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Estratégia & Inovação Glaucio Neves Diretor da Macroplan Ex-empresário Júnior da META.

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Apresentação em tema: "Estratégia & Inovação Glaucio Neves Diretor da Macroplan Ex-empresário Júnior da META."— Transcrição da apresentação:

1 Estratégia & Inovação Glaucio Neves Diretor da Macroplan Ex-empresário Júnior da META

2 Organização da apresentação 1. Conceituando a Inovação 2. Amplitude do esforço de inovação 3. Características de empresas inovadoras 4. Habilidades do empreendedor inovador 5. O papel das redes colaborativas 2

3 Competitividade no Brasil Década de 90: abertura da economia e ajuste competitivo defensivo prioridade à qualidade e à produtividade 1ª e 2ª décadas do século XXI: um novo patamar de competitividade ênfase na inovação e demais estratégias competitivas ofensivas sustentabilidade como estratégia e oportunidade de negócios O foco em inovação não exclui qualidade e produtividade! Abertura Qualidade & Produtividade Inovação e sustentabilidade Tecnologia da Informação 3

4 Pesquisa relacionadas ao tema Qualidade e Inovação no Google 4 Qualidade Inovação

5 Somente eficiência operacional não é mais suficiente Desempenho Tempo Estímulo à inovação Desempenho Tempo Crescimento incremental 5

6 Critério de sucesso: desempenho no mercado Invenção e Inovação Invenção: Resultado de processo criativo, de pesquisa científica, ou experimentação 6 Inovação: Resultado de processo de desenvolvimento que conduz a novos produtos ou processos comercializáveis Fonte: C.M. Christensen et alli, Strategic Management of Technology and Innovation, 2004 Inovação radical: Produto ou processo inteiramente novo Inovação incremental: Adaptação, aperfeiçoamento ou melhoria de produtos ou processos existentes Critério de sucesso: originalidade

7 Critério de sucesso: desempenho no mercado Invenção e Inovação Invenção: Resultado de processo criativo, de pesquisa científica, ou experimentação 7 Inovação: Resultado de processo de desenvolvimento que conduz a novos produtos ou processos comercializáveis Fonte: C.M. Christensen et alli, Strategic Management of Technology and Innovation, 2004 Inovação radical: Produto ou processo inteiramente novo Inovação incremental: Adaptação, aperfeiçoamento ou melhoria de produtos ou processos existentes Critério de sucesso: originalidade Inovação não é invenção EUA: Apenas 0,2% das invenções chegam ao mercado Fonte: US Patent & Trademark Office, 2000

8 Inovar é Criar valor novo produto, processo, serviço, modelo de negócio, interação com a rede de valor e com o cliente Levar ao mercado-alvo a nova proposta de valor, de forma que Haja apropriação deste valor pela organização, por seus clientes e pela sociedade Um processo estruturado, a ser gerido como um investimento

9 Criatividade sem apropriação de valor 1970 – Douglas Engelbart / SRI, US patent Caixa de madeira com apenas um botão Patente vendida por 10 mil dolares O conceito conquistou o mercado somente em 1984, com o Apple McIntosh. Centenas de milhões de computadores e um número igual ou maior de mouses já foram vendidos.

10 Inovação desmistificada Jumento apicultor Protegido contra picadas, ele acelera o escoamento da produção de mel 10

11 Inovação desmistificada Container Globalização Agilidade na manipulação Redução de custos no transporte 11

12 Inovação em atividades tradicionais Cirque du Soleil Reinvenção do circo Fusão com teatro: segue um enredo e conta uma história Performance de excelência Tecnologia cênica 12 4&NR=1&feature=fvwp

13 Matriz de avaliação de valor do Cirque du Soleil 13 Preço Baixo Alto Astros circenses Espetáculos com animais Descontos para grupos Tecnologia Diversão e humor Vibração e perigo Diversidade de picadeiros Tema Ambiente refinado para os espectadores Várias produções Músicas e danças artísticas Cirque du Soleil Circos regionais menores

14 Resultados Empresas privadas Melhor desempenho econômico e financeiro, por meio de produtos, processos, serviços e modelos de negócio mais adequados ao mercado, e com valor agregado superior ao dos concorrentes Organizações de interesse público Valor agregado na prestação de serviços, com produtos e processos mais eficientes e mais alinhados às demandas e necessidades da sociedade 14

15 Amplitude do esforço de inovação Produto (Reciclato: papel reciclado) 1 Processo (Hbio: biodiesel) 2 Serviço (Design) 4 Rede de valor (Fornecedores integrados) 5 Organização da produção (Produção enxuta) 7 Modelo de negócio (Comercialização) 8 Distribuição, logística e comercialização (Exportação de minérios) 6 Serviço (Inspeção de dutos) 3

16 Grandes empresas nacionais inovadoras 16

17 Embrapa O cerrado fértil

18 Área total: ha (24,3% do território brasileiro) Área cultivável: ha Há 40 anos era considerado espaço de terras de reduzida fertilidade Fonte: Embrapa, 1999 O cerrado brasileiro AP RR PE SE RN PB AL ES RJ MA CE PI BA GO DF MG SP MS PR SC RS PA AC RO MT TO AM

