A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Meteorologia Sinótica – Preencha a figura ao lado com o vetor azul para a força gravitacional. E preto para a força de gravidade (resultante!)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Meteorologia Sinótica – Preencha a figura ao lado com o vetor azul para a força gravitacional. E preto para a força de gravidade (resultante!)"— Transcrição da apresentação:

1 Meteorologia Sinótica – Preencha a figura ao lado com o vetor azul para a força gravitacional. E preto para a força de gravidade (resultante!)

2 Meteorologia Sinótica – Centrifuga Resultante Gravitacional Resultante é a força de gravidade

3 Meteorologia Sinótica – Aplicações da Hidrostática Preencha as lacunas de cada termo com suas respectivas unidades de medida. Vetor posição do eixo de rotação Velocidade angular (rad/s) Força Gravitacional (m/s²) Gravidade (m/s²)

4 Meteorologia Sinótica – Aplicações da Hidrostática Preencha a figura ao lado com o vetor azul para a força gravitacional. E preto para a força de gravidade (resultante!)

5

6 Meteorologia Sinótica – Aplicações da Hidrostática Defina o balanço hidrostático com o auxílio da figura ao lado. A força vertical na camada é a força devido o gradiente de pressão dirigido para cima, sendo equilibrada pela força peso que é dirigida para baixo.

7 Meteorologia Sinótica – Aplicações da Hidrostática Variação de pressão (Pa) Densidade (kg/m³) Gravidade (m/s²) Variação de altura (m) Discuta o significado físico dessa equação. Devido a uma diferença de altura, a pressão e a densidade vão diminuindo com o aumento da altitude, ou seja, a pressão se equilibra com o peso e é diretamente proporcional a densidade. Preencha as lacunas para cada termo com suas respectivas unidades de medida.

8 Meteorologia Sinótica – Aplicações da Hidrostática Variação de altura (m) Gravidade (m/s²) Variação geopotencial (J/kg) Discuta o significado físico dessa equação. Em um certo referencial, considera-se o trabalho para deslocar 1 Kg de massa a partir do nível do mar até um outro ponto, sendo que o trabalho é contra a força de gravidade. Preencha as lacunas para cada termo com suas respectivas unidades de medida.

9 Meteorologia Sinótica – Aplicações da Hidrostática Qual a fórmula da densidade e sua unidade? p =m/v (kg/m³) * p = densidade § = variação sigma Qual a fórmula do volume específico e sua unidade? a =v/m * a = alfa volume específico Revise de que maneira se chegou na equação abaixo. Então, como ficaria a fórmula abaixo substituindo pelo volume específico? §p/§Z= -gp P/ substituir a densidade usamos p=p.R.T isolando a densidade temos: p =p/ R.T §p/§Z= -RT/pg

10 Meteorologia Sinótica – Aplicações da Hidrostática Geopotencial (J/ kg) aceleração da gravidade (m/s²) Altura geopotencial (m) Preencha as lacunas para cada termo com suas respectivas unidades de medida. Dê a definição da equação A altura geopotencial é a razão entre o geopotencial e a gravidade, sendo que a altura é inversamente proporcional em relacão a gravidade, isso porque a altura atua contra a gravidade.

11 Meteorologia Sinótica – Aplicações da Hidrostática Se a unidade de R é dada em jaule por kelvin vezes kilograma, qual é a unidade do termo H? Demonstre sua resposta. H= J/K.Kg. K/ m/s² J/Kg= m²/s² Logo m²/s²/ ms² H= m Qual a temperatura da camada considerando H médio = 8 km? 8000=R.T/9,8 287.T=78400 T=78400/287 T=273,170K

12 Meteorologia Sinótica – Aplicações da Hidrostática Sendo H médio = 8 km e sabendo a temperatura da camada. Calcule o geopotencial de 1000 hPa se a pressão ao nível do mar é de 1014 hPa? Z2-Z1=H.Inp1/p2 Z2-0=8000.In(1014/1000) Z2= ,013 Z2= 111,2 metros

