A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LUBRIFICANTES AUTOMOTIVE ÍNDICE ÓLEOS DE MOTOR Classificações dos óleos de motor Classificação de viscosidade Classificação por especificações de qualidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LUBRIFICANTES AUTOMOTIVE ÍNDICE ÓLEOS DE MOTOR Classificações dos óleos de motor Classificação de viscosidade Classificação por especificações de qualidade."— Transcrição da apresentação:

1

2 LUBRIFICANTES AUTOMOTIVE

3 ÍNDICE ÓLEOS DE MOTOR Classificações dos óleos de motor Classificação de viscosidade Classificação por especificações de qualidade USA (API) EUROPA (ACEA) Qualidade certificada: especificação API Qualidade certificada: especificação ACEA Principais especificações de FABRICANTES

4 ÓLEOS DE TRANSMISSÃO transmissões manuais e diferenciais transmissões automáticas transmissões em tractores (óleos UTTO, óleos STOU) ALGUNS PROBLEMAS DE APLICAÇÃO consumo de óleo compatibilidade entre óleos de distintas marcas intervalos de mudança de óleo ÍNDICE

5 Formulação dos Lubrificantes Óleo BASE (Mineral) ou (Sintético) ou (mistura de ambos) ADITIVOS + Mistura-se Mistura-se LUBRIFICANTE FINAL

6 Formulação média de um óleo de motor Óleo Base Pacote VM+PPD 10-20%5-10% 70-85%

7 CLASSIFICAÇÃO DOS ÓLEOS MOTOR Classificam-se com base em: seu grade de VISCOSIDADE norma SAE as suas especificações de QUALIDADE API American Petroleum Institute ACEA Construtores Europeus Fabricantes Especificações próprias Classificam-se com base em: seu grade de VISCOSIDADE norma SAE as suas especificações de QUALIDADE API American Petroleum Institute ACEA Construtores Europeus Fabricantes Especificações próprias

8 Viscosidade (cSt, cP) Temperatura (°C)-18°C100°C SAE 60 SAE 50 SAE 40 SAE 30 SAE 20 SAE 25W SAE 20W SAE 15W SAE 10W SAE 5W SAE 0W SAE 40 SAE 15W/40 SAE 15W Viscosidade SAE ( Óleos Motor ) Viscosidade SAE ( Óleos Motor )

9 Divide-se em dois grupos: série 'S' destinada principalmente aos motores de gasolina para turismo, e série C para os óleos destinados à tracção Diesel Divide-se em dois grupos: série 'S' destinada principalmente aos motores de gasolina para turismo, e série C para os óleos destinados à tracção Diesel Serviço para motores gasolina Comercial para motores Diesel Letra progressiva que indica a actualização API S x / C y Classificação API

10 Especificações Americanas API Situação Actual Nome Aplicação Donut (selo qualidade) SJ/SL motores a gasolina SI SM motores a gasolina SI CG 4 motores Diesel OBSOLETO CH 4 motores Diesel ( Introduzida em 1998 ) CI 4 motores Diesel ( Introduzida em 2002 ) CJ 4 motores Diesel ( Introduzida em 2006 ) Nome Aplicação Donut (selo qualidade) SJ/SL motores a gasolina SI SM motores a gasolina SI CG 4 motores Diesel OBSOLETO CH 4 motores Diesel ( Introduzida em 1998 ) CI 4 motores Diesel ( Introduzida em 2002 ) CJ 4 motores Diesel ( Introduzida em 2006 )

11 DONUT API Service Symbol

12 Especificações Europeias ACEA ACEA (Associação Europeia de Construtores de Automóveis) substituiu desde 1991 a CCMC Pertencem à ACEA : BMW, Rover, VW, General Motors Europa, FORD Europa, Volvo, Porsche, Rolls Royce, FIAT, Renault, DAF, MAN, MB, SAAB Scania, PSA

13 Especificações Europeias ACEA Implicam: A definição de um sistema rigoroso de verificação da qualidade Obrigatório incluir/certificado segundo ISO para I+D e fábrica de produção Não existe um sistema de aprovação, mas: Os operadores podem subscrever uma intenção formal de respeitar as regras do jogo. Será de domínio público a relação de companhias petrolíferas que subscrevam tal intenção. Por enquanto não está previsto utilizar uma marca de qualidade como no sistema americano Todos os novos modelos de automóveis e veículos comercias do mercado, sairão com prescrições ACEA para os lubrificantes.

