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ROUND TABLE: MARKET ACTUALITIES ON METALS AND METALLURGICAL PRODUCT DYNAMICS: COMMODITIES X HIGH VALUE PRODUCTS Author : Willy Ank Morais Usiminas-Cubatão.

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1 ROUND TABLE: MARKET ACTUALITIES ON METALS AND METALLURGICAL PRODUCT DYNAMICS: COMMODITIES X HIGH VALUE PRODUCTS Author : Willy Ank Morais Usiminas-Cubatão UNISANTA ABM

2 MESA REDONDA: MERCADO ATUALIDADES NA DINÂMICA DOS METAIS E PRODUTOS METALÚRGICOS: COMMODITIES VERSUS PRODUTOS DE ELEVADO VALOR AGREGADO Autor : Willy Ank Morais Usiminas-Cubatão UNISANTA ABM

3 Objetivo Oferecer aos participantes do 10 o ENEMET como tem se comportado o cenário no setor metalúrgico: –as movimentações ocorridas e –as conseqüências tanto para o nosso meio –os impactos no nosso dia-a-dia de todos nós, como usuários de bens de consumo.

4 Introdução Nos últimos anos o mercado mundial de metais têm sido sacudido por grandes variações de preços e movimentos de compra e venda de metais, a maioria negociado em bolsas de valores.

5 Introdução Além disso, os principais insumos para a produção dos produtos metalúrgicos têm sido objeto de importantes negociações...

6 Introdução...acompanhadas de perto não só pelo mercado, mas também pelos engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento, produção e aplicação de produtos metalúrgicos.

7 Commodity Commodity é um termo de língua inglesa que, como o seu plural commodities: –significa mercadoria, é utilizado nas transações comerciais de produtos de origem primária nas bolsas de mercadorias.

8 Commodity Usada como referência aos produtos de base com as seguintes características: –estão no estado bruto ou com pequeno grau de industrialização, –de qualidade quase uniforme, –produzidos em grandes quantidades e –por diferentes produtores.

9 Commodity Tipos: –Agrícola. Ex. café, trigo, soja; –Recursos pesqueiros. Ex. peixes, lulas, crustáceos, ostras; –Financeira. Ex. dólar, euro; real –Ambiental. Ex. água, créditos de carbono –Recursos energéticos. Ex. energia elétrica

10 Commodity Tipos: –Química. Ex. ácido sulfúrico, sulfato de sódio –Mineral. Ex. petróleo;minério de ferro. –Metais. Ex. ouro; prata; cobre...

11 Commodities

12 Commodity versus produtos: preços II Conferência Anual – Siderurgia Brasileira, Nov

13 Commodity versus produtos: preços

14

15 Commodity versus produtos: preços

16 II Conferência Anual – Siderurgia Brasileira, Nov

17 Commodity versus produtos: preços II Conferência Anual – Siderurgia Brasileira, Nov

18 Commodity versus produtos: preços II Conferência Anual – Siderurgia Brasileira, Nov /

19 Commodity versus produtos: preços II Conferência Anual – Siderurgia Brasileira, Nov

20 Commodity versus produtos: preços II Conferência Anual – Siderurgia Brasileira, Nov

21 Commodity versus produtos: preços II Conferência Anual – Siderurgia Brasileira, Nov

22 Commodity versus produtos: preços II Conferência Anual – Siderurgia Brasileira, Nov

23 Demandas versus mercado

24 Demandas versus mercado

25 Composição de preços Produtos que não são commodity sofrem influência pela variação de preço destas matérias-primas...

26 Composição de preços...como é o caso do aço. –Aço Plano: 1 tonelada de aço plano 1,5 a 2 toneladas de minério de ferro/calcário + 1 tonelada de carvão/coque

27 Composição de preços...como é o caso do aço. –Aço Longo: 1 tonelada de aço longo 1,05 toneladas de sucata/ferro gusa

28 Composição de preços...como é o caso do aço. –Aço Inoxidável: 1 tonelada de aço especial 1,5 a 2 toneladas de minério de ferro + 0,5 ton. de carvão/coque + 0,5 ferro ligas (níquel/cromo).

29 Composição de preços Exemplo de formação de preço versus demanda: –Aço carbono

30 Composição de preços PREÇOS MINÉRIO DE FERRO

31 Composição de preços PREÇOS BOBINAS A QUENTE

32 Composição de preços PREÇOS BOBINAS A QUENTE

33 Composição de preços Exemplo de formação de preço versus demanda: –Aço inoxidável

34 Commodity versus produtos: preços

35 Commodity

36 Commodity

37 Consequência estratégica

38

39 Deslocamento geográfico da produção de aço bruto: –Parte quente: próxima à matéria prima. –Parte fria: próxima ao mercado consumidor. –Semi-acabados: é o segmento mais dinâmico do mercado global.

40 Consequência estratégica Deslocamento geográfico da produção de aço bruto:

41 Consequência estratégica Deslocamento geográfico da produção de aço bruto: –Brasil possui vantagens competitivas inequívocas; –Custos de produção brasileiros entre os menores do mundo; –Exportar placas - investimento ou parcerias com empresas laminadoras no exterior.

42 Consequência estratégica Custo de produção de semi-acabados: CRU – UNIBANCO II Conferência Anual – Siderurgia Brasileira, Nov

43 Realidade Brasileira O país é um grande exportador de minério de ferro Cerca de ¼ de todo o minério de ferro utilizado no mundo é brasileiro Os preços desta matéria-prima são governados por cotações internacionais (fora do país)

44 Evolução dos preços PREÇOS BOBINAS A FRIO

45 Evolução dos custos PREÇOS COQUE METALÚRGICO

46 Evolução dos custos PREÇOS MINÉRIO DE Fe

47 Cotação dólar norte-americano versus real: Evolução dos custos

48 Cotação dólar norte-americano versus real recente: Evolução dos custos

49 As importações avançaram: Consequência recente

50 As importações continuarão ? Como será a evolução das demandas futuras (pré-sal, eventos, PAC, etc...) ? Competitividade de preços e evolução tecnológica caminharão lado-a-lado ? Mão de obra especializada: conseguiremos atender ? Principais questões para debate

51 As importações continuarão ? Como será a evolução das demandas futuras (pré-sal, eventos, PAC, etc...) ? Competitividade de preços e evolução tecnológica caminharão lado-a-lado ? Mão de obra especializada: conseguiremos atender ? Principais questões para debate

52 As importações continuarão ? Como será a evolução das demandas futuras (pré-sal, eventos, PAC, etc...) ? Competitividade de preços e evolução tecnológica caminharão lado-a-lado ? Mão de obra especializada: conseguiremos atender ? Principais questões para debate

53 As importações continuarão ? Como será a evolução das demandas futuras (pré-sal, eventos, PAC, etc...) ? Competitividade de preços e evolução tecnológica caminharão lado-a-lado ? Mão de obra especializada: conseguiremos atender ? Principais questões para debate

54 Estamos vivendo um momento atípico: –Crescimento nacional e mundial –Demanda em alta (emprego) –Instabilidade ficando para trás (?) –Novas oportunidades (automobilística, pré-sal, eventos, infraestrutura...) –Novos desafios (importados) Conclusões

55 A crise recente abriu ou ressaltou: –novos cenários que exigem novas formas de pensar, –novos desafios que precisam de novas soluções, –necessidade de renovação. O mercado ainda será ainda mais complexo e dinâmico Conclusões

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57 Obrigado...


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