A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dia 28 de dezembro de 2013 OS DESAFIOS DA MISSÃO URBANA Texto Bíblico: Lucas 10:1-11.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dia 28 de dezembro de 2013 OS DESAFIOS DA MISSÃO URBANA Texto Bíblico: Lucas 10:1-11."— Transcrição da apresentação:

1

2 Dia 28 de dezembro de 2013

3 OS DESAFIOS DA MISSÃO URBANA Texto Bíblico: Lucas 10:1-11

4

5 Texto básico 1 E, depois disso, designou o Senhor ainda outros setenta e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir. 2 E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara. 3 Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos.

6 Texto básico 4 E não leveis bolsa, nem alforje, nem sandálias; e a ninguém saudeis pelo caminho. 5 E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa. 6 E, se ali houver algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz; e, se não, voltará para vós. 7 E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário. Não andeis de casa em casa.

7 Texto básico 8 E, em qualquer cidade em que entrar- des e vos receberem, comei do que vos puserem diante. 9 E curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: É chegado a vós o Reino de Deus. 10 Mas, em qualquer cidade em que en- trardes e vos não receberem, saindo por suas ruas, dizei: 11 Até o pó que da vossa cidade se nos pe- gou sacudimos sobre vós. Sabei, contudo, isto: já o Reino de Deus é chegado a vós.

8

9 1. Antes de tratarmos sobre os desafios da missão urbana, preci- samos defini-la biblicamente. Missão urbana nada mais é do que a ação da igreja de anunciar o Reino de Deus, com atitudes e palavras, no contexto das grandes cidades, ou seja, no contexto urbano. Introdução

10 2. Isso não deveria ser novo para nós. O próprio Senhor Jesus enfatizou a importância da cidade em seu ministério. Ele disse: É necessário que eu anuncie o evangelho do reino de Deus também as outras cidades, pois para isto é que fui enviado (Lucas 4:43). Desta forma, a cidade, a partir do exemplo de Jesus, deve ser o foco central da missão da igreja. Introdução

11 3. O livro de Atos dos Apóstolos nos mostra que a igreja primitiva fez exatamente isso. Foi através de cidades estratégicas, como Antioquia da Psídia, Tessalônica, Corinto, Éfeso e Roma que a igreja espalhou, com intensidade, as boas novas do Reino pelo mundo até então conhecido. Introdução

12 Na mensagem bíblica de hoje, baseada em Lucas 10:1-11, aprendere- mos quais são os DESAFIOS da missão urbana. Abra a sua Bíblia e seu coração e acompanhe-nos. Transição

13

14 Primeiro desafio: A CARÊNCIA 1 E, depois disso, designou o Senhor ainda outros setenta e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir. 2 E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara.

15 Primeiro desafio: A CARÊNCIA a) De Filipe de Cesárea em direção a Jerusalém Jesus passa por muitas cidades. Jesus envia os setenta discípulos pregando nas cidades e fala de duas dificuldades: a extensão do campo e a escassez de voluntários.

16 Primeiro desafio: A CARÊNCIA b) Os discípulos deveriam orar pedindo mais trabalhadores para ajudá-los na colheita.

17 Primeiro desafio: A CARÊNCIA c) Hoje pastores são pagos para pregar, ganhar o perdido e ajudar o salvo, enquanto os membros da igreja atuam apenas como torcedores (se estiverem animados),

18 Primeiro desafio: A CARÊNCIA d) Certamente, não é esse o ensino bíblico. Cada cristão tem o dever de comunicar as boas novas do Reino na empresa em que trabalha, na escola em que estuda, no bairro em que mora, nos círculos de amizade em que está inserido ou mesmo na família de que faz parte.

19 Primeiro desafio: A CARÊNCIA e) Todos estão inseridos em cidades; assim, a missão urbana é levada a efeito por cristãos engajados em comunicar o evangelho no lugar em que vivem ou trabalham.

