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1 SOLUÇÕES EM GERENCIAMENTO DE RISCO DE CRÉDITO. 2 PERFIL COFACE.

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1 1 SOLUÇÕES EM GERENCIAMENTO DE RISCO DE CRÉDITO

2 2 PERFIL COFACE

3 3 COFACE – HISTÓRICO 1946 – Coface foi fundada pelo Governo Francês como seguradora especialista em seguro de crédito para fomentar as exportações Coface inicia sua expansão internacional. Implementa a rede de seguradores de crédito com o Credit Alliance Coface é privatizada, permanecendo como a seguradora de crédito fornecedora do Governo Francês para exportações de médio e longo prazo, garantidas pelas reservas públicas – Coface inicia sua operação no Brasil – Natexis Banques Populaires se torna acionista majoritária da Coface – Criação do Natixis provendo o financiamento, investimento em asset management e atividades de serviços bancários e financeiros do Banque Populaire e Caisse dEpargne – Criação da Coface Holding – Aquisição da SBCE (seguro de crédito à exportação) no Brasil.

4 4 COFACE HOLDING – VISÃO GLOBAL Única empresa a oferecer soluções complementares para atender às necessidades dos clientes em gerenciamento de risco de crédito: Seguro de Crédito, Gestão de Cobrança, Informações e Financiamento de Recebíveis Solução completa, modular, e internacional para empresas e bancos Maior rede internacional em gerenciamento de risco de crédito: presença direta em 65 países e em mais 32 países por meio da parceria com o Credit Alliance Empresa no.1 em gerenciamento de crédito na França 130 mil clientes Base de dados de 55 milhões de empresas 45% das 500 maiores empresas da Fortune são clientes da Coface

5 5 U.A.E Poland Venezuela Peru Panama U.S.A Mexico Canada Brazil Argentina Ecuador Colombia Chile Costa Rica Ivory Coast Senegal Benin Mali Togo Cameroon South Africa Morocco Burkina Faso Algeria Singapore Thailand Malaya India Australia Israel Hong Kong China Taiwan Korea Japan France Italy Germany Ireland Belgium Denmark Austria Spain Netherlands U.K Luxembourg Norway Switzerland Sweden Portugal Latvia Lithuania Estonia Hungary Bulgaria Croatia Serbia Ukraine Romania Russia Slovenia Turkey Slovakia Czech. Rep. Egypt Direct Presence New Zealand Philippines Oman Uruguay Paraguay Sudan Tunisia Cyprus Malta Lebanon Jordan Iran Bahrain Yemen Saudi Arabia Syria Qatar Djibouti Greece Liechtenstein Chad Libya Vietnam Pakistan Kazakhstan Finland Mauritanian Kuwait Presence via CreditAlliance partners Bangladesh Brunei Indonesia COFACE HOLDING - PRESENÇA MUNDIAL

6 6 Turnover Coface do Brasil: R$ 52.5 M SBCE: R$ 18.1 M **Fonte: Baseado em dados da SUSEP 100% Coface SegurosCoface ServiçosSBCE Natixis Brasil Market Share (Seguro de Crédito) ** Coface do Brasil: 53.7% SBCE: 49.9% COFACE DO BRASIL – ESTRUTURA E DADOS FINANC. 2008

7 7 LINHAS DE NEGÓCIOS NO BRASIL Presente no país desde 1998, com 4 linhas de negócios de atuação: InformaçõesGestão de Cobrança Seguro de Crédito Interno e Externo Banco de dados de 55 milhões de Solution No Brasil e Exterior ServiçosProteção Globalliance Single Risk Single Buyer Securitização (FIDC)

8 8 CENÁRIO O crédito concedido pelos fornecedores representa o dobro do montante concedido por bancos para financiar seus compradores. A conta de créditos a receber das empresas representa em média de 30% a 40% dos ativos totais da empresa. O atraso no pagamento representa um custo de capital.

9 9 NOSSA PROPOSTA Oferecer uma solução para gerenciamento de crédito, estruturado para apoiar as empresas a expandirem seus negócios, com segurança no gerenciamento do risco e a um custo competitivo.

10 10 Linha de Negócio: SEGURO DE CRÉDITO DOMÉSTICO

11 11 PREMISSAS O Seguro de Crédito é a principal linha de negócio da Coface no Brasil. Atuamos no segmento Doméstico e de Exportação. É desenhado às empresas operando no mercado B2B, auxiliando no gerenciamento de risco de crédito de seus clientes. O Seguro de Crédito protege as empresas do risco de não pagamento de seus recebíveis. Proporciona estruturas alternativas de captação junto a bancos e mercado de capitais.

