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No processo de gestão do conhecimento diversas representações são utilizadas para apresentar, visualmente, os conhecimentos mapeados na instituição tornando.

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Apresentação em tema: "No processo de gestão do conhecimento diversas representações são utilizadas para apresentar, visualmente, os conhecimentos mapeados na instituição tornando."— Transcrição da apresentação:

1 No processo de gestão do conhecimento diversas representações são utilizadas para apresentar, visualmente, os conhecimentos mapeados na instituição tornando o compartilhamento mais eficaz. Neste capítulo iremos estudar sobre mais uma destas formas: MAPAS COGNITIVOS

2 POSSIBILIDADES Indicações de leitura Mapas cognitivos Referências Metacognição

3 Uma pessoa volta de uma festa muito cansada e logo vai dormir. Ao acordar, procura seus óculos e não os encontra. Os óculos são essenciais porque a pessoa não enxerga bem e depende deles para fazer as tarefas mais básicas. Procura no quarto e na sala e, em menos de 5 minutos, já está absolutamente aborrecida porque não consegue encontrá-los. Respira e começa a pensar sobre a situação. Lembra-se da vez que perdeu as chaves do carro e decide utilizar o método de investigação que traçou naquela ocasião e obteve um ótimo resultado. Alguns minutos depois ela encontra os óculos. Para começar a nossa conversa sobre mapas cognitivos, convido-os a acompanhar a seguinte situação. Menu

4 NÃO Chegada em casa Entrei Fui à área de serviço colocar os sapatos. Fui ao banheiro tomar banho e escovar os dentes. Fui à cozinha beber água. Dormir Sala Banheiro CozinhaQuartoÁrea de serviço Box Armário Bancada Geladeira Pia Armário Estante Criado-mudo Cama Guarda-roupa Mesa Cadeira Mesa SIM PARAR NÃO SIM PARAR NÃO SIM PARAR NÃO SIM PARAR SIM PARAR INCLUIR OUTROS LOCAIS PARA A BUSCA Esta é o mapa cognitivo criado pela pessoa que perdeu os óculos

5 Será que você teria resolvido este problema da mesma forma que a pessoa da história? Para refletir... Será que existe uma forma mais prática e rápida para resolver tal problema? Menu

6 INDICAÇÕES DE LEITURA Menu

7 Deixe sua uma síntese da sua reflexão no Fórum! Menu

8 Se pedíssemos à pessoa que perdeu os óculos para representar graficamente o caminho utilizado na resolução do problema, teríamos um mapa cognitivo. Entretanto, falar de mapa cognitivos, nos remete a um outro conceito que dá suporte a este. Estamos falando da metacognição. A história serviu apenas como uma metáfora para começarmos a pensar sobre os mapas cognitivos e a sua utilização no âmbito da GC. Menu

9 METACOGNIÇÃO Metcalfe e Shimamura (1994) afirmam que o termo tem sido usado para descrever conhecimento, como se percebe, relembra, pensa e age, isto é, o que se sabe sobre o que se sabe. Mayes (1998) pontua que a metacognição contém estratégias de auto-regulação cognitiva, encontradas em habilidades de alto nível de abstração formal. Essas estratégias permitem aos sujeitos monitorarem seu próprio desempenho, desenvolvendo, assim, habilidades como a capacidade de resolução de problemas e tomada de decisão. Conforme Matlin (1998) a metacognição é compreendida como o conhecimento consciente e controlado pelo processo cognitivo. Menu

10 Piaget (citado em MENDES, 2002, p.58) define a metacognição como reflexão da reflexão METACOGNIÇÃO Para Flavell (apud PORTILHO e PAROLIN, 2003) A metacognição se refere ao conhecimento que uma pessoa tem sobre seus próprios processos e produtos cognitivos ou qualquer outro assunto relacionado com eles, por exemplo, as propriedades da informação relevantes para a aprendizagem. (Flavell, 1976, p. 232). Brown (1978) definiu a metacognição como o conhecimento das nossas cognições. (apud Flavell, Miller e Miller, 1993) Menu

11 Certamente, neste momento você deve estar se perguntando: O que são esses mapas cognitivos Como mapear o conhecimento existente nas instituições Por que fazer este mapeamento Menu

12 MAPAS COGNITIVOS Conceito Costa e Krucken (2004) afirmam que as representações visuais do conhecimento podem se configurar como mapas. Os mapas representam uma realidade e destaca itens relacionados com o alvo de investigação. Conforme as autoras a construção de um mapa está relacionada à etapa de explicitação [etapa definida por Nonaka e Takeuchi (1997)] do conhecimento, de sua conversão por meio da externalização e da socialização. O mapa, enquanto resultado, é um conhecimento codificado e está relacionado a internalização e a combinação de conhecimentos, além de incentivar a reutilização do conhecimento. Menu

13 Conceito Na abordagem de Rieg e Araújo Filho (apud Costa e Krucken, 2004, p. 5) os mapas cognitivos são extremamente ricos, no sentido de representar de forma gráfica a percepção de um indivíduo acerca de uma situação problemática, ele assume caráter bastante particular ou, ainda, extremamente subjetivo, tendo em vista que só faz sentido para aqueles envolvidos em sua construção. Na Psicologia, o termo significa as tentativas de descrever a imagem mental produzida por uma pessoa. MAPAS COGNITIVOS Menu

14 Conceito Mapeamento Cognitivo é uma técnica, proposta por Eden (1981). Ele vai além da metodologia Soft de Checkland e origina-se na psicologia cognitiva. É uma ferramenta útil para auxiliar na estruturação e resolução de situações problemáticas descritas, predominantemente, por noções qualitativas. Foi criado por Eden, baseado na Teoria dos Constructos Pessoais de Kelly. MAPAS COGNITIVOS Menu

15 Por que fazer um mapa cognitivo? A proposta de Eden é usar um mapa cognitivo como uma maneira de capturar as visões das pessoas de forma a desenvolver um modelo explícito destas visões. O analista deve criar uma mapa cognitivo do pensamento da pessoa entrevistada, tentando entender os conceitos que ela usa e como estes conceitos se relacionam, Assumem que os indivíduos trabalham juntos de forma cooperativa os membros da equipe necessitam conhecer os pensamentos dos demais, o suficiente para criar um comprometimento coletivo. Fonte: MAPAS COGNITIVOS Menu

16 Por que fazer um mapa cognitivo? A intenção destes mapas é a utilização por alguém que esteja interessado em entender os elementos do pensamento de outra pessoa ou grupo, pois relatos verbais de muitos conceitos interligados tendem a ser ambíguos. Na verdade os mapas cognitivos são ferramentas para pensamento reflexivo e resolução de problemas (Eden) Eles representam a interpretação do analista dos pontos de vista do entrevistado. MAPAS COGNITIVOS Menu

17 Por que fazer um mapa cognitivo? Orientação para Ação: visa ajudar as pessoas a decidirem o que fazer e como fazer. Foco individualista: assume-se que cada um destes indivíduos carrega visões sobre o que está acontecendo com elas e acerca do que elas gostariam de ver acontecer. Ênfase na Cognição: assume que os seres humanos têm consciência do seu meio e das suas experiências. A idéia no mapeamento cognitivo é desenvolver um esquema gráfico dos constructos que as pessoas parecem empregar, quando raciocinam a respeito do que acontece em relação à situação problemática. MAPAS COGNITIVOS Menu

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