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PRÊMIO ESTADUAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR O Governo da Cooperação, em compromisso com a educação estadual, tem investido no fortalecimento da gestão.

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2 PRÊMIO ESTADUAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR O Governo da Cooperação, em compromisso com a educação estadual, tem investido no fortalecimento da gestão escolar. Isso tem acontecido através das eleições diretas de diretores escolares em 2011, da implantação dos Conselhos Escolares e das Formações Continuadas promovidas pela SEDUC e CREs para equipe gestora nos quatro cantos do Estado. Dando continuidade ao compromisso de valorizar e fortalecer a gestão, a SEDUC está implantando, o Prêmio Gestão Escolar Estadual. Esse prêmio visa estimular a reflexão coletiva na escola para a melhoria do processo de gestão.

3 O que é? É uma proposta de reflexão/autoavaliação do processo de gestão escolar com a construção de um plano de ação guiado por 4 dimensões da gestão: 1 - Gestão pedagógica a) Planejamento e Ações pedagógicas b) Resultados Educacionais(IDEB, SAERO, Educacenso) 2 - Gestão participativa 3 - Gestão de pessoas e lideranças 4 - Gestão de Infraestrutura

4 OBJETIVO O Prêmio Estadual de Gestão Escolar é um estímulo à melhoria do desempenho da escola pela gestão e visa o sucesso da aprendizagem dos alunos. Esta ferramenta está sendo instituída para atingir as seguintes finalidades: a)estimular o desenvolvimento da gestão democrática na escola, tendo como foco o compromisso com uma aprendizagem de qualidade; b) valorizar as escolas públicas de educação básica que se destaquem pela compete de sua gestão e por iniciativa e experiências inovadoras e bem sucedidas na melhoria da aprendizagem dos alunos; c)promover o desenvolvimento de uma cultura de auto-avaliação da gestão escolar;

5 Círculo Virtuoso REFLEXÃO COLETIVA NOVOS OLHARES AUTO AVALIAÇÃO PLANO DE AÇÃO E MELHORIA PROCESSO CONTÍNUO DE ACOMPA NHAMENTO

6 COMO? PERIODICIDADE: BIENAL ENVOLVIDOS: 415(quatrocentas e quinze) ESCOLAS ESTADUAIS ETAPAS: ESCOLA X COMUNIDADE/AUTOAVALIAÇÃO COORDENADORIAS DE ENSINO(1ª INSTÂNCIA DE SELEÇÃO - 23 escolas para a seletiva estadual) GE/SEDUC (seleciona dentre as 23 escolas destaque, 01 escola referência em gestão

7 PREMIAÇÃO * Abono salarial em 50% e 100%; *Recurso financeiro para a escola; * Viagem de intercâmbio no Brasil; *Diplomas para as escolas; * Placas de Honra ao Mérito (Detalhes serão publicados em edital) EXECUÇÃO Secretária de Estado da Educação Coordenadorias Regionais de Ensino Escolas Estaduais ABRANGÊNCIA Escolas Públicas Estaduais de atendimento a educação básica: Ensino Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissional, Educação de Jovens e Adultos. OBJETIVO Incentivar as escolas públicas estaduais a melhorarem seu processo de gestão através do compartilhamento de responsabilidades. PRÊMIO ESTADUAL DE GESTÃO ESCOLAR

8 PREMIAÇÃO: 1(uma) Escola como Referência Estadual em Gestão Placa de homenagem; Diploma Escola Referencia Estadual em Gestão; Viagem de Intercambio de experiências (outro Estado brasileiro) para os gestores da escola. 14º salário para todos os funcionários da escola; 22(vinte duas) como Destaque Estadual em Gestão Diploma como destaque Estadual em Gestão; Placa de homenagem; Premiação em dinheiro para cada escola destaque no valor de R$ 8.000,00