12 12 PRODUTO: GLOBALLIANCE Proteção à globalidade da carteira de recebíveis. Apólice modular – permite flexibilidade de acordo com as necessidades de coberturas e serviços da empresa. Prazo de 12 meses. Informações financeiras e monitoramento dos clientes. Serviço de Cobrança incluso sem custo.

13 13 PRODUTO: SINGLE RISK Foco em um único risco e/ou operação estruturada. Riscos em prestação de serviços ou vendas de bens de capital. Project Finance e Investment Loans tendo instituição financeira como loss-payee. Prazo de até 3 anos. Cobertura máxima por buyer de 50 milhões. Prêmio Mínimo de R$ 15 mil. LMI de 90% do Risco. Cobertura de 90% do limite solicitado. Indenização 30 dias após o sinistro.

14 14 VANTAGENS COMERCIAIS Ampliação do Market Share Foco nos novos clientes/ redução dos risco em novos mercados A Coface avalia o risco financeiro do novo cliente Gerenciamento de Riscos e Exposição Monitoramento permanente do nível de riscos Possibilidade de incremento de vendas aos atuais clientes Seu Produto Mais Competitivo Possibilita alongamento de prazos e perfil de pagamentos, sem aumento do risco

15 15 VANTAGENS FINANCEIRAS Melhoria da credibilidade junto a Bancos e Fornecedores Redução de custo de captação Operações com recebíveis sem direito de regresso – off balance sheet Operações no mercado de capitais Utilização do Risk Rating Coface AA+ Redução de Custos Otimização dos custos com a atividade de crédito e cobrança Dedutibilidade fiscal Processo de cobrança conduzido pela Coface, sem ônus Proteção do Cashflow e Redução da PDD

16 16 COBERTURAS Riscos cobertos – não pagamento originados por: Insolvência (Falência e Recuperação Judicial) Default (Mora Simples) Eventos não cobertos Vendas à vista Vendas a pessoas físicas Exportações (apólice separada) Vendas a certas entidades governamentais

17 17 INDENIZAÇÃO DE PERDAS 10% 90% 40% 60% Clientes NomeadosClientes Não – Nomeados* Co-Participação do Segurado Cobertura sobre o limite aprovado Cobertura sobre as vendas até o limite de não-nomeados Não Nomeados - sem análise da Coface Discricionário - sem análise da Coface para clientes sem restrições cadastrais

18 18 PRAZOS 180 dias30 dias150 dias30 dias FaturamentoVencimentoDeclaração de Sinistro CobrançaSinistroIndenização Prazo Máximo para Crédito (Vencimento + Prorrogações) Prazo para Declaração de Sinistro Prazo de Cobrança Prazo de Indenização Nos casos de Falência e Recuperação Judicial a indenização é feita em 30 dias após a Declaração do Sinistro

19 19 SINISTRO Documentos Necessários Formulário DAS (Declaração de Aviso de Sinistro) Instrumentos de Protesto Notas Fiscais (cópias autênticas) Comprovante de Recebimento do Comprador, assinado e carimbado (cópias autênticas) Prazo para declaração de até 30 dias após o prazo máximo de crédito

20 20 FLUXO DE COBRANÇA Declaração de Sinistro Recuperação Parcial Pagamento da Indenização Sinistro Valor Residual 150 dias de Cobrança 1.000K 400K 450K 600K Limite solicitado Cliente: 1.000K Limite aprovado Coface: 500K Recuperado + Indenizado = 850K 90% de 500K

21 21 FATURAMENTO SEGURÁVEL Fatores de risco: Setor de Atividade Histórico de Perdas Faturamento Segurado e/ou Unidades de Negócio Pulverização da Carteira Faturamento Total Exclusões (à vista, pessoas físicas, governo, intercompany) Faturamento Segurável Prêmio de Seguro Base de Cálculo x Taxa de Prêmio Base de Cálculo – Faturamento Segurável

22 22 QUESTIONÁRIO Todas essas informações são coletadas através do Questionário de Crédito:

23 23 PRÊMIO DE SEGURO Prêmio Mínimo – 80% do prêmio calculado Prêmio Calculado Prêmio Mínimo em 4 parcelas trimestrais 80% Prêmio Ajuste no final da apólice 20%

