A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

World Family Summit +8 Foz do Iguaçu, Brazil- December 6 – 9, 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "World Family Summit +8 Foz do Iguaçu, Brazil- December 6 – 9, 2012."— Transcrição da apresentação:

1 World Family Summit +8 Foz do Iguaçu, Brazil- December 6 – 9, 2012

2 CABO VERDE INNOVATIVE SUCCESS STORY FUNDAÇÃO CABOVERDIANA DE ACÇÃO SOCIAL ESCOLAR

3 REPÚBLICA DE CABO VERDE GEOGRAFIA

4 GEOGRAFIA Descobrimento: Localização: 500 kms da costa ocidental africana, perto do Senegal. Area: km2 População: habitantes (Censo 2010) Esperança de vida: 76 anos(mulheres)/73 anos(Homens)

5 GEOGRAFIA

6 ECONOMIA PIB: USD (2006) Taxa Crescimento PNB: 6% Taxa desemprego: 13% Rendimento per capita: USD

7 OBJECTIVOS DO MILÉNIO PARA DESENVOLVIMENTO (ODM) Tendência de evolução no sentido do cumprimento da maioria dos Objectivos do Milénio para o Desenvolvimento. (Relatório 2008). Existência de um ritmo diferente e diferenciado no que concerne à sua realização a nível dos municípios, colocando outros desafios e demandas em termos de planificação e implementação das políticas públicas.

8 EDUCAÇÃO Logo após a independência de Cabo Verde, o governo priorizou a expansão da educação pré - escolar e universalização de escola primária. Além dos constrangimentos organizacionais, técnicos e pedagógicos da sociedade Cabo- verdiana em si e do governo, a condição social das famílias (pobreza), a distância entre a escola e o local de residência dos alunos constituíam um dos principais obstáculos ao acesso à educação.

9 EDUCAÇÃO HOJE Taxa de alfabetização: 79% adultos e 97% jovens. Taxa Líquida de Escolarização: 98.7% Taxa Bruta de Escolarização: 101%

10 EDUCAÇÃO HOJE Nº DE EFETIVOS/ALUNOS o Ensino Pré-Escolar – o Ensino Básico – o Ensino Secundário – o Ensino Superior – o Total de população no sistema educativo – (32% da população Caboverdiana)

11 ACÇÃO SOCIAL ESCOLAR MARCOS IMPORTANTES A i nsegurança alimentar das famílias e crianças devido à fraca produção agrícola (a escassez de terras férteis e chuva irregular) fazendo com que muitas crianças sobretudo as oriundas de famílias rurais fossem para a escola sem comer com impacto negativo no seu crescimento físico e no seu rendimento escolar.

12 ACÇÃO SOCIAL ESCOLAR MARCOS IMPORTANTES 1979 Implementação, com apoio do PAM, do projecto piloto de distribuição de refeições quentes em São Nicolau, abrangendo cerca de crianças do Ensino Básico e 38 escolas.

13 ACÇÃO SOCIAL ESCOLAR MARCOS IMPORTANTES 1983 Foi criado o Instituto Cabo-Verdiano de Acção Social Escolar (ICASE) como a instituição responsável pela gestão e implementação do Programa de Cantinas Escolares bem como prestar outros serviços de acção social e escolar à população estudantil com fracos recursos, proporcionando-lhe iguais oportunidades com vista ao sucesso escolar.

14 ACÇÃO SOCIAL ESCOLAR MARCOS IMPORTANTES Reorganização do ICASE e alargamento do programa de alimentação escolar a nível nacional. Revisão dos estatutos do ICASE, visando adaptá-los aos novos desafios da sociedade, particularmente, do sector da educação

15 ACÇÃO SOCIAL ESCOLAR MARCOS IMPORTANTES 1994 – 2000 Implementação do programa de residências estudantis, uma infraestrurura que acolhe adolescentes e jovens provenientes de familias desfavorecidas e de localidades e ilhas distantes de estabelecimentos de ensino secundário; Aranque das actividades de saúde escolar.

16 ACÇÃO SOCIAL ESCOLAR MARCOS IMPORTANTES Desengajamento do PAM do programa de Cantinas escolares. Mais de 30% das crianças do EBI e EPE deixaram de ter as suas refeições quentes na escola.

