A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS SOCIOECONOMICOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AMÉRICA LATINA: ASPECTOS SOCIOECONOMICOS"— Transcrição da apresentação:

1 AMÉRICA LATINA: ASPECTOS SOCIOECONOMICOS
AULA 09

2 Características gerais:
Maior mestiçagem entre brancos, negros e ameríndios do mundo; Línguas de origem latina: espanhol e português; Religião: católica; História: colônias de exploração das metrópoles europeias; Economia: países subdesenvolvidos; Agricultura: latifúndios (monocultura voltada para exportação);

3 Classificações da América dos países da América Latina:
Industrializados: Brasil, Argentina e México. Agroindústriais: Brasil, Argentina, México e Uruguai. Agrícolas: maioria dos países da América Central. Extrativistas: Venezuela e Equador (petróleo), Bolívia (gás natural), Chile (cobre) e Peru (fosfato). Mais desenvolvidos: Brasil, Argentina, México, Uruguai e Chile.

4 Insular Ístmo

5 América Platina América Andina

6 México Península de Yucatan: solo fértil, relevo plano e clima tropical = agricultura Exército Zapatista de Libertação Nacional: sediado em Chiapas (Estado pobre, habitado por agricultores) querem a autogestão a nível regional

7 México e Nafta Vantagens: maior oferta de empregos pelas indústrias maquiladoras, crescimento do PIB; Desvantagens: concorrência com produtos estadunidenses subsidiados pelo governo, mudança na legislação agrária permitindo a venda de terras da reforma agrária – ejidos, êxodo rural e inchaço urbano.

8 Narcotráfico México: violência das drogas atinge o auge.
Túnel de 230m para tráfico de drogas encontrado na fronteira EUA-México (10 de julho, 2012).   Cartéis de drogas no México

9 América Central Economia agrícola: plantation (cana-de-açúcar, café, banana, cacau e abacaxi); Ditaduras – empresas multinacionais; URSS – grupos de guerrilhas; Turismo; Mineral: Jamaica – bauxita.

10 América Central Panamá: Canal: 82 km de extensão; 152,4m de largura;
26m de profundidade; 16 a 20 para travessia; 28 mil dólares de pedágio; 2000 devolvido ao Panamá.

11

12 SISTEMA DE ECLUSAS

13

14 Nicarágua SOMOZA - 1979 Danil Ortega – Revolução Sandinista
Hugo Chávez - petróleo

15 Cuba

16 CHE GUEVARA

17 FIDEL CASTRO

18 1959 = Revolução 1961: Rompimento com os EUA 2008: Renuncia de Fidel 2009: Incluso na OEA

19 HAITI 1ª República de maioria negra.
Presidente Jean Baptiste Artistide Forças da ONU - Brasil

20 01. Em relação à América Latina, assinale a alternativa incorreta:
É a maior área de mestiçagem entre brancos, negros e ameríndios do mundo, nela predominando a língua espanhola e a religião católica. Em seu passado, foram colônias de exploração e serviram como fonte de enriquecimento de suas metrópoles. Muitos dos seus países latino americanos enfrentam problemas sociais graves, tais como analfabetismo, dome, altas taxas de mortalidade infantil e deficiências no saneamento básico. As diferenças socioculturais e econômicas entre os países latino-americanos facilitam a sua integração e impede o domínio dos Estados Unidos no continente. A economia da América Central é baseada na agricultura de produtos tropicais como cana-de-açúcar, café, banana, cacau e abacaxi.

21 02. Em relação ao México, assinale a alternativa correta:
Limita-se ao sul com a Nicarágua.(Guatemala e Belize) É atravessado no sentindo geral norte-sul por duas cadeias montanhosas pré-cambrianas denominadas de Sierra Madre Oriental e Sierra Madre Ocidental. A região central entre as montanhas forma a Planície Central Mexicana que apresenta climas áridos e semiáridos. A porção meridional apresenta uma cadeia montanhosa denominada de Sierra Madre Meridonal. A península do Yucatán é banhada pelo Oceano Pacífico.