24 24 PORTAL DO CLIENTE Acesso facilitado pelo Portal do Cliente para consulta em serviços de seguro de crédito (Cofanet) e cobrança (DCON):

25 25 PORTAL COFANET Acesso Web em nível Usuário e Visualização Pesquisa da base de empresas mundiais Gerenciamento dos Limites de Crédito Exportação de Relatórios de Limites Pedidos de Relatórios Internacionais Pedidos de Informações de Empresas Ferramenta On-line: Consulta e Gerenciamento da Carteira

26 26 Linha de Negócio: SEGURO DE CRÉDITO EXPORTAÇÃO

27 27 ACIONISTAS SBCE

28 28 SEGURADORA BRASILEIRA DE CRÉDITO À EXPORTAÇÃO - SBCE Empresa pioneira em seguro de crédito à exportação (sce) no Brasil. Atua há 11 anos, oferecendo o seguro de crédito à exportação como ferramenta para gerenciamento de risco de crédito às exportação de mercadorias e serviços. Líder de mercado com mais de 49% de market-share (2008) Responsável pela análise das Operações de Médio e Longo Prazo.

29 29 A SBCE está organizada em três pilares: Banco de dados Coface com mais de 50 milhões de empresas cadastradas Fundo de Garantia às Exportações - FGE Públicos e privados ORGANIZAÇÃO Acionistas com forte presença nacional e internacional Tecnologia internacional nas informações de crédito Apoio do Governo

30 30 Apuração baseada nos dados da Superintendência de Seguros Privados – Susep Base: Prêmios Diretos MARKET SHARE 2008

31 31 Apólice Global Apólice Individual Vários importadores em diferentes países. Crédito rotativos por importador. Inclusões/Exclusões de importadores durante a vigência (Apólice aberta). Operações isoladas Venda do Exportador para um único importador Análise caso a caso Até 2 anos Acima de 2 anos Prospecção Ativa Prospecção Reativa LINHAS DE NEGÓCIOS Curto Prazo Médio e Longo Prazo

32 32 Cobertura de 90% para os Riscos Comerciais decorrentes de: Concordata ou Falência Mora simples Cobertura de 90% para os Riscos Políticos e Extraordinários decorrentes de: Não transferência de Divisas (Moratória) Guerras, revoluções, conflitos civis e militares Desastres Naturais COBERTURAS SEGURO DE CRÉDITO À EXPORTAÇÃO

33 33 Entregar ao exportador segurança, agilidade e flexibilidade no processo de venda internacional Análise de crédito prévia dos importadores, embasada em informações financeiras e comerciais (Risco Calculado e Monitorado). O Exportador poderá negociar com os importadores um prazo maior de pagamento. O Exportador poderá liberar os importadores da emissão da carta de crédito ou outras garantias eventualmente exigidas na negociação. O Exportador poderá realizar a remessa direta dos documentos originais de embarque aos importadores. SCE – VANTAGENS E BENEFÍCIOS

34 34 Oportunidades Trabalhar com foco nos novos e bons importadores Ampliar o volume de negócios e fortalecer a relação comercial com os atuais importadores Reduzir o risco de investimento na prospecção de novos mercados Otimizar todas as etapas do processo (Comercial e Administrativo) Processo de cobrança internacional é conduzido pela Seguradora Evitando conflitos diretos entre o Segurado e importadores SCE – VANTAGENS E BENEFÍCIOS

35 dias30 dias FaturamentoVencimentoDeclaração de expectativa de sinistro SinistroIndenização Prazo máximo para crédito (vencimento + eventuais prorrogações) 180 dias * Prazo para declaração da expectativa de sinistro Período de cobrança Prazo de indenização (*) - O segurado está autorizado, sem necessidade de anuência prévia por parte da seguradora, a prorrogar qualquer vencimento, na medida em que o prazo total de pagamento, não ultrapasse o prazo máximo previsto nas condições da apólice (180 dias). ETAPAS E PRAZOS IMPORTANTES DO SCE

36 36 SIEX - SISTEMA INTEGRADO DE EXPORTAÇÃO SBCE Exportador Bancos Parceiros Solicitação Acompanhamento Troca de Correspondências Aviso de Sinistro Preenchimento do informe Análise de crédito da carteira Tarifação Acompanhamento da apólice Acompanhamento Estatísticas Troca de Correspondências SIEX

