A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

© 1998-2008 GTI – Grupo de Trabalho da Intranet Escola Secundária de Emídio Navarro -Viseu.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "© 1998-2008 GTI – Grupo de Trabalho da Intranet Escola Secundária de Emídio Navarro -Viseu."— Transcrição da apresentação:

1 © GTI – Grupo de Trabalho da Intranet Escola Secundária de Emídio Navarro -Viseu

2 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Sistema de Informação Baseado numa Intranet para a Gestão Pedagógica de uma Escola do Ensino Secundário, Dissertação submetida, por Rafael Machado, para satisfação parcial dos requisitos do grau de mestre em Gestão de Informação, FACULDADE de ENGENHARIA da UNIVERSIDADE do PORTO, Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Porto, Setembro de 1999 Agrupamento de Escolas Ana Castro Osório – Mangualde Agrupamento de Escolas Gomes Eanes de Azurara – Mangualde Agrupamento de Escolas de Marzovelos – Viseu Agrupamento de Escolas de Vil de Soito – Viseu Escola Secundária de Emídio Navarro – Viseu Colégio da Imaculada Conceição – Viseu Considerações

3 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações As soluções para a gestão de escolas dos Ensinos Básico e Secundário centram-se quase que exclusivamente no aspecto técnico e tecnológico, não considerando a sua integração na estrutura de funcionamento da organização, o que levaria possivelmente a uma reorganização dos canais de informação e alteração nas relações de poder. Uma solução desta natureza não pode ser desligada das vivências nas várias organizações. O caminho a trilhar deve passar pelo desenvolvimento de Palcos Virtuais que abranjam não só o aspecto mecanicista do lançamento de informação, mas também aspectos de natureza humana. Considerações

4 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações O mundo inteiro é um palco. Todos os homens e mulheres não passam de actores, Têm as suas entradas e saídas; E na sua vida um homem desempenha muitos papéis; […] William Shakespeare, As You Like It O Mundo como um Palco

5 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações A escola como um Palco ActoresPapéis Tarefas

6 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Vários papéis PrincipaisProfessorAluno Pai e Encarregado de Educação Funcionário Associados Director de Turma Conselho Executivo Coordenador de Departamento Sub-Coordenador de Área Disciplinar Conselho Pedagógico AdministrativoOutros…

7 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Quero lançar as faltas dos alunos Quero contactar o colega António Quero saber quem são os professores da turma Quero contactar o Director de Turma Quero saber se a sala 18 está livre na sexta feira Quero saber as faltas do meu educando Quero saber os meus serviços de vigilância Quero contactar o professor de Filosofia Quero saber quantas faltas dei a Inglês Quero saber as classificação dos meus alunos no 1º período Quero enviar uma mensagem aos meus alunos do 11º B Quero disponibilizar a correcção do teste de avaliação Quero divulgar o projecto desenvolvido pela minha turma Quero saber os professores que faltaram durante o 1º período Outros… Várias tarefas

8 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Metodologia de trabalho colaborativo e participativo, centrada nos actores Metodologia centrada nos actores Fácil utilização Conteúdo Performance Satisfação Valor Acrescentado Construção de Palcos Virtuais

9 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações DESENHO PROTÓTIPO AVALIAÇÃO PROCESSOITERACTIVO Participação ao nível da concepção

10 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Análise de requisitos funcionais: Diagnóstico das necessidades (de informação) Práticas que podem ser suportadas Práticas que podem ser melhoradas ou criadas Instrumentos de recolha: Inquéritos Entrevistas Observação Desenho Desenho

11 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Principais aspectos a ter em conta: Replicação das tarefas Usabilidade Protótipo

12 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Balanceamento de forças Design tecnologia actores instituição tarefas

13 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Teste do protótipo Factores de desmotivação: Frustração Demasiado esforço para navegar Dificuldades na localização da informação Surpresas desagradáveis Demasiado lento Iteração Qualidade total Avaliação

14 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Projecto assumido pelo órgão de gestão Integrado no projecto educativo da escola Envolvimento de TODA a comunidade educativa de forma participativa (colaboradores) Definição de políticas internas correctas Processo de liderança Envolvimento de pessoas com elevadas competências técnicas (núcleo duro) Envolvimento de PQND (continuidade do projecto) Acesso generalizado Infra-estruturas técnicas disponíveis Factores de sucesso

