A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VENDING MACHINES: PANORAMA DO NEGÓCIO, SEUS POTENCIAIS E DESAFIOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VENDING MACHINES: PANORAMA DO NEGÓCIO, SEUS POTENCIAIS E DESAFIOS"— Transcrição da apresentação:

1 VENDING MACHINES: PANORAMA DO NEGÓCIO, SEUS POTENCIAIS E DESAFIOS

2 Definição para Vending
“Prover produtos ou serviços sem a presença de um atendente, através de máquina automática acionada por alguma forma de pagamento.” Vending Machine: Máquina automática que prepara e/ou disponibiliza produtos diretamente para o consumidor, de forma controlada por dispositivo de pagamento em dinheiro, cartão ou contador que permita cobrança posterior. Primeiro registro: 215 A.C. – Dispositivo dispensador de água com inserção de moeda. Invenções com pouco uso prático desde o século XVII até século XIX

3 Histórico dos Mercados
1ª operação comercial – Chicletes Adams Grande desenvolvimento - Década de 40 (Bases Militares) “Necessidade por serviços de alimentação ininterruptos. ” Objetivo: Serviço 24 h Rapidez Praticidade/ conforto

4 Histórico dos Mercados
Faturamento mais de US$ 36 bilhões / ano (3,5% do total do varejo de alimentos, chegando a 20% em alguns produtos) Máquinas - 7 milhões (1 para cada 43 habitantes) Principais categorias: 40% Bebidas em Latas/ Garrafas 19% Snacks 13% Outros: Selos, cartões, prod. higiene etc. 10% Sanduíches e alimentos frescos Categorias que mais crescem: Sucos, Água mineral, Cafés gourmet. Indústrias % Escritórios % Inst. Ensino - 12% Inst. Saúde % Outros %

5 Histórico dos Mercados
JAPÃO Tão popular que ocupa lugar do pequeno varejo tradicional Grande crescimento de vendas na década de 70. 70 – 80: 500 % 80 – 90: 111 % 90 – 99: 20 % Quantidade de máquinas: 5,6 Milhões 2,8 Mi. - Alimentos e bebidas 530 Mil - Cigarros 960 Mil - Tickets e não-alimentos 1,3 Mi. - Serviços (parquimetro, armarios, trocadores etc.) Faturamento: 7 Bi. Yens (5% do total do varejo)

6 Histórico dos Mercados
EUROPA Faturamento - US$ 13 bilhões (aprox. 2% total varejo de alimentos) 3,5 milhões máquinas alimentos e cigarros (1 para cada 118 habitantes) 3,2 milhões máquinas de tickets e Atms. Principais Categorias: 40% Bebidas Quentes (OCS) 34% Cigarros Refrigerantes Snacks/ Alimentos

7 Histórico dos Mercados
Início: 1992 Inflação – Fichas Objetivo - Marketing Plano REAL - Estabilidade viabiliza o verdadeiro conceito “vending” as. máquinas operando com dinheiro Surgem os operadores Independentes: Snacks e Refrigerantes Desenvolvimento dos independentes Destaque na Imprensa Outros fabricantes de produtos iniciam operações

8 Histórico dos Mercados
Surgem Operadores com formato de negócio Europeu (Café - OCS) 98 / 99 - Fortalecimento do segmento de bebidas quentes – Mercado para refrigerantes e snacks reduz ritmo devido à desvalorização do real. Retomada após maxi-desvalorização Fundação da ABVA. 2001 – Impacto da crise energética.

9 Histórico dos Mercados
2002 – 2005: Retomada do crescimento de forma mais sólida. Forte concentração do mercado em cafés e bebidas quentes. Concentração no modelo de negócio voltado para o fornecimento de café subsidiado, em empresas. Consequente estagnação do formato de negócio de venda direta de produtos ao público, devido ao baixo volume e rentabilidade.

10 Histórico dos Mercados
Faturamento 2004: 260 Milhões de Reais. Quantidade de máquinas: 45 MIL Faturamento médio por máquina R$ 570 Total de Operadores: 300 Distribuição de Operadores X Quantidade de Máquinas 5 a 6 Operadores com + de 1000 máquinas 7 a 8 Operadores entre 400 a 900 máquinas 30 a 40 Operadores entre 100 e 400 máquinas Regiões mais ativas, em ordem crescente: São Paulo Rio de Janeiro Curitiba, Minas Gerais Porto Alegre e Brasilia Nordeste

11 Histórico dos Mercados
O MERCADO HOJE Tamanho Potencial Hoje MR$

12 Histórico dos Mercados
Máquinas de café: 67 % bebidas geladas: 25 % outros alimentos: 6,5 % produtos não alimentícios: 1,5 % Quanto ao tipo de café usado nas máquinas: 60% café em gãos 40% café solúvel

13 Histórico dos Mercados
Quanto à forma de uso do copo: 60% table-top sem copo automático 40% com copo automático (table top e full size) Das máquinas com copo automático: 23 % table top. 77% full size

14 Histórico dos Mercados
Máquinas com sistemas de pagamento 74% do parque possui algum sistema de pagamento Destas, 25% cashless, 75% a dinheiro. Sendo as principais cashless: 1º – Chave eletrônica de crédito 2º – Leitora de fichas 3º – Cartão indutivo

15 Histórico dos Mercados
Quantidade de empregos diretos gerados: 3000 Técnicos1 para cada 83,41 máquina Abastecedores1 para cada 22,56 Administrativo1 para cada 93,37 Comercial1 para cada 187,93 Média: cada 15,38 máquinas gera um emprego. Consumo de produtos Máquinas automáticas de café movimentam 6,5 Mil Toneladas de insumos diretos e mais de 34 Milhões de copos plásticos por ano.

