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MOBILIDADE URBANA DE VILA VELHA DESAFIOS E SOLUÇÕES OSVALDO MATURANO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE TRANSPORTE E TRÂNSITO NOVEMBRO 2009.

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1 MOBILIDADE URBANA DE VILA VELHA DESAFIOS E SOLUÇÕES OSVALDO MATURANO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE TRANSPORTE E TRÂNSITO NOVEMBRO 2009

2 OS DESAFIOS DA MOBILIDADE EM VILA VELHA VILA VELHA População: Habitantes (IBGE 2009) Município com maior população do Estado Território: 209 Km 2 (aproximadamente 40% de área urbana) Frota de Veículos: Veículos (DENATRAN 2009) 2ª Maior frota do Estado Arrecadação aproximada de R$ ,00 (2007) Receita per capita de R$ 854,00 (Em Vitória, foi de R$ 2.772,00 em 2007) Poucos recursos e muitas demandas

3 OS DESAFIOS DA MOBILIDADE EM VILA VELHA CRESCIMENTO DE 4,34% (2005 A 2009) Fonte: IBGE

4 OS DESAFIOS DA MOBILIDADE EM VILA VELHA CRESCIMENTO DE 37,3% (2005 a 2009). Fonte: DENATRAN Motorização: 1 veículo para cada 3 habitantes. OBS: Dados de 2009 consolidados até o mês de maio

5 OS DESAFIOS DA MOBILIDADE EM VILA VELHA ATÉ QUANDO SERÁ POSSÍVEL CIRCULAR?

6 OS DESAFIOS DA MOBILIDADE EM VILA VELHA GARGALOS DA MOBILIDADE EM VILA VELHA - Ausência de alternativas viárias aos eixos estruturantes; - Baixa interligação entre os viários locais e metropolitanos. Vias coletoras saturadas; - Ligações viárias insuficientes entre as regiões do município; - Falta de tratamento urbanístico e pavimentação em mau estado das vias influenciam na fluidez e na segurança do tráfego (Paul, Glória, Cobi, Capuaba, São Torquato, Terra Vermelha); - Sinalização precária. Orçamento baixo para execução. Problema com áreas de carga e descarga. Sinalização insuficiente tira o respaldo e segurança no momento da equipe de fiscalização autuar; - Gestão ruim do uso e ocupação do solo;

7 OS DESAFIOS DA MOBILIDADE EM VILA VELHA GARGALOS DA MOBILIDADE EM VILA VELHA (Continuação): - Ausência de prioridade ao transporte público na circulação e de tratamento adequado dos pontos de parada; - Drenagem das águas da chuva (Interrupção de fluxo); - Setor de Engenharia de Trânsito passivo; - Operação de trânsito mal estruturada; - Gestão restrita sobre o transporte coletivo e sistema pouco eficiente.

8 OS DESAFIOS DA MOBILIDADE EM VILA VELHA OBJETIVOS (O queremos): - Criar novas alternativas viárias para os eixos estruturantes e para ligação entre os eixos estruturantes (Av. Ana Merotto Stefanon, Bigossi, Ligação da Grande Cobilândia com a região 5, etc); - Criação de binários, aumentando a capacidade da vias coletoras e das vias estruturais; - Priorizar o transporte público na circulação; - Estruturar melhor a Engenharia de Trânsito, profissionalizando o setor e tornando-a mais pró-ativa nas Políticas de Desenvolvimento Urbano e de Gestão da cidade; - Planejamento dos serviços de sinalização viária e busca de fontes alternativas de recursos para a área.

9 OS DESAFIOS DA MOBILIDADE EM VILA VELHA OBJETIVOS (Continuação): - Recuperação da pavimentação e tratamento urbanístico das principais vias do município; - Melhorar a gestão do uso do solo e sistematizar a análise do impacto viário sobre toda a mobilidade da cidade, de forma permanente (Análise da situação); - Conclusão do Projeto de Macrodrenagem e melhoria nas redes locais de drenagem; - Estruturar adequadamente a área de Operações e Fiscalização de Trânsito, aumentando a qualidade dos serviços já prestados e implantando serviços previstos no CTB para os órgãos integrantes do SNT que o município ainda não possui; - Melhorar a gestão do transporte coletivo, aumentando a qualidade dos serviços e o interesse por estes.

