTAGENS Capaz de suportar enormes taxas de transferência de dados (> 2,5 bilhões bps). Capaz de suportar enormes taxas de transferência de dados (> 2,5 bilhões bps). Tamanhos menores são ideais em situações onde ão há espaço para fios de cobre adicionais volumosos. Tamanhos menores são ideais em situações onde ão há espaço para fios de cobre adicionais volumosos. Permite uma transmissão de ótimo padrão. Permite uma transmissão de ótimo padrão. Com fios de cobre é necessário utilizar repetidores, na fibra é dispensado. Com fios de cobre é necessário utilizar repetidores, na fibra é dispensado. Não há chance de fagulhas. Não há chance de fagulhas. Por não haver metal no cabo ele é altamente resistente a corrosão. Por não haver metal no cabo ele é altamente resistente a corrosão. Com a instalação do equipamento certo é praticamente impossível interceptar um cabo de fibra ótica sem ser detectado. Com a instalação do equipamento certo é praticamente impossível interceptar um cabo de fibra ótica sem ser detectado.DESVANTAGENS O cabo e os dispositivos são mais caros que os fios de par trançado e cabo coaxial. O cabo e os dispositivos são mais caros que os fios de par trançado e cabo coaxial. Instalação mais difícil. Instalação mais difícil. Mais difícil de emendar do que os cabos de par trançado. Mais difícil de emendar do que os cabos de par trançado.

16 Transmissão por Microondas e por Satélite São enviadas através da atmosfera e do espaço. A transmissão por microondas consiste em um sinal de rádio de alta freqüência enviado pelo ar. A transmissão é feita em linha de visão. A estações de transmissão podem ser separadas por distâncias que variam de 66 a 154km.

17 Um satélite de comunicações é basicamente uma estação de microondas localizada no espaço. Outras opções de transmissão que dão portabilidade as empresas são o rádio, o celular e a transmissão infravermelha (envia os sinais através do ar pelas ondas de luz – curtas distâncias).

18

19 Transmissão por celular – as ligações são transmitidas por ondas e rádio. A cidade é dividida em células. Telefones de rede combinam a transmissão celular ao acesso a redes e à Internet. Transmissão por celular – as ligações são transmitidas por ondas e rádio. A cidade é dividida em células. Telefones de rede combinam a transmissão celular ao acesso a redes e à Internet. Transmissão Infravermelha – envia sinais aéreos através de ondas de luz, é do tipo linha de visão e requer distâncias curtas. Transmissão Infravermelha – envia sinais aéreos através de ondas de luz, é do tipo linha de visão e requer distâncias curtas.

20 Conectores Conectores –Cabo de par trançado : RJ11(telefones EUA – 4 ou 6 pontos) e RJ45(mais largos com 8 pontos). –Cabos coaxiais: BNC do tipo gira e trava. –Cabo de Fibra ótica : ST(gira e trava), FC/PC(parafusar) e o plugue SC(encaixar) RJ11 RJ45 CABO FIBRA ÓTICA

21 DISPOSITIVOS DE TELECOMUNICAÇÕES Modems – convertem os sinais digitais em analógicos(sinais contínuos e curvos) para a transmissão, e então de volta para a forma digital. Eles podem ser internos ou externos. Ex.: Os modems celulares podem ser localizados em computadores portáteis para permitir a comunicação com outros sistemas e dispositivos de computador. Modems – convertem os sinais digitais em analógicos(sinais contínuos e curvos) para a transmissão, e então de volta para a forma digital. Eles podem ser internos ou externos. Ex.: Os modems celulares podem ser localizados em computadores portáteis para permitir a comunicação com outros sistemas e dispositivos de computador. O multiplexador permite que diversos sinais sejam transmitidos através de um único meio de comunicação ao mesmo tempo. O multiplexador permite que diversos sinais sejam transmitidos através de um único meio de comunicação ao mesmo tempo.

22 MULTIPLEXADOR Unidade Controladora de comunicação Computador hospedeiro Unidade Controladora – computador de finalidade especial que gerencia as comunicações provenientes e endereçadas em um sistema computacional.

23 Com a proliferação das telecomunicações e redes, os problemas de privacidade e segurança se tornam ainda mais importantes. Os Hackers são pessoas que tentam quebrar os códigos de telecomunicações. A criptografia torna essa prática mais difícil, e é obtida pela conversão dos dados em um código muito complexo e extremamente difícil de ser quebrado.