9 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO ITEMAÇÃO PERÍODORESPONSÁVEL 01SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO/SENSIBILIZAÇÃOMarço SEDUC 02INSCRIÇÕES(on line)Março ESCOLAS 03OFICINAS DE FORMAÇÃO (13 CREs)Março a Abril SEDUC e CRES 04AUTOAVALIAÇÃO(construção do dossiê)Abril a Setembro ESCOLAS PROCESSO DE SELEÇÃO 05COMITÊS DE AVALIAÇÃO(CRES)OUTUBRO 13 CRES 06COMITÊS ESTADUALNOVEMBRO GE/SEDUC 07SEMINÁRIO DE PREMIAÇÃODEZEMBRO COORD. ESTADUAL

10 Secretaria de Estado da Educação – SEDUC Gerência de Educação Subgerência de Educação Básica CEFDCE Coordenação de Educação Física, Desporto e Cultura Escolar Promover a participação de alunos em eventos esportivos e culturais

11 Secretaria de Estado da Educação – SEDUC Gerência de Educação Subgerência de Educação Básica CEFDCE Coordenação de Educação Física, Desporto e Cultura Escolar Promover a participação de alunos em eventos esportivos e culturais

12 Secretaria de Estado da Educação – SEDUC Gerência de Educação Subgerência de Educação Básica CEFDCE Coordenação de Educação Física, Desporto e Cultura Escolar Promover a participação de alunos em eventos esportivos e culturais

13 CEFDCE Prof. Ítalo Aguiar (Coordenador) NÚCLEO DE EDUCAÇÃO FÍSICA e CULTURA ESCOLAR Prof. Alan Raniere Prof. Josemar Brandão Prof. Ed. Física NÚCLEO JOGOS ESCOLARES Prof. Expedito Júnior Profa. Sandra Politano NÚCLEO DE PROJETOS E DESPORTO ESCOLAR Prof. Paulo Roberto Prof. Gustavo Margonar INSTALAÇÕES ESPORTIVAS João Bosco Aguinaldo NÚCLEO DE ORÇAMENTO E ESTATÍSTICA Prof. Aparecido Bispo Profa. Aucileide Gomes

14 FERA FESTIVAL ESTUDANTIL RONDONIENSE DE ARTES 2014 EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE DAS EXPRESSÕES CULTURAIS OBJETIVO Promover através das práticas artísticas e do fomento a perpetuação das culturas, inter-relação socio-afetiva, educacional e cultura entre os jovens que fazem parte do sistema educacional da rede pública estadual de ensino, propiciando aos mesmos a oportunidade de participarem na construção da cidadania, elevando os ideais de fraternidade, solidariedade e cultura da paz.

15 FERA FESTIVAL ESTUDANTIL RONDONIENSE DE ARTES 2014 EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE DAS EXPRESSÕES CULTURAIS CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO ETAPARESPONSÁVELPERÍODOLOCALMUNIC. SEDE DIVULGAÇÃO ENSAIOS ESCOLAMAIO JUNHO JULHO ESCOLAS52 ESCOLARESCOLAAGOSTO SETEMBRO ESCOLA52 MUNICIPALCREOUTUBROMUNICÍPIOS52 REGIONALCREOUTUBROMUNICÍPIOS13 (CRE´s) ESTADUALCEFDCE/SEB/GENOVEMBROMUNICÍPIOPORTO VELHO

16 FERA FESTIVAL ESTUDANTIL RONDONIENSE DE ARTES 2014 EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE DAS EXPRESSÕES CULTURAIS DAS MODALIDADES MODALIDADESN. DE PARTICIPANTES/ESTUDANTESDIRIGENTESTOTAL Dança10 participantes0212 Música 01 de cada Gênero (Fem. e Masc.) 12 a 15 anos16 anos em diante 0214 POPSertanejoGospelPOPSertanejoGospel 02 Teatro10 participantes0212 Literatura02 participantes0103 Artes Plásticas02 participantes0103 TOTAL360844

