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ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VENDAS AUTOMÁTICAS VENDING MACHINES: PANORAMA DO NEGÓCIO, SEUS POTENCIAIS E DESAFIOS.

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1 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VENDAS AUTOMÁTICAS VENDING MACHINES: PANORAMA DO NEGÓCIO, SEUS POTENCIAIS E DESAFIOS

2 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VENDAS AUTOMÁTICAS Prover produtos ou serviços sem a presença de um atendente, através de máquina automática acionada por alguma forma de pagamento. Vending Machine: Máquina automática que prepara e/ou disponibiliza produtos diretamente para o consumidor, de forma controlada por dispositivo de pagamento em dinheiro, cartão ou contador que permita cobrança posterior. Primeiro registro: 215 A.C. – Dispositivo dispensador de água com inserção de moeda. Invenções com pouco uso prático desde o século XVII até século XIX Definição para Vending

3 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VENDAS AUTOMÁTICAS –1ª operação comercial – 1888 Chicletes Adams –Grande desenvolvimento - Década de 40 (Bases Militares) Necessidade por serviços de alimentação ininterruptos. –Objetivo: –Serviço 24 h –Rapidez –Praticidade/ conforto Histórico dos Mercados

4 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VENDAS AUTOMÁTICAS Indústrias - 41% Escritórios - 26% Inst. Ensino - 12% Inst. Saúde - 7% Outros - 14% Faturamento mais de US$ 36 bilhões / ano (3,5% do total do varejo de alimentos, chegando a 20% em alguns produtos) Máquinas - 7 milhões (1 para cada 43 habitantes) Principais categorias: 40% Bebidas em Latas/ Garrafas 19% Snacks 13% Outros: Selos, cartões, prod. higiene etc. 10% Sanduíches e alimentos frescos Categorias que mais crescem: Sucos, Água mineral, Cafés gourmet. Histórico dos Mercados

5 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VENDAS AUTOMÁTICAS Tão popular que ocupa lugar do pequeno varejo tradicional Grande crescimento de vendas na década de – 80: 500 % 80 – 90: 111 % 90 – 99: 20 % Quantidade de máquinas: 5,6 Milhões 2,8 Mi. - Alimentos e bebidas 530 Mil - Cigarros 960 Mil - Tickets e não-alimentos 1,3 Mi. - Serviços (parquimetro, armarios, trocadores etc.) Faturamento: 7 Bi. Yens (5% do total do varejo) Histórico dos Mercados JAPÃO

6 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VENDAS AUTOMÁTICAS Faturamento - US$ 13 bilhões (aprox. 2% total varejo de alimentos) 3,5 milhões máquinas alimentos e cigarros (1 para cada 118 habitantes) 3,2 milhões máquinas de tickets e Atms. Principais Categorias: 40% Bebidas Quentes (OCS) 34% Cigarros Refrigerantes Snacks/ Alimentos Histórico dos Mercados EUROPA

7 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VENDAS AUTOMÁTICAS Início: 1992Início: 1992 Inflação – FichasInflação – Fichas Objetivo - MarketingObjetivo - Marketing Plano REAL - Estabilidade viabiliza o verdadeiro conceito vending Plano REAL - Estabilidade viabiliza o verdadeiro conceito vending as. máquinas operando com dinheiro as. máquinas operando com dinheiro Surgem os operadores Independentes: Snacks e RefrigerantesSurgem os operadores Independentes: Snacks e Refrigerantes Desenvolvimento dos independentes Destaque na Imprensa Outros fabricantes de produtos iniciam operações Histórico dos Mercados

8 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VENDAS AUTOMÁTICAS Surgem Surgem Operadores com formato de negócio Europeu (Café - OCS) 98 / 99 - Fortalecimento do segmento de bebidas quentes – Mercado para refrigerantes e snacks reduz ritmo devido à desvalorização do real Retomada após maxi-desvalorização Fundação da ABVA –2001 – Impacto da crise energética. Histórico dos Mercados

