A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Período Regencial: Restauradores; Liberais Moderados e Liberais Exaltados; Liberais Exaltados: Progressistas e Regressistas; No Segundo Reinado presença.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Período Regencial: Restauradores; Liberais Moderados e Liberais Exaltados; Liberais Exaltados: Progressistas e Regressistas; No Segundo Reinado presença."— Transcrição da apresentação:

1

2 Período Regencial: Restauradores; Liberais Moderados e Liberais Exaltados; Liberais Exaltados: Progressistas e Regressistas; No Segundo Reinado presença de dois grupos distintos: Conservadores e Liberais;

3 Os grupos progressistas(liberais) defenderam em Assembleia Nacional a antecipação da maioridade de Pedro. Essa tese foi defendida por progressistas e regressistas na Assembleia Nacional,; Golpe da Maioridade: Assembleia aprova a maioridade de Pedro de Alcântara que é coroado como D. Pedro II.

4

5

6

7 Ministérios dos Irmãos: Gabinete liberal; Eleições do Cacete: Marcada pela violência e fraudes eleitorais; Os conservadores pediram ao imperador a anulação das eleições.

8 Alternavam no poder políticos do partido Liberal e do partido Conservador; Não há nada mais parecido com um saquarema(conservador) do que um luzia(liberal) no poder. O poder no Segundo Reinado era movido por interesses pessoais.

9

10 Em 1847, Pedro II cria o cargo de presidente do Conselho de Ministros; Seria o presidente o chefe do ministério e organizar o gabinete ministerial; O gabinete era apresentado a Câmara dos Deputados; O imperador impunha o gabinete de sua preferência(contrariava os princípios do parlamentarismo).

11

12 Abolição lenta e gradual no fim do século XIX; Lei Eusébio de Queirós(1850): Fim do tráfico negreiro; Lei do Ventre Livre(1871): Aos escravos nascidos no Brasil, a partir dessa data, ficariam livres, podendo o proprietário utilizar o trabalho até os 8 anos de idade. Lei Saraiva-Cotegipe(1885): Liberdade aos escravos sexagenários; ou seja, com mais de 60 anos de idade; Lei Áurea: 13 de maio de A princesa Isabel, assinou o fim da escravidão no Brasil.

13

14

15 O café é introduzido no Brasil em 1727; Principal produto da exportação do Brasil, com o aumento da demanda pelos EUA e Europa; Regiões: Vale do Paraíba e vale do Fluminense; Expansão do Café: Oeste Paulista.

16

17

18 Sistema de parceria: Criado pelo senador Campos Vergueiro; Ocorreu denúncias de exploração do trabalho imigrante; Colonato: Predominante a partir de 1870; Imigrantes: Italianos, alemães, suíços e japoneses; Imigração Italiana: Predominou nos anos de 1870 a 1930.

19 Conflito que ocorreu na América do Sul; Região de disputa: Hegemonia na região platina; Países envolvidos: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai; Tríplice Aliança: Brasil, Argentina e Uruguai; Visão tradicional: Predominante até a década de A Inglaterra pretendia aniquilar o Paraguai. Revisão historiográfica: Disputa entre os países pela hegemonia na região platina.


Carregar ppt "Período Regencial: Restauradores; Liberais Moderados e Liberais Exaltados; Liberais Exaltados: Progressistas e Regressistas; No Segundo Reinado presença."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google