14 Especificações ACEA Motores ACEA Gasolina / Diesel A1/B1 Gasolina / Diesel A3/B3 Gasolina / Diesel A3/B4 Gasolina / Diesel A5/B5 Gasolina / Diesel – DPF C1 Ford / Mazda Gasolina / Diesel – DPF C2 Grupo PSA Gasolina / Diesel – DPF C3 VW / M.B. / BMW Gasolina / Diesel – DPF C4 Renault Diesel Pesado – E2 / E3 / E4 / E5 / E6 / E7 – Sem Filtro de Partículas E9 – Com ou Sem Filtro de Partículas

15 Especificações ACEA´98 (ano 1998) As sequências ACEA foram revistas ou renovadas em 01-MAR-1998 com a publicação de ACEA´98: Introduziram requisitos fuel economy para os níveis A1 e B1 Novo nível B4 para os novos motores DIESEL DE TURISMOS DE INJECÇÃO DIRECTA Novo nível E4 para serviço severo com EXTENSÃO DOS INTERVALOS DE MUDANÇA de óleo.

16 Especificações ACEA´99 e 2000 Desde SET-99 foi introduzido o nível ACEA E5 (melhores prestações que E4 relativamente à prova americana de Fuligem-desgaste, ainda que pior detergência-limpeza piston), com o cancelamento simultâneo de ACEA E1 ACEA 2000 considera um novo nível ACEA B5 para os novos motores Diesel de turismos de injecção directa que está ao mesmo nível de ACEA B4, mas com exigências fuel economy e long drain

17 Especificações ACEA´2002 Desde Fevereiro - 02 que foi introduzido o nível ACEA A5 com exigências fuel economy, como A1, mas com possibilidade de alargar os intervalos de mudança.

18 ACEA 2002 (turismos) Motores ACEA Gasolina A1 (fuel economy) Gasolina A2 (padrão) Gasolina A3 (altas prestações) Gasolina A5 (fuel economy, long drain) Diesel ligeiro B1 (fuel economy) Diesel ligeiro B2 (padrão) Diesel ligeiro B3 (altas prestações) Diesel ligeiro B4 (altas prestações, injecção directa) Diesel ligeiro B5 (fuel economy, long drain, injecção directa) Motores ACEA Gasolina A1 (fuel economy) Gasolina A2 (padrão) Gasolina A3 (altas prestações) Gasolina A5 (fuel economy, long drain) Diesel ligeiro B1 (fuel economy) Diesel ligeiro B2 (padrão) Diesel ligeiro B3 (altas prestações) Diesel ligeiro B4 (altas prestações, injecção directa) Diesel ligeiro B5 (fuel economy, long drain, injecção directa)

19 ACEA 2002 (Diesel pesado) Motores ACEA Diesel pesado E2 (Padrão) Diesel pesado E3 (SHPD, altas prestações) Diesel pesado E4 (UHPD,long drain, 228.5, MAN 3277) Diesel pesado E5 (VOLVO VDS-3, API CH-4) Motores ACEA Diesel pesado E2 (Padrão) Diesel pesado E3 (SHPD, altas prestações) Diesel pesado E4 (UHPD,long drain, 228.5, MAN 3277) Diesel pesado E5 (VOLVO VDS-3, API CH-4)

20 Especificações ACEA `2008 Gasolina Gasolina A1 - A3 - A5 Diesel ligeiro B2 - B3 - B4 - B5 Gasolina/Diesel C1 - C2 - C3 - C4 ( DPF ) Diesel pesado E2 - E3 - E4 - E5 - E6 - E7 - E9

21 Recomendações e Especificações FABRICANTES EUROPEUS (turismos) Volkswagen ESPECIFICAÇÃO PROPRIA Mercedes BenzESPECIFICAÇÃO PROPRIA BMWACEA + provas PorscheACEA + provas RenaultCCMC -- ACEA FiatACEA Ford EuropeACEA (genuine oil) PSAAPI --- ACEA + provas