9 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VENDAS AUTOMÁTICAS 2002 – 2005:2002 – 2005: Retomada do crescimento de forma mais sólida.Retomada do crescimento de forma mais sólida. Forte concentração do mercado em cafés e bebidas quentes.Forte concentração do mercado em cafés e bebidas quentes. Concentração no modelo de negócio voltado para o fornecimento de café subsidiado, em empresas.Concentração no modelo de negócio voltado para o fornecimento de café subsidiado, em empresas. Consequente estagnação do formato de negócio de venda direta de produtos ao público, devido ao baixo volume e rentabilidade. Histórico dos Mercados

10 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VENDAS AUTOMÁTICAS Faturamento 2004: 260 Milhões de Reais. Quantidade de máquinas: 45 MIL Faturamento médio por máquina R$ 570 Total de Operadores: 300 Distribuição de Operadores X Quantidade de Máquinas 5 a 6 Operadores com + de 1000 máquinas 7 a 8 Operadores entre 400 a 900 máquinas 30 a 40 Operadores entre 100 e 400 máquinas Regiões mais ativas, em ordem crescente: São PauloSão Paulo Rio de JaneiroRio de Janeiro Minas GeraisCuritiba, Minas Gerais Porto Alegre e BrasiliaPorto Alegre e Brasilia NordesteNordeste Histórico dos Mercados

11 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VENDAS AUTOMÁTICAS Tamanho Potencial Hoje MR$ O MERCADO HOJE Histórico dos Mercados

12 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VENDAS AUTOMÁTICAS Máquinas de café: 67 % bebidas geladas: 25 % outros alimentos: 6,5 % produtos não alimentícios: 1,5 % Quanto ao tipo de café usado nas máquinas: 60% café em gãos 40% café solúvel Histórico dos Mercados

13 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VENDAS AUTOMÁTICAS Quanto à forma de uso do copo: 60% table-top sem copo automático 40% com copo automático (table top e full size) Das máquinas com copo automático: 23 % table top. 77% full size Histórico dos Mercados

14 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VENDAS AUTOMÁTICAS Máquinas com sistemas de pagamento 74% do parque possui algum sistema de pagamento Destas, 25% cashless, 75% a dinheiro. Sendo as principais cashless: 1º – Chave eletrônica de crédito 2º – Leitora de fichas 3º – Cartão indutivo Histórico dos Mercados

15 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VENDAS AUTOMÁTICAS Quantidade de empregos diretos gerados: 3000 Técnicos1 para cada 83,41 máquina Abastecedores1 para cada 22,56 Administrativo1 para cada 93,37 Comercial1 para cada 187,93 Média: cada 15,38 máquinas gera um emprego. Consumo de produtos Máquinas automáticas de café movimentam 6,5 Mil Toneladas de insumos diretos e mais de 34 Milhões de copos plásticos por ano. Histórico dos Mercados

16 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VENDAS AUTOMÁTICAS Atualmente alguns dos principais fabricantes de Vending Machines no mundo estão representados no Brasil –Saeco, Rhea Vendors, Necta, Bianchi, –Azkoyen; LG –Mei, Automated Transactions, WH Munzprufer, Cash Code, NRI. Outras marcas encontradas no mercado: –Royal Vendors, Vendo, API, Crane, Rowe, USI, FAS, Coinco, Ardac etc… Fabricação nacional –Autômatos, Brazilian, … Histórico dos Mercados

17 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VENDAS AUTOMÁTICAS CONSUMIDORES OPERADORES prestadores de serviços FABRICANTES FABRICANTES DOS PRODUTOS FABRICANTES DOS EQUIPAMENTOS MECÂNICA DO MERCADO

18 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VENDAS AUTOMÁTICAS Negociação dos contratos Assistência Técnica Abastecimento e limpeza de máquinas Sistemas de Controle Regularidade Legal Atendimento ao consumidor Controle de custos e receitas Operação Processamento de valores Armazenagem e distribuição de Produtos O Operador MECÂNICA DO MERCADO

