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Escola Secundária Diogo de Macedo Curso Tecnológico de Informática Som Paulo Martins 11ºD Nº3 Saúl Moreira 11ºD Nº7 Como funciona o som? Aplicações Informáticas.

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1 Escola Secundária Diogo de Macedo Curso Tecnológico de Informática Som Paulo Martins 11ºD Nº3 Saúl Moreira 11ºD Nº7 Como funciona o som? Aplicações Informáticas A Ano lectivo: 2006/2007 Professor : Henrique Ribeiro

2 IntroduçãoIntroduçãoIntrodução Métodos de Compressão de ÁudioMétodos de Compressão de ÁudioMétodos de Compressão de ÁudioMétodos de Compressão de Áudio PCMPCMPCM ADPCMADPCMADPCM MP3MP3MP3 Software Reprodução de ÁudioSoftware Reprodução de ÁudioSoftware Reprodução de ÁudioSoftware Reprodução de Áudio Software Edição de ÁudioSoftware Edição de ÁudioSoftware Edição de ÁudioSoftware Edição de Áudio Software Gravação de ÁudioSoftware Gravação de ÁudioSoftware Gravação de ÁudioSoftware Gravação de Áudio ConclusãoConclusãoConclusão Índice

3 Introdução Neste trabalho de Aplicações Informáticas o aluno Paulo Renato Fontes Martins e o aluno Saúl Francisco Oliveira Moreira irão propor-se a tratar o tema do som. A parte do trabalho do som que nos foi encarregado foi falar sobre os métodos de compressão do áudio e retratrar sobre os vários tipos de software de reprodução, edição e captura de áudio. Voltar ao Índice Voltar ao Índice

4 Métodos de Compressão de Áudio Iremos apresentar 3 métodos de compressão de áudio: –PCM ( Pulse Code Modulation )PCM ( Pulse Code Modulation ) –ADPCM ( Adaptive Differentiel Pulse Code ModulationADPCM ( Adaptive Differentiel Pulse Code Modulation –MP3 (MPEG 1 Layer 3)MP3 (MPEG 1 Layer 3) Voltar ao Índice Voltar ao Índice

5 PCM PCM (Pulse Code Modulation) - Modulação por código de pulsos É uma representação digital de um sinal analógico no qual a magnitude do sinal é obtida em obtida em intervalos regulares. O objectivo é fazer com que um sinal analógico possa ser transmitido através de um meio físico com transmissão digital. É um método de conversão do sinal digital em sinal analógico. Voltar aos Métodos de Compressão Voltar aos Métodos de Compressão Exemplo de uma onda PCM

6 Voltar aos Métodos de Compressão Voltar aos Métodos de Compressão ADPCM ADPCM (Adaptive Differentiel Pulse Code Modulation) Sigla que designa o algoritmo de compressão sonora. São utilizadas funções matemáticas para estabelecer uma correlação entre valores sucessivos. O modo ADPCM permite três níveis de compressão de dados: –ADPCM A 37,8 kHz sobre 8 bits –ADPCM B 37,8 kHz sobre 4 bits –ADPCM C 18,9 kHz sobre 4 bits. Exemplo de uma onda ADPCM

7 Surgiu em 1987 na Alemanha pelo IIS (Institut Integrierte Schaltungen) juntamente com a Universidade de Erlangen. Permite ouvir músicas, com óptima qualidade. O sucesso deste formato deve-se no facto de que, antes dele ser desenvolvido, uma música era armazenada no formato WAV, que é o formato padrão, chegando a ocupar vários megabytes em disco. Para termos um exemplo um minuto de música corresponde a 10 MB para uma gravação de som de 16 bits estéreo com 44.1 KHz. Agora imaginem que queriam enviar para um amigo 4 músicas pelo Windows Live Messenger no formato padrão WAV. Normalmente os 4 ficheiros ocupariam 40 mb o que leva a que demore muito tempo a enviar. MP3

8 Se estas musicas tivessem no formato MP3 normalmente estas ocupariam 15 mb. Fazendo as contas o seu envio demorava menos de metade do tempo que levaria a enviar os 4 ficheiros em formato WAV. Haverá perda de qualidade na conversão do formato WAV para MP3? Haverá perda de qualidade na conversão do formato WAV para MP3? A resposta será não! Este formato mantém a qualidade do ficheiro. Esta conversão consiste na limpeza de sons que o ouvido humano não consegue ouvir. Ou seja, é espaço que ocupa e não é de maneira nenhuma ocupado. MP3 Voltar aos Métodos de Compressão Voltar aos Métodos de Compressão Exemplo de uma onda MP3

9 Software Reprodução de Áudio Software Reprodução de Áudio Um dos programas que iremos falar é o WINAMP. É um reprodutor de áudio/vídeo gratuito. Muito popular. É capaz de rodar arquivos de áudio e vídeos de vários formatos. Permitindo ao utilizador ver filmes, escutar músicas, criar rádios, ripar e gravar CDs de áudio. Consegue ler até 50 formatos de ficheiros diferentes dos quais destacamos os mais conhecidos: AAC, AVI, CDA, MID, MIDI, MP1, MP2, MP3, MP4, MPEG, MPG, WAV, WMA, WMV. Requisitos mínimos do sistema Windows 98, ME, 2000, XP, ou mais recente. O Winamp corre perfeitamente num processador de no mínimo 200MHz e 64 Mega de RAM.

