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Pensamento Pré-Socrático e Medicina
Novembro/2008
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- A Medicina se inspirou no conceito filosófico da Natureza do Todo (physis toû hólou) erigido pela filosofia jônica da natureza para estabelecer seu conceito de Natureza do Homem (physis toû anthrõpou).
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- A enfermidade não pôde mais ser compreendida isoladamente, mas associada à natureza que a circunda (condições climáticas, curso das estações, classes de águas, qualidade do terreno, etc) em suas leis gerais, e com as leis de sua própria individualidade.
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- A Medicina se converteria em Ciência mediante uma observação imparcial e uma explicação natural, reduzindo os efeitos às suas causas e eliminando elementos misteriosos e arbitrários.
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- A relação de causa e efeito descobriu a existência de uma ordem natural e necessária – a Physis.
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- A consideração teórica da natureza mediante a razão é arte (tékhnẽ).
- A tékhnẽ iatrikẽ progride quando a razão sistematiza a experiência e une a doutrina à observação.
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Pitágoras de Samos
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Pitágoras de Samos (Cerca de 580/78 – 497/6 a.C.) - Tudo é número, tudo é harmonia. Os homens, seus órgãos e membros são números. - Sua harmonia gera vida e saúde; sua desarmonia, enfermidade e morte.
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Pitágoras de Samos (Cerca de 580/78 – 497/6 a.C.) - A saúde, principal bem para o homem, é encontrada na medida (métron epí pâsin ariston) e a vita pythagorica é o método para conservar a divina harmonia da saúde ou para reconquistá-la se, por uma enfermidade, foi perdida.
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Pitágoras de Samos (Cerca de 580/78 – 497/6 a.C.) - A medida deve manter o homem acostumado ao domínio de seu estômago, sono, cólera, vinho e libido.
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Pitágoras de Samos - O processo terapêutico estava caracterizado:
(Cerca de 580/78 – 497/6 a.C.) - O processo terapêutico estava caracterizado: a) por uma higiene à base de exercícios corporais e o emprego do valor curativo da música (farmacopéia musical); b) pela concepção catártica da dieta, que tem sentido físico e ético.
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Pitágoras de Samos (Cerca de 580/78 – 497/6 a.C.) - O ar que rodeia a terra é nocivo e tudo o que vive nele é mortal; as camadas superiores são puras e sagradas e ali vive o imortal e divino. - Deuses são o Sol, a Lua e os Astros, que retêm o calor que é a causa da vida.
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Pitágoras de Samos - Os vegetais são seres vivos, mas carecem da alma.
(Cerca de 580/78 – 497/6 a.C.) - Os vegetais são seres vivos, mas carecem da alma. - A alma é uma emanação do éter, do quente e do frio, e é imortal. A parte dirigente (hegemônica) da alma está no coração e a parte evidente está no cérebro.
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Pitágoras de Samos (Cerca de 580/78 – 497/6 a.C.) - O esperma é espuma do sangue e do alimento assimilado. - Dos humores e sangue procedentes do cérebro nascem a carne, nervos, ossos, cabelos e o corpo em geral; do hálito (sopro), a alma e as sensações.
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Pitágoras de Samos (Cerca de 580/78 – 497/6 a.C.) - No Corpus Hippocraticum (CH) há influência pitagórica nos livros “Juramento”, “Sobre as Hebdómadas”, “Sobre as Carnes” e “Dias Críticos”.
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Alcmeon de Crotona
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Alcmeon de Crotona - Médico e Filósofo.
(Nasceu no último terço do séc. VI a.C.) - Médico e Filósofo. - Perì physiõs, em jônico, é o primeiro livro de Medicina de que se tem notícia.
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Alcmeon de Crotona (Nasceu no último terço do séc. VI a.C.) - A saúde depende da isonomia das forças (dynámeis) do úmido, seco; frio, quente; amargo, doce e dos demais; a monarquia de uma delas é causa da enfermidade; a saúde é a mescla proporcionada das qualidades. - Em conexão com a doutrina empedocléica dos quatro elementos e a hipocrática dos humores, influenciou consideravelmente o pensamento mé-dico.
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Alcmeon de Crotona (Nasceu no último terço do séc. VI a.C.) - O tratamento das enfermidades deve basear-se na ação das forças opostas àquelas cujo excesso ou deficiência as produz.
