A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

É a substituição seqüencial de espécies em uma comunidade; compreende todas as etapas desde a colonização das espécies pioneiras até o clímax.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "É a substituição seqüencial de espécies em uma comunidade; compreende todas as etapas desde a colonização das espécies pioneiras até o clímax."— Transcrição da apresentação:

1 É a substituição seqüencial de espécies em uma comunidade; compreende todas as etapas desde a colonização das espécies pioneiras até o clímax.

2 Para cada ambiente há um tipo de comunidade clímax possível. O clímax de uma sucessão que leva ao aparecimento de um deserto é diferente do clímax que origina uma floresta. Mas é considerado clímax porque é o desenvolvimento máximo que as condições físicas daquela região permitem.

3 Diz-se que uma sucessão ecológica é primária quando tem início num terreno novo, totalmente desabitado. Quando a sucessão se faz a partir de uma comunidade antiga, é chamada de secundária..

4 SUCESSÃO ECOLÓGICA: SUBSTITUIÇÃO GRADUAL DE ESPÉCIES ATÉ O ESTABELECIMENTO DE UMA COMUNIDADE CLÍMAX (EQUILIBRADA) ECESIS (PIONEIROS) SERES (INTERMEDIÁRIOS) CLÍMAX (EQUILÍBRIO) LÍQUENS MUSGOS GRAMÍNEAS ERVAS ARBUSTOS FLORESTA ALGAS X FUNGOS ()

5

6

7 Erosão: Fluvial Pluvial Eólica Desmatamento Queimadas Desertificação O bicho homem

8 EROSÃO

9 EROSÃO

10 PERSISTÊNCIA DA VIDA

11

12 DESERTO

13 DESERTO

14

15 QUEIMADAS

16 Este ano de 2010 tem sido uma verdadeira temporada de queimadas no Brasil, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Só em julho foram registrados focos de calor no país, um aumento de 194% em relação ao mesmo período de 2009 – é a maior taxa de incidência de incêndios desde 2005.

17 Queimadas na África Central

18 Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a situação mais crítica ocorre no Tocantins, onde as queimadas já destruíram 216 mil hectares do Parque Nacional do Araguaia. O instituto também considera crítica a situação no sul do Pará e em Rondônia

19 De acordo com o INPE, só nesta segunda-feira (16), mais de 12 mil focos de incêndio foram registrados espalhados por 18 estados e pelo Distrito Federal. Ontem, a maior parte estava concentrada no Pará, com focos. O período mais crítico das queimadas na Região Centro-oeste e no sul da Amazônia é justamente agosto e setembro, meses de maior estiagem.

20 Paginas: 10 a 11 Exercícios de 1 a 10 Ah, detalhe é para entregar um por dupla!! Bom trabalho


Carregar ppt "É a substituição seqüencial de espécies em uma comunidade; compreende todas as etapas desde a colonização das espécies pioneiras até o clímax."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google