10 Winamp Aparência do reprodutor de áudio WINAMP

11 Software Reprodução de Áudio Software Reprodução de Áudio Outro programa de reprodução de áudio será o Windows Media Player. Não é um programa gratuito. Design simples e moderno Fácil acesso a opções e configurações É o mais utilizado em todo o mundo Muito Popular Máscaras interactivas A melhor qualidade de áudio Sintonizador de rádio na Internet Criador de CD áudio

12 Windows Media Player Aparência do Reprodutor de áudio Windows Media Player

13 Windows Media Player Voltar ao Índice Voltar ao Índice ComponenteNecessárioRecomendado Sistema operativo Microsoft Windows XP Home Edition Service Pack 2 (SP2), Windows XP Professional SP2 Igual à configuração necessária. ProcessadorIntel Pentium II 233 MHzProcessador a 1,5 GHz ou superior, principalmente se pretender sincronizar ficheiros de vídeo com dispositivos portáteis RAM64 MB512 MB Espaço livre no disco rígido 200 MB500 MB Unidade ópticaUnidade de CD ou DVDUnidade de CD para reproduzir CDs de áudio Unidade de CD-RW para gravar CDs Unidade de DVD para reproduzir DVDs Placa de somPlaca de som de 16 bitsPlaca de som de 24 bits MonitorResolução Super VGA (800 x 600)Resolução igual ou superior à da configuração necessária Placa gráficaPlaca gráfica com 64 MB de RAM (vídeo RAM ou VRAM) e DirectX 9.0b Placa gráfica com 256 MB de RAM ou superior e DirectX 9.0b ou posterior Dispositivo de saída de som Altifalantes ou auscultadoresAltifalantes multicanais 5.1/7.1 Requisitos necessários para o funcionamento do software:

14 Software Edição de Áudio Software Edição de Áudio O Áudio Edit é um WAV Editor/ Recorder. Cria ficheiros WAV a partir de microfone Mesa de mistura Podemos adicionar efeitos Cortar, copiar, colar Amplifica Normaliza Faz o fade in/out Insere silêncio E converter vários formatos Requisitos Recomendados: Windows 95, 98,2000, ME, XP, 2003 Placa de som de 17 bits

15 Audio Edit Aparência do editor de áudio Audio Edit

16 Segue-se outro programa de edição de Audio que se denomina de Audacity: Gravar e reproduz sons Podemos cortar, copiar, remover o ruído Converte fitas e discos em música digital e CDs. Edita arquivos Ogg Vorbis, MP3 e WAV. Divide e mistura sons. Muda a velocidade e o tom de músicas. Software Edição de Áudio Software Edição de Áudio Requisitos mínimos do sistema Windows 98, ME, 2000, XP, ou mais novo. (Não há suporte para Windows 95 ou NT 4.0.) O Audacity roda melhor num processador de no mínimo 300MHz e 64 Mega de RAM.

17 Audacity Aparência do editor de áudio Audacity Voltar ao Índice Voltar ao Índice

18 Software Gravação de Áudio Software Gravação de Áudio O QuickVoice é um dos melhores programas de captura de som. Fácil de usar Fácil eliminação de erros de gravação Envia s de voz Converte ficheiros de voz em tipo MP3 Também funciona como um editor de áudio Requisitos mínimos do sistema Windows 98, ME, 2000, XP. Processador de no mínimo 300MHz e 64 Mega de RAM.

19 QuickVoice Aparência do Gravador de áudio QuickVoice

20 Software Gravação de Áudio Software Gravação de Áudio Outro programa de gravação é o Wave Pade: Suporta vários formatos de gravação Com este programa podemos cortar, copiar, remover o ruído, etc. Ripador de CDs Fácil de utilizar Interface moderna Inclui efeitos de Audio tais como: Amplificação Normalização Equalizador Requisitos mínimos do sistema Windows 98, ME, XP. 300Mhz 128Mb memória.

21 Aparência do Gravador de Áudio Wave Pad Wave Pad Voltar ao Índice Voltar ao Índice

22 Conclusão Com este trabalho aprofunda-mos os nossos conhecimentos sobre os métodos de compressão de Audio. Desconhecia-mos totalmente os formatos ADPCM e PCM. Foi um trabalho interessante também na medida em que descobrimos novos programas de reprodução, edição e gravação.


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