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SOLUÇÕES EM GERENCIAMENTO DE RISCO DE CRÉDITO

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Apresentação em tema: "SOLUÇÕES EM GERENCIAMENTO DE RISCO DE CRÉDITO"— Transcrição da apresentação:

1 SOLUÇÕES EM GERENCIAMENTO DE RISCO DE CRÉDITO

2 PERFIL COFACE

3 COFACE – HISTÓRICO 1946 – Coface foi fundada pelo Governo Francês como seguradora especialista em seguro de crédito para fomentar as exportações. Coface inicia sua expansão internacional. Implementa a rede de seguradores de crédito com o Credit Alliance. Coface é privatizada, permanecendo como a seguradora de crédito fornecedora do Governo Francês para exportações de médio e longo prazo, garantidas pelas reservas públicas. 1997 – Coface inicia sua operação no Brasil. 2002 – Natexis Banques Populaires se torna acionista majoritária da Coface. 2006 – Criação do Natixis provendo o financiamento, investimento em asset management e atividades de serviços bancários e financeiros do Banque Populaire e Caisse d‘Epargne. 2007 – Criação da Coface Holding. 2008 – Aquisição da SBCE (seguro de crédito à exportação) no Brasil.

4 COFACE HOLDING – VISÃO GLOBAL
Única empresa a oferecer soluções complementares para atender às necessidades dos clientes em gerenciamento de risco de crédito: Seguro de Crédito, Gestão de Cobrança, Informações e Financiamento de Recebíveis Maior rede internacional em gerenciamento de risco de crédito: presença direta em 65 países e em mais 32 países por meio da parceria com o Credit Alliance Empresa no.1 em gerenciamento de crédito na França 130 mil clientes Base de dados de 55 milhões de empresas 45% das 500 maiores empresas da Fortune são clientes da Coface Solução completa, modular, e internacional para empresas e bancos

5 COFACE HOLDING - PRESENÇA MUNDIAL
U.A.E Poland Venezuela Peru Panama U.S.A Mexico Canada Brazil Argentina Ecuador Colombia Chile Costa Rica Ivory Coast Senegal Benin Mali Togo Cameroon South Africa Morocco Burkina Faso Algeria Singapore Thailand Malaya India Australia Israel Hong Kong China Taiwan Korea Japan France Italy Germany Ireland Belgium Denmark Austria Spain Netherlands U.K Luxembourg Norway Switzerland Sweden Portugal Latvia Lithuania Estonia Hungary Bulgaria Croatia Serbia Ukraine Romania Russia Slovenia Turkey Slovakia Czech. Rep. Egypt Direct Presence New Zealand Philippines Oman Uruguay Paraguay Sudan Tunisia Cyprus Malta Lebanon Jordan Iran Bahrain Yemen Saudi Arabia Syria Qatar Djibouti Greece Liechtenstein Chad Libya Vietnam Pakistan Kazakhstan Finland Mauritanian Kuwait Presence via CreditAlliance partners Bangladesh Brunei Indonesia

6 **Fonte: Baseado em dados da SUSEP
COFACE DO BRASIL – ESTRUTURA E DADOS FINANC. 2008 100% Coface Seguros Coface Serviços SBCE Natixis Brasil Turnover Coface do Brasil: R$ 52.5 M SBCE: R$ 18.1 M Market Share (Seguro de Crédito)** Coface do Brasil: 53.7% SBCE: 49.9% **Fonte: Baseado em dados da SUSEP

7 LINHAS DE NEGÓCIOS NO BRASIL
Presente no país desde 1998, com 4 linhas de negócios de atuação: Proteção Serviços Seguro de Crédito Interno e Externo Informações Gestão de Cobrança Globalliance Single Risk Single Buyer Securitização (FIDC) Banco de dados de 55 milhões de empresas @rating Solution No Brasil e Exterior

8 CENÁRIO O crédito concedido pelos fornecedores representa o dobro do montante concedido por bancos para financiar seus compradores. A conta de créditos a receber das empresas representa em média de 30% a 40% dos ativos totais da empresa. O atraso no pagamento representa um custo de capital.

9 NOSSA PROPOSTA Oferecer uma solução para gerenciamento de crédito, estruturado para apoiar as empresas a expandirem seus negócios, com segurança no gerenciamento do risco e a um custo competitivo.