13 Meteorologia Sinótica – Aplicações da Hidrostática 10/05/07 Calcule a espessura entre 1000 e 500 hPa para: (a) uma região tropical (Tv = 15 C) e (b) uma região polar (Tv = - 40 C). Rd= 287 J/K.kg Discuta se o resultado é coerente. 1-Tv=15°C=288K 2- Tv= -40°C=233K H=Rd.Tv/g H=Rd.Tv/g H= /9,81 H= /9,81 H=8425,68 metros H=6816,61metros Z2-Z1=H.In p1/p2 Z2-Z1=H.In p1/p2 Z2-Z1=8425,68.In(1000/500) Z2-Z1=6816,61.In(1000/500) Z2-Z1=8425,68. 0,69 Z2-Z1=6816,61.0,69 Z2-Z1=5813,71metros Z2-Z1=4706,46metros É coerente, porque quanto menor a temperatura menor a espessura.

14 Meteorologia Sinótica – Aplicações da Hidrostática 10/05/07 Se a unidade de R é dada em jaule por kelvin vezes kilograma, qual é a unidade do termo H? Demonstre sua resposta. H= J/K.Kg. K/ m/s² J/Kg= m²/s² Logo m²/s²/ ms² H= m

15 Meteorologia Sinótica – Aplicações da Hidrostática 10/05/07 Sem copiar do caderno de sinótica, descreva a figura abaixo. A cor vermelha representa espessura maior, e a azul espessura menor. a- o ar próximo do centro de um furacão é mais quente que o ar vizinho.Os ventos em tal centro de baixa quente possuem maior intensidade próximo a superfície e diminuem com o aumento da altura. b- algumas baixas quentes não se formam até a superefície. Essas baixas vão possuir um centro frio próximo a superfície, onde alcançaram maior intensidade.

16 Observe as figuras a seguir e faça um boletim técnico com informações sinóticas. Considerando o nível de 500hPa, no mapa analisado encontra-se uma alta pressão, onde o geopotencial aumenta para o centro, diminuindo sua espessura e sua temperatura. Essa alta pressão gira no sentido anti-horário, levando ventos quentes tropicais para o sul. Já na região da Argentina, localiza-se um cavado, onde os valores do geopotencial são menores, e a temperatura e a espessura são maiores. Isso comparados com a alta pressão localizada na latitude 25°sul e o cavado a 45° sul. Na mesma latitude de 45°sul e longitude 30°oeste observamos uma crista influenciada devido a presença da alta pressão.

17

18 Observe as figuras a seguir e faça um boletim técnico com informações para leigos. No mapa analisado, encontra-se duas altas pressões, e uma baixa. A primeira alta se localiza na latitude 25°sul e 25°oeste, onde os valores do geopotencial aumentam para o centro, e a temperatura e espessura diminuem. Isso também ocorre na alta localizada na latitude 25°sul e longitude 70° oeste. Já a baixa pressão localizada na latitude 25° sul e longitude 45° oeste, o geopotencial diminui para o centro, e os valores de temperatura e espessura aumentam. Os três sistemas encontram-se alinhados na latitude 25°sul.

19

20 Meteorologia Sinótica – Aplicações da Hidrostática 10/05/07 Altura geopotencial da estação pressão ao nível da estação Pressão ao nível do mar unidade hPa Pra serve essa equação? Serve para reduzir os valores de pressão do nível da estação ao nível do mar. Isso para haver uma padronização de pressão para estações em diferentes níveis. Preencha as lacunas para cada termo com suas respectivas unidades de medida. Altura média da camada

21 dddd d d A d d B C D E F G


Carregar ppt "Meteorologia Sinótica – Preencha a figura ao lado com o vetor azul para a força gravitacional. E preto para a força de gravidade (resultante!)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google