A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIOCESE DE GUARULHOS Paróquia Santa Luzia Tema : Comunicação e Liturgia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIOCESE DE GUARULHOS Paróquia Santa Luzia Tema : Comunicação e Liturgia."— Transcrição da apresentação:

1 DIOCESE DE GUARULHOS Paróquia Santa Luzia Tema : Comunicação e Liturgia

2 Espaço celebrativo.

3 Expressão corporal, gestos e posturas. Vestimentas e objetos litúrgicos

4 TERMOS FUNDAMENTAIS DA LITURGIA IXTYS > Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador. XP > Cristo ( CR ) INRI > Jesus Nazareno Rei dos Judeus. IHS > Jesus Salvador dos Homens Α e Ώ > Principio e Fim Doxologia > Fórmula de louvor que geralmente se usa em honra a santíssima Trindade. Na liturgia recebem o nome de doxologia o Glória ao Pai..., Glória a Deus nas alturas.... e o Por Cristo, com Cristo.....

5 Epiclese > Oração da missa com a qual se invoca a descida do Espírito Santo para que ele, antes da consagração, santifique as oferendas, e após a consagração, santifique a assembléia dos fiéis. Epístola > Tratam de temas gerais e são dirigidas não a uma pessoa em perticular, mas ao público em geral. Exéquias > Ritos em favor dos fiéis defuntos. Memento > Parte da oração eucarística onde se recordam os vivos e falecidos. Rubricas > Regras ou explicações impressas em vermelho rubro significa vermelho. Viático > Comunhão levada aos enfermos.

6 MINISTÉRIOS NA LITURGIA Orientações aos Animadores = Comentarista Presença de 1 Hora antes do horário da missa ou celebração da Palavra. Realizar um breve momento de oração pessoal diante do sacrário. Escala: Não deve ser uma imposição. Organização pessoal. Comunicação interpessoal. Não deve ser um obstáculo para o serviço litúrgico. Organização da equipe e apoio a coordenação. Gesto corporal e atitudes diversas: empatia, alegria, acolhida e evitar animação de palco. Anotar as intenções da missa ou celebração até 10 minutos antes do horário e proclamá-las no horário exato do início da missa ou celebração. Particularmente nas missas da esperança. Deve estar posicionado no lugar ideal na igreja. Jamais anotar apenas o primeiro nome de falecidos. O nome deve ser completo e deve ter alguém que solicitou presente na assembleia. Ler as intenções e depois introduzir a liturgia do dia, sintonizando a assembleia com o mistério a ser celebrado. Deve usar a veste que é o jaleco.

7 Orientações aos Proclamadores da Palavra Presença de 30 minutos antes do horário da missa ou celebração da Palavra. Realizar um breve momento de oração pessoal diante do sacrário. Contato direto e pessoal com os lecionários. Escala: Não deve ser uma imposição. Organização pessoal. Comunicação interpessoal. Não deve ser um obstáculo para o serviço litúrgico. Organização da equipe e apoio a coordenação. Vestes apropriadas: Zelo na vestimenta com limpeza e exemplo. Conhecimento da reverência e comportamento em capelas diferentes. Local de assento dos leitores em todas as capelas. Gesto corporal e atitudes diversas. Proibido utilizar durante o exercício do ministério o subsídio: Liturgia diária e outros (caneta na orelha).

8 Orientações aos Ministros Extraordinários da Eucaristia Presença de 40 minutos antes do horário da missa ou celebração da Palavra. Realizar um breve momento de oração pessoal diante do sacrário. Escala: Não deve ser uma imposição. Organização pessoal. Comunicação interpessoal. Não deve ser um obstáculo para o serviço litúrgico. Organização da equipe e apoio a coordenação. Verificar no sacrário a quantidade de partículas a serem consagradas. As vestes devem ser calça ou saia preta, blusa ou camisa branca, sapatos pretos. Jaleco: deve estar sempre brancos, costurados, passados e de acordo ao corpo individualmente. Ter conhecimento da reverência e comportamento em capelas diferentes. Local de assento em todas as capelas. Gesto corporal e atitudes diversas. Proibido utilizar durante o exercício do ministério o subsídio: Liturgia diária e outros. Evitar utilizar sacolas e outros objetos durante o exercício do ministério.

9 Orientações aos Acólitos Presença de 40 minutos antes do horário da missa ou celebração da Palavra. Realizar um breve momento de oração pessoal diante do sacrário. Escala: Não deve ser uma imposição. Organização pessoal. Comunicação interpessoal. Não deve ser um obstáculo para o serviço litúrgico. Organização da equipe e apoio a coordenação. Vestes: Jamais utilizar bermudas. Devem estar limpas, passadas e com cor original. O cíngulo deve estar inteiro. Cuidado com os tênis e montagens de cabelo. Bem como adornos no corpo. O modo de se vestir deve ser um exemplo dentro e fora da Igreja. Devem receber e auxiliar o padre e ministro(a) da Palavra na entrada da capela. Não devem escolher entre missa e celebração da Palavra, mas participar ativamente de ambas. Devem auxiliar a equipe de liturgia para guardar os objetos litúrgicos e jamais sair antes do dever realizado. Gesto corporal e atitudes diversas: evitar as risadas e conversas sem necessidade. Proibido utilizar durante o exercício do ministério o subsídio : Liturgia diária e outros. Lugar do assento em cada capela. Os cerimoniário devem zelar a batina. Devolver a batina após o uso diretamente na paróquia em perfeito estado de conservação, bem como a faixa e o colarinho e frente única. Nunca utilizar tênis e outros objetos nos pés. Os cerimoniário apenas possuem autoridade junto a equipe de acólitos e liturgia quando no exercício da função e jamais é melhor do que os outros membros da liturgia.

10 Orientações a Equipe de Música Sacra Presença de 1 HORA antes do horário da missa ou celebração da Palavra. Realizar um breve momento de oração pessoal diante do sacrário. Realizar uma oração em equipe em lugar reservado. Escala: Não deve ser uma imposição. Organização pessoal. Comunicação interpessoal. Não deve ser um obstáculo para o serviço litúrgico. Organização da equipe e apoio a coordenação. Marcar ensaios e ter conhecimento da liturgia do dia. É dever obrigatório ensaiar o refrão do salmo e até mesmo a resposta das orações eucarísticas com o povo. Gesto corporal e atitudes diversas. Devem zelar dos instrumentos utilizados e organizá-los após a celebração. Avisar ao coordenador da capela quando ocorrer algum dano aos instrumentos. O salmista deve sempre usar o jaleco, salve observação quando for missa própria da pastoral ou festa. O modo de se vestir deve ser um exemplo dentro e fora da Igreja.

11 Orientações a Equipe de Dízimo Presença de 1 HORA antes do horário da missa ou celebração da Palavra. Realizar um breve momento de oração pessoal diante do sacrário. Organizar de forma visível o material dos dizimistas. Vestir a camiseta devidamente identificada. Realizar a coleta durante a missa ou celebração da palavra. É proibido permitir que crianças realizem a coleta. Evitar ficar andando na Igreja durante a celebração ou missa.

12 ELABORAÇÃO: Padre Marcos Vinícius Clementino - Pároco


Carregar ppt "DIOCESE DE GUARULHOS Paróquia Santa Luzia Tema : Comunicação e Liturgia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google