A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Meios físicos de transmissão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Meios físicos de transmissão"— Transcrição da apresentação:

1 Meios físicos de transmissão

2 Os meios físicos podem ter formas distintas e não precisam ser do mesmo tipo em todo o caminho.
Exemplos de meios físicos incluem par-trançado, cabo coaxial, cabo de fibra-óptica, espectro de rádio terrestre, e, espectro de rádio por satélite.

3 categorias meios encapsulados: as ondas percorrem um material sólido. (cabo de fibra-óptica, par-trançado e cabo coaxial) não encapsulados: as ondas propagam-se na atmosfera e no espaço. (LAN wireless e canal digital de satélite)

4 Meios Magnéticos Uma forma muito barata de se transportar dados de um lugar para o outro é através de fitas magnéticas ou discos flexíveis. Apesar de simples é muito confiável e, dependendo da maneira como é feita, pode ser mais eficaz que muitos meios de transmissão guiados. Por exemplo, vamos supor que um usuário queira fazer um back-up de seu HD em outro computador localizado algumas quadras de distância. Um HD de 80 GB portátil leva algumas horas para ser completamente preenchido em um computador e levando para outro. No entanto, transmitir 80GB em uma Internet ADSL comum levaria muito mais tempo.

5 Cabo Coaxial O cabo coaxial é formado por dois condutores separados e envoltos por um material isolante. O cabo coaxial pode ser classificado de duas formas dependendo do material do condutor em malha. Quando este material é o alumínio o cabo é dito Cabo Coaxial Grosso (Resistência de 75 ohms, transmissão numa velocidade de até 10 mbps a uma freqüência de 10 Ghz). Quando esse material é cobre o cabo é dito Cabo Coaxial Fino (Resistência de 50 ohms, transmissão numa velocidade de até 10 mbps a uma freqüência de 2 Ghz).

6 Fibra óptica Os cabos de fibra óptica são filamentos de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir sinais digitais sob a forma de sinais luminosos. seu uso é desejável quando existe a necessidade de transmitir dados a grandes distâncias, além do que não sofrem interferência de campos eletromagnéticos Os cabos de fibra óptica são compostos por dois fios(um para a recepção e outro para a transmisssão) formados por minúsculos cilindros de vidro. Possui duas camadas: Núcleo (vítreo) e Revestimento (Silicone).

7 Transmissão via rádio Neste tipo de transmissão utilizamos varias características físicas que as ondas de rádio podem oferecer. Elas são fáceis de serem geradas, atravessam paredes, contornam objetos, são refletidas pela atmosfera e percorrem longas distancias. É muito útil quando se quer construir uma rede em regiões onde esticar cabos é coisa complicada, como em uma cidade cheia de prédios, ou dentro de um prédio ou em regiões montanhosas. A desvantagem é que é preciso uma visada perfeita (sem obstáculos) para uma boa qualidade de trafego, embora fatores como chuva, neblina, serração não influenciam a via rádio

8 Ondas infravermelhas As ondas infravermelhas são largamente utilizadas em controles remotos, por exemplo. Uma característica importante desta onda é que ela não pode atravessar objetos sólidos. Assim pode-se construir LAN's mais seguras contra espionagem eletrônica. Contudo, essas transmissões estão limitadas a cerca de 30 metros, e possui largura de banda de até cerca de 30Mbps.

9 Bluetooth As redes bluetooth (chamadas de rede PicoNet) tem suas vantagens e desvantagens. Dentre suas vantagens, está o preço bem acessível dos adaptadores bluetooth, baixo consumo de energia, e a possiblidade de usar esses mesmos adaptadores para fazer a conexão com diversos gadgtes do dia-a-dia. Como desvantagem, a velocidade da conexão bluetooth raramente passa de 700kb/s, o alcance é do no máximo 10 metros, e só podem ser ligados 8 acessos simultâneos.

10 PLC (Power Line Communications)
Pensando na enorme rede elétrica que já existe em todo o mundo, foi desenvolvida essa tecnologia para a transferência de dados e vez pela rede elétrica. Outras vantagem é a fácil instalação desse tipo de rede. Agora, como desvantagens, temos a quantidade de interferência que ainda existe nesse meio, e o imenso compartilhamento dele.

11 USB (Cabo de rede USB) As portas Universal Serial Bus mais conhecidas como USB, estão presentes em todos os computadores atuais, além de ser a interface mais utilizada pelos outros periféricos. Para montar uma rede via USB, é necessário um cabo especial, que possui um hardware controlador de rede, que será o responsável pela criação de uma rede virtual entre os computadores. Apesar de ter uma alta taxa de transferência, as redes USB são limitadas a conectar apenas duas máquinas.

12 Pesquisa Transmissão via rádio Ondas infravermelhas
Redes sem fio (Ex. Bluetooth) PLC (rede elétrica) Como funcionam, vantagens e desvantagens, equipamentos, o que precisa para melhorar, ... Data de entrega: 02/03. Pasta: Trabalhos


Carregar ppt "Meios físicos de transmissão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google