16 Histórico dos Mercados
Atualmente alguns dos principais fabricantes de Vending Machines no mundo estão representados no Brasil Saeco, Rhea Vendors, Necta, Bianchi, Azkoyen; LG Mei, Automated Transactions, WH Munzprufer, Cash Code, NRI. Outras marcas encontradas no mercado: Royal Vendors, Vendo, API, Crane, Rowe, USI, FAS, Coinco, Ardac etc… Fabricação nacional Autômatos, Brazilian, …

17 MECÂNICA DO MERCADO FABRICANTES DOS EQUIPAMENTOS FABRICANTES
DOS PRODUTOS OPERADORES prestadores de serviços CONSUMIDORES

18 MECÂNICA DO MERCADO O “Operador” Operação
Negociação dos contratos Assistência Técnica Armazenagem e distribuição de Produtos Atendimento ao consumidor Operação Abastecimento e limpeza de máquinas Regularidade Legal Processamento de valores Controle de custos e receitas Sistemas de Controle

19 SERVIÇOS PRESTADOS Serviços contratados por empresas
Fornecimento de café por dose (terceirização/ OCS) Locação de máquinas de café Venda de produtos e insumos para máquinas locadas Distribuição de lanches e outros alimentos Locação de máquinas snacks/refrigerantes e outras Manutenção de máquinas para terceiros Vendas de conveniência ao consumidor (produtos) Bebidas, café, doces e salgados… Não-alimentos Cartões telefônicos e e-pins Atendimento ao público (serviços) Venda de Tickets Parquimetros; chuveiros

20 Desafios para o desenvolvimento
Custo dos equipamentos importados Altas taxas de importação Câmbio desfavorável Atividade de capital intensivo Taxas de juros Economia informal e o sub-emprego A barreira cultural Administradores Consumidores

21 Desafios para o desenvolvimento
Regulamentação Governamental Tributária Situação do meio Circulante Quantidade de moedas x total do Meio Circulante Mix de valores x inflação Moedas da série antiga (75%) x nova série (25%) Habito de uso da moeda x entesouramento e resistencias

22 5 anos Fundada em 23 de maio de 2000 com o objetivo de solidificar, organizar e estimular o crescimento do mercado brasileiro de vendas automáticas. Hoje: 32 Membros 22 operadores 5 fabricantes de produtos 5 fornecedores de equipamentos

23 5 anos ATIVIDADES Meio Circulante - Banco Central e Casa da Moeda
Expovending: Feira Latino-Americana de Vending Machines e Serviços de Café Treinamento Técnico (SENAI) Comitivas para Feiras no Exterior. Classificados de Negócios Suporte e Referências para todo o mercado Biblioteca Abva Tributação e regulamentação junto ao governo

24 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VENDAS AUTOMÁTICAS
Rua Roma Nº º andar - Conj. 53B Lapa - São Paulo - SP Tel. / FAX –

25 Pesquisa Sobre Meio Circulante
20% só recebem moedas. 80% recebem moedas e cédulas. Porém, destes, 50% recebe menos de 33% em cédulas. As moedas mais recebidas são a de R$ 0,10, dourada e em segundo lugar, a de 0,25 dourada. Ha grande variação no perfil de recebimento: possivelmente devido à não padronização da política de aceitação. 9% só recebem moedas maiores que R$ 0,25 19 % ainda recebem a moeda antiga de R$ 1,00

26 Pesquisa Sobre Meio Circulante
Cédula de R$ 2,00 63% recebem cédulas de 2 A maioria porém, recebe menos de 10% em 2. O maior recebedor tem 70% em 2,00. Cédula de R$ 5,00 36% recebem cédulas de 5 O maior recebedor tem 14% em 5,00.

27 Pesquisa Sobre Meio Circulante
Situação do Meio Circulante atual: O valor em cédulas de R$ 2,00 já é 5% maior do que R$ 1,00. As moedas novas representam 59% do total. As denominações de R$ 5,00 a R$ 0,01, representam 6,65% do meio circulante do país. Quem não recebe cédulas de 2 e 5 está perdendo quase 50% (47,6) do dinheiro em circulação nesta faixa de valores.

28 Pesquisa Sobre Meio Circulante
Maior reclamação sobre as moedas: R$ 0,50: 2 espessuras. Maior reclamação sobre rede bancária: Dificuldades em receber depósito ou pagamento em moedas


Carregar ppt "VENDING MACHINES: PANORAMA DO NEGÓCIO, SEUS POTENCIAIS E DESAFIOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google