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18 JOER 2014 JOGOS ESCOLARES DE RONDÔNIA Os Jogos Escolares de Rondônia tem por objetivo fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos, possibilitar a identificação de talentos esportivos surgidos nas escolas, garantir conhecimentos na área do desporto, de modo que estimule na classe estudantil o gosto pela prática esportiva, demonstrar os benefícios que a prática esportiva pode trazer à saúde do indivíduo, quando bem orientada, reconhecer e valorizar o trabalho do profissional que atua na área de educação física em nosso Estado, promover o intercâmbio sócio desportivo e cultural entre os estudantes e profissionais da área das diversas regiões do Estado e selecionar as escolas e os alunos/atletas, técnicos e dirigentes representantes estaduais para participação do Estado de Rondônia nos Jogos Escolares da Juventude Brasileira, promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro/COB em parceria com o Ministério dos Esportes.

19 FASEPERIODOLOCAL InterclasseFevereiro/Março/AbrilEscola MunicipalMarço/Abril/MaioMunicípio JOER CALENDÁRIO JOGOS ESCOLARES DE RONDÔNIA FASES REGIONAIS FASEPERIODOLOCAL Metropolitana22 a 31 de MaioPorto Velho Norte31 de Maio a 05 de JunhoAriquemes Noroeste31 de Maio a 05 de JunhoJaru Mamoré07 a 12 de JunhoGuajará-Mirim Centro07 a 12 de JunhoCacoal Guaporé11 a 14 de JunhoSão Francisco Cone Sul14 a 19 de JunhoVilhena Zona da Mata14 a 19 de JunhoRolim de Moura Centro Oeste21 a 26 de JunhoJi-Paraná

20 FASEPERÍODOMUNICÍPIO Infantil19 a 27 de Julho A definir Juvenil22 a 30 de Agosto A definir Especiais/Paralímpico25 a 28 de Setembro A definir FASE ESTADUAL FASEPERÍODOMUNICÍPIO Infantil04 a 13 de SetembroLondrina/PR Juvenil06 a 15 de NovembroA Definir (Recife/PE) Paralímpico23 a 29 de NovembroSão Paulo/SP ETPAPA NACIONAL

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24 PROGRAMA ATLETA NA ESCOLA GOVERNO FEDERAL OBJETIVOS O Programa Atleta na Escola tem o objetivo de fomentar a prática do desporto na escola, por intermédio de atividades complementares à prática das atividades físicas cotodianas. 03 de Fevereiro – Adesão das Escolas (Portal PDDE Interativo)

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28 PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO SEDUC GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO

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30 LEITURA E ESCRITA SÃO TAREFAS DA ESCOLA E NÃO SÓ DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS

31 Garantir o acesso dos alunos ao ensino médio, a permanência e o sucesso deles nos estudos.

32 LEITURA E ESCRITA SÃO TAREFAS DA ESCOLA E NÃO SÓ DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS O Pacto Nacional busca a valorização da formação continuada dos professores que trabalham nessa etapa de ensino em todo o país.

33 LEITURA E ESCRITA SÃO TAREFAS DA ESCOLA E NÃO SÓ DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS Material; Tablets Bolsa de estudo.

34 LEITURA E ESCRITA SÃO TAREFAS DA ESCOLA E NÃO SÓ DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS Documento tem como base as Diretrizes Curriculares do Ensino Médio

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37 APRENDIZAGEM COMO FOCO CENTRAL DA ESCOLA EXPECTATIVAS ELEVADAS SOBRE O DESEMPENHO DOS ALUNOS ELEVADO SENSO DE RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL DOS DOCENTES EM RELAÇÃO AO SUCESSO DOS ESTUDANTES TRABALHO EM EQUIPE E LIDERANÇA RECONHECIDAS PRESERVAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR NORMAS DE CONVIVÊNCIA CLARAS, ACEITAS E INCORPORADAS À DINÂMICA DA ESCOLA CLIMA HARMONIOSO: A ESCOLA COMO UM LUGAR AGRADÁVEL PARA ENSINAR E APRENDER AUTONOMIA E CRIATIVIDADE POR PARTE DA EQUIPE ESCOLAR GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO – GE/SEDUC/RO

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39 OBRIGADA!!! Gerência de Educação/SEDUC


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