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PublicouGiovanna De Lemos Alterado mais de 10 anos atrás
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Author : Willy Ank Morais Usiminas-Cubatão UNISANTA ABM
Round Table: Market Actualities on metals and metallurgical product dynamics: commodities x high value products Author : Willy Ank Morais Usiminas-Cubatão UNISANTA ABM
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Autor : Willy Ank Morais Usiminas-Cubatão UNISANTA ABM
MESA REDONDA: MERCADO ATUALIDADES NA DINÂMICA DOS METAIS E PRODUTOS METALÚRGICOS: COMMODITIES VERSUS PRODUTOS DE ELEVADO VALOR AGREGADO Autor : Willy Ank Morais Usiminas-Cubatão UNISANTA ABM
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Objetivo Oferecer aos participantes do 10o ENEMET como tem se comportado o cenário no setor metalúrgico: as movimentações ocorridas e as conseqüências tanto para o nosso meio os impactos no nosso dia-a-dia de todos nós, como usuários de bens de consumo.
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Introdução Nos últimos anos o mercado mundial de metais têm sido sacudido por grandes variações de preços e movimentos de compra e venda de metais, a maioria negociado em bolsas de valores.
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Introdução Além disso, os principais insumos para a produção dos produtos metalúrgicos têm sido objeto de importantes negociações...
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Introdução ...acompanhadas de perto não só pelo mercado, mas também pelos engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento, produção e aplicação de produtos metalúrgicos.
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Commodity Commodity é um termo de língua inglesa que, como o seu plural commodities: significa mercadoria, é utilizado nas transações comerciais de produtos de origem primária nas bolsas de mercadorias.
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Commodity Usada como referência aos produtos de base com as seguintes características: estão no estado bruto ou com pequeno grau de industrialização, de qualidade quase uniforme, produzidos em grandes quantidades e por diferentes produtores.
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Commodity Tipos: Agrícola. Ex. café, trigo, soja;
Recursos pesqueiros. Ex. peixes, lulas, crustáceos, ostras; Financeira. Ex. dólar, euro; real Ambiental. Ex. água, créditos de carbono Recursos energéticos. Ex. energia elétrica
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Commodity Tipos: Química. Ex. ácido sulfúrico, sulfato de sódio
Mineral. Ex. petróleo;minério de ferro. Metais. Ex. ouro; prata; cobre...
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Commodities
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Commodity versus produtos: preços
II Conferência Anual – Siderurgia Brasileira, Nov
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Commodity versus produtos: preços
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Commodity versus produtos: preços
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Commodity versus produtos: preços
II Conferência Anual – Siderurgia Brasileira, Nov
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Commodity versus produtos: preços
II Conferência Anual – Siderurgia Brasileira, Nov
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Commodity versus produtos: preços
II Conferência Anual – Siderurgia Brasileira, Nov /
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Commodity versus produtos: preços
II Conferência Anual – Siderurgia Brasileira, Nov
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Commodity versus produtos: preços
II Conferência Anual – Siderurgia Brasileira, Nov
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Commodity versus produtos: preços
II Conferência Anual – Siderurgia Brasileira, Nov
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Commodity versus produtos: preços
II Conferência Anual – Siderurgia Brasileira, Nov
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Demandas versus mercado
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Demandas versus mercado
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Composição de preços Produtos que não são commodity sofrem influência pela variação de preço destas matérias-primas...
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Composição de preços ...como é o caso do aço. Aço Plano:
1 tonelada de aço plano 1,5 a 2 toneladas de minério de ferro/calcário + 1 tonelada de carvão/coque
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Composição de preços ...como é o caso do aço. Aço Longo:
1 tonelada de aço longo 1,05 toneladas de sucata/ferro gusa
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Composição de preços ...como é o caso do aço. Aço Inoxidável:
1 tonelada de aço especial 1,5 a 2 toneladas de minério de ferro + 0,5 ton. de carvão/coque + 0,5 ferro ligas (níquel/cromo).
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Composição de preços Exemplo de formação de preço versus demanda:
Aço carbono
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PREÇOS MINÉRIO DE FERRO 2009-2010
Composição de preços PREÇOS MINÉRIO DE FERRO
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Composição de preços PREÇOS BOBINAS A QUENTE
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Composição de preços PREÇOS BOBINAS A QUENTE
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Composição de preços Exemplo de formação de preço versus demanda:
Aço inoxidável
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Commodity versus produtos: preços
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Commodity
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Commodity
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Consequência estratégica
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Consequência estratégica
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Consequência estratégica
Deslocamento geográfico da produção de aço bruto: Parte quente: próxima à matéria prima. Parte fria: próxima ao mercado consumidor. Semi-acabados: é o segmento mais dinâmico do mercado global.
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Consequência estratégica
Deslocamento geográfico da produção de aço bruto:
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Consequência estratégica
Deslocamento geográfico da produção de aço bruto: Brasil possui vantagens competitivas inequívocas; Custos de produção brasileiros entre os menores do mundo; Exportar placas - investimento ou parcerias com empresas laminadoras no exterior.
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Consequência estratégica
Custo de produção de semi-acabados: CRU – UNIBANCO II Conferência Anual – Siderurgia Brasileira, Nov
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Realidade Brasileira O país é um grande exportador de minério de ferro
Cerca de ¼ de todo o minério de ferro utilizado no mundo é brasileiro Os preços desta matéria-prima são governados por cotações internacionais (fora do país)
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Evolução dos preços PREÇOS BOBINAS A FRIO
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Evolução dos custos PREÇOS COQUE METALÚRGICO
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Evolução dos custos PREÇOS MINÉRIO DE Fe
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Evolução dos custos Cotação dólar norte-americano versus real:
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Evolução dos custos Cotação dólar norte-americano versus real recente:
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Consequência recente As importações avançaram:
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Principais questões para debate
As importações continuarão ? Como será a evolução das demandas futuras (pré-sal, eventos, PAC, etc...) ? Competitividade de preços e evolução tecnológica caminharão lado-a-lado ? Mão de obra especializada: conseguiremos atender ?
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Principais questões para debate
As importações continuarão ? Como será a evolução das demandas futuras (pré-sal, eventos, PAC, etc...) ? Competitividade de preços e evolução tecnológica caminharão lado-a-lado ? Mão de obra especializada: conseguiremos atender ?
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Principais questões para debate
As importações continuarão ? Como será a evolução das demandas futuras (pré-sal, eventos, PAC, etc...) ? Competitividade de preços e evolução tecnológica caminharão lado-a-lado ? Mão de obra especializada: conseguiremos atender ?
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Principais questões para debate
As importações continuarão ? Como será a evolução das demandas futuras (pré-sal, eventos, PAC, etc...) ? Competitividade de preços e evolução tecnológica caminharão lado-a-lado ? Mão de obra especializada: conseguiremos atender ?
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Conclusões Estamos vivendo um momento atípico:
Crescimento nacional e mundial Demanda em alta (emprego) Instabilidade ficando para trás (?) Novas oportunidades (automobilística, pré-sal, eventos, infraestrutura...) Novos desafios (importados)
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Conclusões A crise recente abriu ou ressaltou:
novos cenários que exigem novas formas de pensar, novos desafios que precisam de novas soluções, necessidade de renovação. O mercado ainda será ainda mais complexo e dinâmico
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