10 Linha de Negócio: SEGURO DE CRÉDITO DOMÉSTICO

11 PREMISSAS O Seguro de Crédito é a principal linha de negócio da Coface no Brasil. Atuamos no segmento Doméstico e de Exportação. É desenhado às empresas operando no mercado B2B, auxiliando no gerenciamento de risco de crédito de seus clientes. O Seguro de Crédito protege as empresas do risco de não pagamento de seus recebíveis. Proporciona estruturas alternativas de captação junto a bancos e mercado de capitais.

12 PRODUTO: GLOBALLIANCE
Proteção à globalidade da carteira de recebíveis. Apólice modular – permite flexibilidade de acordo com as necessidades de coberturas e serviços da empresa. Prazo de 12 meses. Informações financeiras e monitoramento dos clientes. Serviço de Cobrança incluso sem custo.

13 PRODUTO: SINGLE RISK Foco em um único risco e/ou operação estruturada.
Riscos em prestação de serviços ou vendas de bens de capital. Project Finance e Investment Loans tendo instituição financeira como loss-payee. Prazo de até 3 anos. Cobertura máxima por buyer de € 50 milhões. Prêmio Mínimo de R$ 15 mil. LMI de 90% do Risco. Cobertura de 90% do limite solicitado. Indenização 30 dias após o sinistro.

14 VANTAGENS COMERCIAIS Ampliação do Market Share
Foco nos novos clientes/ redução dos risco em novos mercados A Coface avalia o risco financeiro do novo cliente Gerenciamento de Riscos e Exposição Monitoramento permanente do nível de riscos Possibilidade de incremento de vendas aos atuais clientes Seu Produto Mais Competitivo Possibilita alongamento de prazos e perfil de pagamentos, sem aumento do risco

15 VANTAGENS FINANCEIRAS
Melhoria da credibilidade junto a Bancos e Fornecedores Redução de custo de captação Operações com recebíveis sem direito de regresso – off balance sheet Operações no mercado de capitais Utilização do Risk Rating Coface AA+ Redução de Custos Otimização dos custos com a atividade de crédito e cobrança Dedutibilidade fiscal Processo de cobrança conduzido pela Coface, sem ônus Proteção do Cashflow e Redução da PDD

16 COBERTURAS Riscos cobertos – não pagamento originados por:
Insolvência (Falência e Recuperação Judicial) Default (Mora Simples) Eventos não cobertos Vendas à vista Vendas a pessoas físicas Exportações (apólice separada) Vendas a certas entidades governamentais

17 Clientes Não – Nomeados*
INDENIZAÇÃO DE PERDAS Clientes Nomeados Clientes Não – Nomeados* 10% Co-Participação do Segurado 40% Co-Participação do Segurado 90% 60% Cobertura sobre o limite aprovado Cobertura sobre as vendas até o limite de não-nomeados Não Nomeados - sem análise da Coface Discricionário - sem análise da Coface para clientes sem restrições cadastrais

18 Declaração de Sinistro
PRAZOS 180 dias 30 dias 150 dias 30 dias Faturamento Vencimento Declaração de Sinistro Cobrança Sinistro Indenização Prazo Máximo para Crédito (Vencimento + Prorrogações) Prazo para Declaração de Sinistro Prazo de Cobrança Prazo de Indenização Nos casos de Falência e Recuperação Judicial a indenização é feita em 30 dias após a Declaração do Sinistro

19 SINISTRO Documentos Necessários
Formulário DAS (Declaração de Aviso de Sinistro) Instrumentos de Protesto Notas Fiscais (cópias autênticas) Comprovante de Recebimento do Comprador, assinado e carimbado (cópias autênticas) Prazo para declaração de até 30 dias após o prazo máximo de crédito

20 Recuperado + Indenizado = 850K
FLUXO DE COBRANÇA Limite solicitado Cliente: 1.000K Limite aprovado Coface: K 90% de 500K 1.000K 400K 600K 450K Declaração de Sinistro Recuperação Parcial Sinistro Valor Residual Pagamento da Indenização 150 dias de Cobrança Recuperado + Indenizado = 850K

21 FATURAMENTO SEGURÁVEL
Base de Cálculo – Faturamento Segurável Faturamento Total Exclusões (à vista, pessoas físicas, governo, intercompany) Fatores de risco: Setor de Atividade Histórico de Perdas Faturamento Segurado e/ou Unidades de Negócio Pulverização da Carteira Faturamento Segurável Prêmio de Seguro Base de Cálculo x Taxa de Prêmio

22 QUESTIONÁRIO Todas essas informações são coletadas através do Questionário de Crédito:

23 PRÊMIO DE SEGURO Prêmio Mínimo – 80% do prêmio calculado
20% Prêmio Mínimo em 4 parcelas trimestrais Prêmio Ajuste no final da apólice 80%