24 SERVIÇOS E CONCESSIONÁRIAS DE TELECOMUNICAÇÕES As portadoras de telecomunicações oferecem linhas de telefone, satélites, modems e outras tecnologias de comunicação usadas para transmitir dados de um local para o outro.Elas também provêm muitos serviços. As portadoras públicas são basicamente as de telefonia(DDI,DDD). As portadoras de valor agregado são empresas que desenvolveram sistemas de telecomunicações privados e oferecem seus serviços mediante uma remuneração.

25 As portadoras públicas oferecem: Linhas padrão(chaveadas) ou comutadas (usam equipamentos de chave para permitir que dispositivo de transmissão se conecte a outro). Linhas padrão(chaveadas) ou comutadas (usam equipamentos de chave para permitir que dispositivo de transmissão se conecte a outro). Linhas dedicadas fornece uma conexão constante entre dois pontos. Linhas dedicadas fornece uma conexão constante entre dois pontos. A troca de troncos particulares (PBX) é um sistema que tanto pode administrar transferência de voz quanto a de dados dentro de um prédio e para linhas externas. A troca de troncos particulares (PBX) é um sistema que tanto pode administrar transferência de voz quanto a de dados dentro de um prédio e para linhas externas. O serviço de telecomunicações de grandes áreas (WATS) é um método de cobrança para grandes usuários de meios de banda de voz. O serviço de telecomunicações de grandes áreas (WATS) é um método de cobrança para grandes usuários de meios de banda de voz.

26 As portadoras públicas oferecem vários serviços de telefones e discagem como identificação automática de número, e outros. As portadoras públicas oferecem vários serviços de telefones e discagem como identificação automática de número, e outros. Linha Digital por Assinatura – faz o uso de cabos comuns, e provê velocidades de transmissão superiores a 500 Kbps, a taxas mensais de 20 dólares ou mais. Linha Digital por Assinatura – faz o uso de cabos comuns, e provê velocidades de transmissão superiores a 500 Kbps, a taxas mensais de 20 dólares ou mais.

27 ISDN - Rede Digital de Serviços Integrados (Integrated Services digital network), tecnologia que faz uso de portadoras públicas existentes e é capaz de transmitir simultaneamente dados de voz, vídeo e imagem em forma digital. Também oferece uma alta taxa de transmissão. ISDN - Rede Digital de Serviços Integrados (Integrated Services digital network), tecnologia que faz uso de portadoras públicas existentes e é capaz de transmitir simultaneamente dados de voz, vídeo e imagem em forma digital. Também oferece uma alta taxa de transmissão. Para utilização desses serviços necessita-se de uma placa especial. Os sistemas ISDN fazem uso de aparelhos chamados chaveadores de redes ISDN.

28 Uma importante função das telecomunicações é a integração dos sistemas. A integração dos sistemas envolve o desenvolvimento de padrões e procedimentos que permitam que dois ou mais sistemas e dispositivos de informação computadorizados sejam conectados. Esta ligação pode ser realizada através de uma rede..

29 Linha / Serviço Velocidade Custo Mensal VantagensDesvantagens Telefonia convencional 56 Kbps $10 - $40 Baixo custo e ampla disponibilidade Muito lento para transmissão de vídeo e arquivos grandes ISDN 64Kbps – 128Kbps $50 - $150 Rápido suficiente para transmissão de vídeo e outras. Custo alto, sem muita disponibilidade. DSL 500 Kbps – 1,544Mbps $20 - $120 = serviços padrão de telefone Rápido e os serviços vão além da linhas telefônicas. Custo levemente alto, e pouca disponibilidade. Modem a Cabo Recebe até 500Kbps – envia 1,544Mbps $20 - $120 Rápido e usa cabos existentes. Custo levemente alto, e pouca disponibilidade T1 1,544 Mbps $600 - $1.200 Serviço de banda larga, usado em empresas e universidades. Taxa de instalação e custos elevados. Satélite Recebe Kbps e envia 60 – 300Kbps $30 - $120 Taxa de instalação alto


Carregar ppt "TELECOMUNICAÇÕES E REDES Profª Maria Alessandra. CONCEITOS DE COMUNICAÇÕES As comunicações podem ser definidas como as transmissões de um sinal através."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google