22 GASOLINA VW (11/92) (minerais) (similar ACEA A2) VW (11/92) (sintéticos ou semi-sintéticos) (similar ACEA A3) VW (11/92) (sintéticos ou semi-sintéticos) (similar ACEA A3) VW (01/97) (substitui as 2 anteriores) ( intervalo mudança) VW (01/97) (substitui as 2 anteriores) ( intervalo mudança) VW (largo interv.mudança) (computador a bordo) (fuel economy) VW (largo interv.mudança) (computador a bordo) (fuel economy) VW (igual que a anterior, para motores turbo) VW (igual que a anterior, para motores turbo) * Modelos antes Ano/2000 pode-se utilizar óleos com especificações antigas, respeitando * Modelos antes Ano/2000 pode-se utilizar óleos com especificações antigas, respeitando os intervalos de mudança tradicionais. os intervalos de mudança tradicionais. GASOLINA VW (11/92) (minerais) (similar ACEA A2) VW (11/92) (sintéticos ou semi-sintéticos) (similar ACEA A3) VW (11/92) (sintéticos ou semi-sintéticos) (similar ACEA A3) VW (01/97) (substitui as 2 anteriores) ( intervalo mudança) VW (01/97) (substitui as 2 anteriores) ( intervalo mudança) VW (largo interv.mudança) (computador a bordo) (fuel economy) VW (largo interv.mudança) (computador a bordo) (fuel economy) VW (igual que a anterior, para motores turbo) VW (igual que a anterior, para motores turbo) * Modelos antes Ano/2000 pode-se utilizar óleos com especificações antigas, respeitando * Modelos antes Ano/2000 pode-se utilizar óleos com especificações antigas, respeitando os intervalos de mudança tradicionais. os intervalos de mudança tradicionais. Especificações VOLKSWAGEN

23 DIESEL VW (11/92) (similar ACEA B2-B3) VW (bomba-injector) VW (inj. directa) (largo int. mudança) (computador a bordo) (fuel economy) VW (bomba-injector) (largo int. mudança) (fuel economy) VW / ( mid SAPS) DPF ( Long Life ) DIESEL VW (11/92) (similar ACEA B2-B3) VW (bomba-injector) VW (inj. directa) (largo int. mudança) (computador a bordo) (fuel economy) VW (bomba-injector) (largo int. mudança) (fuel economy) VW / ( mid SAPS) DPF ( Long Life ) Especificações VOLKSWAGEN

24 Recomendações e especificações FABRICANTES EUROPEUS (turismo) MERCEDES BENZ (Gasolina e Diesel) MB (*) - ACEA A2-96 o A ACEA B2-96 o B Alguns limites mais severos que ACEA MB (*) - Selecciona a qualidade dos óleos 0W/ 5W-X (HTHS, Mín. 3,5) - Características fuel economy e long drain - ACEA A3-98, B3-98, B4-98 MB (*) - O mesmo que 229.3, permitindo prolongar ainda mais os intervalos de mudança ( km ou 2 anos) ( mid SAPS) DPF ( Long Life ) (*) O numero corresponde com o nº de página do livro da Mercedes Benz (grey book) em que se classificam todos os tipos de fluidos homologados por este fabricante

25 ÓLEOS TURISMO segmentação mercado 0W/5W-30/40 full synthetic ACEA A5, B5, B4; API SL/SM; VW 504/507; MB ; BMW LL-04 5W/10W-40 Semi-sintéticos ACEA A3, B3, B4; API SL-SM; VW , ; MB W/20W-40/50 minerais ACEA A3, B3, B4; API SL; VW ;

26 Recomendações e Especificações FABRICANTES EUROPEUS (Diesel Pesado) Mercedes BenzESPECIFICAÇÃO PRÓPRIA MANESPECIFICAÇÃO PRÓPRIA VOLVOESPECIFICAÇÃO PRÓPRIA MTUESPECIFICAÇÃO PRÓPRIA IVECOACEA RVIACEA

27 M.B tracção pesada, motores de aspiração normal serie 600, intervalos de mudança normais. M.B tracção pesada, motores turbo-alimentados, intervalos de mudança de óleo prolongados. M.B tracção pesada, motores turbo-alimentados nova série 900 que satisfazem os valores estandar de emissão EURO II, intervalos de mudança de óleo prolongados. M.B tracção pesada,motores equipados com ou sem filtro de partículas.Supera as normas EURO V e EURO VI. Recomendações e Especificações FABRICANTES EUROPEUS (Diesel pesado) MERCEDES BENZ

