A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Técnico em Informática Senac

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Técnico em Informática Senac"— Transcrição da apresentação:

1 Técnico em Informática Senac
Cabeamento Estruturado Técnico em Informática Senac

2 Rede Telefônica As Redes Telefônicas são sistemas capazes de prover comunicação entre dois (ou mais) usuários. Elas podem ser divididas em quatro subsistemas: - Rede de Comutação - Rede de Acesso - Rede de Transmissão - Infra-estrutura para Sistemas de Telecomunicações.

3 Rede de Comutação A Rede de Comutação é composta por elementos chamados de centrais de comutação, que permitem o encaminhamento da chamada telefônica (“chamador”/”chamado”).

4 Rede de Comutação Central Telefônica é o conjunto de equipamentos de comutação destinado ao estabelecimento das chamadas telefônicas. Existem vários tipos de centrais de comutação, entre elas destacam-se: - Central Local - Centrais de Trânsito - Central Privada (PABX)

5 Rede de Comutação Central Local Central local (ou pública) é a central telefônica na qual se ligam linhas de assinante. A central local tem um terminal para cada assinante em um raio típico de até 6 km e possui juntores para ligação com outras centrais. Possui prefixo indicativo que também compõe o número do assinante.

6 Rede de Comutação Centrais de Trânsito
A trânsito permite a conexão de centrais por meio fisico e não possui terminais de assinante. Sua principal função é interligar outras centrais de comutação entre si. A central trânsito interurbana é a central trânsito usada no encaminhamento de chamadas IU (interurbana).

7 Rede de Comutação Central Privada (PABX)
A central privada de comutação ou PABX (Private Automatic Branch Exchange) comuta chamadas entre telefones de um usuário, em geral uma empresa, e é ligada a uma central local por um número chave.

8 Rede de Comutação Central Privada (PABX)
O uso de PABX é particular e normalmente é interligada através de linhas tronco a uma central de comutação telefônica pública, que permite a seus terminais, denominados ramais, o acesso à Rede de Telecomunicações interna ou externa, através de comutação automática.

9 Rede de Acesso A rede de acesso é composta de quatro subredes:
- Rede Interna: engloba a fiação interna da casa do assinante ou escritório da empresa até a tomada do telefone. - Fio-dropp: é a fiação que vai da tomada onde está conectado o telefone até a caixa de distribuição, que une um feixe de fios. - Rede Secundária ou acesso: é o trecho entre a caixa de distribuição e o armário de distribuição, que por sua vez une vários feixes que partem das CD’s (Caixa de Distribuição). - Rede Primária: é o trecho entre o AD (Armário de Distribuição) e o Distribuidor Geral (DG), que une vários feixes de cabos vindos dos AD e distribui pela central. Obs: Parte da rede que integra os AD já utilizam tecnologia de fibras ópticas.

10 Rede de Transmissão A rede de transmissão é composta dos sistemas de transmissão através dos quais são realizadas as interconexões entre as centrais de comutação. Os sistemas de transmissão utilizam meios para o envio das informações, estes meios podem ser de dois tipos: meios físicos (cabo coaxial e fibra óptica) e meios não-físicos (o ar ou espaço livre).

11 Infra-estrutura para Sistemas de Telecomunicações
A infra-estrutura para Sistemas de Telecomunicações é composta por sistemas secundários que fornecem apoio aos equipamentos de transmissão e comutação. A infra-estrutura básica para o funcionamento de equipamentos e serviços de telecomunicações consiste de prédios, torres de transmissão, sistema de detecção e alarme de incêndio, sistema de aterramento e pára-raios, sistema de ar-condicionado (refrigeração) e sistema de energia.

12 Infra-estrutura para Sistemas de Telecomunicações
Um prédio de telecomunicações deve obedecer a critérios especiais de localização e construção, como, por exemplo, estar longe de aeroportos e estradas de ferro. As torres de telecomunicações servem para suportar as antenas dos sistemas de transmissão via rádio. Os sistemas de alarme, aterramento e pára-raios objetivam evitar acidentes devido a fogo e descargas elétricas da atmosfera ou não. O sistema de ar-condicionado deve otimizar o funcionamento dos equipamentos e proporciona conforto ao ambiente de trabalho. O sistema de energia, que permite o funcionamento dos equipamentos, é baseado na rede pública ou em grupos geradores. Um equipamento de supervisão controla a entrada de energia elétrica, acionando geradores em caso de falta de energia.

13 Simplex Uma comunicação é dita simplex quando temos um dispositivo Transmissor e outro dispositivo Receptor, sendo que este papel não se inverte no período de transmissão. A transmissão tem sentido unidirecional, não havendo retorno do receptor.

14 Half-duplex Uma comunicação é dita half-duplex quando temos um dispositivo Transmissor e outro Receptor, sendo que ambos podem transmitir e receber dados, porém não simultaneamente, a transmissão tem sentido bidirecional. Durante uma transmissão half-duplex, um dispositivo envia e outro recebe até que haja necessidade de inversão. A operação de troca de sentido de transmissão entre os dispositivos é chamada de “turn-around” e o tempo necessário para os dispositivos chavearem entre as funções de transmissor e receptor é chamado de “turn-around time”.

15 Full-duplex Uma comunicação é dita full duplex quando temos um dispositivo Transmissor e outro Receptor, sendo que os dois podem transmitir dados simultaneamente em ambos os sentidos (a transmissão é bidirecional). Poderíamos entender uma linha full-duplex como funcionalmente equivalente a duas linhas simplex, uma em cada direção. Como as transmissões podem ser simultâneas em ambos os sentidos e não existe perda de tempo com turn-around, uma linha full-duplex pode transmitir mais informações por unidade de tempo que uma linha half-duplex, considerando-se a mesma taxa de transmissão de dados.


Carregar ppt "Técnico em Informática Senac"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google