15 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Resistência à mudança Como envolver os actores/colaboradores? Núcleo duro (pouca disponibilidade, falta de pessoas com competências técnicas elevadas) Infra-estruturas técnicas (fraca cobertura, falta de capacidade orçamental) Alimentação e manutenção de conteúdos Constrangimentos

16 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Estudo de Caso: EsenNet (http://www.esenviseu.net)

17 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações 1998/ Início do projecto - Intranet 1999/2000 – Desenvolvimento de módulos funcionais do SIP 2001/2002 – Criação do GTI – Grupo de Trabalho da Intranet 2003/2004 – Passagem de Intranet para Extranet 2003/2004 – Contas de para Alunos, Professores e Funcionários 2003/2004 – Realização do I Seminário Palcos Virtuais 2004/ Início de parceria com as escolas associadas 2004/2005 – Módulo funcional: Caderneta Virtual 2005/2006 – Instalação da plataforma Moodle 2006/2007 – visitas (contabilizadas desde Fevereiro 2004) Um pouco de história…

18 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações GTI – Grupo de Trabalho da Intranet núcleo duro colaboradores (comunidade educativa) coordenador consultores Órgão de Gestão Escolas Associadas

19 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Página inicial Área de acesso livre

20 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Áreas funcionais Área de acesso livre

21 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Ferramentas de comunicação Área de acesso livre

22 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Colaboração/participação Área de acesso livre

23 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Área de acesso livre Palco das Efemérides

24 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Área de acesso livre Ementas do Refeitório e Frase do Dia

25 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Área de acesso livre Incubação de projectos

26 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Área de acesso livre Actividades

27 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Área de acesso livre Notícias e Destaques

28 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Área de acesso livre eLearning

29 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Área de acesso livre Correio electrónico

30 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Acesso seguro (encriptação + validação) SIP – Sistema de Informação Pedagógica

31 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Gestão: SAC – Sistema Automático de Convocatórias SIP – Sistema de Informação Pedagógica

32 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Gestão: SAC – Sistema Automático de Convocatórias – Vigilâncias SIP – Sistema de Informação Pedagógica

33 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Gestão: Gestão de ementas SIP – Sistema de Informação Pedagógica

34 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Gestão: Gestão de turmas/professores/disciplinas SIP – Sistema de Informação Pedagógica

35 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Professor: Turmas SIP – Sistema de Informação Pedagógica

36 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Professor: Área Disciplinar SIP – Sistema de Informação Pedagógica

37 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Professor: Listagem de professores SIP – Sistema de Informação Pedagógica

38 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Professor: Requisição de Salas TIC SIP – Sistema de Informação Pedagógica

39 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Professor/Aluno/Encarregado de Educação: Caderneta Virtual SIP – Sistema de Informação Pedagógica

40 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Infraestruturas

41 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Seminário Palcos Virtuais Utilização das TIC na educação II Seminário Palcos Virtuais TIC – uma vantagem competitiva III Seminário Palcos Virtuais Influência crescente na aldeia global IV Seminário Palcos Virtuais In Memoriam Seminário Palcos Virtuais

42 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Trabalhos Futuros

43 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Criação de Templates Novos módulos funcionais Migração das Base de Dados para MySQL Instalação de novo servidor de HelpDesk via Moodle Normalização de procedimentos Realização do V Seminário Palcos Virtuais numa das escolas associadas Rumo ao futuro…

44 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Formação de colaboradores – publicação de informação Dar maior relevância à comunicação Participação efectiva dos vários actores Envolver mais escolas (2 escolas no próximo ano lectivo) Análise de impacto Estratégias

45 Considerações Fundamentação Teórica Estudo de Caso: EsenNet Seminário Palcos Virtuais Trabalhos Futuros Hiperligações Agrupamento de Escolas Ana Castro Osório – Mangualde Agrupamento de Escolas Gomes Eanes de Azurara – Mangualde Agrupamento de Escolas de Marzovelos – Viseu Agrupamento de Escolas de Vil de Soito – Viseu Escola Secundária de Emídio Navarro – Viseu Colégio da Imaculada Conceição – Viseu Plano TIC 2007/2008 da Escola Secundária de Emídio Navarro – Viseu

46 © GTI – Grupo de Trabalho da Intranet Escola Secundária de Emídio Navarro -Viseu


Carregar ppt "© 1998-2008 GTI – Grupo de Trabalho da Intranet Escola Secundária de Emídio Navarro -Viseu."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google