20 Primeiro desafio: A CARÊNCIA f) Missão urbana se faz: - No restaurante, na hora do almoço; - Conversando com os amigos do trabalho, - Naquela pausa para o café; - Fazendo um trabalho da faculdade em grupo; - No transporte público, depois de um dia estressante de trabalho; - Enfim, nas atividades mais comuns e corriqueiras. - Esse é o palco onde se desenvolve a missão urbana.

21

22 Segundo desafio: A HOSTILIDADE a) Outro desafio a ser enfrentado na missão urbana é a hostilidade. Os discípulos de Jesus certamente enfrentaram esse desafio.

23 Segundo desafio: A HOSTILIDADE b) É certo que, nos contextos em que estamos inseridos, seremos hostilizados por nossa fé em Cristo; 3 Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos. 10 Mas, em qualquer cidade em que en- trardes e vos não receberem, saindo por suas ruas, dizei:

24 Segundo desafio: A HOSTILIDADE c) Rejeição, hostilidade e perseguição não nos podem soar como algo estranho aos ouvidos. Se seguimos Jesus, não podemos esperar nada menos do que isso.

25 Segundo desafio: A HOSTILIDADE d) É bom pensarmos nisso! O ambiente urbano é marcado pela desconfiança, pelo medo e pela insegurança. No entanto, a igreja deve criar mecanismos para romper o isolamento em que vive.

26 Segundo desafio: A HOSTILIDADE e) A igreja deve vencer essa hostilidade para levar o evangelho às pessoas do bairro. Esse é, sem duvida, um dos grandes desafios da missão urbana.

27

28 Terceiro desafio: A URGÊNCIA a) Entre as muitas instru ç ões dadas por Jesus nesse texto, encontramos uma, em especial, no vers í culo quatro, que merece destaque. Vejam s ó :... a ningu é m saudeis pelo caminho. Por que ser á que Jesus disse isto?

29 Terceiro desafio: A URGÊNCIA b) Qualquer análise, por mais breve que seja, constataria a importância de se comunicar o evangelho de Cristo às cidades. Metade da população mundial mora em cidades ( população mundial é de seis bilhões e meio de pessoas), mora em cidades.

30 Terceiro desafio: A URGÊNCIA c) Atualmente, o Brasil conta com 81,23% de seus habitantes morando em áreas urbanas (IBGE - censo 2000). Vivemos em um país predominantemente urbano! Dessa forma, a missão urbana tem pressa! É urgente! Precisamos considerar esse grande desafio.

31 Terceiro desafio: A URGÊNCIA d) Milhões de pessoas estão vivendo nas cidades, à espera de uma igreja atuante e engajada na proclamação do evangelho de Cristo. Você precisa engajar-se em alguma atividade evangelística. Essa missão também é sua, e é urgente.

32

33 1. Como pudemos aprender nesta manhã, são muitos os desafios da missão urbana. Entre eles, destacamos a CARÊNCIA, a HOSTILIDADE e a URGÊNCIA. Quando decidirmos viver em missão, na cidade em que vive- mos, certamente teremos que en- frentar esses três desafios. Conclusão

34 2. Neste momento, entretanto, precisamos fazer exercícios espirituais muito importantes: rever nossos conceitos; reavaliar nossa vida como cristãos, e examinar-nos, à luz de tudo o que aprendemos. Precisamos responder a nós mesmos e a Deus o por quê de não estarmos engajados na missão urbana. Conclusão

35 3. Cada cristão precisa engajar-se nessa causa; todo discípulo de Jesus foi chamado. O campo é seu trabalho, sua faculdade, sua empresa, sua família, seu bairro, seu círculo de amigos etc. Não é preciso ir longe. Conclusão

36 4. Agora, não basta fazer essa reflexão apenas de modo individual. É preciso também pensar como unidade cristã. - Precisamos rever nossa agenda como igreja, nossos programas e eventos; - Precisamos, como igreja de Cristo, focar nossa atenção na cidade em que estamos inseridos. Conclusão

37 5. Faça esse exercício espiritual, neste momento, e decida engajar- se nessa missão. Amém! Conclusão

38 Dia 28 de dezembro de 2013


Carregar ppt "Dia 28 de dezembro de 2013 OS DESAFIOS DA MISSÃO URBANA Texto Bíblico: Lucas 10:1-11."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google