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PublicouEvelyn Porro Alterado mais de 10 anos atrás
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Algumas idéias Gestão democrática do ensino público – art.206 CF – Lei da Gestão Democrática /96 alterada /03 Conceito de Gestão Escolar – novo paradigma – planejamento, formulação de políticas e implementação (Cerqueira e Freitas)
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Promoção Consed Undime Unesco Fundação Roberto Marinho Apoio
Embaixada dos Estados Unidos Movimento Brasil Competitivo Todos pela Educação Grupo Gol
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Parceiros locais Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP)
Federação dos Municípios do RS (Famurs) Conselho Estadual de Educação Universidade Estadual do RS (UERGS) União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RS) Instituto Gerdau Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho Instituto Jama Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/RS) SESI-Educação
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Participantes Requisito
Escolas públicas com mais de 100(cem) alunos (item 6.1) Requisito Apresentação de dossiê conforme orientação do manual
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Ações de gestão Mobilização da comunidade
Avaliação anual, com base em indicadores Prática do registro, acompanhamento e monitoramento Olhar crítico sobre a ações e seu resultado Identificação ações positivas e aspectos a melhorar Sistematização, integração e documentação da própria história Utilização de resultados da avaliação na formulação de planos de melhoria
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Objetivos Reconhecer e valorizar iniciativas inovadoras e bem-sucedidas de gestão escolar; Proporcionar às escolas um instrumento de auto-avaliação e reflexão sobre processos e práticas de gestão; Promover o desenvolvimento da cultura de auto-avaliação Planejamento para melhoria do desempenho
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Foco Trabalho educacional
O que fazem no cotidiano para melhorar a aprendizagem dos alunos - currículo
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Dimensões avaliadas Gestão de resultados educacionais
Gestão participativa Gestão pedagógica Gestão de pessoas Gestão de serviços e recursos
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Dimensões da auto-avaliação/ Indicadores de Qualidade
Gestão de resultados Avaliação do projeto pedagógico Rendimento escolar Freqüência escolar Uso dos resultado de avaliação Satisfação dos alunos, pais, professores e demais profissionais da escola Transparência dos resultados
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Dimensões da auto-avaliação/ Indicadores de Qualidade
(2) Gestão participativa Projeto pedagógico Avaliação participativa Atuação dos colegiados Integração escola-sociedade Comunicação e informação Organização dos alunos
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Dimensões da auto-avaliação/ Indicadores de Qualidade
(3) Gestão pedagógica Proposta curricular contextualizada Monitoramento da aprendizagem Inovação pedagógica Inclusão com eqüidade Planejamento da prática pedagógica Organização do espaço e do tempo
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Dimensões da auto-avaliação/ Indicadores de Qualidade
(4) Gestão de pessoas Visão compartilhada Desenvolvimento profissional Clima organizacional Avaliação do desempenho Observância de direitos e deveres Valorização e reconhecimento
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Dimensões da auto-avaliação/ Indicadores de Qualidade
(5) Gestão de serviços de apoio, recursos físicos e financeiros Organização dos registros escolares Utilização das instalações e equipamentos Preservação do patrimônio Interação escola/comunidade Captação de recursos Gestão de recursos financeiros
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Referência Ano base 2009 Devem estar analisadas ações e seus resultados. O que foi executado, realizado, criado, concretizado no ano base 2009
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Apresentação do dossiê (item 6.3)
Folha de rosto Sumário Cadastro da escola Justificativa da candidatura Instrumento de auto-avaliação (fichas) Descrição documentada e análise interpretativa Plano de melhoria da escola Ajuda-memória
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Folha de rosto Deve conter o nome do prêmio e ano base e a identificação clara da escola Nome completo Município/cidade Estado/ Unidade Federada
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Justificativa (p.16 e 17) Deve ser o auto-retrato da escola, contextualizar sua ação e analisar de forma crítica o que faz, como faz e por que faz. Destacar o processo pedagógico das práticas de gestão (ações e resultados) Ações devem fazer parte da cultura da escola
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Evidências Devem indicar o processo realizado
Demonstração objetiva e clara de fatos, dados, situações, realizações que permitam reconhecer, compreender e vislumbrar o que foi argumentado
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Documentação das evidências
Deve ter comentários críticos e descritivos (descrição e análise) Demonstrar com mais detalhes o que foi dito anteriormente NÃO é apenas juntada de documentos Deve seguir imediatamente cada dimensão avaliada
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Plano de ação (p. 17) Deve ser baseado na pontuação atribuída no instrumento de auto-avaliação e nas evidências apresentadas A coerência entre a análise feita e as propostas de intervenção é fundamental
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Plano de ação (Sugestão)
Escola: Município/CRE: Diretor: Data: Item Aspecto que merece atenção com base nas dimensões Por que (objetivos/metas) O que fazer (ação) Quem (responsável) Quando (início e término) Como Acompa-nhamento e avaliação (como será)
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Ajuda memória Deve descrever todo o processo (reuniões, decisões e atividades) realizado pelo colegiado escolar no processo de auto-avaliação da escola, que resultou na construção do dossiê e candidatura ao prêmio
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Cronograma Ação Data Local Divulgação Até 14 de maio Todo estado
Realização da auto-avaliação Escola Inscrição – encaminhamento do dossiê Município - SME Estado - CRE Avaliação Estadual Até 21 de julho Comitê Estadual
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Divisão de Gestão Escolar (DGE)
Coordenação estadual Riviane Bühler da Rosa Divisão de Gestão Escolar (DGE) (51) Informações
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