24 PORTAL DO CLIENTE Acesso facilitado pelo Portal do Cliente para consulta em serviços de seguro de crédito (Cofanet) e cobrança (DCON):

25 PORTAL COFANET Ferramenta On-line: Consulta e Gerenciamento da Carteira Acesso Web em nível Usuário e Visualização Pesquisa da base de empresas mundiais Gerenciamento dos Limites de Crédito Exportação de Relatórios de Limites Pedidos de Relatórios Internacionais Pedidos de Informações de Empresas

26 Linha de Negócio: SEGURO DE CRÉDITO EXPORTAÇÃO

27 ACIONISTAS SBCE

28 SEGURADORA BRASILEIRA DE CRÉDITO À EXPORTAÇÃO - SBCE
Empresa pioneira em seguro de crédito à exportação (sce) no Brasil. Atua há 11 anos, oferecendo o seguro de crédito à exportação como ferramenta para gerenciamento de risco de crédito às exportação de mercadorias e serviços. Líder de mercado com mais de 49% de market-share (2008) Responsável pela análise das Operações de Médio e Longo Prazo.

29 ORGANIZAÇÃO A SBCE está organizada em três pilares:
Acionistas com forte presença nacional e internacional Tecnologia internacional nas informações de crédito Apoio do Governo Banco de dados Coface com mais de 50 milhões de empresas cadastradas Públicos e privados Fundo de Garantia às Exportações - FGE

30 MARKET SHARE 2008 Apuração baseada nos dados da Superintendência de Seguros Privados – Susep Base: Prêmios Diretos

31 Prospecção Ativa Prospecção Reativa
LINHAS DE NEGÓCIOS Prospecção Ativa Vários importadores em diferentes países. Crédito rotativos por importador. Inclusões/Exclusões de importadores durante a vigência (Apólice aberta). Curto Prazo Apólice Global Até 2 anos Prospecção Reativa Médio e Longo Prazo Operações isoladas Venda do Exportador para um único importador Análise caso a caso Apólice Individual Acima de 2 anos

32 COBERTURAS SEGURO DE CRÉDITO À EXPORTAÇÃO
Cobertura de 90% para os Riscos Comerciais decorrentes de: Concordata ou Falência Mora simples Cobertura de 90% para os Riscos Políticos e Extraordinários decorrentes de: Não transferência de Divisas (Moratória) Guerras, revoluções, conflitos civis e militares Desastres Naturais

33 SCE – VANTAGENS E BENEFÍCIOS
Entregar ao exportador segurança, agilidade e flexibilidade no processo de venda internacional Análise de crédito prévia dos importadores, embasada em informações financeiras e comerciais (Risco Calculado e Monitorado). O Exportador poderá negociar com os importadores um prazo maior de pagamento. O Exportador poderá liberar os importadores da emissão da carta de crédito ou outras garantias eventualmente exigidas na negociação. O Exportador poderá realizar a remessa direta dos documentos originais de embarque aos importadores.

34 SCE – VANTAGENS E BENEFÍCIOS
Oportunidades Trabalhar com foco nos novos e bons importadores Ampliar o volume de negócios e fortalecer a relação comercial com os atuais importadores Reduzir o risco de investimento na prospecção de novos mercados Otimizar todas as etapas do processo (Comercial e Administrativo) Processo de cobrança internacional é conduzido pela Seguradora Evitando conflitos diretos entre o Segurado e importadores

35 Declaração de expectativa de sinistro
ETAPAS E PRAZOS IMPORTANTES DO SCE 180 dias * 30 dias 150 dias 30 dias Faturamento Vencimento Declaração de expectativa de sinistro Sinistro Indenização Prazo máximo para crédito (vencimento + eventuais prorrogações) Prazo para declaração da expectativa de sinistro Período de cobrança Prazo de indenização (*) - O segurado está autorizado, sem necessidade de anuência prévia por parte da seguradora, a prorrogar qualquer vencimento, na medida em que o prazo total de pagamento, não ultrapasse o prazo máximo previsto nas condições da apólice (180 dias).