19 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VENDAS AUTOMÁTICAS Serviços contratados por empresas 1.Fornecimento de café por dose (terceirização/ OCS) 2.Locação de máquinas de café 3.Venda de produtos e insumos para máquinas locadas 4.Distribuição de lanches e outros alimentos 5.Locação de máquinas snacks/refrigerantes e outras 6.Manutenção de máquinas para terceiros Vendas de conveniência ao consumidor (produtos) Bebidas, café, doces e salgados… Não-alimentos Cartões telefônicos e e-pins Atendimento ao público (serviços) Venda de Tickets Parquimetros; chuveiros SERVIÇOS PRESTADOS

20 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VENDAS AUTOMÁTICAS Custo dos equipamentos importados Altas taxas de importação Câmbio desfavorável Atividade de capital intensivo Taxas de juros Economia informal e o sub-emprego A barreira cultural Administradores Consumidores Desafios para o desenvolvimento

21 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VENDAS AUTOMÁTICAS Regulamentação Governamental Tributária Situação do meio Circulante Quantidade de moedas x total do Meio Circulante Mix de valores x inflação Moedas da série antiga (75%) x nova série (25%) Habito de uso da moeda x entesouramento e resistencias Desafios para o desenvolvimento

22 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VENDAS AUTOMÁTICAS Fundada em 23 de maio de 2000 com o objetivo de solidificar, organizar e estimular o crescimento do mercado brasileiro de vendas automáticas. Hoje: –32 Membros 22 operadores 5 fabricantes de produtos 5 fornecedores de equipamentos 5 anos

23 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VENDAS AUTOMÁTICAS ATIVIDADES Meio Circulante - Banco Central e Casa da Moeda Expovending: Feira Latino-Americana de Vending Machines e Serviços de Café Treinamento Técnico (SENAI) Comitivas para Feiras no Exterior. Classificados de Negócios Suporte e Referências para todo o mercado Biblioteca Abva Tributação e regulamentação junto ao governo 5 anos

24 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VENDAS AUTOMÁTICAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VENDAS AUTOMÁTICAS Rua Roma Nº º andar - Conj. 53B Lapa - São Paulo - SP Tel. / FAX – –

25 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VENDAS AUTOMÁTICAS 20% só recebem moedas. 80% recebem moedas e cédulas. Porém, destes, 50% recebe menos de 33% em cédulas. As moedas mais recebidas são a de R$ 0,10, dourada e em segundo lugar, a de 0,25 dourada. Ha grande variação no perfil de recebimento: possivelmente devido à não padronização da política de aceitação. 9% só recebem moedas maiores que R$ 0,25 19 % ainda recebem a moeda antiga de R$ 1,00 Pesquisa Sobre Meio Circulante

26 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VENDAS AUTOMÁTICAS Cédula de R$ 2,00 –63% recebem cédulas de 2 –A maioria porém, recebe menos de 10% em 2. –O maior recebedor tem 70% em 2,00. Cédula de R$ 5,00 –36% recebem cédulas de 5 –O maior recebedor tem 14% em 5,00. Pesquisa Sobre Meio Circulante

27 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VENDAS AUTOMÁTICAS Situação do Meio Circulante atual: –O valor em cédulas de R$ 2,00 já é 5% maior do que R$ 1,00. –As moedas novas representam 59% do total. –As denominações de R$ 5,00 a R$ 0,01, representam 6,65% do meio circulante do país. –Quem não recebe cédulas de 2 e 5 está perdendo quase 50% (47,6) do dinheiro em circulação nesta faixa de valores. Pesquisa Sobre Meio Circulante

28 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VENDAS AUTOMÁTICAS Maior reclamação sobre as moedas: R$ 0,50: 2 espessuras. Maior reclamação sobre rede bancária: Dificuldades em receber depósito ou pagamento em moedas Pesquisa Sobre Meio Circulante


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