37 37 FORMAÇÃO DO CUSTO DO SCE 1. Prêmio do Seguro = Faturamento Segurável x Taxa de Risco (%) Variáveis utilizadas para cálculo da taxa de risco: Faturamento Segurável; Segmentação do faturamento por país; Setor de atividade do Exportador Histórico de perdas; Nível de pulverização da carteira; Nível de aprovação da carteira; 2. Taxa de Análise e Monitoramento Cadastral dos Importadores Custo Anual por Importador – Reais equivalentes a US$ 95,00

38 38 COTAÇÃO VIA SISTEMA SIEX

39 39 PROCESSO DE COTAÇÃO E CONTRATAÇÃO 1.O Exportador apresenta a Seguradora as informações de sua carteira através do questionário de risco ou cadastro via site SBCE; 2.A SBCE faz a análise de crédito dos principais importadores e demais variáveis de risco da carteira; 3.A SBCE no máximo em 20 dias, apresenta ao Exportador sua proposta com as condições prévias para contratação; 4.Uma vez aceita a proposta, a SBCE emite a apólice de seguro de crédito à exportação.

40 40 Linha de Negócio: INFORMAÇÕES COMERCIAIS

41 41 SERVIÇOS Relatórios Internacionais Relatórios Comerciais Nacionais e Internacionais Avaliação de Fornecedores – Supplier Indica a capacidade de uma empresa honrar seus compromissos comerciais Não-recomendável X NR e acima

42 A Coface oferece uma base de dados única com atualização constante de alto nível, que permite medir e classificar milhões de empresas no mundo. Isto é possível graças à solução de Opinião de Crédito (sistema de avaliação de risco do Grupo Coface), que indica a capacidade de uma empresa (clientes e fornecedores) para honrar seus compromissos comerciais. RELATÓRIOS DE INFORMAÇÕES DA COFACE

43 Principais vantagens em contratar o serviço de Informações Comerciais: Uma estrutura de dados mundial disponível para a orientação dos seus negócios. Informação atualizada e segura acerca de empresas e potenciais clientes. Identificação do risco associado a um cliente Implementação e gestão de regras e políticas de crédito mais ousadas ou mais prudentes. Medição da probabilidade de insolvência de uma empresa. RELATÓRIOS DE INFORMAÇÕES DA COFACE

44 A Coface disponibiliza a todos os seus clientes, o Cofanet. É uma ferramenta on-line altamente segura e de fácil administração para consulta de informações, onde você poderá realizar a busca e compra imediata do nosso Relatório Internacional. Caso a empresa pesquisada não conste em nossa base, você poderá inserir sua solicitação e automaticamente será direcionada á unidade da Coface no país em que a empresa está localizada. Seu pedido será monitorado pela Coface do Brasil, a qual poderá ser contatada sempre que necessário. INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS EM TEMPO REAL

45 Cadastros Ramo de Atividade da Empresa Histórico da Empresa Informação Financeira Relações Corporativas Bancos que a organização trabalha Rating Coface Histórico de Pagamento 12 meses Registro Público Informações Negativas Recomendação de Crédito INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS NOS RELATÓRIOS

46 Normal ( 10 dias úteis) Relatório Completo Valor Tabela Express (5 dias úteis ) Relatório com informações disponíveis. Valor Tabela PRAZOS DE ENTREGA

47 47 Linha de Negócio: GESTÃO DE COBRANÇA

48 48 GESTÃO DE COBRANÇA Gestão de recebimentos e cobrança no Brasil e exterior. Apoio da rede internacional da Coface: agilidade e eficiência nos processos internacionais. Assistência e expertise na estratégia de cobrança amigável ou judicial. Base de remuneração: SUCCESS FEE. Equipe formada por especialistas em cobrança que são conhecedores da cultura empresarial e legislação local.

49 Redução de custos operacionais. Redução dos prazos médios de recebimentos. Total foco na atividade principal do negócio de sua empresa, concentrando esforços na sua atividade fim. Conversão de incobráveis em liquidez. Acompanhamento on line e em tempo real dos processos de cobrança por meio do sistema DCON. VANTAGENS

50 50 COFACE NA IMPRENSA

51 51 REVISTA VEJA

52 52 VALOR ECONÔMICO E GAZETA MERCANTIL

53 53 ISTOÉ DINHEIRO E ESTADÃO

54 54 Contato Coface do Brasil Pça. João Duran Alonso, 34 – 12º andar Brooklin Novo – São Paulo – SP Tel.: (11) Fax.: (11) Marcelo Cunha Tel.: (21)


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