28 Contempla três níveis prestações: Nível MAN Níveis de qualidade de referência MAN 271/ M 271 ACEA E2 – E3 MAN M 3275 ACEA E5 – E7 MAN M 3277 ACEA E9 Recomendações e Especificações FABRICANTES EUROPEUS (Diesel pesado) MAN MAN M 3275

29 Volvo VDS para motores actuais e motores Euro II, ainda que com intervalos de mudança mais curtos. Volvo VDS-2 (desde Outono95) para motores Euro II e Euro III, e com intervalos de mudança mais extensos : graduações SAE 5W-30/40, 10W-30/40, 15W-40 Volvo VDS-3 para motores Euro IV e para intervalos mais prolongados: qualidade mínima exigida ACEA E5 (para Europa) qualidade mínima exigida API CH-4 (fora de Europa) Volvo VDS-4 para motores Euro V e Euro VI,com ou sem filtro de partículas. Recomendações e Especificações FABRICANTES EUROPEUS (Diesel pesado) VOLVO

30 5W/10W-30/40 sintéticos MB 228.5, MAN M 3277, ACEA E4 10W/40 semi-sintéticos MB 229.1, MAN M 3275, ACEA E5, E7 15W-40 minerais MB 228.1, MAN 271, ACEA E2 ÓLEOS TRACÇÃO PESADA segmentação mercado

31 ÓLEOS DE TRANSMISSÃO TRANSMISSÕES MANUAIS & DIFERENCIAIS TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS TRANSMISSÕES EM TRACTORES

32 Óleos Transmissões Manuais e Diferenciais CLASSIFICAÇÃO E ESPECIFICAÇÕES A classificação SAE define as graduações de viscosidade As prestações são definidas pelas seguintes especificações: API GL-X (X= 1,2,3,4 ó 5) MIL-L-2105-X (X= A,B,C,D ó E) Alguns fabricantes USA exigem provas adicionais Os fabricantes europeus utilizam especificações próprias, baseadas em provas realizadas sobre peças originais.

33 Òleos Transmissão Manuais e Diferenciais CLASSIFICAÇÃO SAE J 306 SAE Viscosity Grade Max Temperature for Viscosity of 150,000 cP (°C) 1,2 Kinematic Viscosity at 100°C (cSt) 3 min 4 max 70W W W W < < < <

34 Óleos Transmissão Manuais e Diferenciais ESPECIFICAÇÃO - API GL-1Óleos minerais puros (Baixas pressões) (Baixo deslizamento relativo) GL-2Aditivos untuosos (Carga, velocidade e temperatura moderadas) (Engrenagens de parafuso sem-fim) GL-3Aditivos mild EP (Mudança turismos) (Engrenagens cónicas) GL-4Possuí com 50% dos aditivos previstos por API GL-5 (Engrenagens hipoídes, sincronizadores) GL-5Aditivação E.P. (enxofre) (Engrenagens hipoídes, Diferenciais) (Serviço severo) (Cargas impulsivas)

35 Óleos Transmissões Manuais e Diferenciais ESPECIFICAÇÕES API MT-1 / PG-2 Na USA utilizam-se óleos API GL-5 para os diferenciais e GL-4 para as poucas caixas manuais. SAE e ASTM propuseram uma actualização das categorias API para satisfazer as novas exigências dos fabricantes. O qual obtiveram como resultado o desenvolvimento de novas categorias: MT-1 (ex. PG-1) e ( PG-2 ) MT-1 está destinada a camiões e autocarros com transmissão manual não sincronizada e deverá substituir para a API GL-4 garantindo uma maior estabilidade térmica e oxidativa. PG-2 é a denominação provisional da nova categoria destinada aos diferenciais de camiões e autocarros.