10 OS DESAFIOS DA MOBILIDADE EM VILA VELHA SECRETARIA DE TRANSPORTE E TRÂNSITO – PROJETOS/SETOR: Engenharia de Trânsito: - Plano Diretor de Mobilidade (Previsto no PDM); - Sistema de Estacionamento Rotativo (CTB); - Fiscalização Eletrônica de Trânsito; - Sistema de Remoção e Guarda de Veículos (CTB); - Normatização da Interdição de Vias; - Novas Ligações Viárias: - Binário Rodovia do Sol x Saturnino Rangel Mauro; - Binário Itagarça x Mares Guia e João Cipreste Filho x Jorge Risk, com ampliação para a Leila Diniz até a Darly Santos;

11 OS DESAFIOS DA MOBILIDADE EM VILA VELHA - Corredor Leste – Oeste (Governo do Estado) - Ligação viária entre a região do Vale Encantado e a região 5; - Ligação Araçás x Rodovia do Sol (Projetada – PDM); - Anel Viário de Terra Vermelha; - Av. Sérgio Cardoso e Av. Capixaba com continuação até acessos da Terceira Ponte; - Viário local de Itaparica e Itapoã; - Canal Bigossi (Governo do Estado); - Canal Guaranhuns (Projetada); - Ana Meroto Stefanon x Darly Santos;

12 OS DESAFIOS DA MOBILIDADE EM VILA VELHA PROPOSTA E HIERARQUIZAÇÃO VIÁRIA PARA O MUNICÍPIO DE VILA VELHA MAPA 1 DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL

13 OS DESAFIOS DA MOBILIDADE EM VILA VELHA - Qualificação Urbanística da Glória, Estrada Jerônimo Monteiro, São Torquato, Região do Cobi, Cobilândia, entre outros;

14 OS DESAFIOS DA MOBILIDADE EM VILA VELHA - Ampliação da rede de ciclovias (PDM): Consolidado um anel cicloviário, com 32 Km de extensão; Interligação de várias regiões do município ao mesmo; É a maior rede do Estado.

15 OS DESAFIOS DA MOBILIDADE EM VILA VELHA SECRETARIA DE TRANSPORTE E TRÂNSITO – PROJETOS/SETOR: Operações de Trânsito - Estruturação e Modernização da Guarda de Trânsito (Efetivo, Capacitação e Equipamentos). Transporte Público - Modernização da Lei 1561/75; - Implantação de Sistema Eletrônico de Controle da Oferta e da Demanda; - Corredores Exclusivos para Ônibus (em articulação com Governo Estadual); - Pesquisa Origem x Destino e de Satisfação do Usuário; - Padronização dos Serviços de Táxi;

16 OS DESAFIOS DA MOBILIDADE EM VILA VELHA - Capacitação dos Permissionários e Defensores de Táxi; - Modernização das Gerências de Transporte; - Qualificação das paradas e dos abrigos de ônibus; - Prosseguimento ao programa de acessibilidade; - Plano Diretor de Transporte; - Novos Modais de Transporte (Aquaviário, etc); - Integração tarifária com sistema metropolitano (futuro).

17 OS DESAFIOS DA MOBILIDADE EM VILA VELHA SECRETARIA DE TRANSPORTE E TRÂNSITO – PROJETOS/SETOR: Educação para o Trânsito - Atividades e Campanhas Intensivas nas Escolas; - Educação para o Trânsito na grade curricular das escolas (CTB); - Agente de Trânsito Mirim (educação para o trânsito e trabalho social). - Campanhas para o Ciclista; - Campanhas para o Motociclista; - Campanhas para os Caminhoneiros; - Campanhas para Veículos Leves; - Campanhas para Pedestres.