22 03. Sobre a economia da América Central, analise as afirmativas abaixo:
É baseada na agricultura de produtos tropicais como cana-de-açúcar, café, banana, cacau e abacaxi, subordinada a multinacionais norte-americanas e europeias. É realizada no sistema de plantation, o que corresponde à monocultura de produtos tropicais voltados para a exportação. A agricultura do tipo plantation geralmente é controlada por grandes grupos econômicos internacionais que se escondem atrás de pequenas empresas agrícolas nacionais que não deixam de ser empresas de fachada. A agricultura de plantation exige grandes recursos financeiros para a armazenagem e comercialização mundial do produto. A maior produção agrícola da América Central Continental é a de trigo. e) I, II, III e IV

23 04. São países insulares da América Central:
Venezuela, Nicarágua, Costa Rica e Jamaica. Guatemala, Panamá e Honduras. Belize, El Salvador, Colômbia, Trinidad e Tobago. Suriname, Guiana, Flakland e Gálápagos. Jamaica, Cuba, República Dominicana e Haiti.

24

25 05. Na ilha de La Hispaniola se situam os seguintes países:
Cuba e Jamaica. Porto Rico e Trinidad e Tobago. Haiti e República Dominicana. Aruba e Curaçau. Bahamas e Barbados.

26 06. Em relação a Cuba, assinale a alternativa incorreta:
A Revolução Cubana significou a luta pela implantação da propriedade coletiva. Também a Revolução Cubana implantou formas socialistas de produção e de repartição, visando eliminar a pobrezas e o subdesenvolvimento. A democracia popular cubana concretizou-se de modo visivelmente incompleto e imperfeito. A base militar de Guantánamo, situada ao norte da ilha, é administrada pela Federação Russa. Com a renúncia de Fidel Castro, assumiu o poder seu irmão Raúl Castro.

27 (UFMS) O México, apesar de ser um país agrícola, destaca-se no crescimento industrial. Em especial, no setor petroquímico, ligado à exploração de petróleo extraído do Golfo do México. Assinale a alternativa que aponta corretamente suas características físicas ou socioeconômicas. Tem predomínio de relevo de planície, apresentando clima árido em sua porção setentrional. Sua população apresenta predomínio de índios e negros, concentrando-se no centro-sul do país. Seu território é rico em recursos minerais despontando-se o petróleo, o chumbo e o cobre. Sua região norte é fracamente povoada, tendo como base o cultivo da cana-de-açúcar, no rio Salado. Monterrey, Corrientes e Transbaal são os principais centros industriais do país. (Guadalajara e Cidade do México)

28 08. (UFU-MG) Em relação ao território mexicano, é correto afirmar que:
os climas desérticos localizam-se no setor norte e os climas quentes e úmidos localizam-se nos setores sul e sudeste do país. está livre de terremotos, pois situa-se em zona de grande estabilidade tectônica. a área aproveitável para a agricultura representa mais de 70% de seu território. (15%) a proximidade com os Estados Unidos da América favoreceu sua expansão territorial. a atividade industrial apresenta-se bem distribuída e desconcentrada, coerente com uma rede urbana equilibrada.

29

30 09. (MACK-SP) Assinale a alternativa INCORRETA sobre a economia do México.
Os "ejidos" são aldeias comunitárias criadas com a reforma agrária realizada no começo deste século. Nas "sierras", concentram-se as principais riquezas minerais, exceto o petróleo. O café e o açúcar são os principais produtos agrícolas de exportação. O setor petroquímico concentra-se na região do golfo. No norte, localizam-se as principais áreas de "plantations".

31 Agricultura mexicana Os cultivos comerciais, cuja a produção se destina ao mercado nacional e internacional, são praticados principalmente nas novas zonas irrigadas do norte (trigo, milho, arroz, hortaliças, algodão), nas planícies costeiras do Golfo do México (cana-de-açúcar) e nas terras temperadas e quentes de Vera Cruz e no sul do país, o café.