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Alcmeon de Crotona (Nasceu no último terço do séc. VI a.C.) - Investigou a anatomia do corpo humano e dos animais. - Descobriu os “nervos principais” - que denominou póroi (canais, condutos) - e a artéria traqueal e distinguiu, de certa forma, veias de artérias.
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Alcmeon de Crotona (Nasceu no último terço do séc. VI a.C.) - O homem é um ser pneumático que se distingue dos demais animais pela inteligência. Os animais sentem, mas não entendem. - As fontes da vida são quatro órgãos: cérebro, coração, umbigo e órgãos reprodutores; o cérebro é o centro da vida.
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Alcmeon de Crotona (Nasceu no último terço do séc. VI a.C.) - Conheceu a irrigação sanguínea do cérebro e viu nesse órgão o ponto de partida do sistema circulatório. - O sono se produz pela saída de sangue do cérebro; se total, origina-se a morte. O esperma é parte do cérebro.
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Alcmeon de Crotona (Nasceu no último terço do séc. VI a.C.) - A sensação dá-se por meio de algo diferente ao percebido. O gosto é devido à ação dos humores sobre o “macio e morno” da língua. - A audição se origina pelo “vazio” do ouvido que produz eco quando o ar entra nele.
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Alcmeon de Crotona (Nasceu no último terço do séc. VI a.C.) - No CH, a patologia ambiental de “Sobre os ares, águas e lugares” se relaciona com a doutrina alcmeônica.
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Empédocles de Agrigento
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Empédocles de Agrigento
( a.C.) - Na base de sua doutrina figura a teoria dos quatro elementos denominados por ele raízes - fogo, terra, água e ar - que se mesclam ou se separam pela ação de dois princípios, o amor e o ódio. - A enfermidade se produz pelo predomínio ou deficiência de um elemento.
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Empédocles de Agrigento
( a.C.) - Enunciou o conceito de condutos (póroi) e emanações (apórroiai). - Uma sensação acontece quando as emanações do objeto percebido se ajustam aos condutos do perceptor. - As imagens vistas enviam raios que são captados pela mente. Ouvimos quando o ar de dentro do ouvido é posto em movimento e chega ao cérebro.
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Empédocles de Agrigento
( a.C.) - Concluiu, com seus estudos embriológicos, que o sexo é decidido pelo calor ou frio, sendo o feminino mais frio que o masculino. - O coração é o primeiro que se forma no embrião. - Os abortamentos devem-se ao excesso ou deficiência de esperma ou pela divisão do embrião.
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Empédocles de Agrigento
( a.C.) - Os gêmeos e trigêmeos nascem por excesso de esperma. - O cordão umbilical se compõe de quatro vasos - duas veias e duas artérias - pelas quais circula o sangue que, procedente do fígado, alimenta o embrião. - Os períodos menstruais se devem aos ciclos lunares e variam suas datas segundo a natureza individual da mulher.
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Empédocles de Agrigento
( a.C.) - Sua influência no CH é evidente em “Sobre as carnes”, “Sobre a dieta”, “Sobre a natureza do homem”, “Sobre as enfermidades IV” e “Sobre as ventosidades”.
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Demócrito de Abdera
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Demócrito de Abdera (460 – 370 a.C.) - Estudioso da anatomia, praticou a dissecção em cadáveres humanos e de animais. - De suas observações tirou conclusões sobre o sistema venoso e a respiração e descreveu o pulso. - Admite uma alma pensante, que explica a partir de átomos especiais redondos e ígneos.
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Demócrito de Abdera (460 – 370 a.C.) - O fim da saúde e da conduta moral são devidos ao excesso (hyperbolé) e ao defeito (élleipsis), cujos contrários são harmonia e simetria. - A saúde corresponde ao bom ânimo (euthymía). - A medida (métron) é o critério da dieta de Demócrito.
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Demócrito de Abdera (460 – 370 a.C.) - Há vestígios da sua influência no CH principalmente no livro “Sobre os ares, águas e lugares”.
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- Enunciou a idéia da filosofia como cura da alma (therapeía psykhẽs).
Demócrito de Abdera (460 – 370 a.C.) - Enunciou a idéia da filosofia como cura da alma (therapeía psykhẽs). - “A medicina cura a enfermidade, a sabedoria libera a alma das paixões”.
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