A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

No âmbito da disciplina de EMRC ( Educação Moral Religiosa e Católica) foi-nos proposta a realização de um trabalho cujo o tema é Cristianismo, Unidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "No âmbito da disciplina de EMRC ( Educação Moral Religiosa e Católica) foi-nos proposta a realização de um trabalho cujo o tema é Cristianismo, Unidade."— Transcrição da apresentação:

1

2 No âmbito da disciplina de EMRC ( Educação Moral Religiosa e Católica) foi-nos proposta a realização de um trabalho cujo o tema é Cristianismo, Unidade e diversidade. Depois de alguma pesquisa tirámos conclusões muito interessantes sobre este tema, que passámos a apresentar.

3

4 Na religião cristã atualmente existem três tipos de Igrejas Cristãs: A Católica; A Ortodoxa; A Protestante. Segue-se agora um breve resumo sobre no que se baseia a fé de cada uma destas Igrejas.

5 Católico significa universal. Esta Igreja é a mais vulgar e a sua incidência é mais frequente na Europa. O Cristianismo, que assenta a sua fé e a sua esperança em Jesus Cristo, é uma religião que está profundamente inserida na vida das pessoas e dos povos.

6 Ortodoxo significa puro, verdadeiro. O centro do culto é a eucaristia. Não reconhece o papa como pastor universal. A dignidade mais elevada nesta Igreja é a de patriarca ecuménico (bispo de Istambul, Constantinopla).

7 O nome deriva do protesto na Dieta de Spire, em1529. Surge com Martinho Lutero, no século XVI, e desenvolve-se com Calvino e Zuínglio. É o conjunto de Igrejas ocidentais separadas de Roma. Não presta culto aos santos nem à Virgem Maria. Jesus é o único mediador entre Deus e as pessoas. No culto, sublinha o valor do anúncio e a escuta da palavra de Deus. Não reconhece o papa como pastor universal. Não há nenhuma autoridade máxima, cada Igreja é autónoma.

8 Martinho Lutero, padre católico, monge agostiniano e professor, preocupado em corrigir alguns comportamentos e rituais da Igreja, afixa em 1517, na porta da igreja de Wittenberg, 95 teses onde apresenta as suas ideias sobre a salvação e condena a venda das indulgências. A insatisfação sentida por gente do povo, foi terreno fértil para a adesão às ideias de Lutero que, excomungado pelo papa em 1521, inicia outra vivência cristã a que vulgarmente se chama Igreja protestante Luterana.

9 João Calvino ( ), francês, seguidor dos ideais de Lutero, afirma que a salvação da pessoa se deve ao trabalho justo e honesto. Calvino defende a ideia da predestinação: a pessoa, quando nasce, já tem o seu destino definido. Esta crença nega a liberdade da pessoa e, ao afirmar que o ser humano nada pode fazer para alterar o seu destino, torna-o completamente impotente perante um Deus que não permite a liberdade do ser humano.

10 Henrique VIII era casado com Catarina de Aragão, mas apaixonou-se por uma dama da corte, Ana Bolena. A relação amorosa levou Henrique VIII a rejeitar a esposa, solicitando ao papa a declaração de nulidade do casamento. O pontífice não lhe reconhece a nulidade matrimonial, afirmando a indissolubilidade do matrimónio. Após várias ameaças ao papa, Henrique VIII, em 1531, obriga o parlamento inglês a aprovar várias leis que o tornam chefe da Igreja de Inglaterra, separada do papa. A Igreja anglicana é a Igreja oficial de Inglaterra e tem, ainda hoje, como primeiro responsável o rei ou rainha de Inglaterra, tendo, em questões religiosas, o arcebispo de Cantuária um papel primordial. No culto, segue fundamentalmente a perspetiva da Igreja católica na doutrina, segue a orientação calvinista.

11

12 Movimento eucuménico: são atividades e iniciativas que são suscitadas e ordenadas no sentido de favorecer a unidade dos cristãos. Fundamentalismo: Movimento surgido nos Estados Unidos durante e imediatamente após a 1ª Guerra Mundial, a fim de reafirmar o Cristianismo ortodoxo e de defendê-lo contra a de outros pensamentos considerados danosos para o Cristianismo norte- americano.

13 Relativismo: Atitude ou doutrina que afirma que as verdades (morais, religiosas, políticas, científicas, etc.) variam conforme a época, o lugar, o grupo social e os indivíduos de cada lugar.

14 Com este trabalho concluímos que há muitas diferenças nas igrejas cristãs, e que cada pessoa atualmente tem direito de liberdade de escolha no que toca á sua orientação religiosa, sendo que nem sempre foi assim. Também concluímos que a formação de novas religiões foi importante na vida de vários seres humanos.

15 Trabalho realizado por: Inês Capelo nº8 Inês Araújo nº9 Disciplina: EMRC 18/2/2013


Carregar ppt "No âmbito da disciplina de EMRC ( Educação Moral Religiosa e Católica) foi-nos proposta a realização de um trabalho cujo o tema é Cristianismo, Unidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google