32 Cuba. Guatemala. Nicarágua. Jamaica. Haiti.
10. (PUCRS) Responder à questão com base na leitura do mapa. O país destacado no mapa é o mais pobre do continente, tendo aproximadamente 80% da sua população vivendo abaixo da linha de pobreza. Seu nome é Cuba. Guatemala. Nicarágua. Jamaica. Haiti.

33 11. (FGV – SP) Dois países latino-americanos possuem vários pontos em comum: - localizam-se na América Central; - sofreram interferência política e militar dos Estados Unidos; - foram colônias de exploração; - possuem economias baseadas no cultivo de cana-de-açúcar; - na década de 1990, muitos de seus habitantes tentaram migrar para os Estados Unidos em embarcações precárias. As diferenças, porém, estão retratadas no quadro. Cuba e Haiti.

34 12. (UFRS) A partir de 2004, o Brasil passou a integrar a missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, uma das nações mais pobres do planeta. Em relação a esse país, são feitas as seguintes afirmações. I - O Haiti ocupa parte da ilha de Hispaniola, no mar do Caribe, e faz fronteira com a República Dominicana. II - Os violentos confrontos que ocorreram no país em 2004 estão associados à declaração de sua independência em relação à França, obtida recentemente. III - Apesar de seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ser baixo, ele é superior à média dos países da América Central. Quais estão corretas? a) Apenas I.

35 13. (FGV –SP) ) Entre 1996 e 2000, o PIB mexicano aumentou, em média, 5,4% ao ano. Em 2001, embora tendo um pequeno recuo de -0,2%, o PIB representava mais que o dobro do registrado em 1990, voltando a crescer em 2003 na ordem de 1,3%. ( Sobre os dados apresentados, afirma-se: I. O crescimento da economia possibilitou ao país resolver inúmeros problemas socioeconômicos, dentre os quais o elevado crescimento vegetativo. II. A adesão do país ao Nafta foi um fator fundamental para seu crescimento econômico, embora o tenha tornado muito dependente dos Estados Unidos. III. Parte considerável do bom desempenho econômico do país se deve às indústrias maquiadoras, empresas montadoras de produtos que se destinam aos Estados Unidos. IV. A participação do país em vários blocos (Nafta e Apec) transformou-o em grande exportador, mantendo há vários anos saldos elevados na balança comercial.

36 15. (UFF-RJ) O Exército Zapatista de Libertação Nacional continua liderando um dos principais movimentos organizados de resistência na América Latina. Realizou, em 1996, um Encontro Internacional, quando foram debatidos temas humanitários e econômicos.Afirma-se, corretamente, que esse movimento é: de caráter popular guerrilheiro, comandado formalmente pelo narcotráfico e pretende manter o domínio sobre os produtores de coca da região de Chiapas.  forte, de alcance internacional e objetiva formar uma união federativa entre as nações indígenas em conflito na América Central.  basicamente de escala nacional, visa à independência do México em relação aos Estados Unidos e propõe sua desvinculação do NAFTA. antes de tudo, atuante na escala global e visa a impor uma nova ordem econômica que reforce o papel dos Estados-Nações. constituído, basicamente, por camponeses pobres do Sul do México, visa à autogestão no nível regional e propõe uma articulação nacional e global contra o neoliberalismo.

37 16.(UNESP-SP) Observe o gráfico sobre a participação do açúcar e do turismo na economia cubana e assinale a alternativa que justifica as causas da evolução dos dois produtos representados

38 Grave crise econômica após a extinção da URSS; parceria com grandes redes hoteleiras européias; riqueza em recursos paisagísticos. Substituição da cana-de-açúcar por outros produtos agrícolas; parceria com redes hoteleiras asiáticas riqueza em recursos minerais. Desenvolvimento da pecuária de corte; parceria com redes hoteleiras japonesas; riqueza em recursos marinhos. Grave crise econômica após a extinção da CEI; parceria com redes hoteleiras tailandesas; riqueza em recursos pedológicos. Grave crise econômica após a extinção da Rússia; parceria com redes hoteleiras mexicanas; riqueza em recursos pesqueiros.

39


Carregar ppt "AMÉRICA LATINA: ASPECTOS SOCIOECONOMICOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google