19 RR AP AM PA AC RO MT TO MA CE RN PB PE AL SE PI BA GO DF MG ES RJ SP MS PR SC RS Fonte: Embrapa, 2005 RR AP AM PA AC RO MT TO MA CE RN PB PE AL SE PI BA GO DF MG ES RJ SP MS PR SC RS RR AP AM PA AC RO MT TO MA CE RN PB PE AL SE PI BA GO DF MG ES RJ SP MS PR SC RS Soja tropical Evolução tecnológica e expansão

20 Evolução da soja no Brasil 0,5 0,4 7,3 4,9 16,4 9, ,3 34,8 13,6 41,9 16, /691970/791980/891990/992000/ Fonte: Embrapa, Produção Milhões de toneladas Área plantada Milhões de hectares Produtividade Kg/ha

21 Fonte: USDA, / / / / / / / / (Milhões de toneladas) EUA China Brasil Argentina Índia Paraguai Outros Produtores mundiais de soja

22 O Cerrado fértil Investimento anual: R$ 1,063 bilhão (2006) funcionários pesquisadores Rede de 41 unidades em todas as regiões do País Balanço social: cada R$ 1,00 aplicado em P&D resultou em R$ 14,00 de benefícios para a sociedade 22 Fonte: Embrapa, 2007

23 Estratégia de inovação Desenvolvimento de recursos humanos pesquisadores, 45% com mestrado e 53% com doutorado Cooperação tecnológica: 64 instituições em 37 países Atuação descentralizada junto às áreas produtivas Gestão tecnológica 23

24 Embraer O quarto maior fabricante mundial de aviões

25 Detentora de 45% do mercado mundial de jatos regionais Faturamento líquido: US$ 3,91bilhões (2006), 96,4% para o mercado internacional (2006) funcionários em seis países (2007) Investimento em P&D: 5,8% do faturamento funcionários em desenvolvimento de produtos 50 funcionários em tecnologias que poderão estar presentes nas próximas gerações de aeronaves Fontes: Desafio Inovador O desafio Empreendedor, 40 histórias de sucesso de empresas que investem em inovação, FINEP, Embraer,

26 Estratégia de inovação Inteligência de mercado Parcerias em nível mundial: Kawasaki, GE, Liebherr, Honeywell + 12 grandes empresas Desenvolvimento de recursos humanos: US$ 107 milhões nos últimos 5 anos Ferramentas avançadas: Realidade virtual Cooperação com universidades: ITA, USP, UFSC, UNICAMP e UFU Alianças estratégicas: SNECMA, EADS, DASSAULT, CHINA AVIATION Fonte: Desafio Inovador O desafio Empreendedor, 40 histórias de sucesso de empresas que investem em inovação, FINEP,

27 Petrobras O petróleo do fundo do mar

28 Receita: R$ 266,4 bilhões (2008) Presença em 27 países Mais de 46 mil funcionários Investimento em P&D: 1% do faturamento Mais de funcionários em pesquisa e desenvolvimento Fonte: Desafio Inovador O desafio Empreendedor, 40 histórias de sucesso de empresas que investem em inovação, FINEP,

29 Evolução da produção de petróleo no Brasil (mil bpd) Fonte: Petrobras (2006) Início do PROCAP Bacia de Campos Outras Regiões Águas Profundas (LDA> 400m)

30 Desenvolvimento da produção em águas profundas 2002 Total Canyon Expres 2.100m 2000 Petrobras Roncador 1.877m 1999 Roncador RJS m 1997 Marlim Sul MLS m 1997 Shell Mensa 1.618m 1994 Marlim MRL m 1992 Marlim MRL-9 781m 1980 Bonito RJS Piraúna RJS Marimbá RJS m 1988 Marimbá RJS-376D 492m 1988 Placid Green Cahyon m 2003 Shell Nakika 2.316m Limite do mergulho humano: 300 m 710 m 100 m Fonte: Revista Brasil Energia, 2006

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32 32

33 Estratégia de inovação Gestão tecnológica Mobilização de toda a empresa: participação de 400 técnicos Integração entre P&D + Engenharia Básica Parcerias tecnológicas com fornecedores, empresas de engenharia, entidades tecnológicas e universidades: 61 nacionais + 42 estrangeiros 109 projetos, 6 anos e US$ 70 milhões Esforço de inovação balanceado: 90% incremental (2 alternativas) e 10% radical (5 alternativas) Fonte: Desafio Inovador O desafio Empreendedor, 40 histórias de sucesso de empresas que investem em inovação, FINEP, Pré-sal: Novo desafio de Inovação !

34 O que há em comum nos 3 casos de sucesso apresentados? 34

35 Habilidades de descoberta que distinguem o empreendedor inovador 35 Fonte: Cinco habilidades de descoberta distinguem o verdadeiro inovador do resto dos mortais – HBR Dezembro de 2009 – Clayton M. Christensen, Jeffrey H e Hal B. 2 gêmeos idênticos com talentos naturais iguais e um mesmo desafio Uma semana para apresentar uma idéia original para um novo empreendimento.