36 Óleos Transmissões Manuais e Diferenciais OUTRAS ESPECIFICAÇÕES São emitidas por FABRICANTES de veículos e transmissões: Mercedes Benz (grey book) MB GL 5 / MB GL 4 MAN GL 4 / GL 5 ZF (fabricante de engrenagens e transmissões) 01 - GL 4 / 02 - GL 5 / 05 - GL 5 / 08 - GL 4/5 CATERPILLAR Óleos "GO", de nível API GL-5

37 Óleos para Transmissões Automáticas FUNÇÕES DO ÓLEO TRANSMITIR A POTÊNCIA GERADA PELO MOTOR AOS ELEMENTOS DE TRACÇÃO. ASSEGURAR A CORRECTA LUBRICAÇÃO E PROTECÇÃO DAS ENGRENAGENS, ROLAMENTOS E EMBRAIAGENS. OPERAR COMO FLUIDO OLEODINÂMICO NO CÍRCUITO HIDRÁULICO DE CONTROLO. TRANSMITIR A REFRIGERAÇÃO AOS ELEMENTOS DA TRANSMISSÃO.

38 Óleos para Transmissões Automáticas CARACTERÍSTICAS A ELEVADA TEMPERATURA DE TRABALHO, EXIGE: resistência a oxidação detergência / dispersão para evitar obstruções no circuito VISCOSIDADE ADEQUADA A EXIGÊNCIAS DE CONFLITO No conversor de torque e vedações hidráulicas (baixa viscosidade para melhorar o rendimento) Na lubricação das engrenagens (alta viscosidade para suportar as cargas) -CORRECTO COEFICIÊNTE DE FRICÇÃO -PROPRIEDADES AE, AD e AC -COMPATIBILIDADE COM AS PLACAS

39 Óleos para Transmissões Automáticas ESPECIFICAÇÕES USA General Motors (TYPE A, T.A.S.A. DEXRON Ford (M2CX, MERCON) Allison (C3, C4) Caterpillar (TO2, TO4) EUROPA M.B. 236.X VOITH G 607 ZF TE-ML 09, 11, 14 MAN 339 tipo A, C

40 Óleos para Transmissões Automáticas Comparativo GM - FORD

41 Óleos Multifuncionais de Tractores Lubrificantes STOU-UTTO Na lubrificação de tractores, maquinaria agrícola, máquinas de pedreiras, em geral, os veículos que operam fora-estrada são necessários tanto óleos de motor como vários tipos de lubrificantes destinados a orgão auxiliares, tomadas de força, transmissões, sistema de travões banhados a óleo,compressores. Na área agrícola temos que UNIFICAR os lubrificantes com o objectivo de simplificar a logística e evitar erros de aplicação. Por este motivo existem os óleos : S.T.O.U. - ( Super Tractor Oil Universal ) U.T.T.O. - ( Universal Transmissão Tractor Oils )

42 Óleos Multifuncionais de Tractores Especificação - STOU Motor Transmissão Travões / Óleo Círcuito Hidráulico API CF-4 CE/SF API GL-4 MF M1139, M1145Vickers Vane pump FORD M2C159 BDenison HF-2 Vickers I-286-S John Deere J27 Caterpillar TO-2 Allison C-4

43 Óleos Multifuncionais de Tractores Especificação - UTTO ALLISON C-4 (C-3) CATERPILLAR TO-4 (TO-2) JOHN DEEREJ20-C/ D MASSEY FERGUSON1145, 1143 (1135) FORD M2C-134 D/C Fabricantes Europeus(FIAT, RENAULT...) -Diferenciam –se tanto pelas características químico-físicas como de prestações. -Entre parêntese,indica-se as especificações obsoletas.

44 QUESTÕES A APLICAR … Consumo de ÓLEO Selecção de Lubrificante nível de prestação grau de viscosidade porque se preferem óleos multigraduados A compatibilidade entre óleos de diferentes marcas …

45 Consumo de Óleo QUAL O INTERESSE ? Sensibilidade ao atesto de óleo Necessidade de reduzir as emissões para o meio ambiente

46 QUAIS SÃO AS VIAS DE CONSUMO DE ÓLEO ? Através das válvulas Por perda de estanquecidade Através dos segmentos

47 O CONSUMO DE ÓLEO ESTÁ INFLUENCIADO PELO Tipo de motor Estado de desgaste do motor Volatibilidade MOTOR ÓLEO Viscosidade Condições de exercicio