18 OS DESAFIOS DA MOBILIDADE EM VILA VELHA METAS A SEREM ATINGIDAS: - Aumento da participação do transporte coletivo e do transporte não-motorizado nas viagens: - 40% de participação no coletivo (em 4 anos). Atualmente é de 26% *; - 45% de participação no não-motorizado (em 4 anos). Atualmente é de 38,5% *; OBS: O individual participa hoje com 35,6% das viagens *; - Redução do índice de acidentes em 50 % nas vias de Vila Velha; - Criação e Monitoramento do Índice de Mobilidade (tempo de viagens); - Melhorar a mobilidade de forma geral da população de Vila Velha (tempo e quantidade de viagens). * Fonte: PDTU Revisão 2007 COMDEVIT

19 É POSSÍVEL ACABAR COM OS ENGARRAFAMENTOS EM VILA VELHA? - Problemas atualmente somente nos eixos metropolitanos (entrada e saída da cidade); - Tratar os problemas de circulação interna enquanto é cedo e barato. OS DESAFIOS DA MOBILIDADE EM VILA VELHA

20 CENÁRIO ENCONTRADO: - Setores de transporte e de trânsito antes eram simples coordenações da Secretaria de Serviços Urbanos, disputando atenção com limpeza urbana, parques e jardins, cemitérios e posturas; - Estrutura ruim, equipamentos insuficientes e arcaicos, sem espaço físico adequado; - Muitas pendências em relação ao Sistema Nacional de Trânsito (Renainf, processamento de autos, Jari, Defesa Prévia, Educação para o Trânsito, convênios, remoção e guarda de veículos, etc); - Problemas orçamentários; OS DESAFIOS DA MOBILIDADE EM VILA VELHA

21 ARRUMANDO A CASA... - Criação da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Lei 4749/09); - Separação física das secretarias, readequação dos espaços e montagem do Gabinete da SEMTRAN; - Contratação de pessoal (efetivo e comissionado); - Implantação dos sistemas (Cetil); - Alocação de recursos de informática e de rede; -Avaliação dos contratos; - Adequação do orçamento; - Resolução das pendências institucionais: Renainf, Sistema DETRAN-ES, Defesa Prévia, JARI, entre outros. OS DESAFIOS DA MOBILIDADE EM VILA VELHA

22 O QUE JÁ ESTÁ SENDO FEITO PELA CIDADE: - SINALIZAÇÃO INDICATIVA TURÍSTICA (Em Licitação); - ESTACIONAMENTO ROTATIVO (pré-licitação);

23 OS DESAFIOS DA MOBILIDADE EM VILA VELHA O QUE JÁ ESTÁ SENDO FEITO PELA CIDADE: - FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA (pré-licitação); - ESTRUTURAÇÃO DA GUARDA DE TRÂNSITO (Reforço no Efetivo, Reformulação dos Contratos, Nova Identidade Visual);

24 OS DESAFIOS DA MOBILIDADE EM VILA VELHA O QUE JÁ ESTÁ SENDO FEITO PELA CIDADE: - PAVIMENTAÇÃO DE VIAS, MODERNIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA SINALIZAÇÃO (apesar dos escassos recursos orçamentários); - PADRONIZAÇÃO DA FROTA DE TÁXI;

25 OS DESAFIOS DA MOBILIDADE EM VILA VELHA O QUE JÁ ESTÁ SENDO FEITO PELA CIDADE: - EFETIVAÇÃO DO SETOR DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO; - IMPLANTAÇÃO DOS PROJETOS VIÁRIOS METROPOLITANOS (Bigossi, Leste-Oeste, Carlos Lindenberg, Alça da Terceira Ponte, Viaduto Carlos Lindenberg x Darly Santos).

26 OS DESAFIOS DA MOBILIDADE EM VILA VELHA O QUE JÁ ESTÁ SENDO FEITO PELA CIDADE: ADEQUAÇÃO DE LINHAS E HORÁRIOS DOS ÔNIBUS MUNICIPAIS PARA MELHOR ATENDER A POPULAÇÃO. FISCALIZAÇÃO INTENSIVA SOBRE O TRANSPORTE PÚBLICO E SOBRE O TRANSPORTE CLANDESTINO;

27 Obrigado! SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSPORTE E TRÂNSITO ASSESSORIA TÉCNICA – SEMTRAN Giancarlo Bissa Marchezi – Especialista em Gestão Pública OSVALDO MATURANO Secretário Municipal de Transporte e Trânsito NEUCIMAR FRAGA Prefeito Municipal Vila Velha, 10 de novembro de 2009


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