17 ACÇÃO SOCIAL ESCOLAR MARCOS IMPORTANTES Reactivação do programa de distribuição de refeições quentes, passando o mesmo, de novo, a cobrir 100% das crianças do EBI e EPE públicos;

18 ACÇÃO SOCIAL ESCOLAR MARCOS IMPORTANTES : NOVOS PROGRAMAS SOCIOEDUCATIVOS Mensalidades escolares kits escolares(conjunto de materiais escolares) Saúde escolar Subsidios e bolsas de Estudo para alunos do Ensino Superior.

19 ACÇÃO SOCIAL ESCOLAR MARCOS IMPORTANTES Apadrinhamento de alunos. Lançamos em 2008 uma grande campanha de apadrinhamento de alunos sob o lema Dê a cada aluno uma oportunidade, visando mobilizar recursos para apoiar os alunos mais carenciados do Ensino Secundário. Grande impacto junto da sociedade civil (no país e na diáspora), empresas e organismos internacionais.

20 ACÇÃO SOCIAL ESCOLAR MARCOS IMPORTANTES Reestruturação organizational: criação da FICASE (Fundação Caboverdiana de Acção Social Escolar) - maior autonomia e maiores capacidades de mobilização de recursos e fazer face aos novos desafios, nomeadamente, os de garantir a sustentabilidade dos programas socio-educativos.

21 FICASE CONSTRUINDO UMA VISÃO ESTRATÉGICA Duas perguntas estratégicas : Primeira pergunta: Que HOMEM e que MULHER Cabo Verde precisa neste Século XXI, face aos desafios que nos esperam? Segunda pergunta: Como a FICASE poderá contribuir para a construção do HOMEM e da MULHER que Cabo Verde precisa neste Século XXI?

22 A NOSSA VISÃO… Ser uma instituição consolidada e de referência, capaz de garantir a sustentabilidade de seus programas e o alargamento de seu campo de actuação.Ser uma instituição consolidada e de referência, capaz de garantir a sustentabilidade de seus programas e o alargamento de seu campo de actuação.

23 A NOSSA MISSÃO Promover a igualdade de oportunidades à comunidade educativa, desenvolvendo um conjunto de acções que garantam o sucesso e a qualidade do ensino e de aprendizagem. 23

24 OS NOSSOS VALORES Igualdade e proporcionalidade Justiça e imparcialidade Solidariedade Espírito de equipa e dinamismo 24

25 OS NOSSOS VALORES Responsabilidade social e moral; Gestão participativa; Eficiência, eficácia e efectividade na prestação de serviços; Ética e a transparência

26 QUAIS OS EIXOS DE INTERVENÇÃO? Eficiência organizacional Ser uma instituição consolidada e de referência, capaz de garantir a sustentabilidade de seus programas e o alargamento de seu campo de actuação Visão Priorida des Acessos Materiais Saúde e bem estar Atitudes e valores

27 OS NOSSOS PROGRAMAS 1. Cantinas escolares: alunos (100%) 2. Saúde escolar: 25 mil alunos 3. Residências Estudantis:428 aluno s

28 Saúde Escolar

29 OS NOSSOS PROGRAMAS 4. Kits escolares: alunos 5. Transporte escolar: alunos 6. Mensalidades: alunos

30

31 OS NOSSOS PROGRAMAS 7. Bolsas de estudo: alunos 8. Manuais escolares: adquiridos e vendidos

32

33 O NOSSO ORÇAMENTO $00 = EUROS APOIOS DISTRIBUÍDOS

34 A NOSSA EQUIPA 217 administrativos 765 cozinheiras Total: 982 colaboradores

35 A nossa equipa

36 OS NOSSOS DESAFIOS A sustentabilidade dos programas de alimentação e saúde escolar e dos restantes programas socioeducativos, num contexto de crise internacional. 36

37 AS PARCERIAS Para desenvolver esses programas a FICASE envolve diferentes sectores da sociedade: Governo, Organizações Internacionais, Organizações Não Governamentais (ONGs), empresas, pais e encarregados de educação pessoas individuais.

38 OS NOSSOS PARCEIROS PRIVADOS

39

40 Entrega de batas escolares na Fundação Infância Feliz

41 Doação de leite – Governo Suíço Doação de Arroz – Governo Brasileiro OS NOSSOS PARCEIROS INTERNACIONAIS

42 Entrega de donativos da Cooperação Luxemburguesa à FICASE

43


Carregar ppt "World Family Summit +8 Foz do Iguaçu, Brazil- December 6 – 9, 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google