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GESTÃO ESCOLAR COMPARTILHADA
A Globalização da economia e a internacionalização cultural levam à necessidade de adoção de um novo estilo de relacionamento das instituições educacionais com a sociedade .
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Nesse contexto, a gestão se estabelece
Continuação Nesse contexto, a gestão se estabelece como um conceito novo, superador do enfoque limitado da administração , e se assenta na mobilização dinâmica do elemento humano, sua energia e talento, como condições básicas
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e fundamentais para o salto qualitativo da educação brasileira.
Continuação e fundamentais para o salto qualitativo da educação brasileira. Isso requer liderança clara e competente, referencial metodológico avançado e uma perspectiva de superação efetiva das dificuldades cotidianas, em uma ação
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sinérgica e compartilhada das pessoas,
Continuação sinérgica e compartilhada das pessoas, num trabalho proativo, não hierárquico e não burocrático.
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REDE NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
RENAGESTE
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CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS ESTADUAIS DA EDUCAÇÃO - CONSED
CRIAÇÃO 1997 CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS ESTADUAIS DA EDUCAÇÃO - CONSED PARCEIROS Instituto Euvaldo Lodi INEP UNICEF CNPQ
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O QUE É A concepção de rede pressupõe a realização
de um movimento aberto e flexível, que se desenvolve na articulação entre pessoas, na promoção de avanços conceituais práticos e estratégicos nos processos de gestão.
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OBJETIVOS Mobilizar e articular redes de profissionais de gestão visando maior eficiência e eficácia da gestão educacional;
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OBJETIVOS Continuação Apoiar e estimular a formação e qualificação de profissionais para a liderança competente, visando a promoção do avanço da educação no contexto nacional;
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OBJETIVOS Continuação Promover condições para a construção de um referencial técnico-metodológico de gestão educacional .
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FORMAÇÃO DA REDE COORDENAÇÃO: COMITÊ NACIONAL - Heloisa Luck
COMITÊ ESTADUAL - DDGA/SRH/SEE COMITÊS REGIONAIS - Membro do Comitê Estadual/representante da SRE
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FORMAÇÃO DA REDE COMITÊ ESTADUAL
É CONSTITUÍDO POR 49 MEMBROS: Coordenador Estadual - DDGA/SRH/SEE- 01 Representantes da DDGA - 02 Representantes das SRE - 46
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FORMAÇÃO DA REDE COMITÊS REGIONAIS
CONSTITUIÇÃO: Coordenador Regional: Membro do Comitê estadual Demais integrantes : Representantes da SRE Representantes de escolas federais/estaduais/municipais Representantes de órgãos ligados à Educação
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FORMAÇÃO DA REDE COMITÊ NACIONAL COMITÊS ESTADUAIS COMITÊS REGIONAIS
COMITÊS LOCAIS GRUPOS DE ESTUDO
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PERFIL DO COMITÊ Liderança Entusiasmo Mobilização Difusão Experiência
Disponibilidade
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AÇÕES: Possibilidades e formas de atuação dos participantes da RENAGESTE: Mobilizando gestores educacionais em torno de questões da área; Propondo e desenvolvendo ações que possibilitem o avanço da gestão;
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Relatando e trocando experiências; Escrevendo artigos para publicação;
Produzindo informativos para circulação local ou regional; Catalogando e disseminando bibliografias da área; Promovendo encontros, seminários,etc. Continuação
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COORDENAÇÃO NACIONAL - CONSED
ESTADUAL - Secretaria de Estado de Educação, em articulação com a Undime
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PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR
Edição 2003
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CONSED UNDIME UNESCO FRM
CRIAÇÃO 1998 INICIATIVA CONSED UNDIME UNESCO FRM APOIO Unicef Fundação Ford Conselho Britânico Embaixada dos Estados Unidos da América
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DEFINIÇÃO O Prêmio é um programa estratégico de mobilização da comunidade escolar para identificação e análise dos mecanismos e procedimentos da gestão escolar e da função social da escola. Propõe a auto-avaliação como alavanca para a melhoria do desempenho da escola e de seus resultados.
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DESTINAÇÃO Escolas das redes públicas estaduais, municipais e/ou conveniadas, com mais de cem alunos matriculados na educ. básica - educação infantil, ensino fundamental e/ou ensino médio
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IMPORTANTE A estratégia de Auto- avaliação foi priorizada por constituir uma oportunidade de reflexão, aprendizado e crescimento para a comunidade escolar. O valor pedagógico desse processo é proporcional ao empenho da escola e à participação de todos os segmentos, tornando-o mais democrático, representativo e comprometido com a melhoria da gestão e da qualidade do ensino.
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OBJETIVOS Estimular o desenvolvimento de gestão democrática na escola, visando uma apresendizagem de qualidade; Valorizar as escolas públicas de educação básica que se destacarem por iniciativas e experiências inovadoras e bem sucedidas de gestão escolar; Incentivar o desenvolvimento de uma cultura de auto-avaliação da gestão escolar; Oferecer às escolas um instrumento de auto-avaliação e reflexão como referência para a melhoria contínua de sua gestão.
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INSTÂNCIAS DE DELIBERAÇÃO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO
Colegiado Escolar Comitês Regionais Comitê Estadual Comitê Nacional
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DIMENSÕES DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
Gestão de Resultados Educacionais Gestão Participativa Gestão Pedagógica Gestão de Pessoas Gestão de Serviços de Apoio, Recursos Físicos e Financeiros
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PREMIAÇÃO No âmbito estadual:
Diploma “Escola Referência Nacional em Gestão” Diploma “Liderança em Gestão escolar” No âmbito nacional: Diploma “Escola Referência Nacional em Gestão - Destaque Brasil” Diploma “Liderança em Gestão Escolar - Destaque Brasil”
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ESCOLAS CLASSIFICADAS/2003
Escola representante de Minas Gerais como Referência Nacional em Gestão - Destaque Brasil : EE Clóvis Salgado - São Sebastião do Paraíso Escolas Referência Estadual em Gestão: EE José Bonifácio - São Vicente de Minas/Barbacena EE Pe José Spíndola - Pimenta/Passos EE Prof.Gonçalves Couto - Muriaé/Muriaé EE Catulo Cearense - Virgem da Lapa/Araçuaí EE Joaõ Lourenço - Areado/Poços de Caldas
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