36 Gêmeo 1: Reflexão solitária 36

37 Gêmeo 2: Interage, experimenta, observa e questiona Conversa com dez pessoas: engenheiro; músico, designer; uma mulher e outros Desenvolve e mostra seu protótipo inicial a cinco pessoas Questiona: e se eu tentasse isso? Por que isso? Por que aquilo Visita três empreendimentos inovadores

38 Quem terá a idéia mais inovadora e exequível? 38

39 Habilidades de descoberta que podem ser desenvolvidas ASSOCIAÇÃO Criatividade é ligar as coisas - Steve Jobs ASSOCIAÇÃO Criatividade é ligar as coisas - Steve Jobs Q UESTIONAMENTO O importante, e difícil, nunca é achar a resposta certa, mas sim fazer a pergunta certa – Peter Drucker Q UESTIONAMENTO O importante, e difícil, nunca é achar a resposta certa, mas sim fazer a pergunta certa – Peter Drucker OBSERVAÇÃO Um inovador fica atento a pequenos detalhes comportamentais OBSERVAÇÃO Um inovador fica atento a pequenos detalhes comportamentais EXPERIMENTAÇÃO Não é que tenha errado. Simplesmente achei 10 mil saídas que não funcionam - Thomas Edson EXPERIMENTAÇÃO Não é que tenha errado. Simplesmente achei 10 mil saídas que não funcionam - Thomas Edson N ETWORKING Dedicar tempo e energia em contatos com pessoas das mais diversas áreas e temas N ETWORKING Dedicar tempo e energia em contatos com pessoas das mais diversas áreas e temas

40 O empreendedorismo inovador não é uma predisposição genética. É, sim, uma empreitada ativa. O mais normal é o inovador agir de forma diferente para pensar de forma diferente. (Clayton M. Christensen) O empreendedorismo inovador não é uma predisposição genética. É, sim, uma empreitada ativa. O mais normal é o inovador agir de forma diferente para pensar de forma diferente. (Clayton M. Christensen) 40

41 Sua organização está buscando a inovação no lugar certo? Fontes de idéias e inovações Pesquisa com 765 CEO de empresas de 20 setores industriais, em 11 regiões geográficas em todo mundo desenvolvido e em desenvolvimento Fonte: Expanding the Innovation Horizon - The Global CEO Study 2006 ; IBM Global Business Services Parceiros Clientes Consultores Competidores Associações Empresariais Academia Colaboradores Unidades de Vendas ou Serviços Pesquisa e Desenvolvimento Outros Think Tanks Internet ExternasInternas

42 O poder da Colaboração para Geração de idéias 42

43 Quatro maneiras de colaborar Pisano e Verganti (HBR, Dez 08) 43 Mercado de inovação Espaço no qual uma empresa pode lançar um problema, qualquer um pode sugerir soluções e empresa escolhe a melhor idéia. Exemplo: website Innocentive.com, no qual empresas podem divulgar problemas científicos. Comunidade de inovação Rede na qual qualquer um pode propor problemas, oferecer soluções e decidir qual será adotada Exemplo: comunidade do software de código aberto Linux Participação Aberta Círculo de elite Grupo seleto de participantes eleitos pela empresa, que também define o problema e escolhe as soluções. Exemplo: grupo de mais de 200 especialistas em design escolhidos a dedo pela italiana Alessi para sugerir idéias de novos utensílios domésticos. Consórcio Clube particular no qual participantes definem juntos os problemas, decidem como conduzir o trabalho e escolhem soluções. Exemplo: parceria da IBM com um grupo seleto de empresas para desenvolver em parceria tecnologias de semicondutores. Fechada GOVERNANÇA HierárquicaHorizontal

44 Alguns casos de sucesso Mineração Divulgou na internet todos os dados geológicos de um terreno adquirido para exploração de ouro Gasto: 500 mil dólares em prêmios Resultado: 3 bilhões em ouro Mineração Divulgou na internet todos os dados geológicos de um terreno adquirido para exploração de ouro Gasto: 500 mil dólares em prêmios Resultado: 3 bilhões em ouro Holding diversificada Meta: 50% de inovações vindo de fora da empresa em 10 anos Divulgação de problemas técnicos atrás de soluções através do Innocentive.com Resultado: Em 6 anos, 35% de suas novas idéias têm origem fora da empresa Holding diversificada Meta: 50% de inovações vindo de fora da empresa em 10 anos Divulgação de problemas técnicos atrás de soluções através do Innocentive.com Resultado: Em 6 anos, 35% de suas novas idéias têm origem fora da empresa Plataforma on line para coleta de sugestões sobre a cidade de Seoul Resultado: Até maio de idéias adotadas e 55 concluídas e implementadas Plataforma on line para coleta de sugestões sobre a cidade de Seoul Resultado: Até maio de idéias adotadas e 55 concluídas e implementadas 44

45 Contatos 45 Glaucio Neves :: Rio de Janeiro (21) :: São Paulo (11) :: Brasília (61) :: Vitória (27) | Celular: (21) |


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