36 SIEX - SISTEMA INTEGRADO DE EXPORTAÇÃO
Solicitação Acompanhamento Troca de Correspondências Aviso de Sinistro SIEX Acompanhamento Estatísticas Troca de Correspondências Exportador SBCE Bancos Parceiros Preenchimento do informe Análise de crédito da carteira Tarifação Acompanhamento da apólice

37 FORMAÇÃO DO CUSTO DO SCE
1. Prêmio do Seguro = Faturamento Segurável x Taxa de Risco (%) Variáveis utilizadas para cálculo da taxa de risco: Faturamento Segurável; Segmentação do faturamento por país; Setor de atividade do Exportador Histórico de perdas; Nível de pulverização da carteira; Nível de aprovação da carteira; 2. Taxa de Análise e Monitoramento Cadastral dos Importadores Custo Anual por Importador – Reais equivalentes a US$ 95,00

38 COTAÇÃO VIA SISTEMA SIEX

39 PROCESSO DE COTAÇÃO E CONTRATAÇÃO
O Exportador apresenta a Seguradora as informações de sua carteira através do questionário de risco ou cadastro via site SBCE; A SBCE faz a análise de crédito dos principais importadores e demais variáveis de risco da carteira; A SBCE no máximo em 20 dias, apresenta ao Exportador sua proposta com as condições prévias para contratação; Uma vez aceita a proposta, a SBCE emite a apólice de seguro de crédito à exportação.

40 Linha de Negócio: INFORMAÇÕES COMERCIAIS

41 SERVIÇOS Relatórios Internacionais
Relatórios Comerciais Nacionais e Internacionais Avaliação de Fornecedores – Supplier Rating @rating X NR R @ Não-recomendável 7.000 10.000 20.000 50.000 Indica a capacidade de uma empresa honrar seus compromissos comerciais e acima

42 RELATÓRIOS DE INFORMAÇÕES DA COFACE
A Coface oferece uma base de dados única com atualização constante de alto nível, que permite medir e classificar milhões de empresas no mundo. Isto é possível graças à solução de Opinião de Crédito (sistema de avaliação de risco do Grupo Coface), que indica a capacidade de uma empresa (clientes e fornecedores) para honrar seus compromissos comerciais.

43 RELATÓRIOS DE INFORMAÇÕES DA COFACE
Principais vantagens em contratar o serviço de Informações Comerciais: Uma estrutura de dados mundial disponível para a orientação dos seus negócios. Informação atualizada e segura acerca de empresas e potenciais clientes. Identificação do risco associado a um cliente Implementação e gestão de regras e políticas de crédito mais ousadas ou mais prudentes. Medição da probabilidade de insolvência de uma empresa.

44 INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS EM TEMPO REAL
A Coface disponibiliza a todos os seus clientes, o Cofanet. É uma ferramenta on-line altamente segura e de fácil administração para consulta de informações, onde você poderá realizar a busca e compra imediata do nosso Relatório Internacional. Caso a empresa pesquisada não conste em nossa base, você poderá inserir sua solicitação e automaticamente será direcionada á unidade da Coface no país em que a empresa está localizada. Seu pedido será monitorado pela Coface do Brasil, a qual poderá ser contatada sempre que necessário.

45 INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS NOS RELATÓRIOS
Cadastros Ramo de Atividade da Empresa Histórico da Empresa Informação Financeira Relações Corporativas Bancos que a organização trabalha Rating Coface Histórico de Pagamento 12 meses Registro Público Informações Negativas Recomendação de Crédito

46 PRAZOS DE ENTREGA Normal ( 10 dias úteis) Relatório Completo
Valor Tabela Express (5 dias úteis ) Relatório com informações disponíveis.

47 Linha de Negócio: GESTÃO DE COBRANÇA

48 GESTÃO DE COBRANÇA Gestão de recebimentos e cobrança no Brasil e exterior. Apoio da rede internacional da Coface: agilidade e eficiência nos processos internacionais. Assistência e expertise na estratégia de cobrança amigável ou judicial. Base de remuneração: SUCCESS FEE. Equipe formada por especialistas em cobrança que são conhecedores da cultura empresarial e legislação local.

49 VANTAGENS Redução de custos operacionais.
Redução dos prazos médios de recebimentos. Total foco na atividade principal do negócio de sua empresa, concentrando esforços na sua atividade fim. Conversão de incobráveis em liquidez. Acompanhamento on line e em tempo real dos processos de cobrança por meio do sistema DCON.

50 COFACE NA IMPRENSA

51 REVISTA VEJA

52 VALOR ECONÔMICO E GAZETA MERCANTIL

53 ISTOÉ DINHEIRO E ESTADÃO

54 Contato Marcelo Cunha marcelo_cunha@coface.com Tel.: (21) 9352-0651
Coface do Brasil Pça. João Duran Alonso, 34 – 12º andar Brooklin Novo – São Paulo – SP Tel.: (11) Fax.: (11)


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