A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Djamel Sadok Assistentes: Rafael Aschoff Breno Jacinto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Djamel Sadok Assistentes: Rafael Aschoff Breno Jacinto"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Djamel Sadok Assistentes: Rafael Aschoff Breno Jacinto
Redes de Computadores Prof. Djamel Sadok Assistentes: Rafael Aschoff Breno Jacinto

2 Camada Física Trata da geração de sinais físicos e sua propagação através do meio físico de transmissão. Camada de transporte Camada de aplicação Camada de inter-rede Camada de física Camada de enlace

3 Meios de Transmissão Guiados (Wired) Não-Guiados (Wireless)
Cabo Par-Trançado Cabo Coaxial Fibra Ótica Não-Guiados (Wireless) Rádio Infra-vermelho Laser Microondas Salélite

4 Meios de Transmissão Par Trançado:
Constitui-se de dois fios enrolados de forma helicoidal. Efeito pelicular: devido às componentes resistivas dos cabos. Sinais analógicos e digitais. Baixo custo e facilidade de instalação. Freqüência máxima de transmissão: comprimento e espessura do cabo. Longas distâncias (Km): 20 Kbps. Pequenas distâncias (dezenas de m): 100 Mbps.

5 Meios de Transmissão UTP 4 Pares 25 Pares STP

6 Meios de Transmissão Meios de Transmissão
Cabo Coaxial: Constituído de um condutor cilíndrico isolado envolto por uma malha de cobre uma capa plástica de proteção. Minimizar ruídos perdar em altas freqüências. Há basicamente dois padrões de cabos coaxiais: 75 e 50.

7 Meios de Transmissão 50 são denominados de cabos banda básica: um freqüência de transmissão, ou duas se for utilizada modulação FSK. 75 são denominados de cabos banda larga: permite a multiplexação por divisão de freqüência (FDM) de vários canais. Aplicações de TV a Cabo. A atenuação do sinal no cabo coaxial depende: do comprimento; das características elétricas; da freqüência do sinal e do número de conectores existentes.

8 Meios de Transmissão Fibra Ótica:
Um sistema de transmissão ótico tem três componentes: A fonte de luz Luz policromático de comprimento de onda centrado em 0.8 m. Sinal produzido por LED ou por laser semicondutor. O meio de transmissão (fibra) O detetor  fotodetectores, transforma sinais ótico em sinais elétrico, photodiodos (tempo de resposta em torno de 1s  1Gbps

9 Meios de Transmissão Princípio de funcionamento Tipos de fibras:
Multimodo: Possui vários modos, devido ao fenômeno de espalhamento do sinal. Monomodo: devido a possuírem diâmetros de apenas alguns comprimentos de ondas, elas funcionam como guias de onda. Fibras monomodos são mais caras que Fibras multimodos. Fibras monomodos são mais precisas que Fibras multimodos.

10

11 Meios de Transmissão Transmissão via Rádio Transmissão em Microondas
Seguindo a curvatura da terra Utilizando a ionoesfera Transmissão em Microondas Comunicação por visada direta Antenas Parabólicas e Repetidores distantes até 50Km. Absorção da água em aproximadamente 8GHz Largamente utilizada em comunicação de longa distância: telefonia celular e distribuição de TV.

12 Meios de Transmissão Transmissão Infravermelho e Ondas Milimétricas
Comunicação de curta distância: controle remoto Transmissão de Luz Sinalização por luz Laser: tempo bom e distância curta (500m).

13 Meios de Transmissão Comunicação por satélites
Altas taxa de transmissão; Atraso de transmissão; Sistema broadcast; Transmissão FDM e Custo- benefício: Geografia Tipo de transmissão  móvel, broadcast, etc. Custo de instalação e manutenção. Satélites de baixa orbitas (LEO)

14 Meios de Transmissão Comunicação por satélites
Altas taxa de transmissão; Atraso de transmissão; Sistema broadcast; Transmissão FDM e Custo- benefício: Geografia Tipo de transmissão  móvel, broadcast, etc. Custo de instalação e manutenção. Satélites de baixa orbitas (LEO)

15 Tipos de Sinal Analógico Digital
Sinal que varia continuamente no tempo Digital Sinal que varia em um conjunto de valores discretos

16 Camada Física Modulação Multiplexação / Demultiplexação

17 Modulação e Demodulação
Deslocamento do sinal de sua faixa de freqüência original para uma outra faixa O deslocamento é determinado pela freqüência de uma onda portadora Demodulação Deslocamento do sinal de outra faixa de freqüência para sua faixa original

18 Modulação Digital Modulação por Chaveamento da Amplitude (ASK)
Modificações na amplitude da onda transmitida Freqüência da portadora é mantida Modulação por Chaveamento da Freqüência (FSK) Modificações na freqüência da onda transmitida Amplitude da portadora é mantida ‡Modulação por Chaveamento da Fase (PSK) Modificações na fase da onda transmitida Amplitude e freqüência da portadora são mantidas

19 Multiplexação Técnica que permite a transmissão de mais de um sinal em um mesmo meio físico Multiplexação na Freqüência (FDM) Transmissão simultânea de diversos sinais em diferentes freqüências em um mesmo meio físico Multiplexação no Tempo (TDM) Transmissão intercalada de porções de diversos sinais em um mesmo meio físico


Carregar ppt "Prof. Djamel Sadok Assistentes: Rafael Aschoff Breno Jacinto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google