48 CONCLUSÕES : o motor O CONSUMO PREDOMINA PELAS VÁLVULAS E PELOS SEGMENTOS O CONSUMO AUMENTA AO DIMINUIR A PRESSÃO DO MOTOR PREDOMINANTEMENTE PELAS VÁLVULAS. MOTORES Gasolina MOTORES Diesel CONSUMO EXISTE, EM GERAL, PELOS SEGMENTOS É MUITO ÚTIL A PRESENCA DE ESTANQUECIDADE NAS VÁLVULAS É FUNDAMENTAL AS JUNTAS DE ESTANQUECIDADE PARA O CONSUMO AUMENTA AO AUMENTAR A CARGA DO MOTOR PREFERENCIALMENTE PELOS SEGMENTOS CONTER O CONSUMO PELAS VÁLVULAS CONSUMO AUMENTA COM O REGIME E COM A CARGA O CONSUMO AUMENTA, EM GERAL, AO AUMENTAR O REGIME

49 TEM RESULTADOS POSITIVOS NO SEU PAPEL DE BAIXA VOLATILIDADE VOLATILIDADE CONCLUSÕES : o óleo SOBRE OS MOTORES EM CONDIÇÕES DE ENSAIO VISCOSIDADE É POSITIVA A PRESENÇA DE POLÍMEROS DE ADITIVOS NO ÍNDICE DE VISCOSIDADE, QUE DÊ UMA MAIOR GARANTIA DE CAPACIDADE DO ÓLEO SE SOBRE OS MOTORES E NAS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO QUE FAVORECEM O CONSUMO PELAS VÁLVULAS,O CONSUMO DE ÓLEO DIMINUI AO AUMENTAR A VISCOSIDADE SOBRE OS MOTORES E NAS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO QUE FAVORECEM O CONSUMO PELOS SEGMENTOS, O CONSUMO DE ÓLEO DIMINUI AO DIMINUIR A VISCOSIDADE INDICE DE VISCOSIDADE ADAPTAR A SITUAÇÕES DIVERSAS EXISTEM MOTORES MAIS OU MENOS SENSÍVEIS Á VOLATILIDADE

50 ATENÇÃO : na práctica, alguns aspectos que causam o problema OS ERROS DE MEDIDAS SÃO DETERMINANTES CASOS PARTICULARES NÃO DEVEM SER TOMADOS EM CONTA A SUBJECTIVIDADE ESTÁ SEMPRE PRESENTE EXISTEM FORTES VARIAÇÕES EM FUNÇÃO DA CONDUÇÃO, DO TIPO DE MOTOR E DENTRO DO MESMO TIPO DE MOTORES

51 Compatibilidade entre óleos de marcas diferentes No geral, a mistura de óleos implica prestações inferiores à dos óleos individuais,mas geralmente,são ainda suficientes Pequenos atestos não devem criar problemas É possível trocar o óleo por outro tipo,sem necessidade de lavar o motor com produto adequado Não se devem misturar óleos sintéticos formulados com compostos químicos que não são perfeitamente conhecidos Deve-se ter muito cuidado, com a expressão : não à problema, todos os óleos são IGUAIS !

52 RESULTADO DA MISTURA DE ÓLEOS MOTOR

53 INTERVALOS DE TROCA DE ÓLEO A posição das companhias vai na direcção de evitar um alargamento indiscriminado do intervalo de troca do óleo Esta postura não implica duvidas sobre a qualidade dos produtos Um lubrificante de qualidade permite garantir os intervalos de troca de óleo, recomendados pelos fabricantes com margem suficiente de segurança Um alargamento do intervalo de troca do óleo pode ser coerênte se vier acompanhado de um control adequado do óleo e da carga de exercício da viatura

54 INTERVALOS DE MUDA DE ÓLEO TRADICIONAIS TipoServiço Tendência Motores Gasolina tradicional 10/ km long-life 20/ km Motores Diesel Ligero tradicional 10/ km long-life 25/ km Motores Diesel Pesado tradicional 10/ km long-life 45/75.000km (fora estrada) off-road 250h/500h Os intervalos de muda de óleo para os veículos,variam em função da qualidade do óleo e das condições de trabalho,verifique regularmente os níveis.Os óleos tem limites temporais de ( 1 ó 2 anos )

55

56 CONTACTE-NOS :


Carregar ppt "LUBRIFICANTES AUTOMOTIVE ÍNDICE ÓLEOS DE MOTOR Classificações dos óleos de motor Classificação de viscosidade Classificação por especificações de qualidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google